CARTA ENVIADA

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2010.

Ao Excelentíssimo Senhor
Eduardo Paes
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - 19º andar Rio de Janeiro RJ 20211-110

Assunto: Favelização e ocupação desordenada dos espaços públicos em Ipanema.

Senhor Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro,

O Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), movimento voluntário e apartidário da sociedade, vem neste momento pedir sua atenção para problemas que estão agravando o evidente processo de favelização do bairro, incluindo recentes autorizações da Prefeitura, sem consulta aos moradores, para que diversos comércios se estabeleçam em locais públicos.

Como abordamos assuntos de diversas secretarias ou órgãos do município, cada problema foi colocado em um anexo próprio, visando facilitar seu encaminhamento. São eles:

1. Feira de produtos orgânicos na Praça Nossa Senhora da Paz
2. Ponto ilegal de vans na Rua Visconde de Pirajá esquina com Rua Garcia D’Ávila
3. Caos da Rua Vinícius de Moraes agravado por autorizações da Prefeitura
4. Estoque de barraqueiros e depósito de lixo na Rua Farme de Amoedo
5. Moradia de população de rua e de ratos na Rua Nascimento Silva
6. Fiação exposta em ruas e praia de Ipanema
7. Descaso, abandono e insegurança do Parque Jardim de Alá
8. Calçamento extremamente danificado na Rua Visconde de Pirajá
9. Desordem urbana agravada por Feira de Artesanato na Praça General Osório
10. Calçadas do bairro usadas como moradia de população de rua
11. Albergues da Rua Barão da Torre, 175 e a piora na desordem urbana
12. Camelôs em pontos fixos nas ruas e esquinas mais movimentadas de Ipanema
Sob sua liderança o Rio de Janeiro está vivendo um momento muito especial, resgatando o seu prestígio cultural e econômico no âmbito do país. É hora de qualificarmos a ocupação de nosso espaço público, deixando para trás políticas demagógicas e populistas que tanto prejuízo deram à nossa cidade.
Respeitosamente,





Maria Ignez Barretto Rogério Esteves
Coordenadores do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI)
ANEXO 1 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Feira de produtos orgânicos na Praça Nossa Senhora da Paz

Recém-lançada para ser um local de venda direta do produtor ao consumidor, os moradores já detectaram haver produtos industrializados nesta feira. O bairro de Ipanema tem o fantasma da feira de artesanato (feira “hippie” da Praça General Osório), que aos poucos adicionou produtos industrializados ao seu estoque e transformou-se em um amontoado de 600 ambulantes que nada têm a ver com o princípio de uma feira de produtos artesanais.

Assim como ocorre com a feira de artesanato, a Prefeitura não vai dispor de meios que possam garantir que mais esta feira mantenha seu universo de ação inalterado. Que recursos a prefeitura está utilizando para isso? Quanto isto custa para o contribuinte? Quanto a prefeitura arrecada com a feira? Quanto volta em investimentos de melhoria para a praça e para o bairro?

Não entendemos por que um local público é cedido para um grupo particular exercer nele atividades comerciais.

Não duvidamos dos benefícios que os produtos orgânicos podem oferecer à população. Muitos de nossos voluntários são consumidores destes artigos, que podem ser encontrados nos vários supermercados e lojas de produtos naturais do bairro. Também acreditamos que outros bairros do Município do Rio de Janeiro possam se beneficiar muito de uma feira assim, em regiões com pouca ou nenhuma oferta de orgânicos.

A Praça Nossa Senhora da Paz encontra-se muito degradada: é dormitório de população de rua, suas grades são sistematicamente quebradas por mendigos que querem usar a praça para dormir, e suas árvores servem de guarda-roupa de trapos e sacolas.

É muito importante lembrar que já existem três feiras livres em Ipanema: às segundas, na Rua Henrique Dumont; às terças, na Praça General Osório e na própria Praça Nossa Senhora da Paz às sextas. Nem a praça, nem Ipanema necessitam de mais adensamento ocupacional e sim de uma instituição “adotante”, que recupere seu paisagismo e mantenha a segurança local. Quanto mais comércio houver ali, tanto mais difícil vai ser conseguir quem a adote.

Pelas razões acima citadas, solicitamos que a feira de orgânicos seja cancelada imediatamente e propomos que ela passe a integrar uma das feiras livres do bairro.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

ANEXO 2 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Ponto ilegal de vans na Rua Visconde de Pirajá esquina com Rua Garcia D’Ávila

Existe um ponto pirata de van em plena Rua Visconde de Pirajá, principal artéria comercial do bairro, trazendo todo tipo de transtorno aos moradores e criando ambiente de insegurança e degradação para a população.

As vans piratas fazem barulho, sujeira (os motoristas aproveitam a parada no local para varrer o interior de seus veículos, sacudir tapetes...) e atraem atividades ilegais altamente danosas, como o jogo do bicho e o comércio de ambulantes (que chegam agora em maior número e começam a obstruir a travessia da Rua Garcia D'Ávila). Além disso, causam transtornos ao trânsito no local, já que ali o fluxo de veículos é adensado pelos carros que saem da Rua Garcia D'Ávila para entrar na Rua Visconde de Pirajá - que agora tem uma pista a menos, no trecho ocupado pelas vans.

O ponto ilegal deixa a população completamente impotente diante da ocupação de seus espaços, sem que o poder público faça qualquer tipo de repressão, e também diante das figuras assustadoras que vieram para a região junto com as vans. São homens mal encarados, principalmente aqueles que conferem serviço dos veículos algumas vezes por dia.

Confiram a página a seguir, com fotos referentes a este Anexo 2.

É preciso haver fiscalização de modo a coibir o funcionamento do ponto ilegal de vans.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

FOTOS

Ponto ilegal de vans na Rua Visconde de Pirajá esquina com Rua Garcia D’Ávila

Conforme anexo 2 de 12 da carta nº PSI 001-2010 enviada ao Prefeito Eduardo Paes





ANEXO 3 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Caos da Rua Vinícius de Moraes agravado por autorizações da Prefeitura

Praticamente toda a Rua Vinícius de Moraes tornou-se um aglomerado de população de rua, apontadores de jogo do bicho, ponto de burro sem rabo, um grande número de camelôs e, como não poderia deixar de ocorrer, uma ou duas famílias de sem-teto ali se instalaram. Acrescente-se a isso a sujeira e desordem nas calçadas pelos botequins pé-sujo.

Para agravar a situação, há cerca de um mês a prefeitura deu autorização para que mais um chaveiro se instalasse quase na esquina com a Rua Visconde de Pirajá, numa região já lotada deles – há praticamente um chaveiro em cada cruzamento. Qual o benefício para o bairro do excesso desse tipo de comércio? A argumentação da administração regional é que ele seria o resultado de ajustes na realocação de ambulantes. O que o bairro e, sobretudo, os moradores e comerciantes da Rua Vinícius de Moraes têm a ver com esta necessidade da prefeitura? Esse chaveiro está instalado junto a uma árvore e bem em frente a dois bares que dia e noite emporcalham a calçada, usada como extensão de seus estabelecimentos. Ali ao lado existe uma excelente loja fechada há anos. Certamente se o ambiente fosse favorável, um comércio mais qualificado já teria se instalado lá há muito tempo, gerando impostos, emprego e renda.
Pedimos a imediata remoção desse chaveiro.

Nesse mesmo cruzamento da Rua Vinícius de Moraes esquina com Rua Visconde de Pirajá, na diagonal oposta, há uma banca de jornal instalada há muitos anos, espremida entre a Padaria Martinica, uma árvore e outro bar que tem por hábito colocar seu estoque de cerveja e bancos para clientes na calçada. A banca e o uso irregular da calçada pelo bar tornam aquele trecho intransitável, ocasionando desconforto e insegurança aos moradores e pedestres em geral.
Pedimos a retirada da banca de jornal.

Ainda naquele mesmo trecho, há os camelôs “estabelecidos”. Basta a Guarda Municipal sair para o almoço ou depois de 17h30 que as calçadas de toda aquela região se enchem de produtos falsificados e pirateados. A padaria Martinica já perdeu a conta do número de vezes que tentou refazer as jardineiras, sempre arrebentadas por esta concentração de atividades na sua porta. E a padaria por sua vez também aproveita a desordem urbana para colocar uma máquina de assar frango à beira da calçada, que vaza óleo até o bueiro mais próximo.

Há dois outros botequins, no trecho entre as Ruas Nascimento Silva e Alberto de Campos que, como seus “colegas” das outras quadras da rua, também agravam a sujeira e a desordem, usando as calçadas como parte de seus estabelecimentos. Esta favelização da Rua Vinícius de Moraes é totalmente incompatível com o bairro. Pedimos fiscalização e multa aos botequins da Rua Vinícius de Moraes por usar e emporcalhar nossas calçadas como se fossem parte de seus estabelecimentos.

Reforçamos ainda nosso descontentamento e indignação com a instalação do novo chaveiro, o mais novo premiado com um local público para exercer suas atividades privadas, sem nenhum bônus para a sociedade que mantém o local.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.
ANEXO 4 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Estoque de barraqueiros e depósito de lixo na Rua Farme de Amoedo

Há problemas de desordem urbana em praticamente toda a rua, uma das mais utilizadas por turistas estrangeiros e brasileiros

Chamamos a atenção para o trecho entre a praia e a Rua Prudente de Moraes, infestado de urina e fezes, sujeira, depósito de lixo e local de estoque de barraqueiros. Pedimos fiscalização para este trecho da rua.

