METRÔ

Moradores protestam contra obra da linha 4 do metrô do Rio

Movimento "Metrô que o Rio precisa" defende o traçado original, governo teria estudo alternativo


Obras do metrô causam divergências entre o governo e moradores

(crédito: Andrevruas/WikimediaCommons)

Vanessa Cristani - Rio de Janeiro


As obras da linha 4 do metrô no Rio de Janeiro iniciaram em março do ano passado após uma espera de mais de 10 anos (o projeto foi licitado em 1997). Porém, discordâncias sobre qual é o melhor trajeto da nova linha, criadas entre associações de moradores de bairros da zona Sul e governo do estado, ainda causam polêmicas.

O movimento “Metrô que o Rio precisa”, criado em meados de 2010, defende o traçado original da linha 4 do metrô, que ligaria bairros da zona sul da cidade (Botafogo – desde o Morro São João -, Humaitá, Gávea e São Conrado) até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, zona Oeste.

O site do movimento informa que um estudo alternativo incluiu no percurso o bairro do Jardim Botânico, além de uma ligação entre o Humaitá a Botafogo e Laranjeiras, na zona Sul e Largo da Carioca, no centro da cidade. A Secretaria estadual de Transporte, por sua vez, defende que a linha 4 saia da zona Sul, na estação General Osório, em Ipanema, inaugurada há dois anos, passando por novas estações que serão criadas em Ipanema e Leblon (Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e seguindo em linha reta até a Barra.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, o traçado antigo contemplaria mais pessoas. “A maioria dos moradores do Leblon, por exemplo, não anda de metrô, diferentemente dos passageiros de outros bairros da zona sul”, disse. Além disso, Evelyn afirma que o movimento apoia a extensão do metrô até o terminal Alvorada, na Barra, já que a proposta do governo é de levar o transporte até o Jardim Oceânico, que fica no começo do bairro. “Se o metrô seguir até o terminal Alvorada poderá transportar muito mais gente”, conclui.

O valor das obras está avaliado em R$ 5 bilhões e o prazo de conclusão é dezembro de 2015.

Em enquete, moradores de Ipanema são contrários à construção do metrô

Segundo informações do Jornal O Globo, integrantes do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) entregaram ao Ministério Público uma enquete feita juntos aos moradores do bairro demonstrando contrariedade em relação às obras da linha 4 do metrô no bairro e a futura construção de uma das estações do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.

Além disso, os moradores alegam que a praça é tombada desde 2003. De acordo com O Globo a Secretaria estadual de Transportes disse que a construção da estação é necessária, pois sem ela a distância entre as outras duas estações (General Osório à estação Jardim de Alah) ultrapassaria o limite de mil metros entre as estações, uma vez que a distância entre as duas seria de 1.800 metros.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



.Enviado por Simone Avellar -


.Metrô na Nossa Senhora da Paz, não!

Inconformados com a construção da Estação Nossa Senhora da Paz, confirmada pela Secretaria Estadual de Transportes como parte do desenho da Linha 4 do Metrô, Ignez Barreto e outros integrantes do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) decidiram fazer uma enquete sobre o tema pelas ruas do bairro.O resultado foi o que eles já imaginavam: em um universo de 1.291 pessoas consultadas, 1.168 se mostraram contrárias à obra. O grupo apresentou o resultado ao Ministério Público, com o objetivo de tentar impedir que a estação saia do papel.

— Moro em Ipanema há mais de 40 anos. Tenho uma relação sentimental com a praça. Quando meus filhos eram pequenos, sempre os levava para brincar ali. Não consigo aceitar. Destruir a Nossa Senhora da Paz, para nós, representaria um desmatamento na Amazônia — compara a paisagista Nazaré Cunha.

Os moradores também alegam que a praça é tombada desde 2003.

— Um bem é tombado ou não é. Eles estão fazendo uma grande confusão. Uma obra como esta do metrô descaracterizaria totalmente a praça. E, teoricamente, não poderia ser feita — pondera a aposentada Maria da Graça Fabor, conselheira da Associação de Moradores Recanto de Ipanema.

PSI - INFORMA


Enviado por Ana Cláudia Guimarães -

HOMOFOBIA?


Calma, gente!


