PRAÇA DA PAZ

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/t/edicoes/v/escavacao-da-linha-4-do-metro-vai-comecar-em-julho-de-2013/2117273/

EMAIL RECEBICO



O impasse em relação à estação do metrô na Praça N. Sra. da Paz não se restringe apenas a preservação das árvores centenárias dentro de um espaço belíssimo que é quase um parque. Para se construir a estação, o governo planeja fechar com tapumes todo o perímetro da Praça, para transforma-la em canteiro de obras, com estacionamento de tratores, caminhões, estocagem de material e alojamento de diversos operários. Mesmo que as escadas de acesso para a estação fiquem situadas em calçadas fora da Praça, ainda assim a Praça ficaria toda estragada com as obras. Vale lembrar que durante a reforma da Praça XV, na década de 90, operários cortaram raízes de portentosas árvores. Após as obras, as árvores tombaram facilmente, em um dia de chuva forte e ventos velozes, por causa da falta de sustentação das raízes. Com certeza, isto também aconteceria na Praça da Paz.

Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da periferia, conforme acusaram algumas pessoas. Estamos propondo a estação fora da Praça, apenas para evitar a destruição da mesma pelas obras do metrô. Logo, não somos contra a vinda de pessoas de bairros distantes: nenhum morador de Ipanema foi contra na época em que construíram a estação Gal. Osório, no mesmo bairro.

O prefeito pede a compreensão dos cariocas sobre os transtornos no trânsito causados pelas obras da região portuária mas se esquece de pedir o mesmo com relação às obras do metrô de Ipanema. Transtornos no trânsito causados pela adaptação do projeto da estação, para preservar a Praça, são aceitáveis. Compensa suportar um ou dois anos de transtornos, quando o benefício é manter uma área verde belíssima por muitas décadas mais. A pressa para aprontar a cidade para a Copa e Olimpíadas atropela a preservação ambiental. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

Várias praças e ruas onde foram construídas estações de metrô ficaram completamente desfiguradas, e feias, em relação ao que eram anteriormente. Estruturas de concreto puro e o piso com lajotas hexagonais, também de concreto, prevalecem no chão e nas calçadas em volta de todas as estações, o que demonstra uma falta de imaginação e descuido com um paisagismo melhor.

A apenas recente falta de conservação na Praça N. Sra. da Paz (poças de água atraindo mosquitos, vegetação mal-cuidada) demonstra uma aparente proposital desatenção da Prefeitura. Parece até que a Prefeitura quer afugentar os frequentadores, principalmente idosos e crianças, para então se justificar: "A Praça é pouco frequentada mesmo... não há problema em demolir a mesma para fazer o Metrô e estacionamento subterrâneo."

H B

METRÔ



Moradores reivindicam mudanças no projeto do metrô de Ipanema

Grupo defende que usuários da estação não passem por dentro da praça.

Animação feita em computador mostra como ficará estação N. Sra. da Paz.

Do G1 RJ

Moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recolheram assinaturas para um abaixo-assinado que defende mudanças no projeto da Estação Nossa Senhora da Paz, na manhã desta sexta-feira (31). O grupo defende que os acessos à estação subterrânea não fiquem próximos às grades da praça.

Mais de 300 assinaturas foram recolhidas. A vizinhança reivindica também que os acessos sejam distribuídos em pontos, de forma que os usuários do metrô não precisem passar por dentro da praça. O RJTV mostrou animação feita em computador de como vai ficar a estação de metrô (veja no vídeo acima).

Manifestantes levaram maquete de como querem a estação N. Sra. da Paz (Foto: Matheus Giffoni/ G1)A organizadora do ato, Ignez Barreto, diz que o grupo nunca foi contra a passagem do sistema pelo bairro de Ipanema. "Só achamos que os acessos têm que ficar fora da praça, de frente para o comércio."

Morador do bairro há 54 anos, Achilles Lobo, de 75, diz que uma estação na praça prejudicaria os usuários do espaço. "Muitos idosos e cadeirantes comemoram aniversários e tomam sol aqui. Sem contar as crianças que têm mais liberdade", explica. "A Praça Nossa Senhora da Paz é importantíssima para a saúde e educação dos usuários."

