IPANEMA

--
Caros e caras,

Como vocês já devem estar acompanhando pela mídia, o governo quer realmente fazer a estação de metrô na praça N. Sra. da Paz.
O PSI, como é do conhecimento de todos se coloca frontalmente contra esta estação:

1) Entendemos que como já vai ter uma estação nos arredores do Jardim de Alá, não há a menor necessidade de ter uma outra em Ipanema deixando o nosso bairro com três estações, sendo que a da praça vai ficar praticamente colada à da Gen. Osório.

2) A estação de Gen. Osório já trouxe um adensamento insuportável para o bairro. Depois dela, o morador simplesmente perdeu o direito à sua praia no final de semana.O carnaval deste ano mostrou também os prejuízos que os moradores têm quando um mundo de gente vem para anarquizar, sujar e depredar o nosso bairro.

3) O Rio de Janeiro tem um histórico de desenvolvimento que foi indo em direção à orla da Zona Sul e depois da Zona Oeste deixando atrás de si um rastro de bairros degradados, empobrecidos. Já foram locais nobres, e cujos imóveis hoje valem um terço do que valeriam caso o dito "progresso" não fosse feito de forma tão predatória. Flamengo, Copacabana etc. são bons exemplos.

4) A praça N. Sra. da Paz é tombada.

5) Ela é o pulmão do bairro, suas árvores estão com mais de dez metros de altura. Quem vai repor?

6) As estações de metrô no Rio são monstrengos: têm uma imensa coifa, uma torre de respiração , que não é vista em nenhum lugar do mundo, e mais uma torre para o elevador. Elas são invasivas e a o que fizeram na Gen. Osório demonstra a pouca preocupação em respeito ao meio ambiente e às características de cada local.Depois da estação, o chafariz do Mestre Valentim, de valor histórico e artístico inestimável, que sempre deu um peso especial ao ambiente daquela praça, desapareceu em meio aos monstros construídos. Ninguém mais nota o chafariz.

7) Desde de que o Shopping Leblon foi inaugurado o fluxo de pedestres na região do Jardim de Alá se multiplicou infinitas vezes. É sinal de que o morador de Ipanema gosta de andar. A região está se revitalizando com novas lojas, pequeno restaurante onde era um bar muito feio etc.

A graça da vida em Ipanema consiste justamente nesta combinação de bairro descontraído, onde as pessoas gostam de andar e se encontrar nas ruas, mas que ao mesmo tempo oferece serviços e comércio de alta qualidade.
Não podemos deixar que estas características se percam e que o nosso bairro vire um despajadouro de gente que vai usá-lo, e deixar o bagaço.
A projeção de passageiros nesta linha é de 400.000 pessoas/dia!!! Nos números atuais, e evidentemente com tendência a crescimento.

O fato é que se esta estação se concretizar nos estamos dando um passo a mais, aliás gigantesco, para a copabanização do bairro, Por favor, não entendam este termo como preconceituoso em relação a Copacabana. Não resta dúvida de que Copacabana, que já foi o bairro mais caro do Rio, conta atualmente com imóveis cujos preços valem a metade dos paraticados em Ipanema.
Não podemos deixar que nosso patrimônio se deteriore

A nossa única chance como moradores é nos posicionarmos de maneira inequívoca contra a estação. A hora é esta porque se demorarmos mais o processo vai chegar a um ponto de não retorno.
Resolvermos fazer um abaixo assinado e uma enquete. A enquete que fizemos em 2010 e que demosntrou que 78.6 da população do bairro era contra o reveillon foi muito importante para a não realização da festa. Com estes dois instrumentos vamos mostrar que a população do bairro realmente não quer a estação N. Sra. da Paz.
Peço que cada um imprima os anexos enviados e se respnsabilizem por fazer o abaixo e a enquete em seus respectivos prédios e que também repasse a seus amigos e vizinhos.
Sei que muitos às vezes não se entendem com os síndicos, mas acho que todos devemos superar este tipo de problema em nome de um bem maior- a preservação de nosso bairro e a proteção do nosso patrimônio.

