OBRA PARADA


Justiça paralisa obras do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz

Liminar determina que projeto da nova estação seja analisado por especialistas

Menos de uma semana depois do início da instalação dos tapumes na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, para a construção de uma das estações da Linha 4 do metrô, a obra foi interrompida. Desde sexta-feira, o consórcio Rio Barra, responsável pelo projeto que vai ligar a estação General Osório, em Ipanema, à Barra da Tijuca, retirou todos os operários do canteiro, acatando uma decisão da Justiça.
Conforme adiantou Ancelmo Góis em sua coluna no GLOBO de ontem, a juíza Neusa Alvarenga Leite, da 14ª Vara de Fazenda Pública do Rio, concedeu uma liminar impedindo o prosseguimento das obras no local.
A ação cautelar que pede a paralisação foi movida por seis moradores do bairro. Eles fazem parte do Projeto Segurança de Ipanema, um grupo de moradores que vem protestando contra o projeto e que quer que o consórcio e o governo apresentem um projeto e métodos alternativos para a construção da estação.
— Não somos contra a obra, nem contra a Linha 4. Só não queremos que a praça seja destruída, nem que os métodos escolhidos para a construção ponham em risco nossa segurança e nosso bem-estar. Existem técnicas que possibilitam a construção sem que uma cratera tenha que ser aberta na praça. Queremos transparência — diz Ignez Barreto, coordenadora do grupo.
A decisão determina que uma equipe de especialistas faça uma análise técnica, com vistorias e verificações, de forma a determinar se há ou não uma alternativa ao projeto. E afirma que, enquanto o laudo não for expedido, as obras devem ser interrompidas.
O governo e o consórcio Rio Barra afirmaram que vão recorrer da decisão.
A polêmica em torno da nova estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz é bem anterior ao início das obras. Parte dos moradores teme que as escavações causem danos às edificações e às árvores da praça. Como não conseguiram impedir o projeto, que já obteve a licença de instalação, os moradores — que fizeram várias manifestações e conseguiram um abaixo-assinado com mais de 19 mil adesões — querem mudar os locais de acesso à estação, previstos para o calçadão no entorno da praça.
Ignez Barreto reclama que ainda espera um diálogo com o governo do estado, para mostrar que as entradas podem ficar no calçadão da Rua Visconde de Pirajá, o que preservaria a praça e serviria de incremento para o comércio do bairro.
— Queremos mais transparência. Eles se recusam a dialogar. A falar sobre os impactos do projeto e dar garantias de que os prédios não serão afetados. Eles dizem que iriam reconstruir a praça, mas ouvimos vários especialistas que afirmaram que muitas das árvores não poderão ser replantadas. Essa ação foi movida como um ato extremo, uma vez que eles já iam começar a derrubar a praça — disse Ignez .
A licença de instalação da estação da Nossa Senhora da Paz de instalação foi apresentada no dia 25 de junho pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e pela presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos. A licença foi aprovada com uma série de restrições, entre elas, a redução do número de árvores a serem transplantadas: de 113 para 17. O Conselho Diretor do Inea aprovou ainda a exigência de replantio de 400 árvores no bairro.
Sem divulgar o mapeamento das árvores que serão removidas, o governo do estado garantiu que apenas as árvores menores que ficam na parte central serão transplantadas. Ela serão retiradas e levadas para um horto até que as obras sejam concluídas. Depois, essa árvores serão replantadas na praça. As maiores, localizadas nas extremidades da praça, não serão retiradas.


HORÁRIO DE VERÃO


No horário de verão, áreas de lazer da Zona Sul do Rio funcionarão até 19h

Funcionamento aos domingos e feriados foi ampliado em 1 hora, diz CET-Rio.
Locais são Aterro do Flamengo e orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Do G1 Rio
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Calçadão da praia de Copacabana está movimentando neste domingo (Foto: Lilian Quaino/G1)Orla de Copacabana é uma das áreas com funcionamento ampliado (Foto de arquivo: Lilian Quaino/G1)
O funcionamento das áreas de lazer da Zona Sul do Rio, aos domingos e feriados, foi estendido das 18h para as 19h, em virtude do horário de verão que entrou em vigor em boa parte do país na semana passada. De acordo com a CET-Rio, as áreas que tiveram o horário ampliado são:

- Aterro do Flamengo (Avenida Infante Dom Henrique);
- Avenida Atlântica, pista junto à orla, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Prado Júnior, em Copacabana;
- Avenida Delfim Moreira, pista junto à orla, no Leblon;
- Avenida Vieira Souto, pista junto à orla, em Ipanema.
Além disso, a reversível da Avenida Atlântica, que funciona na pista junto aos prédios, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, também será estendida até as 19h, incluindo a Rua Joaquim Nabuco, no trecho compreendido entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica.
A ampliação do horário também é válido para o fechamento da Avenida Princesa Isabel na pista sentido orla.

OBRAS PARADAS !

Justiça paralisa obras do metrô em Ipanema


Liminar manda suspender intervenções para construção de estação da Praça Nossa Senhora da Paz. Previsão era que os tapumes tomassem 92% da área de lazer

POR Francisco Edson Alves

Rio - As obras da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Estação General Osório, em Ipanema, à Barra da Tijuca, foram paralisadas nesta sexta-feira à tarde na Praça Nossa Senhora da Paz, por determinação da juíza da 14ª Vara de Fazenda Pública, Neusa Regina Leite.


