PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

CADA UM DIZ UMA COISA !


Moradores de Ipanema fazem manifestação contra obras de nova estação do metrô


Manifestantes são contra queda de árvores na Praça Nossa Senhora da Paz



Thaiana de Oliveira - 12.05.2012 às 10:46


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Um grupo de moradores realizaram uma manifestação, na manhã deste sábado (12), na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Eles protestam contra as obras para a construção de uma estação do Metrô Rio no local. O ato é organizado pelo Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), um movimento voluntário criado pelos próprios moradores para preservar valores tradicionais do bairro.

Segundo os manifestantes, as obras irão causar a derrubada de árvores. O abaixo-assinado feito pela ONG já reúne mais de dez mil assinaturas. Durante o protesto, as folhas foram penduradas em varais montados na praça.

Segundo o governo do estado, as entradas da estação vão ficar nas laterais da praça, com acesso pelas ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. Com isso, não será necessário entrar na área da praça para acessar a estação. O órgão afirma ainda que a estação vai ser construída no subsolo, e os acessos serão nas bordas, junto à calçada, ocupando 2% da área da praça.

O grupo argumenta que a praça, um dos espaços urbanos históricos do bairro, não pode ser descaracterizada. Além disso, o projeto argumenta que Ipanema não precisaria de mais uma estação de metrô. Atualmente, o bairro conta com a estação da Praça General Osório, da Linha 1, e há previsão para a instalação de um outro terminal no Jardim de Alah, que fará parte do projeto da Linha 4.

Em nota, a Secretaria Estadual de Transportes afirmou que a "a estação Nossa Senhora da Paz será construída sem a descaracterização da praça". A expectativa é que 13 árvores sejam cortadas e outras 100 sejam transplantadas para um horto, onde serão tratadas e replantadas ao fim da obra. Ao todo, a Praça Nossa Senhora da Paz conta com 309 árvores.









Nenhum comentário:

Postar um comentário