FELIZ NATAL !!!!!!! MUITA PAZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PRAIA DE IPANEMA -





Prefeitura determina cor padrão para cadeiras e barracas, doadas por cevejaria, nas praias

Waleska Borges

RIO - Uma onda de guarda-sóis e cadeiras na cor vermelha impera nas areias das praias neste verão. A novidade, porém, está causando rebuliço entre barraqueiros e banhistas, para quem o predomínio de uma só cor não agradou. A exclusividade da cor, segundo Juarez Vargas da Silva, presidente da Pró-Rio (Associação que representa os barraqueiros), se deve a uma uma parceria com os fabricantes da cerveja Itaipava, que doou kits de cadeiras, guarda-sóis e isotérmicos vermelhos aos donos das barracas.

Como o vermelho é a cor estabelecida por decreto da prefeitura como padrão para o equipamento dos barraqueiros, estes reclamam que as ações do Choque de Ordem têm apreendido o material de quem não seguir o padrão da cor estabelecida. Segundo os eles, os fiscais recolhem até equipamentos vermelhos com letras em outra cor.

- É a ditadura do vermelho. Ganhamos as cadeiras, mas elas rasgam, e precisamos consertá-las. E quem não seguir a regra da cor, o choque de ordem vem e leva tudo - diz um barraqueiro, que pediu para não ser identificado.

A despeito das críticas, Juarez da Silva defende o acordo, dizendo que ela representa economia para os barraqueiros.

- Fizemos uma parceira com a marca Itaipava, que forneceu o kit com 30 guarda-sóis, 60 cadeiras, duas caixas de isotérmicos e a tenda para cada um dos 897 barraqueiros cadastrados da Zona Sul ao Recreio. Se fosse tirar do seu bolso, este material custaria R$ 9 mil para cada dono de barraca. A marca fez a doação na cor vermelha - disse Juarez, acrescentando que o barraqueiro não é obrigado aceitar a doação.

Por meio da sua assessoria de imprensa, o Grupo Petrópolis - que representa a Itaipava - informou a que doação à Pró-Rio ocorreu através das revendas terceirizadas da marca, na forma de distribuição de mesas e cadeiras sem a logomarca de qualquer um dos seus produtos. Nas praias, no entanto, os ambulantes trabalham com um colete com as logomarcas da prefeitura e da Itaipava.

Já a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) informou que a cor vermelha das cadeiras e guarda-sóis foi estabelecida através de uma resolução publicada no dia 15 deste mês. A intenção da medida é reorganizar o comércio dos barraqueiros nas praias. Dessa maneira, segundo a Seop, fica mais fácil o trabalho da fiscalização. A resolução também diz que está vedada qualquer sinalização que caracterize o emprego de publicidade. A Seop informou na quarta-feira que vai apreender os coletes dos ambulantes que tragam as logomarcas da cervejaria e da prefeitura.

PRAIA DE IPANEMA -






RJ: projeto lança pulseiras que identificam crianças na praia
Notícia

Ação acontecerá apenas nos finais de semana e feriados, no período de 24 de dezembro a 23 de março de 2011, nas praias do Leblon, Arpoador e Ipanema, do posto 7 ao 12

Foto: Isaac Ismar/Especial para Terra

Direto do Rio de Janeiro

A concessionária Orla Rio apresentou nesta quarta-feira as pulseiras que identificam crianças em algumas praias da capital fluminense. O projeto-piloto do sistema de monitoramento para os menores de idade tem como objetivo dar mais tranquilidade aos pais que levam os filhos às praias. Se a criança se perder, ela será encaminhada até a unidade referente à cor da pulseira.

De acordo com a Orla Rio, os menores perdidos ficarão dentro do posto e o operador entrará em contato com a família. Por isso, é importante que ao chegar à praia, o responsável pela criança procure o posto de salvamento mais próximo da areia para informar o seu nome completo e do pequeno, número de identidade e telefones para contato. A pulseira é feita de material impermeável, com isso a tinta da caneta não fica borrada quando entra em contato com a água do mar ou suor.

"Queremos minimizar o transtorno e a preocupação dos pais quando o filho fica perdido na praia. Muitas pessoas, quando encontram uma criança perdida, não sabem para onde encaminhá-las. Com esse sistema, o processo de localização será mais rápido e eficiente, mas gostaria de salientar que os responsáveis não devem relaxar por conta da pulseira com a identificação. A atenção deve ser a mesma sempre", disse João Marcello Barreto, vice-presidente da Orla Rio.

