PRAÇA CARDEAL ARCOVERDE


foto de andredecourt en 26/03/07
A praça que encolheu.
Nossa foto de hoje, enviada pelo amigo Gilberto Negreiros, mostra algo que todos nós já sabemos, mas que sempre foi difícil de precisar, o quanto a Praça Cardeal Arcoverde encolheu nas últimas décadas. Normalmente conhecemos a praça no máximo antes das obras do Metrô, ou então nas fotos do início do séc XX onde a praça nem urbanizada tinha sido.
Pois a nossa foto de hoje, do início dos anos 40 mostra a Praça Cardeal Arcoverde ganhando a sua urbanização projetada pelo arquiteto da PDF Azevedo Neto.
A praça já tinha perdido um pedaço da sua área para a construção déco, que nessa época ainda cumpria seu destino incial, ser quartel da Polícia Especial de Vargas, ocupando um bom trecho em L. Depois com redemocratização do país depois da Segunda Guerra o prédio se transformou na escola Don Aquino Correia.
A praça simpaticamente ajardinada, com laguinho, passarela sobre ele, calçadas de pedras portuguesas com desenhos originais, e uma incipiente arborização que indica ser essa urbanização a primeira da praça.
Nos anos 60 a praça sofreu mais uma redução, a Escola Don Aquino Correia foi desmembrada de seu auditório, sendo este transformado no Teatro Glácio Gil, uma nova área de recreio foi criada eliminando boa parte do L que a escola fazia com a praça, e uma nova escola construída em anexo à ela, a Escola Alencastro Guimarães, tendo também a praça ganho novo ajardinamento, de formas retilíneas.
Nos anos 80 a praça desapareceu com as obras do Metrô, quase todas as suas árvores foram cortadas, e um grande buraco foi aberto, ficando abandonado por quase 8 anos, nos anos 90 uma nova urbanização foi feita, mas durou menos de 2 anos, as obras do Metrô recomeçaram e a praça foi novamente transformada em um grande buraco.
Hoje a praça com todas as instalações que foram postas sobre ela, tem pouco mais de 1/4 que foi destinado para ser praça ainda no séc XIX pela Empresa de Construções Civis, onde não se imaginava a densidade alcançada pelo bairro, nem que as casas com jardins seriam extintas.
De resto podemos ver um pouquinho da Copacabana de antigamente, poucos prédios, muitos de pouca altura, casas e um trânsito tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário