DESCASO


Prédio onde funcionou colégio Isa Prates se deteriora no Arpoador


Imóvel está sob posse da Secretaria municipal de Fazenda e aguarda definição de uso

PATRICIA ROYO, COM A LEITORA LÚCIA WEAVER




RIO - Enquanto a Prefeitura do Rio não define um uso para o prédio que abrigava o colégio Isa Prates, o imóvel na Rua Francisco Otaviano, no Arpoador, Zona Sul do Rio, deteriora-se. Quem vê a fachada, relativamente bem conservada, pode até se enganar. Mas basta ter acesso aos fundos do prédio para constatar o abandono, visto com frequência pela leitora Lucia Weaver.


- Na frente fizeram uma maquiagem, mas a parte de trás do prédio está desmoronando. A situação é grave, pois há ferragens aparentes e pedaços do reboco caem, inclusive na garagem vizinha, o que nos faz temer que o prédio desabe. Tem até uma árvore nascendo lá dentro - conta a leitora ao Eu-Repórter.

A indefinição em torno do uso do espaço de 2.615 metros quadrados, ao lado do Parque Garota de Ipanema, arrasta-se há mais de uma década. Em 2001, o colégio Isa Prates foi desativado. O prédio ficou abandonado até 2008, quando a prefeitura iniciou obras para a instalação do que seria a Escola Municipal Tom Jobim. Quase três anos depois, no entanto, a Secretaria municipal de Educação voltou atrás, com a justificativa de que não havia demanda de alunos na região.

Responsável pela gestão do imóvel desde então, a Secretaria municipal de Fazenda reconhece que a construção precisa de reparos, que serão providenciados. O lugar, no entanto, ainda não tem um propósito estipulado. “A nova destinação e uso do imóvel estão sendo estudados e planejados, uma vez que não há demanda por escolas naquela região”, explica a secretaria. O prédio não precisa necessariamente abrigar uma instituição educacional, esclarece.

Procurada pelo O GLOBO, a Defesa Civil disse que problemas de conservação foram detectados na última vistoria feita no local, em 6 de abril deste ano, mas o prédio não corre risco de desabar. Apesar de a Secretaria de Fazenda ter a posse do imóvel (termo usado para quem usufrui do espaço), a propriedade é de outra pessoa. A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) informou que localizou o proprietário, que foi notificado. A secretaria preferiu não informar o nome do proprietário. Ele terá até 20 dias para comparecer à SMU para tomar ciência da notificação. Se não realizar as mudanças necessárias no prédio no prazo estipulado, o dono será notificado novamente, estando sujeito a multa caso insista no descumprimento da orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário