PARCERIA





BARRQUEIROS FIRMAM PARCERIA PARA VENDER O LIXO DA PRAIA

No pico do verão a COMLURB retira das praias da Zona Sul 2.500 toneladas de lixo por mês. O material coletado é todo misturado e tem como destino os lixões, causando grande prejuizo ao meio ambiente e à saúde humana.

Antes de ser coletado, esse lixo fica exposto ao longo do dia, trazendo mais prejuizo à cidade e ao meio ambiente.

Esta é uma situação comum para um comportamento comum em nossa cidade.

Precisamos mudar essa realidade!

A receita: barraqueiros unidos e organizados, banhistas conscientes e mobilizados, incentivo empresarial e apoio governamental.

Coleta seletiva na praia:

Participe da reunião e ajude a construir esse sonho!

Data: Segunda- feira 11 outubro

Horário: 18:30 horas

Local: Clube Israelita Brasileiro, Rua Barata Ribeiro,489.

PRAIA LIMPA

Rio 07/10/2010


O Projeto de Segurança de Ipanema e a Prorio ( empresa que tem a concessão do comercio na areia ) preocupados com os baixos índices de qualidade das areias da praia de Ipanema resolveram promover uma ação no dia 07/08/2010 que juntou barraqueiros, população e freqüentadores da praia com o objetivo de ir recolhendo ao longo do dia todo o lixo deixado na areia. O resultado da ação em termos da limpeza, propriamente dita, e da conscientização da população, freqüentadores e barraqueiros foi muito bem sucedida. Ficou, porém um problema – o que fazer com o lixo acumulado ao longo de todo um dia de grande movimento? Depois de várias buscas, a Prorio e o PSI conseguiram encontrar uma solução que deve funcionar. Fizemos uma parceria com a empresa Brasil Pet que faz reciclagem de plásticos e pets. A Brasil Pet tem dois eco pontos no Leme e a capacidade de com triciclos recolher quantas vezes forem necessárias o lixo ao longo do dia. Eles desenvolveram um modelo de suporte para os sacos de lixos que é muito prático para o barraqueiro e que vai proporcionar a coleta seletiva. Com esta logística vamos conseguir manter a areia limpa e dar um destino correto ao lixo recolhido. A Brasil Pet vai pagar aos barraqueiros pelo lixo recolhido. Ficará faltando, ainda, a solução para o coco e o micro lixo deixados na areia. De toda forma, só a retirada do grosso do lixo que são as pets, os papelões de embalagem, os plásticos, guardanapos de papel etc. vai resultar:

1) – melhoria imediata do visual da praia com impacto positivo para os turistas e freqüentadores.

2)- melhoria nas condições de qualidade da areia que vai se refletir nas sua condições sanitárias. A poluição da areia pode acarretar graves problemas de saúde para a população que a freqüenta, e nela trabalha. Infecções nos olhos, rins, vias aéreas, lesões na pele, micoses etc.

3) – o lixo em lugar ser um passivo passa a ser um ativo.

4) – destino ambientalmente correto ao lixo.

5) conscientização da população que freqüenta e trabalha na praia da importância de se manter um ambiente limpo.

6) - contrapartida da Prorio, estabelecida no convênio com a SEOP, de manter limpa a área em torno das barracas.

7) – a grande bandeira do PSI é o cuidado com o bairro. Não queremos uma ocupação desqualificada. Entendemos que Ipanema sempre foi um bairro residencial, mas ao mesmo tempo de vanguarda em termos culturais e de formação de opinião. Foi pioneiro em iniciativas criativas, e não foi a toa que a bossa nova surgiu em nosso bairro.

Esta ação vai ter início dia 12/10 às 10hs. Em Ipanema entre o Arpoador e Jardim de Alá. A partir desta data estaremos diariamente fazendo a coleta do lixo na areia. A idéia é que este projeto, seja durante seis meses um piloto em Ipanema ( Arpoador ao Jardim de Alah ) e que depois dos ajustes necessários, se expanda do Leme ao Leblon e assim sucessivamente. Depois dos seis meses de experiência vamos encomendar uma análise para saber como estarão os índices de poluição das areias.