A magistrada deferiu pedido em nome de seis moradores, que entraram com ação contra a Concessionária Rio Barra, responsável pelas obras, sob a alegação de que dezenas de árvores seriam derrubadas para a instalação de canteiro de obras.

Em nota, a concessionária informou que “acatou a decisão judicial e retirou os operários que trabalhavam na Praça Nossa Senhora da Paz” e que a empresa “vai recorrer da decisão judicial”.

Desde segunda, tapumes e máquinas ocupam a Praça N. Sra. da Paz
Foto: Paulo Araújo / Agência O DiaA juíza, que deu dez dias para que a concessionária apresente suas alegações, determinou ainda que se faça perícia na praça. Ela nomeou a juíza Gisele Beigel de Epelbaum como perita e proibiu a retomada dos trabalhos antes que a perícia seja feita.

A instalação de canteiros começou segunda em algumas praças da região, como a Nossa Senhora da Paz. “Infelizmente, se o traçado original (da Linha 4) tivesse sido mantido, não haveria nenhum problema”, comentou Ricardo Novaes, do movimento Metrô que o Rio Precisa.

“Esse movimento, que não partiu de nós, é de uma minoria dos moradores”, criticou Augusto Boisson, membro da Sociedade de Amigos do Leblon.

Projeto prevê replantio

A Praça N. S. da Paz teria 40% de sua área isolada por tapumes este mês. Conforme a obra avançasse, restariam só 8% do espaço para lazer.


A promessa era de que em um ano e meio a população teria metade da praça de volta, com a maior parte das árvores preservada, além do plantio de outras 100.


A previsão é que a Linha 4 comece a funcionar em 2016. Serão 16 quilômetros de extensão e seis estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.





EMAIL RECEBIDO



MORADORA DE IPANEMA

Nosso bairro, sempre foi o NOSSO  bairro ! De todos  nós, nunca
tivemos problemas internos entre asfalto e morro. Pelo contrário,
sempre tivemos orgulho de sermos unidos.  Até entrar a política q,
apenas afasta e cria problemas . Nós , do bairro de IPANEMA, fizemos
um nome conhecido mundo afora, pela música, pela moda, pela praia, por
pessoas q. moram no bairro , como o Botafogo do carrinho de flores,
como tantos outros q. não vou citar mas são e sempre foram nossos
amigos e moradores do bairro. IPANEMA não cria conflitos, não é
reacionária, nunca foi, por isso virou um símbolo do famoso "viver bem
aproveitar a vida ".   Até a política  entrar com força de corrupção ,
e corromper nossos, de todos nós, moradores de nosso lindo bairro,
fazer uma divisão social.  Não existe essa divisão .  Existirá se
baixar-mos a cabeça, como rebanho de ovelhas , que não somos..Simples
assim !!!  Saudações à todos Ipanemenses .

ATA


PSI – Reunião  do dia 22/10/2012.

Colégio Notre Dame – Ipanema.

Tudo o que é possível está sendo feito na campanha para a preservação da Praça N. S. da Paz e suas árvores. Mais de 20.000 assinaturas já foram colhidas e o Governo do Estado não se mostra a favor de nenhum tipo de acordo ou negociação. Simplesmente ignora a opinião dos moradores do bairro. Não existe por parte do Governo, o cumprimento de sua obrigação, ou seja ouvir a opinião da população que está apenas solicitando um espaço para diálogo e sugestão para a construção da estação do Metrô totalmente subterrânea sem que haja descaracterização do patrimônio e derrubada de árvores, causando danos ao meio ambiente.
Com base no que foi exposto, foi dada entrada em uma ação judicial, por parte de alguns moradores que se sentem prejudicados não só em relação à praça mas também com relação a algum dano em seus imóveis devido à passagem subterrânea da máquina( “tatuzão”) que irá escavar todo o túnel de passagem por baixo de muitos prédios. Esta será a única maneira do Governo do Estado, sendo obrigado judicialmente, a “ouvir” a população.

Ação Cautelar:

Foi elaborada por um morador voluntário do bairro. Inicialmente, foi bem vista pelo Fórum, porém, devido à lentidão dos trâmites, corre-se o risco de que as obras avancem mais rapidamente do que o processo e ao sair o veredicto, já ser tarde demais para se dialogar.

Dando prosseguimento à ação, será julgada por uma juíza que se achar a ação pertinente, poderá pedir uma liminar para impedir o prosseguimento da obra até que o Governo se pronuncie. É provável que seja  necessário se contratar um profissional encarregado de uma perícia para se contestar o projeto do Governo em relação as obras da linha 4 do Metrô. Esta perícia terá custos ainda não estimados e que poderá ou não ser pago pelo moradores. Por enquanto, a ação teve um custo inicial de R$ 577,00, que à princípio foi erradamente calculado em R$ 266,00 e posteriormente corrigido pelo cartório. Valor este, já pagos pelos 6 moradores envolvidos. Porém, como se trata do interesse de todos os proprietários de imóveis de Ipanema, não é justo que somente estes arquem com todas as despesas da ação. Foi decidido então que se preciso for, será aberta um Caderneta de Poupança em nome do PSI, para arrecadação de todo o valor da perícia. E, assim que este valor for alcançado, será pago ao perito e a conta será encerrada.

Independente da ação ser favorável ou não, a perícia é altamente prudente em relação à clareza de execução da obra, uma vez que não temos acesso à maiores esclarecimentos por parte do Governo.

Foi sugerido outro tipo de manifestação, mais popular, porem, não houve adesão por já ter sido tentado todos os tipos de movimento pacífico e apolítico possível.
  