Ainda de acordo com ele, no verão a cada dia de um final de semana dois milhões de pessoas frequentam as praias na faixa entre o Leme e o Pontal. Por enquanto, a ação acontecerá apenas nos finais de semana e feriados, no período de 24 de dezembro a 23 de março de 2011, nas praias do Leblon, Arpoador e Ipanema, do posto 7 ao 12. Cada local terá uma bandeira de uma cor para facilitar a localização: Ipanema (posto 7 - amarelo; posto 8 - vermelho; posto 9 - rosa; posto 10 - azul) e Leblon (posto 11 - laranja e posto 12 - verde).

Pais aprovam a novidade
Mesmo que o projeto-piloto só comece a funcionar no próximo dia 24, algumas crianças já testaram a novidade, que foi aprovada pelos pais.

"Acho importante essa medida, pois tem muito movimento de pessoas nas praias nessa época. Muitas crianças ficam perdidas. Na minha barraca mesmo, sempre tem algumas pedindo ajuda para encontrar os pais. Às vezes, a gente fica sem saber o que fazer. E os pais se desesperam quando perdem o filho de vista", disse Adenílson Dias da Silva, eletricista, que tem uma barraca na praia de Ipanema e aproveitou o dia de sol para levar o afilhado João Vitor Santos, de 4 anos, para tomar banho de mar.

Mais notícias de Cidades » Especial para Terra

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

.Aparato de salvamento

Um sábado de sol como outro qualquer em Ipanema. Na minha rua, carros estacionados irregularmente do lado direito. Um automóvel vem da praia, faz a curva e bate na traseira de outro que estava parado quase na esquina.

Vou à varanda e vejo que logo aparece um carro salva-vidas, de onde saem dois homens. Eles ajudam o motorista - um senhor de idade -, mas ele prefere ficar onde está. Quando sai, cai na rua. O impacto não foi forte, mas ele deve ter batido a cabeça no vidro. Os salva-vidas ajudam-no a se sentar na calçada.

Volto a meus afazeres. Após algum tempo, retorno para ver se tudo se resolveu. Afinal, não era nada sério. O motorista continua sentado, mas agora já surgiram também duas patrulhinhas, uma ambulância e um carro dos Bombeiros. Contei umas 15 pessoas, entre guardas municipais, PMs, salva-vidas e bombeiros.

O homem se recusa a ir de maca para a ambulância, prefere caminhar, diante daquele enorme aparato de salvamento. Foi uma mobilização e tanto. Parecia que nada mais estava acontecendo de grave na cidade

MAIS UMA DA RUA DO LIXO !!!





Eu-repórter

Quem vai limpar os bueiros?

Vejam nas fotos em anexo (tiradas hoje dia 20/12) dois bueiros:
o primeiro na Vinícius de Moraes (esquina com a Visconde de Pirajá), em frente à loja Cerilla;
o segundo, na Visconde de Pirajá (entre Joana Angélica e Vinícius de Moraes), em fente ao restaurante Chaika. Não choveu nem ontem nem hoje, mas os bueiros estão com água e entulho até o topo. A prefeitura é bastante ativa nos Choques de Ordem e nas operações do Lei Seca (que são receita), mas no que tange a manter a cidade (o que é despesa), se mostra bem relapsa. Com os bueiros da cidade neste estado, não é de se espantar o caos que uma chuva de 2 horas trouxe no dia 05/12 ao trânsito do Rio. A próxima, visto que a prefeitura nada fez desde então, promete mais.

A PREFEITURA TAMBÉM GANHA !





Eu-repórter

Choque de ordem nele!

Restaurante Venga recém inaugurado na Rua Garcia D'Ávila, em Ipanema, instalou varanda ocupando metade da calçada.
Por que nossa prefeitura continua aceitando esse tipo de ocupação ilegal?
Por que os restaurantes não fazem os seus projetos de acordo com os espaços internos dos imóveis que irão ocupar?
Por que o pedestre sempre sai perdendo e o comerciante ganhando?

LAGOA RODRIGO DE FREITAS





Exposição conta a história da Lagoa Rodrigo de Freitas

Ronaldo Braga

RIO - O carioca já tem como conhecer a história de um dos seus mais importantes cartões postais. Foi inaugurada na terça-feira, no Espaço Encontro das Águas, do Instituto Estadual do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma exposição interativa que conta a história do local e do projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa. O projeto é uma parceira entre estado, prefeitura e o Grupo EBX, que também investiu R$ 400 mil na exposição.

