SOLAR

O ARRAIÁ DO SOLAR SERÁ DIA 20/07!
Amigos,
O “Arraiá do Solar” está chegando! Todos os alunos, pais, funcionários, voluntários e parceiros participam desse evento, tão aguardado pela Comunidade.
Nossa festa será no dia 20 de julho, de 13 às 17 horas, com tudo o que tem direito: quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e forró com a participação do grupo Trio Pé de Serra. Toda a renda será revertida para a manutenção do Solar.
Ainda estamos arrecadando alguns produtos e/ou recursos para os itens abaixo. Toda contribuição é muito bem-vinda!
Segue abaixo as necessidades para o Arraiá do Solar:
• Objetos novos para rifar: utensílios de casa; cama, mesa e banho; cozinha; brinquedos, mochila, bolsa, etc.
• Prendas, muitas prendas para as barraquinhas!
• Pratos típicos já prontos (doces e salgados)
• Ingredientes para o cachorro-quente (400 pães/ 25kg de salsinha/ 5kg de cebola/ 1 kg de alho/5kg de pimentão/6 kg de tomate/ 2 maços de cebolinha/ 3 latas de milho grandes/ 2 latas de ervilha grandes/ 1 bombona de katchup/ 1 bombona de mostarda/ 1 balde de 3 kg de maionese/ 2 vidros de óleo (90ml)
• Milho (4 sacos de milho)
• Canjica: 5kg de canjica / 5 garrafas de leite de coco / 15L de leite/ 1kg de coco ralado / 8kg de açúcar / 5 pacotes de canela em casca.
• Caldinho de feijão
• Caldo-verde - 6 kg de batata-inglesa; 10 molhos de couve-mineira; 5kg de bacon; 5kg de linguiça calabresa; 1/2kg de alho; 1kg de cebola
• Salsichão (200 unidades)
• Gelo (5 sacos)
• Voluntários (para montagem e desmontagem do Arraiá)
Se você puder colaborar com a festa, nos retorne o quanto antes, informando o(s) item(ns)  que gostaria de doar.
Contatos através dos telefones 2522-9524 ou 3202-6900 - Falar com Alessandra, Rosane, Julianna, Fábio ou Carlos.

Obrigada!
Equipe de Comunicação e Eventos 

Solar Meninos de Luz

HOSPITAL DE IPANEMA



Campanha mundial em hospitais públicos busca prevenir fraturas de repetição

Pior das fraturas é a de fêmur, que exige cirurgia e internação e tem elevada taxa de mortalidade