Precisamos muito de contar com seu apoio para a divulgação deste projeto, que é pioneiro e vai trazer enormes benefícios para os freqüentadores, turistas e trabalhadores da praia. Pedimos que repassem esta mensagem para seus amigos e vizinhos. Os que freqüentam a praia que conscientizem os outros freqüentadores a respeito, e que principalmente sejam os nossos fiscais. Se a coleta não estiver sendo feita a contento, se a areia continuar cheia de lixo etc, por favor, entrem em contato nos dizendo o horário e o local.

E –mail: projetodeipanema@terra.com.br



Blog: psipanema.blogspot.com

Face book psi ipanema





Um abraço,

Ignez

ORLA RECUPERADA





Enviado por Bruna Talarico -

Verde da orla recuperado


É quando não bastam esforços do poder público que surgem investimentos para restaurar aquilo que
nunca devia ter sofrido com o descaso. Na Zona Sul, parcerias público-privadas ajudam na recuperação de parques, como o Garota de Ipanema; de canteiros; e mesmo da vegetação da orla, devastada ao longo dos anos e alvo da mais recente investida.

O Instituto e, projeto de Oskar Metsavaht, dono da Osklen, já replantou mais de 2.800 mudas de vegetação fixadora de seis dunas em Ipanema, em parceria com a Sandálias Ipanema, marca da Grendene. As empresas são responsáveis pelo plantio, a manutenção diária da flora e a cerca onde as pequenas mudas se desenvolvem, enquanto a prefeitura do Rio fornece areia e as pequenas espécies.

A previsão é que outras 12 dunas sejam recuperadas até o verão, devolvendo a beleza à praia e tornando o meio ambiente equilibrado. Segundo a diretora do instituto, Nina Almeida Braga, Copacabana também será beneficiada, e receberá projeto de educação ambiental voltado para os “empreendedores da areia”.

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem apreende mercadorias
com ambulantes na zona sul

Moradores de rua foram acolhidos durante a operação


...Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) apreenderam 200 quilos de verduras e 50 peças de porcelana com ambulantes não autorizados em Botafogo e na Glória, na zona sul do Rio de Janeiro.

Durante a fiscalização, sete moradores de rua, sendo um menor, foram acolhidos e levados para abrigos da Prefeitura. Também foram recolhidos 300 quilos de lixo e multados 35 veículos por estacionamento irregular em ruas de Ipanema e Copacabana, também na zona sul.

Participaram da operação, agentes da Equipe Bacana da Seop e guardas municipais.



LIXO DE IPANEMA





Enviado por Fernanda Dutra -

O quadrilátero do lixo de Ipanema


Entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica e as avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, o Quadrilátero do Charme de Ipanema tem associação comercial própria e lojas badaladas. Nas ruas, é difícil encontrar problemas. Agora um quarteirão ganhou apelido parecido no bairro: o quadrilátero do lixo, entre as ruas Vinicius de Moraes, Farme de Amoedo, Barão da Torre e Vieira Souto.

O apelido foi dado pela moradora Cristina Zuccolo, que participa do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI). A presidente do grupo, Ignez Barretto, sustenta:

— A urbanização do Rio foi acontecendo do Centro para a Zona Sul, pela orla. E a degradação acontece do mesmo jeito. Glória e Catete estão deteriorados. Os problemas de Copacabana já estão chegando a Ipanema.

No último sábado à tarde, a equipe do GLOBO-Zona Sul caminhou pelo quarteirão e encontrou diversos problemas. Havia cinco apontadores negociando apostas de jogo do bicho. Em uma árvore da Rua Farme de Amoedo, um kit flanelinha estava pendurado.

— Eles deixam ali as sacolas com os apetrechos. Tem em tudo quanto é árvore — relata a moradora.

METRÔ





Metrô terá alteração no funcionamento nos dias 9 e 10 de outubro

A concessionária Metrô Rio vai realizar uma obra entre as estações de Colégio e Coelho Neto nos dias 9 e 10 de outubro para construir um estacionamento para trens, o que vai acarretar em algumas mudanças para os passageiros.

Os trens da Linha 2 vão circular normalmente do Estácio até Colégio, mas a partir desta última estação os usuários terão de embarcar em outro vagão para chegar até a Pavuna. Da mesma maneira vai acontecer no sentido contrário.

A Linha 2 vai operar até o Estácio, como acontece nos fins de semana, e os passageiros precisam fazer a transferência para a Linha 1.

Os ônibus Metrô Na Superfície, que partem dos bairros da Zona Sul da cidade (Botafogo e Ipanema/General Osório até a Gávea), vão circular acompanhando o horário das Linhas 1 e 2.