A clínica Odontologia Diferenciada, especializada em clientes GLS, se diz vítima de homofobia no prédio onde está instalada na Visconde de Pirajá, em Ipanema. A dentista Sandra Pacheco Moraes, dona do espaço, entrou na justiça contra o condomínio depois de ter tido a sua placa, no térreo do prédio, pichada, como mostra a foto.

Ela acredita que é uma questão de homofobia. Desde que se mudaram, segundo ela, a clínica estaria sofrendo "seguidas tentativas de boicote, como impedimento de técnicos da Light de realizar troca de voltagem. Ela também teria recebido email chamando o espaço de “casa da mãe Joana”.

ARPOADOR









Ondas fortes atingem o Arpoador
Rio - Fortes ondas foram vistas nesta quinta-feira na Praia do Arpoador, em Ipanema. Mais cedo, o Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil informou que outras praias também tiveram registros de ondas que variam entre 1,5m a 2m.

QUADRILHA PRESA

Suspeitos presos no Leblon podem estar envolvidos em mortes em assaltos


POR MARCELLO VICTOR

Rio - Quatro suspeitos de integrar uma quadrilha de assaltantes que atua na Zona Sul em motocicletas foram presos por policiais do 23º BPM (Leblon), durante operação realizada na Lagoa, na noite desta quarta-feira. Entre os suspeitos estão dois jovens de 15 e 17 anos. Eles estavam na garupa e portavam um revólver calibre 38 e uma pistola 9mm.

A polícia investiga a participação do grupo na morte do agente penitenciário Thiago Telles de Castro Domingues, de 31 anos, morto com cinco tiros na noite de terça-feira, em uma tentativa de assalto, na Tijuca, Zona Norte. Eles também podem ter envolvimento em pelo menos outros dois crimes.

A operação na Lagoa foi realizada com o objetivo de prender integrantes de uma quadrilha que age de moto assaltando motoristas na Zona Sul. Eles foram perseguidos por PMs numa moto-patrulha que participavam da ação na Avenida Epitácio Pessoa. Segundo a polícia, Ronaldo da Silva de Almeida, de 24 anos, e Adeilton Pereira de Melo, 19, e o menor de 17 anos são da Favela da Mandela, em Manguinhos. O adolescente de 15 anos é morador do Parque Arará, em Benfica. Todos tem passagem pela polícia.

Todos foram autuados por formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Os dois maiores também responderão por corrupção de menores. As duas motos apreendidas estavam regularizadas.

De acordo com a delegada adjunta da 14ª DP (Leblon), Flávia Monteiro, devido ao aumento no número de roubos com o mesmo modo de operação de duas motos com dois homens assaltando motoristas na Zona Sul, a polícia fará a integração dos registros de ocorrência para tentar facilitar a identificação dos autores por parte das vítimas.

"Não descartamos a hipótes dele estarrem envolvidos em outros crimes praticados com as mesmar características, inclusive na morte do agente penitenciário, o caso mais recente", disse a delegada. Apesar do crime ter sido praticado na Tijuca, a polícia se baseia no modo como o servidor foi abordado. Dois homens o abordaram em um sinal de trânsito na Avenida Maracanã. Dois homens em uma moto tentaram levar o veículo de Thiago Telles. Armado, ele tentou reagir, mas foi baleado cinco vezes e morreu quando era operado no Hospital do Andaraí.

O piloto Paulo Viola, padastro do meio-campo do Cruzeiro, Roger Flores, foi morto em uma tentativa de assalto na Praça Saddock de Sá, em Ipanema, em março do ano passado. Geuse Galera, mãe do jogador, levou dois tiros. Paulo teria acelarado a moto em que o casal estava para tentar fugir de uma tentativa de assalto. Ele também foi abordado por dois homens em uma moto.

Em 2009, o médico Paulo Athayde Lopes foi rendido por bandidos quando chegava de moto no prédio em que morava, também em Ipanema. Antes de roubar o veículo os bandido atiraram pelo menos cinco vezes na vítima. Alguns disparos atingiram o capacete do médico, mas um acertou a nuca. Ele ficou internado em coma induzido, mas não resistiu.