NOVA LOJA EM IPANEMA


Nike Rio – Nova “experience store” da America Latina

26 Outubro 2012 0 Comentários

A Nike finalmente se expande para a América do Sul com o recente lançamento de sua primeira loja ‘ Brand Experiênce’ no coração da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
A nova loja, que é a primeira loja da Nike desta categoria na America Latina, apresenta produtos para as principais modalidades esportivas como : futebol , corrida e esportes de ação. Neste conceito, esta é a décima quinta loja; já tem na França, Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e China.
As Nike Stores “experiência de marca” oferece mais do que uma ampla gama de produtos em cada categoria. Eles também oferecem serviços diferenciados, apresentação inovadora, testes de produtos e experiências diversas para os consumidores, em espaços maiores que 1.200m ². Conforme explicado pela Nike, essas lojas exibem produtos de uma forma a contribuir não só para contar a história desde a sua concepção, mas também ajuda os consumidores a pesquisar e encontrar com facilidade os itens para atender suas necessidades.
A nova Nike de Ipanema ocupa um espaço de 1.200m ², incluindo três níveis e um espaço reservado à marca no topo do edifício para lançamentos e eventos.
A loja abrir oficialmente agora, e está localizado na Avenida Visconde de Pirajá, 485, em Ipanema, Rio de Janeiro.

MODA NA PRAIA



Barraqueiros das praias do Rio vão oferecer novos padrões de cores idealizados pela prefeitura

Design multicolorido deve começar a valer a partir de dezembro

O GLOBO
Publicado:

Este é um dos padrões das novas barracas das praias do Rio
Foto: Divulgação
Este é um dos padrões das novas barracas das praias do RioDIVULGAÇÃO
RIO - Em dezembro já devem estar na orla barracas com design moderno e multicolorido, informou nesta quinta-feira o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos em sua coluna “Gente boa”, no GLOBO. A iniciativa foi do prefeito Eduardo Paes, que queria novamente nas areias a diversidade de padrões que sempre caracterizou as praias e melhorava ainda mais o cartão-postal.
- O vermelho único é um absurdo - diz Paes. - Não é o espírito do carioca.
Os desenhos são sofisticados, de cores suaves, bolados pela agência carioca OSC Marketing Promocional, com criação de Leila Fittipaldi e direção de Guilherme Borges.
Uma cervejaria continuará fornecendo barracas aos ambulantes. Em troca, poderão botar sua marca na parte interna do guarda-sol.
Desde o verão de 2010, uma onda de guarda-sóis e cadeiras na cor vermelha impera nas areias das praias cariocas, desagradando barraqueiros e banhistas. A padronização foi estabelecida em uma resolução da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) para reorganizar o comércio dos barraqueiros nas praias e facilitar o trabalho da fiscalização.



L


PRAIAS


Areia de trechos das praias de Copacabana e Leblon é reprovada pela prefeitura

Com areia contaminada por coliformes devido a lixo e restos de comida, trechos de praias da Zona Sul são reprovados em análise oficial; já no Piscinão, a qualidade é ótima

Emanuel Alencar


Falta de higiene. Cachorro brinca na praia do Leblon, apesar da proibição: fezes estão relacionadas a diarreias e outras doenças

Pablo Jacob / 25-01-2012 / O Globo

RIO — O horizonte ensolarado às vésperas de mais um verão pode ganhar nuvens escuras por causa da contaminação das areias das praias da Zona Sul. Um trecho de Copacabana (altura da Rua Barão de Ipanema) e outro do Leblon (Rua Bartolomeu Mitre) foram considerados não recomendados pela prefeitura, a pior entre as quatro graduações dadas pelo programa Areia Carioca, da Secretaria municipal de Meio Ambiente. Nesses locais, foram detectados mais 30 mil coliformes totais em 100 gramas de areia e mais de 3,8 mil unidades da bactéria Escherichia coli, um forte indicativo da presença de fezes animais. O teste foi realizado na quinzena de 9 a 23 de outubro.

A presença das fezes de cachorros é o fator principal para a classificação negativa registrada em Copacabana. No Leblon, são principalmente os restos de comida e lixo que explicam a má qualidade das areias.

Nesse período, o Piscinão de Ramos, ao contrário, teve a higiene de suas areias aprovada: recebeu classificação “ótima”, assim como três trechos aferidos da Praia da Barra. A classificação positiva indica a presença de até 10 mil coliformes fecais e até 40 unidades de E. coli por 100 gramas de areia. Também receberam avaliação máxima as praias de Ipanema (trecho da Rua Paul Redfern), Vermelha (Urca), Guanabara e Bica (Ilha do Governador) e a orla do Recreio a Guaratiba.

Gerente de monitoramento de Água e Ambientes Costeiros da secretaria, Vera Oliveira explica que não é comum esses trechos de Copacabana e Leblon registrarem índices preocupantes de contaminação. No penúltimo boletim, a região da Rua Barão de Ipanema teve índice considerado bom, mas a área da Bartolomeu Mitre apontou índice apenas regular. Já as areias do Piscinão de Ramos frequentemente aparecem como impróprias. A presença de bactérias que podem causar diarreias e irritação de pele — além de lesões e micoses — também já preocupou em Ipanema, na medição feita no fim de agosto passado.