No dia 11, véspera do feriado, o funcionamento do metrô será o mesmo dos dias úteis, operando de 5h à meia-noite. A Linha 2 terá circulação direta de Pavuna a Botafogo. Durante o dia do feriado, o metrô funciona das 7h às 23h e a linha 2 opera até o Estácio.

ALGAS





Algas

Mancha verde aparece na Lagoa Rodrigo de Freitas

O Globo
..
RIO - Uma mancha verde se espalha pela Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Clube Monte Líbano. Segundo o biólogo Mário Moscatelli, que realizou uma vistoria nesta quarta-feira, a mancha é formada por plantas aquáticas conhecidas como macrófitas, típicas desta época e sem relação com poluição. No entanto, ele alertou para o despejo irregular de esgoto através das galerias de águas pluviais das avenidas Epitácio Pessoa, próximo ao número 3.700, e Borges de Medeiros, em frente à Rua Maria Angélica. A Cedae informou que toda rede de esgoto da região está conectada ao emissário de Ipanema e que o despejo pode ser resultado de limpeza de caixas de gordura por restaurantes.

EMAIL RECEBIDO

Prezada Sra. Regina


Bom dia. O meu nome é Raul, conheci a Sra. em um encontro no Colégio
N. Dame, no qual participou o Dr. Beltrame. Na ocasião a Sra. me deu
um cartão com o seu e-mail. Como achei a sra. muito participativa,
venho agora relatar a situação que está ocorrendo em nosso bairro:
com o término das eleições, os PM's "Cosme e Damião" que circulavam
por exemplo na R. Prudente de Morais simplesmente desapareceram. O
que está ocorrendo: os marginais retornaram para a região cometendo
assaltos diversos no horário das 17 às 22 hs. diariamente, focando
sempre mulheres, idosos e crianças. Precisamos nos mobilzar perante
as autoridades!

Tudo de bom,

Raul

INFRAÇÕES





Infrações em queda

Mesmo sem fradinhos, cai número de multas por estacionamento irregular em calçadas de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do Rio

Ediane Merola


RIO - As calçadas das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, começaram a ficar livres dos fradinhos em julho e, apesar de algumas pessoas insistirem em estacionar irregularmente na Zona Sul, houve redução no número de infrações nestas áreas: em agosto, 177 motoristas foram punidos na Delfim Moreira e, em setembro, 48 (queda de 72,8%). Na Vieira Souto, o número caiu de 234 para 142 (39,3%). Os dados, divulgados segunda-feira pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, faz parte de um levantamento do primeiro trimestre do programa "Orla sem Fradinhos", aplicado do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes.

Desde julho, 1.428 fradinhos já foram retirados (699 na Barra da Tijuca, 501 em Ipanema e no Leblon, 198 na Enseada de Botafogo e 30 no Recreio) e, segundo o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, faltam 220. Segundo ele, 90% dos balizadores eram irregulares. Mesmo quem tinha autorização da prefeitura teve que acatar a ordem.

- Apenas um edifício, na Vieira Souto, se recusou a cumprir a decisão. Nós retiramos os fradinhos e agora está sendo calculada a multa que será aplicada - disse Osório.

No domingo, a equipe do GLOBO flagrou carros estacionados na calçada da Rua Lineu de Paula Machado, esquina com General Garzon, na Lagoa . Até o mês passado havia fradinhos no local, mas os moradores optaram por retirá-los. No domingo à noite, após a reportagem, agentes estiveram no local e multaram três carros sobre a calçada. Segundo a Seop, nesta terça-feira haverá nova operação na área.

Segundo Osório, fica pronto este mês o estudo que as secretarias de Conservação, Urbanismo e Meio Ambiente estão preparando para criar o Plano de Ambiência Urbana do Rio. O Centro Histórico será a primeira região a ganhar regras para a utilização, por exemplo, de papeleiras, canteiros, placas e, claro, fradinhos.

VERGONHA !





Política x meio ambiente

Internauta mostra placa de político plantada em lugar de árvore em Ipanema, Zona Sul do Rio

Texto e foto da leitora Elisa Ryan


RIO - Na calçada em frente à Praça General Osório, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Depois de ter tido os galhos quebrados várias vezes, os tímidos brotinhos arrancados, a pobre árvore não conseguiu crescer, não sobreviveu, morreu. Durante as eleições, um canditado achou que seria bem prático "plantar" um cartaz no lugar do buraco que restou. Será que, se eleito, ele vai se lembrar de colocar uma outra muda no lugar?