Posição da linha 4

A assessoria de imprensa da linha 4 alegou que o projeto foi debatido com a população e que foram feitas duas audiências públicas, além de encontros com associações de moradores e de empresários.
A empresa informou que para compensar a derruba de árvores na praça General Osório, serão plantadas mudas em outras áreas do bairro.

Segundo o metrô, os acessos à estação foram definidos através de estudos que levaram em conta critérios de engenharia, segurança, comodidade e demanda. A empresa afirma que os usuários não vão precisar entrar ou cruzar a praça para acessar o metrô.

Os moradores também pedem que a obra provoque menos impactos na praça e no entorno. Mas o metrô alega que assim a obra ficaria mais cara, colocaria em risco as estruturas de prédios vizinhos e não eliminaria a necessidade de escavações na região da praça Nossa Senhora da Paz.

O grupo de moradores alega que é possível fazer a obra com menos impactos na rotina do bairro. A linha quatro do metrô vai ligar a estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra, e terá quinze quilômetro de extensão.



METRÔ


RAÇA N.S. DA PAZ

Linha 4 do Metrô responde

Sobre a nota que relata a insatisfação de moradores de Ipanema com a construção de uma estação dentro da Praça Nossa Senhora da Paz, a assessoria de imprensa da Linha 4 do Metrô diz:
"O projeto é 100% sustentável, já que haverá replantio com mudas das árvores que precisarem ser removidas. O metrô é o meio de transporte de massa mais ambientalmente correto porque retira veículos da rua, retirando a emissão de gás carbônico do ar.

Os acessos às estações da Linha 4 foram definidos a partir de estudos que levaram em conta critérios de engenharia, segurança, comodidade e demanda.

As obras da Linha 4 na Zona Sul vão utilizar o TBM (Tatuzão), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos do metrô de Ipanema à Gávea -- sem explosões e sem a necessidade de abrir valas na superfície --, método construtivo seguro e usado em todo o mundo."


Nome: Zeca Araujo Dias 
- 30/8/2012 - 7:48
Moro em Ipanema, utilizo o metrô diariamente e sou a favor da estação N.Sra. da Paz. O PSI se autoproclamou como representante dos moradores do bairro, o que não é verdade. É um pequeno grupo que, por estar organizado, tem acesso à mídia e fica tentando encobrir seus preconceitos com uma suposta defesa do meio ambiente.

É preciso ficar claro que o PSI não representa a população de Ipanema. Além do mais o metrô é DE TODA A POPULAÇÃO CARIOCA!!! 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Observador Atento 
- 30/8/2012 - 6:44
Que absurdo o rumo que a "linha 4" (Ah tá, linha 1 esticada da Saens Pena para Barra vai deixar de se chamar linha 1 embora seja a mesma linha....) do Metrô Rj tomou! Gente, a hora de evitar esse absurdo que estão fazendo com a cidade, os cidadãos, vão acabar com o meio de transporte público (caro) que é o metrô e de quebra arrasar umas praças pelo caminho!? Chocante ver nossa cidade sendo detonada dessa forma e o povo querendo reeleger eles!!! Que povo tolo! 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Maria Luiza de P Lopes 
- 30/8/2012 - 1:23
Não se dão ao trabalho nem de elaborar outra resposta que não essa, dada sempre, constantemente, mesmo sabendo que é uma inverdade já que mesmo que replantassem mudas de 300 árvores, as mesmas levariam outros 80 anos para atingirem a "cobertura verde" que hoje existe, isso sem falar em 40.000 pessoas/dia atravessando a praça, pois quem se dará ao trabalho de contorná-la havendo saídas em frente aos 2 portões centrais? Que governo é esse que não se importa com a opinião pública? Não é considerada esse tipo de atitude, de cima para baixo, uma atitude totalitária? Por que essa insistência? Afinal o que o governo tem a ganhar posicionando-se contra tudo e contra todos? Não apresentam projeto, não abrem discussões com a população, não querem nos ouvir, nem ver. Por que é tão importante manter esse projeto destruidor de um bairro inteiro? Quem ganha com isso? E o que? Malu Lopes 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Mario Henrique Mazza 
- 29/8/2012 - 23:28
Um governo que sequer debate com os moradores uma obra de tamanha proporção, e que trará profundas mudanças na rotina de cada um, merece nosso desprezo nas urnas. Vamos aproveitar a eleição que se avizinha e dar o recado! Essa obra é desnecessária e a maneira como o poder público pretende executá-la é absurda. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Geezer 
- 29/8/2012 - 22:59