A prefeitura analisa a qualidade das areias de 36 pontos. Desde fevereiro de 2010, as informações são divulgadas no Diário Oficial. Em cada ponto, há a aferição de cinco amostras diferentes. Critério que evita que haja fatores pontuais que possam mascarar o resultado final. Vera Oliveira diz que os trechos considerados impróprios sofreram com maus hábitos do frequentadores e critica a falta de zelo do carioca com o “quintal de casa”.

— A praia é a continuação da casa do carioca, que tem que tomar mais cuidado com o que é seu. A legislação municipal é transparente ao impedir a presença de cães nas praias. A única exceção é a Praia do Diabo, mas os cães só podem circular por lá no calçadão, e os donos devem levar saquinhos para coletar as fezes. Estes índices altos em trechos de Copacabana e Leblon demonstram que houve um uso excessivo e maior sujeita e fezes. Algum impacto existiu — afirma Vera.

Mestre em biologia celular pela UFRJ, Igor Cruz alerta que microrganismos de origem fecal, como a Escherichia coli e os enterococcus, podem gerar uma série extensa de patologias. Por isso, neste verão é prudente ficar atento não apenas com o aspecto do mar:

— As patologias causadas por estas bactérias não chegam a ser letais. Mas quem gosta de pegar uma diarreia, disenteria, irritação de pele? A Escherichia coli é usada como um indicador de presença de outros microrganismos nocivos à saúde. Onde há presença de E. coli há registro de outras bactérias. A ciência já detectou que uma cepa de enterococcus, microrganismo de origem fecal, é resistente a antibióticos. Calor, umidade boa e restos de comida, características das praias do Rio, proporcionam um ambiente extremamente favorável à proliferação destas bactérias.

Salmonela, outra vilã das praias
O especialista ressalta a importância de se evitar que os cães defequem nas areia. Ele observa que “não chega a ser o caso de uma calamidade pública porque normalmente (estas doenças associadas à contaminação) não geram óbito”, mas classifica de preocupante o recente patamar de 3,8 mil unidades de Escherichia coli em 100 gramas das areias da Princesinha do Mar. O limite aceitável de muitos países varia de 400 a 600 unidades. As praias cariocas, diz ele, também podem abrigar uma outra vilã do bem-estar: a salmonela.

— Há estudos que indicam a presença de salmonela, bactéria muito comum em alimentos derivados de ovos, em praias de Fortaleza. No Rio, esta contaminação provavelmente também existe — diz Igor Cruz. — A praia se tornou um recanto de perigo. O perigo existe há pelo menos dez anos, mas faltam informações ao público.

Na avaliação do biomédico, o poder público poderia indicar o grau de contaminação das areias, da mesma forma com que avisa sobre os perigos do mar.

— A prefeitura poderia sinalizar com uma bandeirinha vermelha quando houver presença de água e areia contaminadas. Toda a contaminação vem do hábito do homem. Os trechos mais contaminados são registrados nos locais de maior uso. Há uma relação direta. O diálogo do poder público com a população deve aumentar.

A dermatologista Bruna Duque Estrada alerta que fungos causadores de micoses e verminoses de pele podem ser trazidos por animais nas praias:

— É preciso ficar atento aos boletins, não levar cão à praia e evitar frequentar os locais com contaminação, já que é impossível não ter contato com a areia.

Horário de verão: área de lazer com uma hora a mais

Ao mesmo tempo em que índices alarmantes de contaminação das areias por bactérias são divulgados, a prefeitura anuncia que o funcionamento das áreas de lazer na orla da Zona Sul será prolongado até as 19h a partir do próximo domingo. A mudança vale para o Aterro do Flamengo, para a Avenida Atlântica (na pista junto à orla, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Prado Júnior), para a Avenida Delfim Moreira (pista junto à orla) e para a Avenida Vieira Souto (também na pista junto à orla).

Além disso, a pista reversível da Avenida Atlântica, junto às edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, também será estendida até as 19h (incluindo a Rua Joaquim Nabuco, no trecho entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica, e o fechamento da Avenida Princesa Isabel, na pista sentido orla). A CET-Rio informa que a sinalização referente ao horário de funcionamento das áreas de lazer já está sendo alterada conforme a nova programação: das 7h às 19h.




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MENOS UM VAGABUNDO !

Golpista é preso por instalar chupa-cabra em caixas eletrônicos de Ipanema


Imagens mostram suspeito com o equipamento em agência bancária



.Do R7, com Rede Record


...Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na última terça-feira (23) por instalar chupa-cabra (equipamentos que furta dados de clientes) em caixas eletrônicos em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Um comparsa dele ainda é procurado, segundo a Polícia Civil.

Câmeras de segurança registraram algumas ações do golpista, que geralmente entrava na agência com um boné ou gorro e óculos escuros.

O suspeito ainda tentou fugir, fingindo que estava falando com a mulher em um telefone público. No entanto, o aparelho estava quebrado. Na delegacia, ele negou o crime.

De acordo com o delegado Alexandre Braga, esse é um crime que requer conhecimento técnico e habilidade. Dois clientes que tiveram o cartão clonado foram identificados.

— Estamos à procura de outro sujeito que, provavelmente, agia com ele. A maneira mais simples de evitar esse crime é cobrir o teclado.



METRÕ




Após carnaval, Ipanema ficará quase um ano sem metrô

Paralisação se deve às obras da Linha 4, que ligará a Zona Sul à Barra

O Globo


— A Estação General Osório do metrô, em Ipanema, ficará fechada durante dez meses, após o carnaval de 2013. A paralisação se deve à necessidade de construção de um túnel entre a própria General Osório e a Estação Cantagalo, em Copacabana, como informou o site G-1. Assim, informou o consórcio responsável pela obra, vai ficar assegurada a conexão entre as linhas 1 e 4 sem transbordo. A Estação Cantagalo será paralisada após o carnaval por pelo menos 15 dias.