As calçadas da rua têm péssima conservação, principalmente nas quadras entre Rua Barão da Torre e a praia. Se as calçadas são de responsabilidade de cada comerciante e/ou moradora, pedimos que a prefeitura fiscalize o trecho em questão, inclusive notificando os responsáveis.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.



ANEXO 5 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Moradia de população de rua e de ratos na Rua Nascimento Silva

No número 115 da Rua Nascimento Silva, um terreno abandonado há mais de 15 anos, à época com projeto de construção de uma sinagoga, acumula lixo, ratos e serve de dormitório para população de rua.

Agravando ainda mais a situação, os proprietários do terreno utilizam a calçada como estacionamento, impedindo que carrinhos de bebê e pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar livremente.

Pedimos fiscalização imediata do terreno.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.



ANEXO 6 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Fiação exposta em ruas e praia de Ipanema

Fios de possíveis ligações clandestinas de barraqueiros podem ser vistos principalmente em vários trechos de areia junto ao calçadão da Rua Vieira Souto e em outras regiões do bairro. Para a segurança de moradores e turistas, pedimos a imediata solução desse problema.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.
ANEXO 7 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Descaso, abandono e insegurança do Jardim de Alá

Ficamos sabendo pela imprensa que a mesma empresa que montou uma academia de ginástica na orla em 2008 e 2009 montaria outra no Jardim de Alá. O local, que já foi um ponto alto do bairro, encontra- se completamente degradado, sujo, com equipamentos quebrados, transformado em um enorme parque para cachorros, sem estar devidamente preparado para isso, e, para agravar ainda mais a situação, virou moradia de população de rua e local de coleta e revenda para catadores de lixo.

Se a prefeitura vai de fato autorizar que uma empresa utilize mais este espaço público, pedimos conhecer o projeto antes que a autorização seja concedida. O mínimo que deveria ser exigido é que essa empresa adote o jardim, restaure seu mobiliário e paisagismo, garanta a sua limpeza e coloque segurança público-privada no local.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

ANEXO 8 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Calçamento extremamente danificado da Rua Visconde de Pirajá

Não existe manutenção das cerâmicas vermelhas e da parte de cimento nas calçadas da Rua Visconde de Pirajá. Seu estado é deplorável. O material usado é de pouca durabilidade, e mesmo depois de feita a manutenção em ou outro trecho, em pouco tempo de uso ele se quebra, surgem buracos, dando um aspecto horrível às calçadas e prejudicando o comércio e os passantes. Pedimos conhecer o projeto da Prefeitura para solucionar este problema.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

ANEXO 9 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Desordem urbana agravada por Feira de Artesanato na Praça General Osório

A Praça General Osório, mesmo com a chegada do metrô, continua caótica: há muita sujeira, população de rua, ambulantes e grades quebradas. O chafariz das siracusas está depredado e tem sistematicamente suas peças roubadas. As calçadas em péssimo estado têm até banheiro químico instalado permanentemente.

Para agravar ainda mais, há total descaso de conservação e limpeza nos vários pontos finais de ônibus no entorno da praça – nas Ruas Teresa Aragão, Prudente de Moraes e Teixeira de Melo, além do terminal de integração do metrô na Rua Visconde de Pirajá. Acrescente a tudo isso os pontos de van piratas e ainda os pontos de táxi durante os dias de feira (feira de “artesanato” aos domingos, feira-livre às terças).

A feira de artesanato – também conhecida como feira hippie - que acontece aos domingos começou por volta de quarenta anos atrás com cerca de trinta artesãos. Pouco a pouco, ela foi se transformando em um amontoado com 600 ambulantes cuja grande maioria hoje nada tem a ver com o princípio de uma feira de produtos artesanais. Virou um camelódromo onde se vende de tudo: alimentos feitos na hora, servidos em todas as esquinas da praça, sem condições de higiene, produtos falsificados, sem origem comprovada, contrabandeados (roupas, óculos, bonés, DVDs, bijuteria industrializada, etc.).

São diversos os órgãos públicos encarregados de organizar, fiscalizar e policiar o local: Fundação Kalouste Gulbenkian, Receita Municipal, Receita Federal, SEOP, Secretaria de Manutenção, Controle Urbano, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, o que inviabiliza que consigamos exigir uma ação saneadora minimamente eficiente. Diante de tal fato, nós, moradores de Ipanema, profundamente incomodados com a desordem descontrolada a que somos submetidos todos os domingos, pedimos a imediata remoção da feira de artesanato para outro bairro, em local adequado para um evento do porte que a feira tem atualmente.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

ANEXO 10 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

População de rua continua a fazer das calçadas do bairro sua residência

A população de rua se espalha por todo o bairro. As ações de recolhimento infelizmente não têm sido suficientes para melhorar o problema. Pedimos reforço na fiscalização.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.



