ADALBERTO PINTO DE MATTOS






ADALBERTO PINTO DE MATTOS (1888-1966)

Nasceu em Vassouras (RJ).Gravador,professor e cronista.Estudou com Daniel Berard,Zeferino Da Costa e Augusto Girardet,concluindo o curso de medalhas e pedras preciosas em 1909.
Conquistou o prêmio de viagem ao estrangeiro no ENBA,que lhe conferiu ainda a grande medalha de prata(1912) e a pequena e a grande medalha de ouro (1913 e 1926).
Retornando ao Brasil,passou a dedicar-se também ao jornalismo,publicando crônicas e artigos sobre arte e História em A Folha para Todos (com o pseudônimo Ercole Cremona).
Recebeu o prêmio Euclides da Cunha ,no SFBA de 1942.Trabalhando especialmente no campo de criação de medalhas( entre as quais as do “Congresso de História Nacional,da Sociedade de Medicina e Cirurgia” e do compositor Henrique Oswald),placa( de Rui Barbosa e do Mestre Valentim) e plaquetas
.Encontram-se obras de sua autoria no Museu Antonio Parreira(Niterói).
Tinha como irmãos,Antonino Pinto de Mattos,escultor,pintor e professor e Aníbal Pinto de Mattos,pintor,escritor,historiador de arte e professor.

4 comentários:

  1. Tenho uma medalha igual a essa 1ª, em comemoração ao Recenseamento da Cidade do Rio de Janeiro, 1821-1920, do Ministério da Agricultura, Industria e Comércio.
    1821: 112.695 hab.
    1920: 1.157.873 hab.

    ResponderExcluir
  2. João Victor Brancato22 de jul. de 2013, 12:24:00

    Olá! Estou fazendo um trabalho acerca de algumas placas existentes no Museu Mariano Procópio, e dentre elas há três de Adalberto Mattos. Saberia dizer qual a fonte dessas informações apresentadas aqui no seu blog? Elas são muito úteis para mim!

    Muito obrigado pela atenção!
    jvbrancato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde
    Também estou interessado na fonte destas informações sobre ADALBERTO PINTO DE MATTOS, o Ercole Cremona.
    Obrigado,
    Helder

    ResponderExcluir