Ignez

METRÔ

RJ quer usar 'tatuzão' em trecho Ipanema-Gávea da Linha 4 do metrô


Máquina tem mais de 100 metros de comprimento e pesa cerca de 2 mil t.

Secretário de Casa Civil diz que ligação estará pronta em 2015.

Do RJTV

O governo do Rio anunciou nesta quarta-feira (6) que os impasses e discussões sobre a construção da Linha 4 do metrô do Rio – que vai ligar a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste – envolvendo as obras do trecho entre Ipanema e Gávea poderão ser resolvidos com a aquisição de uma supermáquina, conhecida como “tatuzão”.

Shield é o nome técnico do “tatuzão”, que tem mais de 100 metros de comprimento e pesa cerca de 2 mil toneladas. Ele já foi usado na construção do metrô de São Paulo e também no Rio, nos anos 80. E vários países no mundo também utilizam esta tecnologia em obras de metrô.

A ligação entre a Barra da Tijuca e a Gávea é considerada mais simples: túneis serão abertos nas rochas dentro das montanhas e outra parte da linha será suspensa. Bem diferente do trecho entre Gávea e Ipanema.

"Ele é o mais difícil de fazer do ponto de vista da engenharia. Aquele terreno ali fica entre a Lagoa e o mar, é um terreno arenoso, que tem muita água", avaliou o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

"Primeira coisa pra fazer nessa obra vai ser um buraco lá na estação General Osório, do lado da estação General Osório, para o Shield ser montado lá", disse Fichtner.

Outro obstáculo

A concentração de prédios, ruas e avenidas também é um grande obstáculo. Segundo o governo, com o “tatuzão”, o número de desapropriações será mínimo e praticamente elimina o risco de danos para os prédios.

Os locais das novas estações do metrô já foram definidos: na Praça Nossa Senhora da Paz, no Jardim de Alah, na Praça Antero de Quental e na Gávea. As escavações vão passar debaixo de vias importantes, como Avenida Ataulfo de Paiva e as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre: “Vai ficar pronto até 2015”, assegurou o secretário.

Segundo o governo, as obras do trecho Ipanema-Gávea devem começar no início de 2012. Além da chegada do “tatuzão”, essas obras dependem ainda de um estudo de impacto ambiental, que está em fase de licitação. O custo para esse trecho de quatro quilômetros não está fechado, mas deve passar dos R$ 3 bilhões.

EMAIL RECEBIDO

OBRAS NA VISCONDE DE PIRAJÁ OBRA DA VISCONDE DE PIRAJÁ LADO IMPAR.

O REALINHAMENTO DO CALÇADÃO VERMELHO DA VISCONDE DE PIRAJÁ , DEPOIS DE 3 SEMANAS DE OBRAS, ENTRE AS RUAS MARIA QUITÉRIA E GARCIA DÁVILA, SE APRESENTA, INENARRÁVEL .

SUGESTÃO;

1) AO MENOS, UM JATO D ´AGUA (BANCADO PELO RESPONSÁVEL DA OBRA) PODERIA SER USADO NA LIMPEZA DAS PEDRAS VERMELHAS, RETIRANDO O EXCESSO DE AREIA LAVADA SECA, QUE TRAZEMOS NOS PÉS PARA CASA, (COM AS ULTIMAS CHUVAS, O LAMAÇAL FOI GRANDE, E COM O SOL, A POEIRA INVADE PORTARIAS APARTAMENTOS LOJAS ETC...)

2) UMA TINTA VERMELHA DE MANUTENÇÃO , A EXEMPLO DA MUITO BEM APLICADA EM SUAS CALÇADAS, PELO QUARTIER IPANEMA, GALERIA DOS CORREIOS, GALERIA CIDADE DE IPANEMA, E O NUMERO 444 DA MESMA AVENIDA, PODERIA SER MINISTRADA NO CAMINHO PERFURADO PELA OBRA. SALDO POSITIVO ; OS MENDIGOS SUMIRAM DA REGIÃO DURANTE AS PERFURAÇÕES !

M.

RESSACA



Ressaca chega ao Arpoador

O Globo RIO -

A mudança de tempo que trouxe ressaca à Praia do Arpoador e formou uma língua negra em Copacabana não prejudicou a festa de cerca de 2 mil nadadores que participaram da nona edição da maratona aquática Travessia dos Fortes, na manhã deste domingo. Com um mar tranquilo e vento e correnteza a favor, os atletas profissionais - e os de ocasião - tomaram conta dos 3,5 quilômetros entre os fortes de Copacabana e o do Leme. A primeira largada foi dada às 9h.

FOTOGALERIA: As imagens da orla carioca neste domingo

Na categoria elite, masculina, Samuel de Bona conquistou título inédito, desbancando Allan do Carmo e Luis Rogério Arapiraca, empatados em segundo lugar. No feminino, depois de uma disputa acirrada, Ana Marcela Cunha acabou faturando os R$ 10 mil, superando Poliana Okimoto. O terceiro lugar foi de Betina Lorscheitter. No Arpoador, ondas superam calçadão A chegada de uma frente fria fez o domingo amanhecer nublado e provocou ressacas nas praias da cidade.

No Arpoador, as ondas chegaram a ter pouco mais de um metro e chocaram-se contra o calçadão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a semana permanecerá com clima ameno e possibilidades de pancadas de chuvas até quarta-feira. Na segunda-feira, a temperatura vai variar entre 18 graus e 26 graus.

A chuva forte que caiu na madrugada de domingo formou uma língua negra na Praia de Copacabana, na altura da Rua Santa Clara.

EU REPÓRTER




Imóvel abandonado em Ipanema acumula sujeira e é alvo de vandalismo


O Globo, com a colaboração da leitora Angela Adnet


. ...

RIO - Um imóvel esquecido na Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Teixeira de Mello e Farme de Amoedo, é utilizado como banheiro, lixeira e espaço para pichações, de acordo com leitora Angela Adnet, que enviou foto para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO. Ela reforça que a manutenção do local nunca é feita nem pelo proprietário, nem pela prefeitura.

TWITTER: Flagrou problemas de conservação na sua rua? Mande fotos para o @JornalOGlobo


EU-REPÓRTER: Quer participar e enviar a sua notícia? Clique aqui


"Ratos e insetos passeiam livremente pelo local, que também funciona como banheiro. Ninguém limpa, lava, varre ou faz qualquer procedimento visando higiene. A falta de manutenção do local compromete quem mora ou trabalha nas imediações. De que adianta um IPTU caríssimo, num bairro que é cartão-postal da cidade, se a falta de respeito permanece impune? Quem sabe uma boa multa chamaria à realidade os responsáveis pelo prédio?", denuncia a leitora.

A Subprefeitura da Zona Sul informou que a 6ª Região Administrativa vistoriou o local recentemente e que o proprietário foi notificado pela Comlurb.

PSI - INFORMA

COMUNICADO MOVIMENTO BRASIL EFICIENTE


Caros e caras,

Após o sucesso do seminário "SIMPLIFICAÇÃO FISCAL PARA UM BRASIL EFICENTE", em parceria com o jornal O Globo, no dia 24/2, que contou com a participação do Vice-Presidente da República, Michel Temer, além de especialistas e dirigentes de entidades empresariais e da sociedade civil, o MBE deu início a sua ação propositiva junto aos parlamentares, aos governadores, ao Governo federal e à mídia.

Segue anexo, um resumo da discussão promovida pelo MBE com um grupo seleto de senadores e deputados, ocorrido no dia 16/3, em Brasília. Nessa oportunidade foram discutidas as propostas do Movimento Brasil Eficiente e os princípios que deverão ser observados para a organização de uma Bancada do Brasil Eficiente, a fim de apoiar o encaminhamento do projeto de Simplificação Fiscal no Congresso Nacional.

Participaram do encontro do dia 16/3 os seguintes:

Senador Delcídio Amaral
Senador Luiz Henrique
Senador Armando Monteiro
Senador Clésio Andrade
Senador Blairo Maggi
Senador Casildo Maldaner
Deputado Pedro Eugênio
Deputado Edinho Bez
Deputado Jorge Corte Real


Foram realizadas, ainda, reuniões com o Senador Francisco Dornelles, com o Governador Antonio Anastasia e com o Governador Geraldo Alckmin que manifestaram o seu apoio à proposta de Simplificação Fiscal do MBE. O Governador de São Paulo, inclusive, se prontificou a realizar um evento público para oficializar a sua adesão ao Movimento.