O protesto legítimo dos moradores de Ipanema faz todo o sentido. Se a estação for mesmo na praça, aquilo vai virar uma sucursal da Praça Saenz Peña, com mendigos e desocupados espalhados ao redor, camelôs e barraqueiros em todo lugar, mais flanelinhas bandidos extorquindo motoristas...enfim, mais um ponto caótico no Rio, criado por políticos que só atuam em causa própria ou em nome de parentes e amigos. E tudo feito na marra, sem consultar quem mora ali. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Ricardo Maceira 
- 29/8/2012 - 19:50
Governador-viajado e prefeito-de-patinete conhecem muito o metrô da Cidade-Luz, Paris. O governador passa mais tempo lá do que cá. Lá, certamente, anda de metrô para fazer suas comprinhas.
E aqui? Só em dia de inauguração, com claque e seguranças barrando os verdadeiros usuários pagantes.
"Quem" ganhou muita $$$ para aprovar, e justificar, essa linha 1.1??? 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Ricardo Maceira 
- 29/8/2012 - 19:45
Isso não é "linha 4".É, quando muito, linha "1.1", prolongamento b-u-r-r-o, sem projeto, da Linha 1.
Em nenhum lugar do mundo se constrói um metrô "linear".
O governador-viajante-itinerante (anda sumido e calado desde os casos Cavendish-Cachoeira) e seu cumpanheiro prefeitinho são os únicos "interessados" (ou interesseiros?) nessa linha 1.1.
Quem entrar na Barra, só vai conseguir sair na Saens Pena, de tão lotado que vai estar! 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Ana Paula Cavalcanti Romeiro 
- 29/8/2012 - 19:39
O governo sempre com a mesma resposta pronta!!! Incrível!!! 

Bom, o Metrô Rio tem um padrão. Basta olhar pra trás... todas as praça por onde passou, acabaram enquanto praca. Viraram passeios públicos com um monumento à feiura e ao mau gosto no meio : praça saens pena, afonso pena, cardeal Arcoverde, eugenio jardim, largo do machado e general Osório. Todas!!!

So não queremos que a praça nossa senhora da paz, patrimônio ambiental tombado, tenha o mesmo destino. Até porque, para atender a população, basta um buraco no chão.

Sera que é tão complicado para este governo ouvir e dialogar com a populacao? Isso só deixa claro a arbitrariedade com que eles trabalham...


Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Helvio Ribeiro Malagris 
- 29/8/2012 - 19:09
se em ipanema vai ser usado este tatuzão, por que não podemos usa-lo em toda a cidade?
poderiamos mante-lo aqui sempre criando dezenas de quilometros de linhas de metro por toda a cidade, assim como em todas as 
cidades civilizadas do mundo, onde o metro é peça fundamental no
transporte publico. Precisamos de varias linhas de metro pela cidade, não podemos mais ficar na dependencia de olimpiadas ou copas do mundo para termos um transporte decente em toda a cidade. temos metro a mais de trinta anos e apenas poucos quilometros em duas linhas, é muito pouco. coloca este tatuzão agora cortando toda a cidade. o carioca vai agradecer muito isto.
obrigado 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Andréa Albuquerque Garcia Redondo 
- 29/8/2012 - 18:36
O ponto crucial não é a Praça ou suas árvores. A questão primordial é o abandono da Linha 4 verdadeira, fazendo a ligação do Centro para a Barra via Humaitá e Jardim Botânico, trajeto trocado por um puxadinho na Linha 1. Porém, para lutar por isso deveria haver mobilização dos demais bairros interessados, o que, infelizmente não ocorre. Para a cidade, Ipanema e Leblon não são prioritários. O Blog Urbe CaRioca e o Blog Metrô do Rio analisaram as questões à exaustão. 
                  comentários.