A concessionária Metrô Rio vai disponibilizar nesses dez meses 23 ônibus no trajeto que vai da Estação Siqueira Campos à General Osório, diminuindo o intervalo entre os coletivos de quatro para três minutos. O horário de circulação dos ônibus será das 5h à meia-noite, de segunda a sábado; e das 7h às 23h aos domingos e feriados.

A Linha 4 prevê a construção de quatro estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; e Gávea. Um túnel subterrâneo ligará a Gávea à Praça General Osório.


BRT chegará ao Jardim Oceânico


Na Barra da Tijuca, a estação do metrô ficará no Jardim Oceânico, ao qual o traçado do BRT Transoeste será estendido. São Conrado também terá uma estação.

A inauguração das estações está prevista para dezembro de 2015, já visando à sua utilização plena nos Jogos Olímpícos de 2016, que terão, na Barra, os principais equipamentos esportivos, além da Vila Olímpica.

As obras começaram em junho de 2010 justamente pela Barra. Em dezembro de 2015, segundo prognóstico do consórcio, a Linha 4 já vai estar em fase de testes.




METRÔ

Estação do metrô de Ipanema será fechada por dez meses após carnaval


Fechamento ocorrerá para realização das obras de construção da Linha 4.

Estação Cantagalo ficará fechada por 15 dias, segundo informou consórcio.

Do G1 Rio

Linha 4 do metrô vai ligar a Zona Sul à Barra da

 A estação General Osório, em Ipanema, será fechada logo após o carnaval de 2013, por um período de dez meses, para a realização das obras de construção da Linha 4 do metrô, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Já a estação Cantagalo, em Copacabana, ficará interditada após a folia, por 15 dias, pela mesma razão. As informações são do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras do metrô na Zona Sul, entre Ipanema e Gávea.

De acordo com o consórcio, haverá essas interdições porque, "para garantir a conexão entre as linhas 1 e 4 sem transbordo, será necessário construir um túnel de interligação entre as estações Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema".

Após sua construção, a estação General Osório passou a ser ponto de integração para os bairros da Gávea, na Zona Sul, e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Mas, de acordo com o consórcio, os passageiros não precisam se preocupar, já que a MetrôRio - concessionária que administra o metrô na cidade - criou um plano especial de operação dos ônibus de integração para o período de obras. Com isso, o ponto de integração voltará a ser na estação Siqueira Campos, em Copacabana - como era feito antes da inauguração da estação General Osório.

Conclusão das obras prevista para dezembro de 2015

"O atual intervalo de 4 minutos entre as partidas dos ônibus de integração será reduzido para 3 minutos, com aumento da rota de 15 para 23 veículos. Os coletivos partirão da Estação Siqueira Campos durante o horário de funcionamento do metrô (de 5h a 0h, de segunda a sábado; e de 7h às 23h, aos domingos e feriados)", afirma o Consórcio Linha 4 Sul.

Áreas de lazer da Zona Sul são interditadas para obras do metrôInterdições na Zona Sul para a Linha 4 do metrô começam segunda-feiraAinda de acordo com o consórcio, "as obras foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca serão concluídas em dezembro de 2015, quando a nova linha entrará em fase de testes".

Na Zona Sul, serão construídas quatro novas estações - Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; e Gávea – além de um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. Além disso, serão construídas mais duas estações: São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Segundo o consórcio, todas elas serão inauguradas em dezembro de 2015 e entram em operação simultaneamente em meados de 2016.

Interdições em Ipanema e Leblon

Nesta segunda-feira (22) começaram as interdições em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, para a instalação dos canteiros de obras que darão início à construção da Linha 4 do metrô.


Conforme mostrou o RJTV, no canteiro de obras do Jardim de Alah, que separa Ipanema e Leblon, ficarão os equipamentos. Já na Praça Antero de Quental, no Leblon, um grande trecho será cercado por tapumes.

No meio da semana, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, terá 60% de sua área cercada para o início das obras da Linha 4 do metrô. Mas daqui a 15 dias, no Leblon, a Avenida Ataulfo de Paiva vai ter dois trechos interditadas por um ano e meio: entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza e entre as avenidas Afrânio de Mello Franco e Borges de Medeiros. Os motoristas serão orientados sobre as interdições e os desvios por agentes da CET-Rio.





ALERTA ! !

ALERTA A POPULAÇÃO

A empresa de ônibus 1001, responsável pelo acidente na rodovia Rio-Teresópolis com 14 vidas perdidas, é uma daquelas que faz ponto final na R. Teresa Aragão onde o estacionamento é proibido e vimos há dois anos lutando para sua remoção. Portanto, a violação de mínimas leis de trãnsito, pode levantar suspeitas sobre a manutenção de seus veículos, inclusive.

JGuia

PRAÇA DA PAZ


Praça nossa senhora 8 horas da manhã
Operários de mãos dadas em forte reza
O que virar pela Frente?

RETENÇÃO

Obra da Cedae complica o trânsito em Ipanema


Rio - Uma obra da Cedae na Rua Gomes Carneiro, na altura do número 126, causa forte retenção em Ipanema na noite desta terça-feira. Duas faixas da via estão interditadas para as interveções.