Merece destaque a reportagem de capa e quinze páginas realizada pela revista Exame (semana de 14/3) que reverbera a proposta do MBE, além do filme institucional que já está na grade nacional da TV Globo e em breve também estará em outras redes de comunicação.

Chamo a atenção de todos que já se encontra disponiível, no site do Movimento - www.brasileficiente.org.br - a coleta de assinaturas (esperamos obter um milhão) tendo em vista o abaixo-assinado que pretendemos encaminhar ao Congresso, e para cuja divulgação junto às suas entidades contamos com o apoio decisivo de V. S.


Abraço,

Roberto Carvalho
Coordenador-Executivo do MBE
21-9929-8100

INVESTIGAÇÃO

Polícia investiga ação de seguranças ilegais no comércio de Ipanema

Bernardo Barbosa -

A cena foi flagrada por um casal que almoçava num restaurante na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Farme de Amoedo, em Ipanema, no domingo passado: ao ver um garoto pedir comida a turistas, em frente à lanchonete Néctar, um homem branco e alto saiu do Galitos Grill, atravessou a rua e deu dois tapas no rosto do menino, que carregava uma caixa de engraxate.

Com a ajuda de outro homem, negro e também alto, o menor foi retirado à força do local. O casal tentou ainda interceder a favor do jovem, sem êxito: “Minha namorada levantou a voz e pediu que soltassem o menor. Nisso, o agressor ergueu a mão, em sinal de que deveríamos manter distância, disse que era autoridade e estávamos atrapalhando seu serviço. Acrescentou que, se não parássemos, iríamos nos arrepender”, contou o leitor no relato que enviou ao site do GLOBO.

Conversando com pessoas no local, o leitor soube que os dois homens são seguranças ilegais, pagos por comerciantes, e que costumam abordar pedintes com violência. “Poucos minutos depois, os dois seguranças retornaram ao local, separados. Um deles se aproximou de nós, fingindo conversar com um atendente de um dos restaurantes, e tentando ouvir com quem e o que falávamos ao telefone.” TWITTER : Siga @OGlobo_Rio e acompanhe as notícias da cidade EU-REPÓRTER :Conhece bairros com segurança ilegal? Mande seu relato, foto ou vídeo Há cinco meses foi aberto um inquérito, que apura os crimes de extorsão e formação de quadrilha, na 14ª DP (Leblon).

O presidente da Associação Comercial de Ipanema e Leblon, Carlos Monjardim, contou que comerciantes procuraram a entidade, queixando-se de tentativas de extorsão e de assaltos a estabelecimentos que não concordavam em pagar pela segurança: - Um deles chegou a pedir a um comerciante uma TV de plasma de 42 polegadas para dar de presente à esposa. São moradores do Morro do Cantagalo que usam o fato de viverem lá para tentar intimidar os comerciantes.

Mesmo com a investigação, o problema continua a ocorrer. Um comerciante daquela área, que pediu para não ser identificado, contou ser obrigado a pagar R$ 120 por semana aos seguranças ilegais para não sofrer represálias. O mesmo comerciante afirma que não viu a agressão sofrida pelo menor no domingo passado, mas sabe que o segurança costuma agir dessa maneira com frequência. O gerente do Galitos Grill, Sérgio Santos, disse que estava no restaurante no domingo, mas nada viu: - O pedinte existe e nenhum cliente quer ser incomodado.

Mas nunca compactuamos com agressões contra quem quer que seja. Antônio Eriberto, gerente do Néctar, disse não ter testemunhado o incidente, mas soube do que ocorrera pela gerente da manhã: — Ela contou que o engraxate foi agredido na calçada. Ainda segundo Antônio, o Néctar não paga qualquer tipo de segurança, nem própria, nem da rua.