Nome: Luciano Ozorio Rosa 
- 30/8/2012 - 18:15
"O projeto é 100% sustentável": frase oca. Trocar árvores plantadas há 50-80 anos por mudas que levarão igual tempo para crescer: crime ambiental. Construir acessos ofensivos à estética e ao bom senso, como tem sido feito: mau-gosto e caipirice. Transformar um verdadeiro oásis em ponto de passagem, de camelotagem e de punguistas: crime urbanístico. Chamar de Linha 4 uma custosa e supérflua extensão da Linha 1: empulhação. Algum candidato a Prefeito se dispõe a salvar a Praça? 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Elizabeth de Lima Feuermann Missagia 
- 30/8/2012 - 17:40
Desde quando arvores adultas podem ser replantadas? Vao plantar mudas isto sim. É um absurdo. Se os interessados maiores nao querem porque nao atende-los? A presidente da Ama Ipanema deve estar muito iludida para aceitar isto.


Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Sérgio Barros 
- 30/8/2012 - 13:53
Emmanuel, nada como arquitetos "modernosos" para destruir prédios de qualidade e erguer monstrengos. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Emmanuel da Silva Galhardo 
- 30/8/2012 - 11:56
Lembrem do Palácio Monroe. Um ícone de nossa arquitetura e parte relevante de nossa história transformado em pó pela sanha progressista: o metrô era a prioridade. No final o traçado dos trilhos foi alterado de forma a salvaguardar o monumento; que fora inicialmente projetado para ser o "Pavilhão do Brasil" na Exposição Universal de Saint Louis nos EUA em 1904. Foi condecorado com a medalha de ouro no "Grande Prêmio Mundial de Arquitetura". Ao final do evento, vejam só, foi desmontado e trazido de volta ao Brasil onde foi remontado em 1906 na Cinelândia vindo a se tornar sede da Câmara e em seguida do Senado. Foi demolido graças a sanha destruidora deste jornal, que, em campanha por ele mobilizada e com a participação de arquitetos "modernosos" como Lúcio Costa aproveitando o gancho das obras do metrô pediram sua demolição. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Jane Fondha 
- 30/8/2012 - 10:26
E PRECISO QUE SEJA ASSINADO UM DOCUMENTO OBRIGANDO QUE SEJA REPLANTADA AS ÁRVORES. ESSE GOVERNO PROMETE QUE VAI REPLANTAR, MAS QUANDO NINGUEM SABE.. IMPRESSIONANTE AS OBRAS QUE SÃO FEITAS NA CIDADE, TUDO COM O ACABAMENTO PESSIMO, DEVE SER P JUSTAMENTE QUEBRAR LOGO P SER REFEITO... NOSSO DINHEIRO PELO ESGOTO. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Pedro Rj 
- 30/8/2012 - 10:23
Sou obrigado a concordar com o Metro. Os acessos ficarão fora da praça. Não vejo motivo para tanto escarcéu e alegações que vai "destruir a praça". Pelo jeito que a associação se manifesta, dá a impressão que vão plantar uma saída no meio da praça.

Acho que as associações devem ser sempre ouvidas, mas com parcimônia pois muitas reivindicações são estúpidas . 
Lembro-me da polêmica quando a associação de Copacabana não queria que o nome da Est. Cantagalo tivesse nome da favela, que é o referencial de localização. Outra foi em relação à construção do Shopping Leblon. A associação dizia que o shopping daria um nó no trânsito, que o Leblon não teria condições, blá-blá-blá e nada disso aconteceu. 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Danilo Esper Urbano St 
- 30/8/2012 - 10:11


Eleições Rio de Janeiro: 

Lulista Eduardo Paes surfa com 53%; 

"Comunista" Freixo, candidato do Chico Buarque, sobe para 13% das intenções de voto

Nesta eleição, 
os demos reaças cariocas só vão servir pra sufragar um singelo voto na urna, 
pra referendar oficialmente o Presidente Lula por mais 4 anos 
ou para ascender o socialismo solar.