ANEXO 11 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010

Albergues da Rua Barão da Torre, 175 e a piora na desordem urbana

Impera a sujeira e a desordem no trecho da Rua Barão da Torre, que começa imediatamente antes banca de jornal na altura do número 175 até a esquina com a Rua Farme de Amoedo. Aparentemente os albergues da vila de número 175 incentivam seus clientes a usarem a calçada, principalmente o trecho vizinho à banca de jornal, como um bar ao ar livre, deixando a calçada em estado lamentável com literalmente montanhas de papéis, latas, restos de alimentos etc. O restaurante New Natural agrava a situação, servindo clientes em um trecho que nem mesmo fica em frente ao seu estabelecimento.

Muitos dos desordeiros que emporcalham esse trecho da calçada são jovens hospedados no albergue, a maioria europeus acostumados à excelência da ordem urbana de seus países de origem, mas que no Brasil parecem ser encorajados pelos comerciantes a agravar o já precário estado de nosso bairro. Os estrangeiros são levados a acreditar que este seja o comportamento natural do brasileiro, pelo que dizem os turistas, os proprietários dão a entender que emporcalhar a própria calçada faz parte do jeito “carioca, descontraído” de ser.

Pedimos um choque de ordem em todos os estabelecimentos daquele trecho da Rua Barão da Torre, entre o número 175 e a esquina com a Rua Farme de Amoedo.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para ajudar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.



ANEXO 12 de 12
Da carta nº PSI 001-2010 de 19 de julho de 2010


Camelôs em pontos fixos nas ruas e esquinas mais movimentadas de Ipanema

Assim como em relação à população de rua, a repressão aos camelôs tem sido ineficiente.

Em 2009, o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) fez uma campanha de esclarecimento. Colocamos 16 faixas espalhadas pelo bairro conscientizando a população a respeito dos malefícios que representam a esmola e a compra em camelôs.

Pedimos a intensificação à repressão aos camelôs.

Solicitamos que os órgãos responsáveis pelas demandas contidas neste anexo mantenham o Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) informado a respeito das providências cabíveis e colocamo-nos à disposição para colaborar no que for possível para resolver os problemas aqui relatados.