METRÔ



Falha técnica

Problema na Linha 1 deixa metrô parado entre as estações do Catete e Ipanema

Marcelo Dutra


RIO - Um problema na Linha 1 deixou o metrô parado por uma hora entre as estações do Catete e General Osório, em Ipanema, entre 18h51m e 19h50m da noite desta quinta-feira., Nas demais estações das linhas 1 e 2, o transporte de passageiros passou a funcionar com intervalos irregulares. A Agetransp informou que seu Centro de Monitoramento de Concessionárias detectou, às 18h40m, um incidente na subestação de energia da Concessionária Metrô Rio. De acordo os bombeiros do quartel do Humaitá, que enviaram várias equipes para o local, uma pessoa teria tomado uma forte descarga elétrica ao tentar atravessar os trilhos na altura da estação de Botafogo. Contudo, a concessionária Metrô Rio negou de forma veemente que tal incidente tenha acontecido (assim como qualquer explosão ou incêndio), e atribuiu a paralisação dos trens a um problema elétrico interno. Em nota, a assessoria do Metrô Rio afirmou que houve um problema de abastecimento de energia na via, mas acrescentou que as estações que apresentaram problema foram reabertas às 19h50m. Desde então, a Linha 1 já está operando normalmente, e a circulação dos trens da Linha 2 foi estendida de Pavuna até Ipanema/General Osório, para atender a demanda de passageiros. Ainda de acordo com a concessionária, os passageiros foram ressarcidos. Técnicos da Câmara de Transportes e Rodovias da Agetransp também se dirigiram ao local para apurar o que aconteceu, e a agência instaurou processo regulatório. EU-REPÓRTER: Teve alguma problema? Mande seu relato, vídeos e fotos para a gente TWITTER: para mais notícias de cidade siga o twitter da editoria Rio Segundo passageiros dos trens do Metrô, houve uma série de explosões na estação de Botafogo no fim da tarde. A passageira Amanda Lopes, que estava na plataforma de Botafogo aguardando um trem, disse que as explosões foram seguidas de fumaça, mas que ela não sabia ao certo de onde provinha o problema: - Quando ouvimos o barulho das explosões, ficamos todos apavorados sem saber o que estava acontecendo nem para onde devíamos ir. Foi quando vimos vários seguranças correrem com extintores de incêndio nas mãos. Fiquei ainda mais assustada. As pessoas que estavam na plataforma comigo ajudaram a abrir as portas dos vagões devido ao pânico de quem estava lá dentro e não conseguia sair. Era hora do rush, e havia muita gente dentro dos vagões e nas plataformas. Houve falta de energia elétrica na estação de Botafogo e nas ruas próximas. Dentro dos vagões, em Botafogo, houve pânico. De acordo com a consultora de seguros Maria Lúcia Vieira Pereira, as luzes da estação e do vagão em que ela estava se apagaram por volta das 19h. - A luz ficou apagada, o ar-condicionado também e, como as portas estavam fechadas, as pessoas começaram a bater nas portas do vagão chamando a segurança pois se sentiram presas, apavoradas. Alguns passageiros finalmente conseguiram abri-las e saímos. Vi bastante fumaça nos trilhos. Não sei isso é normal - disse. No twitter do jornal O GLOBO, internautas relataram a situação. Eles contam que os bombeiros já estariam na estação de Botafogo, onde foram ouvidos barulhos de explosão. "Passageiros abriram as portas dos vagões e estão saindo por conta própria! E filmando!", escreveu o leitor brunosiq. Ainda pelo twitter, uma leitora contou que o marido estava preso num vagão entre as estações Flamengo e Botafogo: "Meu marido está em um carro, entre Flamengo e Botafogo. Mto calor, sem ar, sem informação", diz suzanasiq. Na quarta-feira, uma composição de manutenção do metrô apresentou problema e ficou parada entre as estações Estácio e Central, no sentido Zona Sul, o que causou muitos transtornos para os usuários do transporte. Passageiros que saíam da Tijuca e seguiam para o Centro e Zona Sul tiveram que desembarcar na estação Estácio, atravessar a passarela e embarcar em outro trem na estação Cidade Nova. Quem saía da Pavuna, na Linha 2, sentido Saens Peña, teve que fazer a operação inversa. O valor do bilhete do Metrô aumenta neste sábado de R$ 2,80 para R$ 3,10.