METRÔ


Estação do Metrô Rio é fechada após briga em Ipanema; PM nega tiros

Estação General Osório ficou fechada por sete minutos.
Polícia Militar negou tiroteio no Pavão-Pavãozinho.

Do G1 Rio

O acesso da estação General Osório do Metrô Rio, na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, ficou fechada por sete minutos, nesta terça-feira (6). Segundo a assessoria do metrô, o terminal ficou fechado até as 18h10 por causa de uma briga entre menores de idade. Policiais Militares, que ficam perto da estação, interviram e encerraram o tumulto.
A Polícia Militar afirmou ainda que não houve troca de tiros na comunidade. O Comando de Polícia Pacificadora também negou que tenha acontecido um tioteio na região. A situação foi controlada rapidamente e não teve necessidade de registrar ocorrência na delegacia
.

PODA DE ÁRVORES

PODA IRREGULAR DE ÁRVORES
 
Esclarecemos a todos que há legislação específica sobre o assunto; Decreto nº 19146 de 14/11/2000 - Dispõe sobre os procedimentos para declarar espécimes imunes ao corte.
Caso seja necessário os interessados deverão ir Prefeitura do RJ, 12º,e preencher formulário para solicitação de análise para declaração de imunidade ao corte. Dessa forma, protegeremos o nosso combalido meio ambiente.

JGuia

FISCALIZAÇÃO DE LIXO

Poda irregular tira sombra de ponto de ônibus em Ipanema

  • Em Bangu, árvores com muitos galhos dificultam visão noturna e facilitam assaltos
O GLOBO, COM O LEITORES EILEEN ANDRADE E WILLIAM LESSA (

Árvore em Ipanema foi cortada de forma irregular (à esquerda); plantas em Bangu precisam de poda -
Foto: Leitores Eileen Andrade e William Lessa / Eu-Repórter
Árvore em Ipanema foi cortada de forma irregular (à esquerda); plantas em Bangu precisam de poda - Leitores Eileen Andrade e William Lessa / Eu-Repórter
RIO - Podas de árvores não podem ser feitas na base do quebra galho. Que o digam moradores de Ipanema como a leitora Eileen Andrade, que flagrou uma figueira mal cortada na esquina da Avenida Vieira Souto com Rua Joana Angélica, em Ipanema, na Zona Sul carioca. Segundo ela, a planta até precisava ser aparada, mas em vez de o trabalho ter sido requisitado à Comlurb, alguém resolveu fazê-lo por conta própria. Galhos estruturais foram retirados e a árvore acabou “desbalanceada e com aparência de mutilada”, segundo Eileen. Ela acrescenta que “ainda acabaram com a sombra preciosa do ponto de ônibus”. Já o leitor William Lessa reclama da falta de poda na altura do número 13 da Rua da Usina, em Bangu, na Zona Oeste. Os arbustos dificultam a visualização noturna e vêm facilitando assaltos a pedestres, moradores e motoristas.
A Comlurb confirma que não realizou a poda danosa na figueira de Ipanema, e informa, após vistoria realizada no último dia 29 por uma engenheira florestal, que ela não apresenta risco iminente de queda. Já em Bangu, um engenheiro florestal da empresa constatou a necessidade de poda em cinco árvores. O atendimento está previsto para a semana de 19 a 24 de maio.
A Comlurb é o órgão que tem a incumbência do manejo da arborização em áreas públicas da cidade do Rio, como poda, corte e destoca de árvores, com aval da Fundação Parques e Jardins. Este serviço pode ser solicitado pelo telefone 1746, que funciona 24 horas por dia. A companhia, por meio da diretoria de Áreas Verdes, mantém uma equipe de engenheiros agrônomos e florestais que avaliam todos os casos. Segundo a empresa, todos os garis que atuam nesta área são treinados para o manejo arbóreo e de equipamentos para realização do trabalho. “Os serviços são feitos após vistoria técnica e são realizados obedecendo a um laudo de manejo definido por orientação dos engenheiros”, informa, em nota.
Vale lembrar que, de acordo com a legislação ambiental, uma árvore só pode ser removida ou manejada pela Comlurb. E, se for em área particular, com autorização da Fundação Parques e Jardins (FPJ). Sem autorização desse órgão, o morador ou o condomínio pode ser multado pela própria fundação. A Comlurb não multa. Para pedir a remoção ou a poda de árvores em áreas particulares, o proprietário, síndico ou seu representante legal deve preencher um formulário específico, com justificativa, e abrir um processo na FPJ, no Campo de Santana. A autorização fica condicionada a uma vistoria técnica. A FPJ dispõe, gratuitamente, de uma lista de profissionais e empresas credenciadas para serviços de arborização.