De resto, os demos reaças cariocas não prestam pra nada.


Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Sérgio Barros 
- 30/8/2012 - 9:25
Linha 4?? É a mesma linha 1 de sempre! Estão pensando que enganam quem? Aqui não é eleitor do Lulla não! 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Vitor Flamel 
- 30/8/2012 - 8:16
Metrô responde na base do texto padrão, só no CTRL+C CTRL+V! 

Este comentário é ofensivo ou inapropriado? 
Denuncie aqui


Nome: Guanabarino 
- 30/8/2012 - 7:51
O ponto primordial é o abusurdo do traçado dessa "linha 4" uma verdadeira tripa, feita no trajeto mais complicado geologicamente e logicamente mais caro e o pior com a construção de uma caríssima estação anexa a Gal. Osório, uma piada, um show de incompetência com o nosso dinheiro 


GENERAL OSÓRIO

ABANDONARAM NOSSA PRAÇA,AGORA PERTO DAS ELEIÇÕES ,APARECEM !!!!!!


A praça em Ipanema é deles, na maior parte do tempo

Por Clara Passi (clara.passi.personale@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 5 horas atrás....Email

Em visita recente à Praça General Osório, O GLOBO-Zona Sul flagrou exemplos de queixas frequentes dos moradores de Ipanema. Por volta do meio-dia, um grupo fazia da praça uma sala de estar. Moradores de rua deitavam-se sobre pedaços de papelão e urinavam em cantos da praça. Meninos fumando cigarros brincavam sobre as bicicletas laranjas disponíveis para aluguel. A Guarda Municipal, que policia a área com duplas de agentes, abordou o grupo depois de cerca de uma hora, dispersando-o. De acordo com a assessoria da corporação, os agentes não podem infringir o direito de ir e vir dos moradores de rua, mas devem orientá-los a não deitar nos bancos da praça, depredar o patrimônio público ou causar desordem.

Pedras portuguesas soltas, um buraco fundo no calçamento, uma cabine abandonada com pichações e muito lixo, embora houvesse garis trabalhando, também compunham o cenário na semana passada.

- É preciso haver mais guardas na praça. Tem muito morador de rua a qualquer hora do dia. Tenho medo de passar por aqui à noite - diz Jorge da Silva, morador da área. - E os jardins são pisoteados durante a Feira Hippie (aos domingos).

Procurada, a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos afirma que já consertou o piso de pedras portuguesas. A cabine, que, segundo o órgão, havia sido colocada a pedido da Guarda Municipal, foi retirada. A Comlurb informa que limpa o local diariamente, durante o dia e a noite, e que está recuperando os canteiros.

A Secretaria municipal de Assistência Social, por sua vez, diz que trabalha diariamente na política de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O monitoramento, inclusive em Ipanema, acrescenta, acontece também à noite.

Polo gastronômico à noite; depósito de dia

Os restaurantes Fazendola, Banana Jack e Brasileirinho, na Rua Jangadeiros, montam, com permissão da prefeitura, suas mesas à noite na Praça General Osório, formando um polo gastronômico movimentado. Mas, de dia, fazem o espaço público de depósito, outra queixa dos frequentadores da praça. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) informa que a permanência do mobiliário dos restaurantes na praça está sendo tolerada até que uma solução definitiva seja encontrada pelos estabelecimentos, no menor prazo possível. Procurados, os donos dos restaurantes não deram data para a retirada.

- A desordem de todo tipo é o que mais nos incomoda na praça - diz o aposentado Joaquim Gonçalves, frequentador da praça. - Enquanto a situação não se resolve, tentamos conviver com os moradores de rua; não adianta olhá-los de cara amarrada. E tiro meu relógio quando passo por aqui à noite.