Da Agência Brasil

A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, a sigla em inglês) lança nesta sexta-feira (12) no Rio a campanha mundial Capture the Fracture, que será implantada até o fim deste ano nos hospitais públicos de todo o País. Em um primeiro momento, a campanha  abrangerá os hospitais públicos do estado do Rio.
O  objetivo é identificar as pessoas que já tiveram fratura por osteoporose (doença que afeta os ossos, com perda de massa óssea), explica Bernardo Stolnick, vice-presidente do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Federal de Ipanema.
— Porque essas pessoas têm risco muito maior de ter uma segunda fratura do que aquelas, por exemplo, que têm osteoporose e nunca tiveram uma fratura antes.
Pesquisa avalia equilíbrio e força muscular em mulheres com osteoporose no início da menopausa
A unidade do Ministério da Saúde já implementou a campanha há dois anos, por meio do Programa de Prevenção a Refraturas (PrevRefrat), considerado referência no mundo entre os serviços de excelência que adotam o parâmetro. O PrevRefrat servirá de modelo para os demais hospitais brasileiros, porque adota a linha e a filosofia da campanha da IOF.
Fratura de quadril provoca mais mortes entre idosos
Será lançada também nesta sexta-feira a campanha informativa da Sbot regional Rio de Janeiro em todos os hospitais públicos do estado que tenham ambulatório de ortopedia ou emergência ortopédica. O objetivo é orientar as pessoas que já tiveram fratura por fragilidade óssea, ou seja, que decorre de uma queda simples, a ligar para o PrevRefrat para agendar consulta e tratamento. O programa do Hospital Federal de Ipanema tem, no momento, 250 pacientes em tratamento, sendo que apenas cinco tiveram refratura.
— Ou seja, temos uma taxa de refratura de 2%. Provavelmente, é a melhor taxa do mundo.
Segundo o especialista, já está comprovado o sucesso da filosofia da campanha da IOF em relação à gestão pública dos pacientes que têm osteoporose. Além de maior risco de ter as chamadas fraturas de repetição, esses pacientes apresentam mais taxas de internação e reinternação, “gerando um custo social, humano e financeiro grande para todos os países”.
A pior das fraturas é a de fêmur, que exige cirurgia e internação e tem elevada taxa de mortalidade. Stolnick informou que 50% das pessoas que tiveram esse tipo de ocorrência, “antes disso tiveram outra fratura qualquer”. Ele explicou que, se houver a intervenção em pacientes depois desse primeiro caso, consegue-se reduzir entre 50% e 60% a ocorrência de fratura de fêmur.
Stolnick disse ainda que existe o compromisso de reduzir em 20% a incidência de fratura de fêmur em todo o mundo até 2020.
— A única forma de fazer isso é intervindo em relação a esses pacientes.
O  chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Federal de Ipanema ajudou a elaborar o painel de boas práticas da campanha.
Dados da IOF mostram que uma fratura por osteoporose ocorre a cada três segundos no mundo, correspondendo a 25 mil casos por dia ou 9 milhões por ano. Stolnick acrescentou que uma fratura vertebral ocorre a cada 22 segundos.
— Uma em cada quatro mulheres depois dos 50 anos de idade vai ter uma fratura osteoporótica e um a cada cinco homens também.
Só que os homens não parecem se preocupar com a osteoporose. Ele alertou que, com o aumento da longevidade da população, haverá mais gente com essa deficiência óssea e tendo fraturas. No Brasil, a estimativa é que 10 milhões de pessoas tenham osteoporose hoje.
A projeção para 2050  é que haverá uma fratura de quadril na América do Sul a cada 72 segundos, com base no crescimento da população e no aumento da longevidade.
— Então, é  imperioso que você reduza esse número de fraturas. E a melhor forma, mais efetiva e mais barata é intervir em relação aos pacientes que já tiveram fratura por osteoporose. Esta é a base da campanha. 

SÓ TEM MALUCO !

Mulher é flagrada nua na Praia de Ipanema, no Rio

Cena aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) na altura do Posto 7.
Guarda Municipal e PM afirmam que não foram acionadas para ocorrência.

Do G1 Rio

Mulher foi flagrada nua na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio (Foto: Elias Nogueira/Arquivo Pessoal)Mulher foi flagrada nua na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio (Foto: Elias Nogueira/Arquivo Pessoal)
saiba mais

Uma mulher foi flagrada nua na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 9h30 desta quinta-feira (11). Segundo o fotógrafo Elias Nogueira, que presenciou a cena, a moça deixou as roupas próximo ao calçadão da praia e mergulhou no mar.
Tanto a Guarda Municipal do Rio quanto a Polícia Militar afirmam que não foram acionadas para qualquer caso de nudez em Ipanema nesta manhã.
O fato inusitado aconteceu na altura do Posto 7. "Sempre saio com uma câmera. Quando olhei ela pelada, não acreditei. Desci na areia, fui lá e tirei as fotos. Falei que ia mandar para o jornal, e ela disse 'pode por onde quiser'. Ainda fez um chifrinho de roqueiro pra mim", brinca Nogueira. Segundo ele, a mulher estava sozinha.
Mulher fez sinal de rock para fotógrafo na Praia de Ipanema (Foto: Elias Nogueira/Arquivo Pessoal)Mulher acena para fotógrafo na Praia de Ipanema (Foto: Elias Nogueira/Arquivo Pessoal)

tópicos:

  •  

REUNIÃO COM O GOVERNADOR


: reunião com o governador


 