O motorista encontra lentidão chegando na Rua Visconde de Pirajá, na altura da Rua Teixeira de Melo. Equipes da CET-Rio estão no local para orientar o tráfego. A previsão é que o trecho seja liberado às 3h desta quarta-feira.

SERÁ QUE RESOLVE ?

População tem canal para tirar dúvidas sobre a Linha 4 do metrô


Obras afetarão os bairros de Ipanema e Leblon


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) -

 A Linha 4 do Metrô (Ipanema-Barra da Tijuca) disponibiliza o telefone 0800 021 0620 para tirar dúvidas da população sobre as obras nos bairros de Ipanema e Leblon. Também é possível obter informações através do site www.metrolinha4.com.br e do twitter.com/metrolinha4.

Nesta segunda-feira (22), foi iniciada a ocupação gradativa do Jardim de Alah, onde será instalado um canteiro de apoio, e da Praça Antero de Quental, no Leblon, onde será construída uma estação. A partir de novembro terá início as intervenções no trânsito da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. A data da intervenção e as alternativas de trânsito serão definidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará todo o processo.

O trabalho foi planejado com objetivo de causar o menor impacto possível para a população e para o meio ambiente, com preservação de árvores e 100% da área verde restabelecida. Diferente do que foi feito na construção de outros trechos do metrô, os 5,7 quilômetros de túneis subterrâneos na Zona Sul serão escavados com o equipamento mais moderno do mundo, o TBM (‘Tatuzão’), sem explosões e sem a necessidade de abrir valas na superfície ao longo das ruas.

As obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca. Na Zona Sul, começou em julho de 2012, com o trabalho de sondagem _ quando se mapeia o solo. Já há mais de 3 mil metros de túneis escavados entre a Barra da Tijuca e a Gávea. A Estação Jardim Oceânico, na Barra, já conta com a estrutura das paredes de diafragma prontas e já iniciou as escavações no local. A Estação São Conrado também já está em construção.

A Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca a partir de 2016, vai transportar mais de 300 mil pessoas, retirando das ruas aproximadamente 2 mil veículos por hora/pico, o que significa menos emissão de poluentes no ar que respiramos. Serão 16 quilômetros de extensão e seis estações – Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. A obra está prevista para terminar em dezembro de 2015

GOSTO AMARGO


METRÔ

Moradores podem tirar dúvidas sobre obras da Linha 4 do metrô através de 0800


Rio - A Linha 4 do Metrô (Ipanema-Barra da Tijuca) disponibiliza o telefone 0800 021 0620 para tirar dúvidas da população sobre as obras nos bairros de Ipanema e Leblon. Também é possível obter informações através do site www.metrolinha4.com.br e do twitter.com/metrolinha4. Nesta segunda-feira, foi iniciada a ocupação gradativa do Jardim de Alah, onde será instalado um canteiro de apoio, e da Praça Antero de Quental, no Leblon, onde será construída uma estação.

A partir de novembro terá início as intervenções no trânsito da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. A data da intervenção e as alternativas de trânsito serão definidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará todo o processo.

O trabalho foi planejado com objetivo de causar o menor impacto possível para a população e para o meio ambiente, com preservação de árvores e 100% da área verde restabelecida. Diferente do que foi feito na construção de outros trechos do metrô, os 5,7 quilômetros de túneis subterrâneos na Zona Sul serão escavados com o equipamento mais moderno do mundo, o TBM (‘Tatuzão’), sem explosões e sem a necessidade de abrir valas na superfície ao longo das ruas.

As obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca. Na Zona Sul, começou em julho de 2012, com o trabalho de sondagem _ quando se mapeia o solo. Já há mais de 3 mil metros de túneis escavados entre a Barra da Tijuca e a Gávea. A Estação Jardim Oceânico, na Barra, já conta com a estrutura das paredes de diafragma prontas e já iniciou as escavações no local. A Estação São Conrado também já está em construção.

A Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca a partir de 2016, vai transportar mais de 300 mil pessoas, retirando das ruas aproximadamente 2 mil veículos por hora/pico, o que significa menos emissão de poluentes no ar que respiramos. Serão 16 quilômetros de extensão e seis estações – Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. A obra está prevista para terminar em dezembro de 2015.



SALVEM A PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ !

Assunto: Salvem a Praça Nossa Senhora da Paz!
 

Amigos,

Iniciamos na última sexta-feira uma grande campanha pela preservação da Praça Nossa Senhora da Paz. O projeto de expansão do Metrô na Zona Sul, proposto pelo Governo Estadual, não respeita a última cobertura verde do bairro. Sua proposta de construir a Estação de Metro Nossa Senhora da Paz a céu aberto resultará na destruição de todos os valores que a Praça representa. Cerca de 113 das 309 árvores da praça serão retiradas para as obras, acabando com o ecossistema local.
 
Precisamos pressionar para que a obra respeite o pulmão de ipanema!

Clique aqui e pressione já: www.paneladepressao.org.br/campaigns/95

Infelizmente, as notícias sobre a praça não são muito boas. Nessa segunda-feira começaram a colocar alguns equipamentos e tapumes. O Governo argumenta que fez algumas audiências públicas e conversou com as associações de moradores, mas a realidade é que nenhuma dessas reuniões resultou em um acordo entre o governo e a sociedade civil.

A Praça Nossa Senhora da Paz é um importante patrimônio tombado, turístico, cultural, histórico, ambiental e faz parte da memória da nossa cidade. Há quase 90 anos é parte da vida de gerações de cariocas e turistas. Sua cobertura verde com árvores centenárias é parte sustentável do micro clima local. Atende às minorias da população - crianças, idosos e cadeirantes - que sob suas acolhedoras sombras encontram um lugar de lazer e convivência social.