PSI - INFORMA



UNIDADE DE ORDEM PÚBLICA



CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem apreende 150 mídias piratas com ambulantes em Ipanema

Rio - Uma operação Choque de Ordem realizada por agentes da equipe Bacana da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na tarde desta quarta-feira, apreendeu 150 DVDs piratas com ambulantes não autorizados em Ipanema.

ARPOADOR

Iluminação

Surfistas vão ajudar a posicionar os projetores de luz na Praia do Arpoador


O Globo

RIO - Surfistas vão ajudar os técnicos da Rioluz a reposicionar os novos projetores na Praia do Arpoador na busca do melhor ângulo de luminosidade no mar para a prática do surfe. A prefeitura está recuperando o poste central da Pedra do Arpoador, cuja luz está direcionada para o mar. Os dois grupos vão se encontrar no local na noite desta quarta-feira.


Os 18 projetores antigos do poste central estão sendo trocados por equipamento novos com 1.000 watts de potência cada um. Segundo a prefeitura, haverá aumento de 50% da luminosidade, mas redução de 30% do consumo de energia. O poste também será reparado, sob orientação da Rioluz, com a retirada da oxidação, pintura e aplicação de produto anticorrosivo na base.


A Rioluz também reformulará a iluminação dos postes que ficam na faixa de areia no Arpoador. Doze projetores serão substituídos por novos, também com 1.000 watts de potência cada um e redução de 30% no consumo de energia. O trabalho deverá ser concluído até 11 de junho.

EU REPÓRTER



Enviado por leitor João Carlos Backheuser Mambrini -

EU-REPÓRTER


Figueiras são retiradas e buraco permanece há meses


O buraco retratado na foto é resultado da retirada de duas figueiras da Rua Prudente de Moares, em Ipanema. Tendo sido acionada inúmeras vezes, a Comlurb nada fez. Passados mais de três meses, os buracos lá permancem, acumulando água e propiciando acidentes aos moradores da região.

BAIRROS .COM

Enviado por Bairros.com -

Cultura arrecada mochilas para Instituto Benjamin Constant

As filiais da Zona Sul da Cultura Inglesa estão arrecadando mochilas para serem doadas ao Instituto Benjamin Constant, que cuida de cegos. Após visita realizada à sede do instituto, foi detectada a necessidade de ajudar a instituição com este item de material escolar.

Quem quiser participar da campanha pode ir até as filiais da Cultura Inglesa no Jardim Botânico, Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo, Botafogo e Cosme Velho. A ação faz parte do Big Bem, programa de responsabilidade social da Cultura Inglesa. As doações podem ser feitas até o próximo dia 15 de junho.

ATA 06 / 06 / 11

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENTO APOLÍTICO, FORMADO POR VOLUNTARIOS MORADORES DO BAIRRO,
COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA SATISFAÇÃO SOCIAL.

ATA DE 84 ª REUNIÃO

DATA: 6 DE JUNHO DE 2011- LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME-RUA BARÃO DA TORRE
HORA: 1800 HORAS------------14 PESSOAS PRESENTES, INCLUSIVE O REPRESENTANTE DO VEREADOR
CARLO CAIADO .


ASSUNTOS TRATADOS:

• O suplemento “ Caderno Zona Sul de “O Globo” publicará uma matéria em edição próxima sobre as ações do PSI no Ministerio Público, inclusive sobre a não concordância com a construção da estação do metrô na praça NSra da Paz;
• A reunião com o Secretario Alex Costa foi muito boa e prestigiada. Prometeu trazer para Ipanema até dezembro uma unidade de ordem pública, o que aumentará em muito a segurança do bairro.
Declarou que sempre que houver uma solicitação para uso de espaço público, por exemplo bancas de jornais, chaveiros, etc, os moradores do entorno deverão ser a priori ouvidos. Foi então solicitado ao Tony, representante do vereador Caiado que levasse a sugestão de incluir esta providência como item da audiência sobre grandes eventos a ser realizada na Câmara.
• A entrega de títulos de propriedade no Cantagalo está agilizada e foi conseguida
junto aos cartórios envolvidos a isenção de pagamento de 4000 títulos, ou seja, todos .
• O evento praia limpa, coleta de lixo na praia, atuou neste último fim de semana.
• Haverá uma audiência pública na Câmara por iniciativa do vereador Caiado para
normatizar os mega eventos na cidade, assunto da maior importância para Ipanema. Tony avisará dia e hora e lista dos que desejarem fazer uso da palavra, sob coordenação de Ignez.
• Foi solicitado ao Tony que leve ao vereador Caiado o pleito de que seja feito ao Prefeito um pedido de informações sobra o estado de abandono das praças de Ipanema.
• A Subprefeitura está fazendo um programa de recuperação das pedras portuguesas do calçadão, pedras na praia, etc.

