PRAÇA DA PAZ


Moradores fazem manifestação contra obras do metrô na Nossa Senhora da Paz

Eles deram um abraço simbólico na praça ao som de ‘Cidade maravilhosa’


Moradores de Ipanema foram à praça protestar na manhã deste sábado
Foto: Fábio Rossi
Moradores de Ipanema foram à praça protestar na manhã deste sábadoFÁBIO ROSSI
RIO - As árvores da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ganharam faixas com os dizeres “cuidado: frágil”, além de cartazes que traziam mensagens de preservação à natureza e simulavam manchas de sangue. As ações fizeram parte de uma manifestação, na manhã deste sábado, contra as obras do metrô, que devem derrubar 113 árvores centenárias que fazem parte do local. O ato - que, segundo os manifestantes, reuniu cerca de três mil pessoas - foi seguido de um abraço simbólico e de uma caminhada ao redor da praça, ao som de “Cidade maravilhosa”.
— A praça é abrigo de uma fauna rica que vive neste meio ambiente, é o quintal das nossas crianças, ponto de encontro de estudantes e um oásis para os idosos e deficientes. Não somos contra o progresso com a instalação do metrô, mas não apoiamos a derrubada das árvores — diz a coordenadora do projeto Segurança de Ipanema, Ignêz Barreto, organizadora do evento.
Em um mês o grupo coletou 12 mil assinaturas que ficaram expostas em varais na praça e, segundo Ignêz, devem chegar a 15 mil neste fim de semana:
— A adesão foi enorme. Conseguimos que num sábado de sol, pelo menos três mil pessoas passassem por aqui para assinar o protesto.
As obras farão parte da construção da Linha 4 do Metrô, previstas para ser iniciadas em junho. Em Ipanema, outros dois canteiros serão montados nas esquinas das ruas Barão da Torre com Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá com Aníbal de Mendonça. As calçadas e parte das ruas serão fechadas. A promessa do estado é que parte das árvores volte a seu lugar de origem após as obras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário