SUJEIRA

Sujeira

Qualidade da areia das praias cariocas está pior

Maria Elisa Alves

Rio- A Secretaria municipal de Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira nova análise da qualidade da areia das praias do Rio. As amostras foram coletadas entre 21 de março e 8 de abril. A notícia não é boa para os banhistas: dos 35 pontos analisados, 15 tiveram piora, 13 permaneceram com a mesma classificação (que pode ser não recomendada, regular, boa e ótima) e apenas sete melhoraram.
As únicas praias que têm areia considerada ótima são justamente as que são famosas pela imundície da água: Ramos e Botafogo. A explicação para o contraste é simples: como ninguém frequenta a praia, por conta do mar sujo, a areia fica livre de restos de comida e fezes de cachorros, principais vilões da qualidade da areia, segundo a secretaria.
No início de fevereiro, a mesma avaliação revelou que as duas únicas praias cujas areias foram consideradas ótimas para os banhistas eram a da Reserva, no Recreio, e a Prainha . A areia de Ipanema era classificada como não recomendada. No final do mesmo mês, a pesquisa de qualidade das areias das praias demonstrou melhora em Ipanema (que antes recebeu nota máxima de contaminação no trecho da Rua Paul Redfern).

ACIDENTE EM IPANEMA



Elena Devincenzi:

Lourenço Baptista Bicudo:
"Sempre ocorrem batidas na esquina das ruas Nascimento Silva com Aníbal de Mendonça, em Ipanema. Muitas vezes, há feridos. Muitos moradores e eu já falamos com a Cet-Rio e nada de uma solução para o problema. O ideal seria colocar um sinal com luzes amarelas para informar melhor sobre o cruzamento."

Andrea Devai:
"Não, ele não fica nas entranhas do Complexo do Alemão, tampouco no alto do Boréu. Fica ali mesmo, nas quadras mais valorizadas de Ipanema, esquina da Nascimento Silva com Aníbal de Mendonça. É a morte rondando todos que precisam passar pelo local, de carro, de bicicleta e até a pé. É a roleta russa. Nos últimos anos, o índice de acidentes neste cruzamento tem sido de, no mínimo, um por semana - perguntem a qualquer pessoa residente nas redondezas. Os acidentes se sucedem, os porteiros saem para olhar, as pessoas nas janelas dos apartamentos comentam, os transeuntes param. Virou entretenimento. O Corpo de Bombeiros é acionado, a polícia é chamada. Dirão as autoridades: existe sinalização! Sem dúvida, existe. Porém, pelo número de acidentes justo nesta esquina, está claro que a sinalização não atende seu objetivo. É incompreensível como até hoje não foi colocada uma simples sinaleira de alerta, como já existe na esquina da Avenida Henrique Dumont com Barão da Torre. Nada acontece, tudo continua igual. Até o próximo acidente. Há anos. Este das fotos aconteceu na tarde desta segunda-feira, e fiquei indignada - dois taxistas que dependem dos seus veículos para o seu sustento."


CONVITE



Assunto: Fw: Re: Fw: Convite DEDIC - 28/04


O projeto de Segurança de Ipanema está organizando esta reunião para a apresentação do projeto DEDIC que é um experiência pioneira que trará mais eficiência e rapidez ao trabalho da Polícia Civil. Contaremos com a presença do dr. Allan Turnowski, chefe da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro , que muito honra e prestigia não só o PSI como também todos os moradores de Ipanema.
Não é preciso falar da importãncia da divulgação de uma proposta pioneira de segurança pública de óbvio interesse de todos os cidadãos.Gostaria de enfatizar também a importãncia da reunuião e sua boa divulgação. Projetos e intenções boas sempre existem. O problema é a população conseguir fazer com que este círculo de ações públicas se torne virtuoso.Isto só acontece na medida em que ela tem participação ativa e "veste a camisa" das políticas voltadas para ela mesma. Só vamos conseguir exigir aquilo que conhecemos e acompanhamos desde seu início. De modo que peço a todos que divulgem este convite às suas respectivas listagens de vizinhos e amigose façam o trabalho " boca a boca" de divulgação do evento. Precisamos também de voluntários que trabalhem na distribuição dos 5.000 convites nos prédios e condomínios do bairro. Quem puder colaborar na distribuição dos convites, entre em contato comigo. Conto com a participação de todos,
Ignez

BANDALHA !!!





email mandado




Por favor, vocês que são cidadãs engajadas e atuantes, além de terem contato com as pessoas certas, vejam se não conseguem me ajudar a desobstruir este pedaço de rua.