FISCALIZAÇÃO

Fiscalização

Visitas a cozinhas revelam sabores e sujeira

O Globo


RIO - A maioria dos consumidores não tem a curiosidade de conhecer a cozinha dos restaurantes, apesar de ser um direito previsto em lei desde 1999. Deveriam. Por trás do cardápio atraente, surpresas nada agradáveis podem aguardar aqueles que confiam na aparência do salão, conforme mostra reportagem de Taís Mendes, publicada na edição deste domingo do GLOBO. Um breve teste feito por repórteres do GLOBO em quatro restaurantes mostrou que as cozinhas estão de portas abertas, mas nem sempre um simples olhar revela detalhes que podem fazer a diferença. Escolhidos aleatoriamente, os restaurantes permitiram o acesso à cozinha, mas a visita não mostrou, por exemplo, as baratas que, na quinta-feira, fizeram ser interditada a tradicional Pizzaria Guanabara, no Leblon.

Fiscalização é usada como desculpa

Nos quatro restaurantes - La Mole, na Tijuca; Gula Gula, em Ipanema; Belmonte e Pizzaria Guanabara, no Leblon - os repórteres apresentaram-se como clientes e, antes de escolher o prato, pediram para conhecer a cozinha. Apenas um, o Gula Gula, permitiu fotografias, após saber que se tratava de uma reportagem. Somente na Guanabara houve tentativa de negar a visita, apesar da lei.

- A Vigilância Sanitária não permite visitas na cozinha. Mas, vamos lá. A senhora pode ver por fora - sugeriu a gerente da Pizzaria Guanabara, Zilda Castro.

Já na cozinha, a repórter identificou-se, esclareceu que se tratava de um teste para a reportagem e pediu para fotografar, o que foi negado. Dois funcionários recolhiam lixo do chão, sem luvas, no meio da cozinha. A gerente tentou justificar:

- Está na hora da limpeza.

Eram cerca de 15h de quarta-feira da semana passada e nas mesas da varanda, além dos repórteres, outros clientes faziam refeições. No dia seguinte, O GLOBO acompanhou a fiscalização da Vigilância Sanitária, que vistoriou três restaurantes no Leblon e interditou a Pizzaria Guanabara. Os vizinhos Jobi e Diagonal foram multados.

- No Jobi e no Diagonal, os problemas são pontuais e de fácil resolução. Não tem nem comparação com a Pizzaria Guanabara, onde, além de alimentos guardados irregularmente, encontramos baratas e muita sujeira. Foi a pior cozinha que fiscalizamos - comentou o fiscal Antônio Marinho.

Dos restaurantes testados, o Gula Gula de Ipanema, há quatro anos no local, é o que tem a cozinha mais limpa e organizada, num contraste com a tradição de 46 anos da Guanabara.

- Adoramos mostrar a nossa cozinha, mas é raro as pessoas pedirem para conhecer. Muitas vezes, quem pede é do ramo ou pretende abrir um restaurante - comentou o diretor da casa de Ipanema, Bertrand Letouze, dizendo que alguns querem mesmo é conhecer os segredos das receitas.

No La Mole da Tijuca, segundo o gerente Augusto Avila, cerca de quatro clientes pedem para conhecer a cozinha a cada mês:

- Temos um cliente antigo que já faz o pedido direto na cozinha.

CHOQUE DE ORDEM





Enviado por Fernanda Dutra -

Kombis com alto-falantes incomodam moradores da Zona Sul

“Moço está passando/Moço compra ferro-velho” — o alto-falante amplifica o chamado das Kombis que passam pelas ruas da região. O leitor Marcelo Martins, por exemplo, escreveu ao GLOBO-Zona Sul contando que os carros passam todas as manhãs na Rua Benjamin Batista, no Jardim Botânico.


A presidente da AMALeblon, Evelyn Rosenzweig, vem travando uma batalha contra os compradores de ferro-velho há anos. Uma ideia, diz ela, é que os motoristas sejam autuados pelo artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, que trata da perturbação do sossego.

O delegado titular da 10ª DP (Botafogo), Eduardo Lage, faz esse trabalho:

— Comecei a fazer quando estava na 14ª DP (Leblon) e continuo fazendo aqui. Prendi $deles. Como o equipamento e o carro são apreendidos, a abordagem funciona.