A reunião foi cordial , mas muito dura. Foram  quase três horas. O pessoal do governo e das empreiteiras vieram com uma montanha de projeções contando as maravilhas da obra etc. Graças a Deus nós não caímos no engodo, fomos firmes . Conseguimos o seguinte;
 - que o PSI acompanhe de imediato o monitoramento das árvores que ainda estão de pé;
- que o PSI acompanhe passo a passo a aplicação da verba de compensação ambiental que está na Licença de Instalação da obra, que é de 1 bilhão quinhentos e sessenta e oito milhões de reais! Queremos ver que parte deste dinheiro cabe a Ipanema e que ele seja aplicado no bairro. Não adianta plantar árvores em Bangú. Queremos também as árvores que foram sacrificadas sejam substituídas por mudas da mesma espécie e não por palmeirinhas.

Ficou pendente:
- a questão da mudança da localização dos acessos. Diz o governo que seria muito complicado , mas o governador mandou que a empreiteira – Odebrecht- fizesse os estudos etc. e que nós voltaríamos a nos reunir no dia 15/08 às 18hs. Para resolver o assunto.
- os tapumes transparentes- a reunião ficou tão longa que acabamos não concluindo este ponto. Um beijo,
Ignez


JUSTIÇA


Justiça condena homem que estuprou estudantes em hotel no Rio

Caso ocorreu em novembro de 2012 em um hotel de Ipanema.
Estudantes vieram de Brasília assistir ao show da Lady Gaga na cidade.

Do G1 Rio


Yuri foi preso em novembro de 2012 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Yuri foi preso em novembro de 2012
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Justiça condenou João Iuri Ramos Campos, de 20 anos, a pena de 23 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por ter roubado duas estudantes e estuprado uma delas em um hotel, em Ipanema, Zona Sul do Rio, em novembro de 2012. A decisão é do juiz da 34ª Vara Criminal da Capital, Rudi Baldi Loewenkron, nesta segunda-feira (8).

O juiz também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. “Os gravíssimos delitos cometidos, além dos fortes indícios do cometimento de inúmeros outros delitos patrimoniais e sexuais de características semelhantes, evidenciam que o réu é um perigoso criminoso serial, fazendo-se extremamente necessária para a preservação da ordem pública  a manutenção de sua custódia”, afirmou.
João Iuri foi preso no dia 10 de novembro de 2012 na Via Dutra após fugir da cidade com um carro roubado em Ipanema, na Zona Sul.  O criminoso confessou o estupro na delegacia. Ao ser apresentado na 13ª DP (Ipanema), o jovem, que foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que era garoto de programa, chorou e se disse arrependido.
Relembre o caso
Em novembro do ano passado, duas estudantes de Brasília estavam hospedadas em um hotel, em Ipanema, para acompanhar o show da cantora Lady Gaga na cidade. As jovens voltavam de uma boate, às 4h da manhã, quando foram abordadas pelo réu, na porta do quarto do hotel. O homem, armado, espancou as estudantes, estuprou uma delas e fugiu com as malas e os pertences das vítimas.

SHOW NO MAR

Golfinhos chamam a atenção de banhistas na Praia de Ipanema

  • Animais ainda fizeram ‘show’ de saltos próximo à pedra do Arpoador

O GLOBO



Banhistas e praticantes de stand up paddle observam os golfinhos na praia do Arpoador
Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Banhistas e praticantes de stand up paddle observam os golfinhos na praia do Arpoador Guito Moreto / Agência O Globo
RIO - Um grupo de cerca de dez golfinhos fez a alegria de banhistas nas praias de Ipanema e Arpoador, na Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo. Por volta das 15h, os animais passaram nadando próximo à areia e chamaram a atenção de quem aproveitava o domingo de sol na orla. Praticantes de stand up paddle ainda tentaram se aproximar deles com suas pranchas.
Depois de fazer os banhistas de Ipanema sacarem seus celulares e câmeras para registrar a exibição, os golfinhos ainda passaram saltitando próximo à pedra do Arpoador, ganharam muitos aplausos e seguiram em direção à Copacabana.