ACIDENTE EM IPANEMA


Hoje pela manhã,por volta das 8,00hs.
Batida entre um carro e uma moto na esquina de Puudente de Morais e Vinícius de Moraes.


BAIRROS.COM



Enviado por Ana Perrone -

Asfalto Liso?! Só se for para rali...

Ao longo de toda a orla de Ipanema e Leblon, a prefeitura instalou placas com os dizeres "Operação asfalto liso. Aqui Tem" e "700 km de ruas e vias recuperadas". Mas o que se via ontem - quando muitos cariocas aproveitaram o feriado de Corpus Christi e as pistas fechadas ao tráfego para passear - era o mesmo asfalto totalmente irregular de sempre, com buracos, remendos no recapeamento, afundamentos principalmente perto de bueiros e meios-fios... Enfim, nada mudou. Principalmente quem corre deve ter muita atenção para não sofrer uma torção ou uma queda.
As placas foram instaladas antes de a operação Asfalto Liso começar? Ou ela foi tão malfeita que ninguém percebe melhoria

PROGRAMA



Enviado por Caroline Barros -

Programação cultural gratuita

Ipanema: praça General Osório tem apresentações durante este sábado

Os cariocas vão poder conferir o projeto "Oi TEMPO na Praça", neste sábado, 5. Das 10h às 19h, mais de 200 artistas nacionais e internacionais vão fazer da praça General Osório, em Ipanema, um espaço com inúmeras atividades como instalações, shows e performances, de graça.
O Club Silêncio organizou uma intervenção com 150 fones, que são distribuídos para o público ouvir uma programação musical especial e gravações sobre histórias da praça e ficionais.
Artistas, Djs e Mcs se alternam na programação do Palco Rádio Oi, enquanto no espaço Zoo o artista alemão Stefan Thienhaus desenvolve esculturas, máscaras e trajes de crochê no formato de animais.Diretamente de Barcelona, na Espanha, a companhia Sienta la Cabeza apresenta o espetáculo de mesmo nome com a ajuda dos espectadores, levando muita cor, sons e fantasias para o bairro.
Quem for conferir o "Oi TEMPO na praça", na General Osório, também vai poder acompanhar a história do local através dos séculos XIX / XX / XXI, bem como a criação da Feira Hippie, nos anos 1970 e muitas outras atrações durante todo o dia.

CHOQUE DE ORDEM

Escadas improvisadas com sacos de areia nas praias incomodam carioca

Prática prejudica o visual das praias e são risco para a natureza.Segundo prefeitura, parte dos sacos já foi retirada.

Do RJTV


As escadas improvisadas, feitas de sacos de areia, registradas pela reportagem do RJTV na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, na última semana, estão cada vez mais incorporadas à orla carioca.
No Posto 10 da Praia de Ipanema, também na Zona Sul, os sacos estão por quase toda extensão. Além de prejudicar o visual digno de cartão postal da orla carioca, são também um risco para natureza.
“É lamentável. Se existe esta necessidade, não são os vendedores ou os frequentadores da praia que vão resolver o problema, e sim a prefeitura através de seus mecanismos de fiscalização“, diz a aposentada Diana Stamato.
O acupultor Michel Salomão, que costuma nadar na região, conta que já encontrou com alguns no mar. "Ontem mesmo eu estava nadando e esbarrei em uns plásticos. Isso me incomoda muito", reclamou.
Danos
Quando a areia fica abaixo do nível do calçadão, tem gente que utiliza os sacos para improvisar rampas. Quando a maré enche, os sacos rasgam e acabam indo pra dentro d'água, onde ficam por um bom tempo. Um que seja feito de nylon, por exemplo, vai levar pelo menos 650 anos para se decompor.
De acordo com a prefeitura e a Secretaria municipal de Meio Ambiente, parte dos sacos já foi retirada.

DIVERSÃO



por Luiz André Alzer -

Diversão

Rogê lança CD com show grátis neste domingo, no Arpoador

Assista: Rogê canta "Mapa da Lapa" em video clipe produzido pelo EXTRA


Rogê vai levar uma banda de 11 músicos para o lançamento de seu terceiro disco solo, neste domingo, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. O show começa às 20h e, o melhor de tudo, é de graça. Além de “Mapa da Lapa”, ele vai mostrar as outras dez canções do irresistível e carioquíssimo CD. São pérolas como o reggae “O guerreiro segue”, a bossa nova “Fala geral” (que dá nome ao álbum) e os sambalanços “A nega e o malandro” e “Minha princesa”, feitas em dobradinha com Arlindo Cruz. O sambista, aliás, é parceiro constante de Rogê. — Arlindo talvez seja o maior compositor vivo do samba — reverencia.