O delegado titular da 12ª DP (Copacabana), Antenor Martins, tem a mesma interpretação da lei e orienta:

— Quando for incomodado, o cidadão deve acionar o 190 ou o Disque Denúncia.

ACERVO ALBINO PINHEIRO





Ainda este ano, a história cultural da Zona Sul volta ao presente com fotos, vídeos e documentos de um dos mais expressivos agitadores culturais da cidade. Todo o acervo de Albino Pinheiro, um dos fundadores da Banda de Ipanema e idealizador do projeto “Seis e meia”, que deu início à tradição de sessões musicais populares, está sendo organizado e restaurado pelo Instituto Rio Scenarium, e vai ser aberto ao público em 7 de dezembro, data prevista para a conclusão dos trabalhos.

O material adquirido pelo instituto, braço do grupo Rio Scenarium que se dedica à preservação da memória
cultural do Rio, abrange um total de 60 caixas com fitas K7 e VHS, rolos de filme em 8mm e 16mm, discos de vinil — que vão desde Nat King Cole até Villa-Lobos — e CDs, recortes de jornal, pôsteres, coleções do “Pasquim” e da revista “Careta”, material sobre a formação e a história da Banda de Ipanema e mais de dez mil fotos.

CHOQUE DE ORDEM


Motoristas de táxi fazem ponto irregular toda tarde em frente a saída do metrô na Praça General Osório, em Ipanema.

ATA

ATA DA REUNIAO DO DIA 29 DE SETEMBRO - 18H00 - NO COLEGIO NOTRE DAME

CONDUZIDA POR: SANDRA LOUZADA


1-CEPOA/Secretaria de Ação Social. Luiza Salatino veio na reunião representando a Secretaria de Ação Social para agradecer ao PSI por ter conseguido que o CEPOA – Centro Oftalmológico – que tem no seu quadro de integrantes Valdemar que e voluntario do PSI, o atendimento a 120 pessoas dos abrigos da Prefeitura. Este atendimento será gratuito, e ocorrera no dia 02 de Outubro e no dia 16 de Outubro (sábados) das 08h00 as 14h00 na Rua Jornalista Orlando Dantas 49 em Botafogo.
Quem quiser ir prestigiar a ação serão bem-vindos.

A ação terá o suporte da Secretaria de Ação Social sob a coordenação da Luiza Salatino.

O próximo passo do PSI dentro desta ação, será busca doações de óculos.

2- Moradores de Rua de Ipanema. Luiza Salatino aproveitou para dizer que precisamos pensar numa maneira de comunicar com mais eficiência aos moradores de Ipanema a questão de não sustentar os moradores de rua. Pois e a população do bairro ou quem trabalha no bairro que da comida, esmolas, roupas etc... e com isto os moradores de rua irão permanecer no local. Luiza informou que em media cada um destes moradores de rua que pedem esmolas arrecadam cerca de R$ 2.000,00 por mês.
Cada vez que eles verificam que conseguem sobreviver na rua, não só não vão embora, como estimulam que outros façam a mesma coisa.
Luiza nos pediu que pensássemos em alguma ação sobre este tema.

3-Grupamento de Transito. Estiveram presentes nesta reunião dois representantes do Grupamento de Transito representando o Inspetor Claudio, que foram : Marco Antonio Alves e Josemar Pereira.
Nos comunicaram que poderemos fazer um diagnostico dos problemas do bairro relacionados ao transito e levar ao Inspetor Claudio na Rua Bambina 37. Ficamos de fazer isto e de agendar uma reunião. Eles também frisaram que sempre poderemos acioná-los através do 153.


4-Jardineiros de Ipanema – A voluntaria do PSI Cristina Zuccolo que lidera esta ação, nos apresentou o diagnostico muito completo que ela elaborou a respeito de todo o problema dos canteiros/jardineiras do bairro. Ela fez um trabalho muito técnico e completo, com fotografias diversas e medição das áreas.
Cristina já enviou uma solicitação a Fundação Parques e Jardins pedindo orientação a respeito deste assunto e solicitando uma reunião com eles para que o PSI entende de que maneira eles poderão dar suporte.

Cristina também entrou em contato com o diretor da agencia DPZRio – Campana – para que ele nos de suporte em relação a questão do melhor nome para esta ação e também de que maneira comunicá-la de modo mais interessante.