Fica na Rua Anibal de Mendonça, 153 - Ipanema. É uma rua em que é proibido estacionar (na foto DSC00037 podemos até ver a placa que indica a proibição). Entretanto estes "equipamentos" ocupam de modo irregular a faixa da esquerda.

Já tentei inúmeras vezes pelo 153 (Guarda Municipal) e não deu resultado. Tenho até um protocolo de atendimento Nº 51008390-0 quando falei com a Sra. Regina no dia 01/03/2010. Depois liguei algumas vezes e mesmo passando este protocolo nenhuma resposta me foi dada sobre o problema. Inclusive me mandaram ligar para outro número (acho que 2286-5262 / 2579-0830) Neste outro número me mandaram ligar para o 153. (?)

Acho que é só passar lá e recolher o que está na pista.

Muito obrigado,
Sergio







ATA LOGÍSTICA REVERSA DA PRAIA

ata logistica reversa da praia



Ata da quarta Reunião da Logística Reversa da praia.

Aos vinte e nove dias março de 2010, reuniram se, às 15 horas, no escritório do pró-rio, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 794, 1106, Copacabana, Rio de Janeiro, o presidente da Pró-Rio, Paulo Joarez Vargas da Silva, Aristeu Barbosa, Vice Presidente da PRAIA-SA, Denilson Guedes, o bandeirinha, representante dos ambulantes itinerantes, Maria J. R.Lopes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, jovanildo, Comitê Gestor da Orla, Jorge Pinheiro, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Giorgiana Arce, PSI, Projeto de Segurança de Ipanema, Horácio Magalhães, Sociedade Amigos de Copacabana, Olavo, Instituto e.
Iniciado os debates ficou consignado que o projeto piloto terá no máximo 35 (trinta e cinco) barraqueiros de Ipanema. Cada palestra não poderá ultrapassar 50 (cinqüenta) minutos. A pró-rio, será responsável pela elaboração do conteúdo e por ministrar as palestras sobre as demandas da categoria, suas dificuldades, os aspectos gerais da cidade, sua vocação para o turismo e o papel do barraqueiro nesse contexto. A secretaria de Estado de Meio Ambiente e O Comitê Gestor da Orla, farão uma reunião entre si, para elaborar o conteúdo e ministrar as palestras sobre logística reversa, consumo, resíduo seco e molhado, destino do resíduo, reciclagem, impacto do lixo no meio ambiente, níveis de contaminação da água, da areia, do ar enfim a gestão do meio ambiente na cidade.
O conteúdo de todas as palestras, terão uma unidade entre si por meio de recurso áudio visual. Para isso será contratado um profissional dessa área que receberá o material, e trabalhará sob a orientação dos responsáveis pela elaboração de cada conteúdo.
A Giorgiana Arce, PSI, Projeto de Segurança de Ipanema, será responsável por contatar o profissional que vai elaborar o material audiovisual.
Giorgiana Arce, PSI, ficará também com a responsabilidade de entrar em contato com os hotéis para que os mesmos colaborem com o projeto.
Apróxima reunião será comunicada via e-mail de todos os participantes.
Não havendo nada mais a ser debatido a reunião foi encerrada as 18 horas, tendo eu, Aristeu Barbosa, coordenado a reunião e redigido a presente ata.
Rio 29 de março de 2010


Pró rio - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 794 sala 1106. Tel.: 3449-9607 ou 3449-9609
Aristeu 7870-6439 Paulo Joarez – 7819-2934