VISITA -SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


" Um grupo do PSI visitou hoje instalações da Secretaria de Assistência Social para amparo a moradores e menores de rua, dando prosseguimento ao projeto de parceria visando às ações em Ipanema. Fomos recebidos pelo Sub Secretário, Dr. Carlos Augusto de Araujo Jorge , que nos acompanhou em toda a visita, juntamente com Luiza Salatino sua Assessora e quem dá o suporte da coordenação da sub secretaria com o PSI .
Podemos entender todo o processo que é feito constantemente pela Secretaria de Assistência social. As operações têm como finalidade acolher os moradores de rua, espalhados pelos bairros do Município do Rio de Janeiro. Tais Moradores são levados para as Centrais de Recepção e lá é feito a triagem de cada um para que os mesmos sejam encaminhados para abrigos da Prefeitura visando atender as necessidades e demandas de cada individuo acolhido pelas equipes operacionais.
Para poder funcionar a Sub Secretaria de Proteção especial conta com equipes de educadores, assistentes sociais e psicólogos.
Inicialmente fomos a um abrigo para menores e adolescentes: o Centro de Acolhimento Ayrton Senna, no bairro de Vila Isabel. O abrigo têm a capacidade para acolher 120 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social. Os mesmos são divididos por idade, sexo e perfil. São acompanhados diretamente por educadores sociais, e recebem moradia, alimentação, roupa e remédios. Participam também de atividades comunitárias. Vimos garotas de quinze, 16 anos, com seus filhos, recebendo toda a atenção, carinho e suporte.
Observamos a dedicação das assistentes sociais, funcionários em geral,o que pode ser constatado pelo carinho que os assistidos demonstravam pelas mesmas.
Podemos observar de perto toda infra - estrutura que a Secretaria tem dado aos abrigados. Em todas as unidades constatamos o compromisso dos profissionais e do Secretário para com as pessoas e as instalações. Quartos, alojamentos, encontram- se em bom estado.
Em seguida fomos à Embaixada da Liberdade, Vianinha que iniciou suas atividades no dia 21 de dezembro de 2009.
Hoje funciona todos os dias da semana, no período de 24h.
Trata-se de uma modalidade de Casa de Convivência como previsto pelo Plano Municipal de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Crack e de Outras Substâncias Psicoativas por Crianças e Adolescentes na Cidade do Rio de Janeiro, visando a promoção da Reabilitação Psicossocial desses jovens.
Como estratégia para nortear o trabalho, houve a escolha da redução de danos, visto que o reconhecimento desta estratégia é amparado pelo artigo 196 da Constituição Federal Brasileira e defendido como Diretriz da Resolução Nº 3/GSIPR/CH/CONAD, de 27 de Outubro de 2005, que aprova a Política Nacional sobre Drogas, além de ser preconizado pelo Sistema de Garantia de Direitos da Lei Federal Nº 8.069/90 que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, intitulado Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta legislação, prevê que às crianças e aos adolescentes, sejam assegurados o direito à saúde e ao acesso às estratégias de redução de danos.
É um serviço aberto e, portanto, uma experiência piloto no município do Rio de Janeiro que intenta constituir-se como laboratório para iniciativas no que tange a abordagem das complexas questões inerentes a drogadicção de sujeitos compreendidos nas faixas etárias da infância e da juventude.
Oferece diariamente atendimento a 25 crianças e adolescentes em situação de rua, usuárias de crack e outras substâncias psicoativas, na faixa etária de até 17 anos e 11 meses. Sua ação é realizada por uma equipe multiprofissional formada por: Assistentes Sociais, Psicólogo, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional, Oficineiros, Educadores Sociais e demais profissionais que dão suporte ao funcionamento da casa. Nossa intervenção é cotidianamente pensada para se realizar em parceria com a rede sócio-assistencial articulando ações integradas com outras políticas públicas setoriais, tais como: Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras que são determinantes e subsidiárias do processo de reabilitação psicossocial.
Se propõe a ser um local de cuidado, onde torna-se primordial privilegiar: os cuidados com a higiene; o oferecimento de alimentação adequada a fase de desenvolvimento em que seu público se encontra; proteção do frio, da chuva e do calor; e, principalmente, um espaço de construção de relações de vínculo afetivo-profissional que venha a possibilitar uma posterior reflexão a respeito dos direitos das crianças e adolescentes; os riscos da vida na rua e do uso das drogas; e, finalmente, a importância do encaminhamento para abrigamento institucional nas unidades de acolhimento especializados para crianças e adolescentes dependentes de crack e substâncias psicoativas.
A embaixada da liberdade têm como finalidade não só tratar do acolhimento institucional (abrigamento) mas também oferece o tratamento para a dependência química e ainda a construção de outros valores para vida a fim de garantir: a saída das ruas e proteção e amparo com vistas ao início do processo de Reabilitação Psicossocial.
Mais uma vez comprovamos o zêlo e dedicação dos funcionários. Muitos adolescentes dependentes de drogas, estavam no local: alguns dormindo, outros almoçando, alguns em cantos com os olhos perdidos ...
Finalmente nos dirigimos ao Centro de Triagem, onde os necessitados são recebidos, feita a triagem e encaminhados conforme o caso, para abrigos. Muitos preferem ficar por lá mesmo, provavelmente pela identificação com os funcionários e para com o local. No momento em que estivemos no abrigo estava sendo realizada uma festa, com a bateria da Escola de Samba da Ilha do governador e podemos ver de perto a alegria de funcionários e abrigados dançando e se divertindo. Todos participando.
Saímos todos impressionados com este trabalho dignificante feito pela Prefeitura , através a Secretaria de Ação Social, trabalho quase anônimo, não divulgado e que merece TODO O APOIO DA SOCIEDADE, pela transparência, seriedade e dedicação. A começar pelo Secretário de Assistência social, Fernando William, o Sub Secretario de Proteção Especial, Dr. Carlos Augusto de Araujo Jorge psiquiatra, o homem certo no local certo, recebido pelos internos com carinho e sempre com um abraço e conversa para cada um.
O exemplo vem de cima, e assim, todos o seguem.
Mas eles necessitam de ajuda: brinquedos, livros, roupas, sapatos, movéis, etc. Pretendemos também que, para as próximas reuniões do PSI, cada um traga um kg de arroz, ou feijão, ou macarrão, óleo, enfim , alimentos não perecíveis , que serão recolhidos e enviados . Vamos coordenar com o Notre Dame um local onde ficará a doação para a kombi apanhar.
Amigos voluntários do PSI, a parceria começou, mas que ela não fique restrita a telefonar para a Luiza e pedir que a mesma faça o acolhimento de moradores de rua. Vamos ajudar, vamos doar!
Este trabalho da Secretaria de Assistência Social precisa ser conhecido e reconhecido. Se puder dissemine-o, quem tiver contato com a mídia, envie esta notícia.
Para doações, ligar para Luiza Salatino. Tel.: 7713- 8461. Ela mandará uma equipe ao local para buscar.
Quem conhecer empresários marque uma visita , peçam que ajudem."
PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

Rogerio Esteves
Coordenador
projetodeipanema@terra.com.br
psipanema.blogspot.com LEIAM NOSSO BLOG