5-Praça Nossa Senhora da Paz. Foi informado o assunto referente a segurança da Praça Nossa Senhora da Paz. Esta iniciativa começou a cerca de 50 dias atrás por parte do PSI, e neste período contatamos os empresários que atuam ao redor da Praça, a Igreja e com o apoio deles fomos falar com o Secretario Alex Costa da SEOP que também nos apoio. A proposta e a implantação do sistema de segurança BACANA na Praça que já ocorre com sucesso em Copacabana e Barra.

Inicialmente a idéia e começar na área da Praça. Acertar a ação ali, e a partir desta área expandir para o resto do bairro. Após as eleições teremos mais algumas reuniões para verificar como ocorreria a implantação deste modelo de segurança na Praça.




ATA DA REUNIAO DO DIA 29 DE SETEMBRO - 18H00 - NO COLEGIO NOTRE DAME

CONDUZIDA POR: SANDRA LOUZADA


1-CEPOA/Secretaria de Ação Social. Luiza Salatino veio na reunião representando a Secretaria de Ação Social para agradecer ao PSI por ter conseguido que o CEPOA – Centro Oftalmológico – que tem no seu quadro de integrantes Valdemar que e voluntario do PSI, o atendimento a 120 pessoas dos abrigos da Prefeitura. Este atendimento será gratuito, e ocorrera no dia 02 de Outubro e no dia 09 de Outubro (sábados) das 08h00 as 14h00 na Rua Jornalista Orlando Dantas 49 em Botafogo.
Quem quiser ir prestigiar a ação serão bem-vindos.

A ação terá o suporte da Secretaria de Ação Social sob a coordenação da Luiza Salatino.

O próximo passo do PSI dentro desta ação, será busca doações de óculos.

2- Moradores de Rua de Ipanema. Luiza Salatino aproveitou para dizer que precisamos pensar numa maneira de comunicar com mais eficiência aos moradores de Ipanema a questão de não sustentar os moradores de rua. Pois e a população do bairro ou quem trabalha no bairro que da comida, esmolas, roupas etc... e com isto os moradores de rua irão permanecer no local. Luiza informou que em media cada um destes moradores de rua que pedem esmolas arrecadam cerca de R$ 2.000,00 por mês.
Cada vez que eles verificam que conseguem sobreviver na rua, não só não vão embora, como estimulam que outros façam a mesma coisa.
Luiza nos pediu que pensássemos em alguma ação sobre este tema.

3-Grupamento de Transito. Estiveram presentes nesta reunião dois representantes do Grupamento de Transito representando o Inspetor Claudio, que foram : Marco Antonio Alves e Josemar Pereira.
Nos comunicaram que poderemos fazer um diagnostico dos problemas do bairro relacionados ao transito e levar ao Inspetor Claudio na Rua Bambina 37. Ficamos de fazer isto e de agendar uma reunião. Eles também frisaram que sempre poderemos acioná-los através do 153.


4-Jardineiros de Ipanema – A voluntaria do PSI Cristina Zuccolo que lidera esta ação, nos apresentou o diagnostico muito completo que ela elaborou a respeito de todo o problema dos canteiros/jardineiras do bairro. Ela fez um trabalho muito técnico e completo, com fotografias diversas e medição das áreas.
Cristina já enviou uma solicitação a Fundação Parques e Jardins pedindo orientação a respeito deste assunto e solicitando uma reunião com eles para que o PSI entende de que maneira eles poderão dar suporte.

Cristina também entrou em contato com o diretor da agencia DPZRio – Campana – para que ele nos de suporte em relação a questão do melhor nome para esta ação e também de que maneira comunicá-la de modo mais interessante.

5-Praça Nossa Senhora da Paz. Foi informado o assunto referente a segurança da Praça Nossa Senhora da Paz. Esta iniciativa começou a cerca de 50 dias atrás por parte do PSI, e neste período contatamos os empresários que atuam ao redor da Praça, a Igreja e com o apoio deles fomos falar com o Secretario Alex Costa da SEOP que também nos apoio. A proposta e a implantação do sistema de segurança BACANA na Praça que já ocorre com sucesso em Copacabana e Barra.

Inicialmente a idéia e começar na área da Praça. Acertar a ação ali, e a partir desta área expandir para o resto do bairro. Após as eleições teremos mais algumas reuniões para verificar como ocorreria a implantação deste modelo de segurança na Praça.