Rio -  A primeira fase das obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema-Barra da Tijuca) na Zona Sul nem começaram e já provocam espécie de "êxodo VIP" na região.

Moradores do Leblon e Ipanema, prevendo os transtornos que a Concessionária Rio Barra S.A. e a prefeitura admitem que haverá por lá nos próximos 18 meses — prazo para os bloqueios de trânsito —, estão alugando, vendendo ou fechando seus imóveis e indo morar em bairros vizinhos. Outros estão vendendo até seus carros.

O empresário Lúcio Barra, de 56 anos, por exemplo, dono de uma imobiliária no Centro do Rio, deixou, há dois meses, o confortável apartamento em que morava com a mulher em um prédio de frente para o mar, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, um dos endereços mais caros e nobres do Rio. O casal se mudou para a Rua Tonelero, em Copacabana.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Lúcio fechou seu apartamento na Av. Vieira Souto e se mudou para R.Tonelero, em Copa, para fugir do caos no trânsito que trará a obra do metrô | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
“Não pretendo, pelo menos por enquanto, alugar ou vender meu apartamento na Vieira Souto (avaliado em mais de R$ 1,5 milhão). Vou deixá-lo fechado e morar de aluguel em Copacabana até 2015, quando o tormento no trânsito deve acabar por lá”, afirma Lúcio, que levou sua mobília e está pagando quase R$ 5 mil de aluguel e condomínio no novo endereço temporário. “Tenho vários clientes que também estão tomando a mesma atitude”, comentou Lúcio.

No Leblon, já é possível ver várias placas de "aluga-se" ou "vende-se" nas janelas de prédios localizados entre as ruas Bartolomeu Mitre e Ataulfo de Paiva, ao redor da Praça Antero de Quental, onde nesta segunda-feira novas máquinas pesadas chegavam.

José Roberto Oliveira, 46, gerente de uma lanchonete na Ataulfo de Paiva, contou que alguns comerciantes pensam em passar seus pontos.

“Com a interdição de ruas a partir de sábado, a tendência é que o movimento caia muito. Para continuarmos funcionando, teremos que baixar os preços de salgados e refeições. Os próprios funcionários (das obras) é que passarão a ser nossos principais clientes”, acredita José.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
 Ataulfo de Paiva com Bartolomeu Mitre: maquinário já na pista | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Bloqueios já começam no sábado

Para a Linha 4, serão construídas seis estações do metrô: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.

Impactos no trânsito serão inevitáveis. A partir de sábado, começam os bloqueios em uma pista da Avenida Ataulfo de Paiva, entre a Rua Gal.

Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. Dia 24, esses trechos passam a ficar totalmente fechados.
Foto: O Dia
Arte: O Dia