Hoje, Carlos Osório, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, fará uma vistoria na Praça General Osório, com o objetivo de identificar os principais problemas. Carlos Monjardim, da Associação de Moradores de Ipanema (Ama-Ipanema), o acompanhará.



..

METRÔ NA PRAÇA


Enviado por Jorge Antonio Barros - 
29.8.2012
 | 
13h40m
METRÔ DA POLÊMICA

Ipanema só quer salvar a praça

O Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), uma organização não governamental, convida para a inauguração da maquete da estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, do jeito e localizada onde os moradores querem. O evento será na próxima sexta-feira, dia 31, entre 11h e 13h, na esquina de Maria Quitéria com Visconde de Pirajá. A maquete a ser colocada na rua será em tamanho real.
O PSI esclarece suas propostas básicas:
a) Que a obra subterrânea que não atinja a superfície da praça acabando com a polêmica retirada e derrubada de árvores centenárias. Este tipo de obra é perfeitamente factível e está sendo amplamente utilizado em várias obras públicas pelo mundo afora.
b) Que os acessos sejam localizados fora do entorno imediato da praça, nunca rente às grades, para evitar que a praça se transforme em local de passagem e garantir a segurança das crianças que usufruem do local.

ATA 27/08/12





Reunião do PSI – Segunda-feira, dia 27/08/12, 18h Colégio Notre Dame – Ipanema  - RJ.


Em primeiro lugar,  foi mencionado o projeto MEU RIO que tem o objetivo de solucionar os problemas da cidade do Rio de Janeiro. Existe uma página na Internet, chamada “PANELA DE PRESSÃO” , destinada à reclamações. Foi sugerido então que o PSI monte uma página dentro do site, para pressionar as autoridades sobre a situação da Praça Nossa Senhora da Paz.
Uma senhora presente, aproveitou a menção sobre reclamações e sugeriu uma “batalha” aos camelôs de Ipanema, que estão de volta. Foi explicado que o PSI, por enquanto, está apenas com enfoque na situação da obra do Metrô para construção da estação N. S. da Paz. Indicou-se então, uma comunicação com a Associação de moradores para se tratar deste assunto. 

. INAUGURAÇÃO DA MAQUETE no dia 31/08 :
Será realizado um trabalho voluntário de distribuição de adesivos e esclarecimentos sobre uma possível saída discreta da estação do Metrô  fora dos limites da Praça Nossa Senhora da Paz. Também continuará sendo coletadas assinaturas em prol à preservação da Praça.
Foi sugerido, durante a reunião, uma outra data para a “inauguração”, por ser em um dia  de semana. Foi explicado que o evento acontecerá em outras datas, atendendo aos diferentes públicos do bairro.
 AÇÃO CAUTELAR:
Está sendo encaminhada através de advogado, a minuta  da ação que deverá pressionar o governo estadual a se pronunciar num prazo de 90 dias à respeito do projeto do PSI , em que se construa a estação desejada, unicamente subterrânea, sem causar nenhum dano à superfície e consequentemente sem destruição de árvores.

. AÇÃO POPULAR:
Após à ação cautelar, deverá também ser encaminhada. Por enquanto está parada, dependendo dos acontecimentos e da greve do judiciário.

. IPHAN:
Por sugestão de um componente do órgão, a praça poderia ser tombada junto com a Igreja de Nossa Senhora da Paz. Porém, pelo próprio IPHAN, esta possibilidade foi descartada, por serem locais construídos em diferentes épocas e não formarem um conjunto coeso.   

SEXTA FEIRA 31 DE AGÔSTO

PEGA LADRÃO !


Guardas municipais prendem ladrão que roubou turista em Ipanema

Rio - Guardas municipais da Unidade de Ordem Pública do Leblon (UOP-Leblon) prenderam, na tarde desta terça-feira, Alexandre da Silva Ribeiro, 22 anos, acusado de ter roubado uma câmera fotográfica, a carteira e um relógio do turista escocês George Edward Mitchill, 62 anos, em Ipanema. O acusado, que fazia parte de uma dupla de assaltantes, já tinha passagem por furto.