No Encontro das Águas, o visitante encontra uma linha do tempo, destacando os fatos mais importantes que aconteceram na Lagoa entre 1900 e 2010. Um triedro (painel com 54 faces), que pode ser manuseado pelos visitantes, mostra curiosidades como a de que a superfície da Lagoa apresenta, hoje, 2,2 quilômetros quadrados, área equivalente a quase metade da que tinha em 1880.

O presidente do Grupo EBX, Eike Batista; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, cortaram a faixa de inauguração, selando o resultado desta parceria público-privada.

- É uma felicidade inaugurar este espaço hoje. Andando pela exposição, podemos observar quantas histórias existem na Lagoa. Vamos continuar os nossos esforços, provocando outros empresários a participarem de iniciativas assim. A Lagoa é de todos nós - disse Eike Batista.

O visitante também pode acompanhar o andamento das ações que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa. O painel de entrada será atualizado mensalmente com o status do projeto, que teve início em setembro de 2008. Uma maquete interativa traz a localização das áreas que são foco do Lagoa Limpa.

SUSTO LOGO CEDO



G 1 .COM



Um incêndio atingiu um apartamento de um edifício na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema no início da
manhã desta terça-feira (21), no Rio.

O casal, em temporada no imóvel, desceu rapidamente. Os bombeiros controlaram o fogo em poucos minutos.

Nota da redação: o G1 procurou os Bombeiros para saber as causas do incêndio e aguarda retorno.

METRÔ

Metrô Rio terá esquema especial para show de Roberto Carlos no Natal

Na Linha 2 haverá operação Pavuna/Ipanema, sem transferência, a partir das 17h. Cardeal

Arcoverde e Siqueira Campos ficarão abertas até 1h

Jornal do Brasil

RIO - O Metrô Rio montou operação especial para facilitar a chegada à Praia de Copacabana de quem for ao show do cantor Roberto Carlos neste Natal. A partir das 17h do dia 25, a Linha 2 vai operar de Pavuna a Ipanema/General Osório, sem necessidade de transferência no Estácio. As estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos são as opções mais próximas ao local do show e vão funcionar até 1h da manhã de domingo (26/12), com reforço de segurança.

Outras 28 estações ficarão abertas apenas para desembarque a partir das 23h, horário normal de fechamento do metrô em feriados. As estações Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana, Cidade Nova e Maracanã estarão fechadas no feriado.

Na chegada a Copacabana, a fim de distribuir melhor o fluxo de pessoas e evitar transtornos, alguns trens podem não fazer parada na estação Cardeal Arcoverde, dando preferência ao desembarque do público em Siqueira Campos. Também para garantir a segurança dos passageiros, a partir das 17h e até as 23h do dia 25/12, a estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque. A estação Siqueira Campos estará aberta para embarque e desembarque durante todo o período.

Na volta do show, os trens da Linha 2 também farão a viagem até Pavuna, sem transferência. O embarque em Cardeal Arcoverde será liberado a partir das 23h até 1h, apenas para clientes com cartões adquiridos. Em Siqueira Campos, após as 23h, somente estará aberto o acesso pela rua Figueiredo Magalhães. As linhas Metrô Na Superfície que saem das estações Ipanema/General Osório e Botafogo em direção à Gávea seguirão o mesmo esquema do metrô e farão a última viagem somente após a chegada do último trem.

FIM DE SEMANA COM SOL !




Fim de semana será de céu aberto e temperatura elevada, diz Climatempo
Redação SRZD



O final de semana no Rio deve ser de sol forte, de acordo com o instituto Climatempo. No fim da tarde deste sábado, porém, podem ocorrer pancadas de chuva. Os termômetros devem variar entre 35 graus e 21 graus.

Para o domingo a temperatura deve continuar subindo e deve chegar a 36 graus, com mínima de 21 graus. Na segunda-feira a máxima será de 36°C e a mínima deve ficar em 21 graus, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

No primeiro dia do verão, na terça-feira, o sol deve ser forte, a temperatura deve ficar entre 37 graus e 21 graus.

Nesta sexta-feira as praias da cidade ficaram cheias. Em Ipanema, a temperatura chegou à 36 graus às 12h30.