projetodeipanema@terra.com.br
psipanema.blogspot.com
facebook-psi ipanema-acesse-o e indique novos amigos
twitter-@ psi ipanema
disque denuncia- 22531171
prefeitura; 1746
REUNIÃO COORDENADA POR IGNEZ BARRETTO
ATA REDIGIDA POR ROGERIO ESTEVES

EU REPÓRTER

Enviado por olav schrader -


.EU-REPÓRTER'


Personal valão' em Ipanema

Há dias existe um vazamento de esgoto na Rua Barão da Torre, no coração de Ipanema, entre as ruas Farme de Amoedo e Vinicius de Morais. O vazamento ocorre em ambos os lados da calçada e vem aumentando a cada dia. A torrente de líquido fétido apenas aumenta e, nesta terça-feira, começou a invadir a portaria do prédio de número 172 da Rua Barão da Torre. A Cedae, apesar de todos os contatos, ainda não apareceu. Enquanto isso, Ipanema vai conquistando seu crescente "Personal Valão" em plena rua!

SERVIÇO DE PRIMEIRO MUNDO !



BURACO TAPADO SEM SER CONSERTADO PELA CEDAE ONTEM DIA 7/6/2011


DIA 8/6/2011 PISCINÃO VOLTANDO A APARECER !

DINHEIRO JOGADO FORA



PREFEITURA




Mudanças

Prefeitura retira escultura de Pinheiro Machado, em Ipanema, para reparos

O Globo




RIO - A estátua em homenagem ao advogado e senador José Gomes Pinheiro Machado, situada na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul da cidade, foi retirada para reparos durante o trabalho de reinstalação. A iniciativa foi tomada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. Mais cedo, a prefeitura havia informado que a estátua seria reinstalada.

Ao ser suspensa com apoio de um caminhão munck, para reinstalação em seu pedestal, técnicos da Gerência de Monumentos e Chafarizes identificaram uma trinca na escultura e decidiram retirá-la para ser recuperada em uma fundição.

O monumento, que caiu no chão na tarde de segunda-feira , é de bronze e pesa cerca de 500 quilos. Para fixar a estátua da década de 40, antes somente encaixada em pedras como era comum na época, seria usada cola especial para peças que não são pinadas, de acordo com a Secretaria de Conservação.

Moradores do bairro chegaram a temer que a estátua fosse alvo de bandidos durante a última madrugada. Segundo alguns jovens encontrados no local na segunda-feira, o monumento teria se desprendido do pedestal após um homem usá-lo como apoio para praticar slackline. O esporte consiste em amarrar uma fita em dois pontos e treinar o equilíbrio percorrendo-a em toda sua extensão.


BURACO TAPADO !



A prefeitura veio para tapar o buraco ,mas a CEDAE não consertou o vazamento.

Fica a pergunta.......o que será que vai acontecer??????????????



PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



Deu no RJ TV de hoje que a estátua caiu !

IMPOSSÍVEL!!!!!!!! SÓ SE ELA ESTIVESSE VIVA!!!! OLHEM O PULO QUE ELA DEU !!!!









DESCASO DA CEDAE



Vários protocolos ,vários avisos à Prefeitura e NADA!

Será que vai ser preciso alguém morrer para que venham consertar esse buraco que aumenta a cada dia!!!

Esse caminhão da CEDAE não veio para esse conserto e sim para um outro vazamento na Vinícius de Moraes

PURO DESCASO COM NOSSO DINHEIRO!ÁGUA LIMPA JORRANDO E INDO PARA O LIXO E PROVOCANDO ACIDENTES!



























DEU LADRÃO NA PRAÇA DA PAZ !




Ladrões tentaram levar estátua de Pinheiro Machado da Praça Nossa Senhora da Paz !

Por causa do peso deixaram-na caída no chão !