Exigimos que a obra seja feita usando método subterrâneo e tecnologia de ponta. De acordo com esse método a obra não atingiria a superficie da Praça preservando-a integralmente. É uma proposta perfeitamente viável e factível e amplamente usada no mundo todo.
 
O PSI com apoio total da população tem feito o possível procurando diálogo com o Governo mas parece que estamos batendo em um muro de concreto. A nossa única arma é a pressão. Se o Regis Fichtner, o Julio Lopes e o secretário de obras recberem milhões de e-mails de protesto, talvez resolvam se posicionar. 

Clique no link pra enviar a sua mensagem de protesto, envie para todos os amigos, familiares e vizinhos para que façam o mesmo!  
 
www.paneladepressao.org.br/campaigns/95

Precisamos salvar a Praça!

Ignez

BLOG DO NOBLAT



Brasília, 22 de outubro de 2012
Enviado por Ricardo Noblat - 
22.10.2012
 | 
13h03m
GERAL

No Rio, a destruição de um bem tombado, por Ignez Barretto

O projeto para o metrô da Linha 1 em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro utiliza alta tecnologia nas escavações do túnel com o tatuzão, considerado o máximo em termos de engenharia para este tipo de obra.
No entanto, embora paradoxal, o governo fez a opção de construir a Estação N. Sra. da Paz em metodologia de vala aberta que implicará em diversos transtornos para a população - fechamento da praça, barulho, poeira e sobretudo a destruição e descaracterização de um bem tombado, a Praça N. Sra. da Paz, inegável valor ambiental, cultural , histórico etc.


O impacto no ambiente, na variada fauna e na sustentabilidade do bairro também serão severos. Árvores quase centenárias serão retiradas sem nenhuma garantia que resistirão a posterior plantio. Substituídas por mudas, levarão mais outros cem anos para chegarem à exuberância atual.
Por conta destes desmandos, o orçamento para as medidas compensatórias previstas na Licença de Instalação do INEA número 20/2012 é de apenas R$ 1.569.000.000,00 – um bilhão quinhentos e sessenta e nove milhões de reais!!!
Causa perplexidade e espanto os motivos que levaram o Governo do Estado ter optado por método tão predatório se na mesma obra vai usar tecnologia de ponta.
Com o enorme crescimento das cidades, se faz cada vez mais premente o uso de seus subsolos para obras de infra estrutura.
Sendo impossível, e também não desejável, destruir o patrimônio cultural, arquitetônico, histórico, social e ambiental dos quais as cidades são guardiãs, a opção mais avançada em engenharia é a obra no método subterrâneo que não alcança a superfície.
Dessa forma os transtornos são mínimos para a população e a preservação fica totalmente garantida.
É completamente fora de propósito que a obra do metrô venha com o tatuzão escavando o túnel pela Rua Barão da Torre, e quando chega à Praça N. Sra. da Paz, bem tombado e que deveria estar na prioridade máxima de preservação por parte autoridades, o avanço todo para, e voltamos à idade da pedra em termos de engenharia usando técnicas que foram eficientes nos anos 60, mas que hoje são consideradas totalmente ultrapassadas.



Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

PANELAÇO NA PRAÇA DA PAZ










PANELAÇO EM IPANEMA


Obra do metrô chega nesta segunda à Zona Sul com tapumes e protesto

Associação de Ipanema fará panelaço na Praça Nossa Senhora da Paz

Canteiro de obras . Tapumes já montados na Praça Nossa Senhora da Paz Foto: Agência O Globo / Camilla Maia
Canteiro de obras . Tapumes já montados na Praça Nossa Senhora da PazAGÊNCIA O GLOBO / CAMILLA MAIA
RIO— Assim como já ocorreu na Praça Nossa Senhora da Paz, o Jardim de Alah e a Praça Antero de Quental começarão a receber canteiros de obras do metrô a partir desta segunda. Mas a instalação de tapumes para a construção da Linha 4 tem causado controvérsia. A forma como as obras serão executadas e a falta de diálogo entre o poder público e os moradores são os principais alvos de queixa. A partir das 10h, o projeto Segurança de Ipanema realiza um panelaço na Praça Nossa Senhora da Paz.
— O transtorno para nós, moradores, será muito grande. Hoje há recursos tecnológicos que dispensam tanta intervenção —critica Ignez Barreto, coordenadora do movimento, que reclama da falta de diálogo por parte das autoridades.— Nós mandamos ofícios e eles nunca nos responderam.
Segundo o governo estadual, o trabalho foi planejado com o objetivo de causar o menor impacto possível para a população e para o meio ambiente. Os 5,7km de túneis subterrâneos na Zona Sul serão escavados com o equipamento TBM, conhecido como Tatuzão, que dispensa explosões e a abertura de valas nas ruas.
— Sabemos que nas primeiras semanas será um caos. A solução é fazer uma fiscalização intensa — diz Augusto Boisson, presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon, que elogia o trabalho do governo. — Eles escutaram nossas sugestões.
Segundo a prefeitura, a instalação dos canteiros de obras será gradual. Nas duas praças, serão mantidas áreas de lazer. O canteiro da Antero de Quintal levará uma semana para ser instalado, e 62% da praça ficarão livres. A segunda fase deixará liberados 26% dela.
O engenheiro civil Roberto Campos, morador do Leblon, acredita que esta é a melhor maneira de construir:
— É um mal necessário.
Começam em novembro as mudanças no trânsito do Leblon para a construção das estações Jardim de Alah e Antero de Quental. Gradativamente, serão fechados ao tráfego de veículos dois trechos da Avenida Ataulfo de Paiva, entre as avenidas Borges de Medeiros e Afrânio de Melo Franco, e entre a Rua General Urquiza e a Avenida Bartolomeu Mitre.