CUIDADO !

Salve-se quem puder 

Após almoçar, na tarde de ontem, no Bar Astor, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, uma carioca foi pegar seu carro com o manobrista, mas um segurança da casa pediu que ela esperasse um pouco. É que, veja só, a cem metros dali, nos segundos seguintes, aconteceria um... assalto. 

Os funcionários comentaram que a cena é recorrente, e os bandidos, usando facas, quase sempre são os mesmos. 

ZONA NO ARPOADOR

Shopping funciona a céu aberto e atrapalha pedestres no Arpoador

  • Secretaria de Ordem Pública diz que vai intensificar a fiscalização no local onde ficam ambulantes
O GLOBO, COM O LEITOR RICARDO HABBEMA (

Ambulantes ocupam o calçadão em Ipanema -
Foto: Leitor Ricardo Habbema / Eu-Repórter
Ambulantes ocupam o calçadão em Ipanema - Leitor Ricardo Habbema / Eu-Repórter
RIO - Um verdadeiro shopping a céu aberto funciona no calçadão do Arpoador nos domingos e feriados, quando uma das pistas da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, é fechada ao tráfego para dar lugar a ciclistas, skatistas, patinadores e quem mais aparecer para se divertir. Tem biquínis, cangas, bijuterias, bolsas... O flagrante é do leitor Ricardo Habbema, que se queixa da quantidade de camelôs obstruindo a passagem de pedestres. Segundo ele, não se pode mais correr, ou mesmo caminhar no calçadão, do Arpoador até o Hotel Fasano. A área, diz Maia, está tomada por “vendedores de muambas”. Além disso, ele também reclama da música alta, por causa de gente que usa amplificadores para anunciar seus produtos na orla.
Em nota, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) informou, no dia 25 de abril, que realizaria operações para coibir o comércio ambulante irregular no calçadão de Ipanema e que intensificaria a fiscalização no local. O leitor, no entanto, voltou a flagrar a irregularidade no dia seguinte, 26 de abril, um sábado. No dia 30, a Seop mais uma vez informou que a fiscalização será intensificada. A secretaria também afirmou que vai coibir a colocação de estruturas não autorizadas que ocupem o calçadão.
Quem é flagrado realizando qualquer tipo de atividade econômica em via pública, sem autorização por parte da prefeitura, pode ter a mercadoria apreendida.

ORLA

Rio

Seop realiza trabalho de ordenamento nas praias

Jornal do Brasil
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com oapoio de guardas municipais, realizou nesta quinta-feira (01/05) uma operação de combate à desordem nas praias. Guardas municipais distribuíram 600 exemplares dos manuais educativos de Convivência nas Ciclovias e nas Áreas de Lazer da orla, no Leblon, Ipanema, Barra e Recreio. Durante a ação, foram abordadas 150 pessoas com o objetivo de orientar e reafirmar as ações da fiscalização em nome da boa convivência no principal espaço de lazer da cidade.
Durante o ordenamento, guardas municipais do Grupamento Especial de Praia coibiram a presença de cinco cães na areia e evitaram a prática de cinco jogos de altinho próximo ao espelho d'água no trecho de praia do Flamengo a Barra de Guaratiba. 
O estacionamento irregular também foi alvo da fiscalização nesta quinta-feira com 100 veículos multados na orla.