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

Cena urbana

Na principal rua de Ipanema, a Visconde de Pirajá, um rapaz faz propaganda para Rodrigo Bethlem, ex-secretário especial da Ordem Pública e agora candidato a deputado federal.
Ele balança duas imensas bandeiras onde se lê "Choque de ordem", referência à principal realização de Bethlem. A seu lado, duas senhoras começam a montar uma barraquinha, em frente a uma loja chique. A cena chama a atenção. As bandeiras "Choque de ordem" sendo agitadas bem ao lado de duas camelôs, que não têm autorização para estar ali - só podem ficar em ruas transversais.
O cabo eleitoral justifica a atitude delas:
- É melhor do que se estivessem roubando.
Perto dali está a coordenadora do grupo que faz campanha para Bethlem. Sem me identificar, pergunto se ela concorda com a afirmação de seu subordinado.
- Ele vai levar um esporro quando entrar na van.
Menos mal.

HOMENAGEM



Homenagens e revolta com a polícia carioca

Rio - Amigos realizaram emocionadas homenagens ao músico Rafael Mascarenhas ontem. De madrugada skatistas do grupo Josi’s Long Board, da Tijuca, fizeram tributo sobre rodas no Baixo Gávea. Vestindo camisas brancas, eles promoveram descida coletiva na Rua Marquês de São Vicente. À tarde, cerca de 50 amigos e colegas se reuniram na Praia de Ipanema, durante gravação do programa ‘Geleia do Rock’, do Multishow, do qual Rafael participava. Irmão do músico, o ator João Velho, 26 anos, participou do tributo, que será exibido terça, num dos blocos do ‘reality show’ musical, que começa às 22h30.
Amigos do programa ‘Geleia do Rock’ gravaram homenagem a Rafael na Praia de Ipanema Foto: Wallace Barbosa / Ag. News
“Essas homenagens têm nos dado forças para seguir em frente”, contou João. Mesmo antes de saber da extorsão, ele não poupou críticas à polícia e classificou de “palhaços” os PMs que liberaram o atropelador. “Liberar um carro desses é um absurdo. Eles acham que a gente é idiota”. Na praia, os jovens tocaram músicas para Rafael. André Coelho, amigo do jovem, exibiu tatuagem que fez na canela com o nome ‘Rafa’. No final, eles se abraçaram e rezaram. Velho nadou com prancha que era de Rafael, junto de João Gonçalves e Luís Quinderé, que estavam com o rapaz no túnel onde morreu.

PEGA LADRÃO !

PM prende 3 e apreende 1 menor por assalto a australiano23 de julho de 2010 • 10h28 •


Policiais militares do 23º BPM (Leblon) prenderam três homens e apreenderam um menor de idade que roubaram um turista australiano em Ipanema, na zona sul do Rio. Após serem alertados, PMs fizeram uma ronda e encontraram os criminosos com dinheiro e joias da vítima.
A PM informou que o crime ocorreu por volta de 2h desta sexta-feira na Rua Visconde de Pirajá. Os bandidos não estavam armados.

PEGA LADRÃO !

Adolescente suspeito de assaltar joalheria é detido em São Gonçalo

Crime aconteceu horas antes a prisão, no Centro da cidade.Ele teria ameaçado funcionária e clientes com uma arma de brinquedo.

Do G1 RJ

Agentes da 72ª DP (São Gonçalo) detiveram em flagrante, nesta quinta-feira (22), um adolescente de 16 anos suspeito de assaltar uma joalheria em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu horas antes a prisão, no Centro da cidade.
De acordo com os agentes, o menor foi surpreendido pelos agentes durante um patrulhamento de rotina na região. Os policiais desconfiaram do suspeito e realizaram a abordagem. O rapaz não reagiu à prisão.Ainda segundo a polícia, o adolescente teria ameaçado uma funcionária da loja e algumas clientes com uma arma de brinquedo.
Com ele foram apreendidos 43 cordões banhados a ouro, cinco pulseiras banhadas a ouro e quatro óculos. No total, os produtos valiam R$1.5 mil.Outros crimesNa sexta-feira (9), policiais da 14ª DP (Leblon) identificaram na noite desta sexta-feira (9) um dos suspeitos de assaltar uma joalheria na galeria Fórum de Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
Segundo a polícia, a identificação aconteceu após análise das imagens do circuito interno de lojas nos arredores do local.A joalheria foi assaltada na tarde desta sexta-feira (9). De acordo com a Polícia Militar, os criminosos levaram as joias que estavam expostas na loja. Os suspeitos conseguiram fugir.
Policiais Militares chegaram a fazer buscas na região, mas ninguém foi encontrado. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon)Já em Bangu, na Zona Oeste, uma perseguição policial acabou com dois suspeitos presos e dois baleados, na tarde de segunda-feira (5), no Bangu Shopping.
Segundo a polícia, o grupo tinha acabado de roubar uma joalheria num shopping da região.Assalto na TijucaNo sábado (3), uma outra joalheria foi assaltada no Shopping Tijuca, na Zona Norte no Rio.
De acordo com a assessoria do shopping, dois homens armados invadiram a loja e anunciaram o assalto. Eles renderam os funcionários e roubaram uma pequena quantidade de joias.