Os guardas estavam em patrulhamento na Rua Joana Angélica, esquina com rua Prudente de Moraes, quando foram alertados sobre um roubo na Avenida Vieira Solto. Os agentes perseguiram e alcançaram o ladrão metros à frente. No momento da prisão, a vítima chegou ao local acompanhada de dois policiais militares.

Todos foram levados para a Delegacia de Apoio ao Turista (DEAT), no Leblon, onde o caso foi registrado como roubo. Segundo a vítima, dois homens (um deles armado com um revólver) havia roubado seus pertences. Os guardas recuperaram o relógio com Alexandre.

A câmera e a carteira não foram localizadas, pois teriam sido levadas pelo comparsa do ladrão, que não foi localizado nas proximidades.



PROTESTO EM IPANEMA

Protesto em Ipanema pede a volta do bonde de Santa Teresa, que está há um ano sem circular


Veículos pararam depois do acidente que deixou seis mortos e muitos feridos

.Do R7


...Celso Barbosa/Futura Press/Agência Estado.


Protesto pela volta do bonde de Santa Teresa, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, RJ, na manhã deste domingo (26), quando a tragédia que matou seis pessoas e deixou quase 50 feridos, completa um ano. Após o acidente, a circulação dos veículos foi suspensa. Os bondes devem voltar somente em 2014 ao tradicional bairro turístico do Rio



.

ACIDENTE


Homem é atropelado em Ipanema

RIO- Um homem identificado como Rogério Martins, foi atropelado na tarde deste domingo, por volta das 15h, na Rua Prudente de Morais, na altura da Rua Joana Angelica, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A vítima foi socorrida por uma ambulância do Samu e levada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Segundo as primeiras informações dos bombeiros, Rogério teve ferimentos de gravidade média. O trânsito ficou engarrafado no local.

O GLOBO


POSTO 9

Cerimônia religiosa relembra vítimas de acidente com Bondinho de Santa Teresa


Moradores do bairro cobram respostas um ano após episódio

Jornal do Brasi´


Um ato ecumênico, na Igreja Anglicana do bairro, reuniu moradores e frequentadores para lembrar o dia 27 de agosto de 2011, quando um acidente com o bondinho de Santa Teresa deixou seis mortos e 53 feridos.
Amanhã, diversos atos estão programados em continuação das homenagens. Pela manhã será celebrada uma missa na Igreja da Matriz. Em seguida, haverá uma manifestação no Posto 9, em Ipanema. No final da tarde, mais um ato público, no Largo dos Guimarães, cobrará uma solução para o caso. Na segunda-feira, dia em que a tragédia completa oficialmente um ano, haverá a inauguração de uma placa em homenagem às vítimas e a entrega de um dossiê ao Ministério Público do Estado pedindo o indiciamento do secretário de Transporte, Julio Lopes.
A composição descarrilou e tombou quando descia a Rua Joaquim Murtinho, na altura do número 273, perto do Largo do Curvelo. Quatro pessoas morreram na hora. A quinta vítima fatal chegou a ser socorrida, mas morreu ainda no hospital. A sexta vítima morreu no dia 5 de setembro, após passar nove dias internada, com traumatismo craniano. O condutor do bonde, Nelson Corrêa, que fazia aniversário no dia do acidente, também morreu no local.

Na ocasião, a perícia constatou diversas falhas técnicas na composição, inclusive problemas nos freios. Desde então, a circulação dos bondes antigos foram suspensas no bairro, que ainda aguarda uma solução para o caso. A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), responsável pelo sistema, calcula que 14 novos veículos comecem a circular no bairro no primeiro semestre de 2014. Contudo, batalhas judiciais atrasam licitações. Os novos veículos - que custarão R$ 49 milhões - terão capacidade para transportar 24 passageiros. Percorrerão um trajeto de 14 quilômetros, com início na Rua Francisco Muratori (na Lapa) e término no Silvestre. Por questão de segurança, os bondes não terão estribo.