MOVIMENTO 31 de JULHO

RioHoje às 16h03 - Atualizada hoje às 17h15


‘Movimento 31 de julho’ faz passeata na orla do Leblon e de Ipanema

Manifestantes apoiam e parabenizam condenações no julgamentodo Mensalão

Jornal do BrasilÍris Marini

Cerca de 70 pessoas participaram, na manhã deste domingo, de uma passeata na orla do Leblon e Ipanema, promovida pelo Movimento 31 de Julho Contra a Corrupção e a Impunidade, em apoio à conduta do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ação penal 470, o mensalão.

Com cartazes onde se lia “Pega ladrão”, “Valeu, STF”, “O Brasil mudou, a pizzaria fechou”, entre outros dizeres, os participantes destacaram a atuação do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, assim como os demais envolvidos nas investigações de corrupção.

Integrantes do movimento venderam 50 máscaras do ministro Joaquim Barbosa para a população, que foi se integrando à passeata ao longo do caminho. Além disso, os representantes do 31 de julho expunham um cheque gigante fictício do banco “171”, da agência “13”, no valor de R$ 153 milhões de reais, assinado por “Lalau da Silva”. O valor, segundo os membros do movimento, seria a quantia que deverá ser devolvida ao governo, pelos políticos que participaram do mensalão.



Fotos: Vítor Silva / Jornal do Brasil

Porta-voz do grupo e jornalista, Altamir Tojal falou sobre a origem e o objetivo daquela passeata: “Nós somos pessoas que, em vez de ficarmos só reclamando dos políticos, resolvemos melhorar a situação política do nosso país. A primeira passeata do grupo foi realizada no dia 31 de julho de 2011, após ter saído um artigo no jornal El País dizendo que, no Brasil, havia muita corrupção, impunidade e que, mesmo assim, os brasileiros não protestam, não vão às ruas lutar pela política do seu país. A partir disso, um grupo de amigos resolveu criar essa campanha – difundindo pela internet e através da imprensa – que começou lutando pelo reconhecimento dos poderes do Conselho Nacional de Justiça, em apoio às ações da ministra Eliana Calmon”, contou ele.

A campanha, segundo Altamir, continuou defendendo a constitucionalidade da Lei Ficha Limpa e, depois, a marcação da data do julgamento do mensalão. “Há seis meses ninguém acreditava que o julgamento ia acontecer. Também não esperavam que os políticos fossem condenados e, agora, nosso desejo é que eles sejam presos e haja a devolução dos R$ 153 milhões roubados”, disse.

De acordo com Marcelo Medeiros, que também integra o movimento, uma das prioridades do grupo é que este estimule uma atitude “mais republicana e democrática do Poder Judiciário, no Brasil, que é muito duro com os pobres e protege os poderosos da sociedade”.

Outro tema abordado pelos manifestantes são as denúncias contra a construtora Delta que, segundo eles, “estariam sendo varridas para debaixo do tapete, junto com a CPI do Cachoeira”.

Utilizando o microfone do carro de som, Marcelo Medeiros convocou a população para se engajar no movimento: “Da sua ignorância política, do seu desinteresse, é que nascem os assaltantes e os políticos corruptos, pilantras e safados”, declarava o manifestante. “Parabéns, Carmem Lúcia, Rosa Weber, Marco Aurélio de Mello, a procuradoria, a polícia federal e até o Ricardo Lewandowski. Sem ele, não haveria julgamento, pois foi a partir da declaração dele, de que não haveria julgamento e que quando houvesse os crimes já teriam sido prescritos, que nós nos movimentamos com o abaixo-assinado para marcarem a data do julgamento”, concluiu em tom de ironia.

O povo tem voz e democracia na praia


Opinião de Salete provocou reação verbal e deboche dos manifestantes do movimentoUma mulher invadiu a passeata gerando controvérsia entre os participantes. Salete Cesconeto afirmava que os políticos do PT não deveriam ser condenados e que todos os partidos deveriam ser julgados por corrupção, e não apenas um. “Não sou contra o movimento. Sou contra a hipocrisia deles e dessas madames que acham certo escolherem a dedo os políticos condenados. Há diversos partidos que praticaram ações iguais ou piores que este e os casos foram engavetados. Em São Paulo, o PSDB está podre. A direita está cheia de podridão e eles não percebem isso”, disse a mulher.

Wall Lyra, de 40 anos, andava de skate na orla do Leblon quando a manifestação começou. Ele juntou-se à passeata rapidamente. “Acho que este movimento é um início para que não dê em pizza novamente. É um grande passo. Só falta mesmo a união da população”, disse.

A ciclista Luiza Almeida, de 56 anos, também apoiou a manifestação: “Quando um cidadão tem orgulho de ser brasileiro, tem que ir à rua. Além disso, é necessário que os estudantes se integrem a essa causa. Há pouca gente jovem aqui”, observou.

João Bosco, de 70 anos, lamentou a pequena participação da população: “É pouca gente. Quando vem a marcha da maconha ou a parada gay, a praia lota, mas na hora de defender uma causa importante como essa, vem essa mixaria”, criticou.