CUIDADO !!!! PERIGO


ESQUINA DE PRUDENTE DE MORAIS C/JOANA ANGÈLICA.
FIZERAM UMA RAMPA E ESQUECERAM DE TIRAR O RESTO DE HIDRANTE.
CUIDADO QUANDO ATRAVESSAREM A RUA !!!!!!!!!!!

EMAIL RECEBIDO

Caros vizinhos e colegas,

A Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico, AMA JB, precisa da ajuda de todos os moradores do Rio de Janeiro. Preocupados e aflitos com a recente questão fundiária do Jardim Botânico, vimos por meio desta pedir que as associações de moradores de todos os bairros se solidarizem com um problema que é de todos por se tratar de terras tombadas pelo IPHAN de patrimônio inegavelmente público.

A AMA JB criou um abaixo-assinado em resposta às tentativas de transformar em Área de Especial Interesse Social, para fins de urbanização e regularização, 19 núcleos em terreno da União e administrado pelo Jardim Botãnico, no Horto, privatizando um bem público que pertence a todos.

“Invasão ou não, a ocupação é ilícita, contra a lei. O estado de necessidade (moradia) de indivíduos que estão lá pode ser suprida de outras formas, e não justifica que se diga para todos os demais, também donos daquele espaço público, que eles perderão o seu direito coletivo para aqueles que ousaram descumprir a lei, ainda que justificado por um eventual estado de necessidade! E pior; que estes passaram a ter, pela ousadia do ilícito, a conquista de um direito individual de propriedade!”
Retirado do blog da Sra. Sonia Rabello - Professora Titular de Direito Administrativo e Urbanístico da UERJ e 1ª Suplente do Partido Verde na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Acesse o nosso site, www.amajb.org.br, e assine o abaixo-assinado contra mais uma tentativa de depredação do patrimônio público do Rio de Janeiro. Divulgue para todos os seus contatos e associados !

Alfredo Piragibe Jr
Presidente AMA JB
(21)8246-9318

EMAIL RECEBIDO

Caros vizinhos e colegas,

A Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico, AMA JB, precisa da ajuda de todos os moradores do Rio de Janeiro. Preocupados e aflitos com a recente questão fundiária do Jardim Botânico, vimos por meio desta pedir que as associações de moradores de todos os bairros se solidarizem com um problema que é de todos por se tratar de terras tombadas pelo IPHAN de patrimônio inegavelmente público.

A AMA JB criou um abaixo-assinado em resposta às tentativas de transformar em Área de Especial Interesse Social, para fins de urbanização e regularização, 19 núcleos em terreno da União e administrado pelo Jardim Botãnico, no Horto, privatizando um bem público que pertence a todos.

“Invasão ou não, a ocupação é ilícita, contra a lei. O estado de necessidade (moradia) de indivíduos que estão lá pode ser suprida de outras formas, e não justifica que se diga para todos os demais, também donos daquele espaço público, que eles perderão o seu direito coletivo para aqueles que ousaram descumprir a lei, ainda que justificado por um eventual estado de necessidade! E pior; que estes passaram a ter, pela ousadia do ilícito, a conquista de um direito individual de propriedade!”
Retirado do blog da Sra. Sonia Rabello - Professora Titular de Direito Administrativo e Urbanístico da UERJ e 1ª Suplente do Partido Verde na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Acesse o nosso site, www.amajb.org.br, e assine o abaixo-assinado contra mais uma tentativa de depredação do patrimônio público do Rio de Janeiro. Divulgue para todos os seus contatos e associados !

Alfredo Piragibe Jr
Presidente AMA JB
(21)8246-9318

ATA DA 66ª REUNIÃO

MOVIMENTO APOLÍTICO FORMADO
POR MORADORES VOLUNTARIOS PARA PROMOVER O BEM
ESTAR SOCIAL DO BAIRRO

ATA DA 66ª REUNIÃO

LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME-RUA BARÃO DA TORRE 308-IPANEMA
DIA: 12 JULHO DE 2010—1800 HORAS
PRESENTES: 20 MORADORES E O REPRESENTANTE DA ADMINISTRAÇÃO
REGIONAL JULIO PEDRO.
COORDENADA POR: IGNEZ BARRETO

ASSUNTOS TRATADOS:
· HOUVE UM DEBATE SÔBRE A ENQUETE A SER REALIZADA
SÔBRE O CARNAVAL E REVEILLON EM IPANEMA FICANDO
DECIDIDO QUE ELA SERIA REALIZADA POR AMOSTRAGEM
CONFORME EXPOSTO NA ÚLTIMA REUNIÃO.
· FICOU COMBINADO QUE A VISITA À SUB-SECRETARIA DE
AÇÃO SOCIAL PARA CONHECIMENTO DO TRABALHO QUE
VEM SENDO REALIZADO SOBRE MENORES E MORADORES
DE RUA SERÁ NA QUINTA DIA 22 DE JULHO, ENCONTRO ÀS
DEZ HORAS EM FRENTE AO NOTRE DAME.HAVERÁ UMA KOMBI
PARA TRANSPORTE. DEVERÃO COMPARECER ROGERIO, LUIZA
SALATINO( DA SUB-SECRETARIA),CRISTINA,SANDRA, GEORGIANA,
GEORGE ANDRE.
· ESTÁ SENDO ENVIADA AO PREFEITO UMA CARTA ONDE TODOS
OS PONTOS LEVANTADOS NAS ÚLTIMAS REUNIÕES ESTÃO LISTADOS
E PROVIDÊNCIAS SÃO SOLICITADAS. SERÁ DISSEMINADA PELO
BLOG CÓPIA DA CARTA
· ESTÁ SENDO AGENDADA REUNIÃO COM O SECRETARIO DA
ORDEM URBANA SÔBRE A SEGURANÇA DA PRAÇA NSRA.PAZ
· GEORGIANA INFORMOU QUE OS BARRAQUEIROS PROPÕEM
UMA CONSCIENTIZAÇAO PARA MANTER A AREIA LIMPA COM
UM MUTIRÃO DIA 7 DE AGOSTO . SUGERIDA TAMBÉM QUE A
PREFEITURA FAÇA UMA CAMPANHA TIPO “ SUGISMUNDO”.
FOI SOLICITADO QUE O PSI ACIONE A COMLURB PARA COLOCAR
MAIS LIXEIRAS NA AREIA.
· INFORMADO TAMBÉM QIE O PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA
ORLA ESTÁ EM PLENO ANDAMENTO.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 26 DE JULHO SEGUNDA ÁS 1800 H
NO COLEGIO NOTRE DAME BARÃO DA TORRE 308

EXERÇA A CIDADANIA! PARTICIPE!!

NOSSO BLOG : PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM
NOSSO E-MAIL: projetodeipanema@terra.com.br

VOCÊ SABIA QUE PELO NOSSO E MAIL PODEM SER DIRECIONADAS
TODAS AS RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES??

ATA ELABORADA POR: ROGERIO ESTEVES

DESPERDÍCIO




9 HS da manhã e a Praça da Paz,totalmente iluminada !

FEIRA ORGÂNICA - PRAÇA DA PAZ
















FEIRA ORGÂNICA - PRAÇA DA PAZ


A feira recebeu a presença de Fernando Gabeira hoje.













EU REPORTER




Enviado por leitor Jorge Caetano -

EU-REPÓRTER

Bueiros entupidos em várias ruas de Ipanema


O bairro de Ipanema está com os bueiros entupidos por falta de manutenção e limpeza. Quando chove é um caos, pois o vão entre o meio-fio e a rua se enche de água, dificultando o acesso à calçada. Fora isso, bueiros estão estourando todas as semanas e a Cedae é chamada às pressas. Há três dias, durante a forte chuva, os bueiros ficaram tão entupidos que espantaram os ratos, que subiram pelos esgotos e invadiram o meu prédio. Na madrugada de sábado, encontrei um rato grande gordo e cinza dentro do meu banheiro social. Descobri que há um orgão da prefeitura chamado zoonose que deveria cuidar desse problema. Liguei para lá e o atendente me disse que o órgão só funciona de segunda à sexta. Tive que dormir com o rato dentro de casa. Colocamos arroz com veneno para o rato, mas no sábado à noite o nosso visitante ainda estava preso no meu banheiro. A situação dos esgotos e ralos em Ipanema está insustentável!

SUSTO




Curto-circuito em poste provoca susto na praia de Ipanema

Por Leonardo Arromba -


A fiação, exposta e em curto-circuito (detalhe)

Rio de Janeiro (O Repórter) - Desta vez não foi um bueiro que explodiu. O estouro que assutou dezenas de pessoas que passeavam pelo calçadão da praia de Ipanema, no fim da tarde deste domingo, foi causado por um curto-circuito na fiação de um poste, em frente ao Colégio São Paulo. A poucos metros dali, funciona um quiosque, onde cariocas e turistas apreciavam a vista. Alguns deles, que tiravam fotos, tomaram um susto com as faíscas. Tudo aconteceu por volta das 17h30, quando a iluminação da orla foi acessa. Os fios, que estão expostos e desencapados, representam grande risco, principalmente para crianças e animais