MAPA DA LAPA (Rogê)
Quando eu passo por seus arcos Mergulho num Rio de luz e esplendor
Lapa é samba, é nobreza Reduto de bamba, riqueza, paz e amor Madame, malandro e boemia Brasil que é mestiço na cor
Quem é Carioca da Gema sabe o valor
Semente de arte e poesia
Cenário sem beleza igual Ferve o Rio da Lapa de 40 Graus
Capela tem nova por lá
Estrela e Circo Voador
Vem gente de todo lugar, é tão Democrático
Eu desço pela Mem de Sá Esqueço da vida e da dor
A Lapa é o Rio mais lindo que Deus conservou
Lavradio que brota de bar Dando Asas à imaginação
Uma Odisséia no Centro, sem Sacrilégio
Se quiser você pode chegar
É a cultura em total Fundição
A Lapa é o Rio mais lindo que Deus fez à mão

CHOQUE DE ORDEM




Operação Choque de Ordem fiscaliza feira e impede montagem de barracas

Feira livre de Ipanema apresentou irregularidades.Agentes orientaram os feirantes a seguirem as normas da prefeitura.

Do G1 RJ

Um dos pontos observados foi a saia das barracas(Foto: Divulgação/Seop)

Uma operação Choque de Ordem realizada na manhã desta terça-feira (1º), na feira livre da Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio apreendeu cinco tabuleiros, 12 kg de abóbora, impediu que duas kombis funcionassem e que 110 barracas fossem montadas.
Agentes da Coordenação de Controle Urbano orientaram os feirantes para que não amarrassem as tendas nas árvores e postes no entorno da praça. A fiscalização também fez cumprir o horário de montagem das barracas, que vai das 5h às 7h e de desmonte, das 13h às 14h30.
A ação também verificou se o tamanho dos tabuleiros estava de acordo com o que foi determinado pela prefeitura (1,80m por 90cm), se as saias e coberturas das barracas estavam padronizadas e coibiu a presença de ambulantes infiltrados na feira.
"Viemos constatar se as normas estabelecidas pela prefeitura foram cumpridas após a primeira fiscalização ocorrida no local há um mês e meio. Há muito tempo não se cumpre as normas determinadas para o funcionamento das feiras livres. Queremos dar à população e aos feirantes uma feira de cara nova", afirmou Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Participaram da ação, agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Coordenação de Controle Urbano e da Guarda Municipal.

SOLAR MENINOS DE LUZ

Solar e Hotel Fasano fazem Jantar-leilão Beneficente

Na terça-feira, dia 11 de maio, aconteceu o Jantar-leilão Beneficente para Lançamento da campanha “Padrinho de Coração” no Hotel Fasano Rio de Janeiro. O trabalho em equipe garantiu que o evento ultrapassasse o sucesso esperado. Cerca de 40 pessoas participaram da organização do evento, dentre eles: Hotel Fasano Rio de Janeiro; Conspiração Filmes; Approach; os 14 fotógrafos que registraram as imagens para os convites exclusivos.Além da atriz Regina Duarte, madrinha da campanha, e Bruno Mazzeo, Mestre de Cerimônias, compareceram ao jantar cerca de 100 convidados. Os artistas plásticos Adriana Varejão, Vik Muniz, Ernesto Neto, Luiz Zerbini e Sérgio Rodrigues doaram as peças leiloadas.A abertura da noite ficou a cargo de Diego, aluno do 5º ano, que anunciou Bruno Mazzeo. A ex-aluna Elizabete Pereira emocionou contando sua história. Em seguida a presidente e fundadora do SOLAR, Yolanda Maltaroli, contou um pouco sobre a história e sobre o trabalho cunhado há 18 anos.

DESTAQUE PARCEIROS

Secretária Municipal de Educação visita o SOLAR
A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin conheceu o Solar no dia 14 de abril. A visita foi guiada pela presidente do Solar, Iolanda Maltaroli e pelos diretores financeiro e pedagógico. Na foto ao lado Cláudia Costin conversa com alunos do Ensino Médio.

Projeto Informar

O Projeto Informar, desde março de 2009, vem contribuindo para a inclusão social de nossos alunos que se lançarão em busca de oportunidades de trabalho, nas mais diversas áreas. Com esta parceria o Solar pode manter, ampliar e qualificar as aulas de informática educativa e inglês, beneficiando cerca de 350 alunos, de 4 a 18 anos.
.
O que os Meninos de Luz andam fazendo..
.
Exposição
"Eu te amo, meu irmão do Haiti"
De 03 à 07 de maio aconteceu a Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos para a Campanha "Eu te amo, meu irmão do Haiti". A exposição foi aberta a todos. Compareceram pais, alunos, funcionários e pessoas da comunidade. Os trabalhos serão enviados ao Haiti para as crianças da mesma faixa etária dos alunos. A campanha continua, os alunos trazendo água mineral e alimentos.

Uma das muitas histórias de sucesso do SOLAR

Aluna do Solar desde os três anos de idade até o Ensino Médio, Elizabete Pereira teve a oportunidade de cursar a última série do período escolar em um intercâmbio fruto da parceria do Solar com o projeto Students Helping Street Kids. Hoje Elizabete está cursando faculdade de Turismo e trabalha no Hotel Fasano Rio de Janeiro.

Regina Duarte visita o SOLAR

No dia 11 de maio, a atriz Regina Duarte, madrinha da Campanha “Padrinho de Coração”, visitou o SOLAR. Ela ficou muito feliz de ter conhecido pessoalmente nosso trabalho. E todos nós ficamos mais felizes ainda de receber essa madrinha ilustre.

Escola de PaisNo 3º sábado de maio tivemos nosso 4º encontro da Escola de Pais - encontro interativo entre todos os responsáveis dos 400 alunos do SOLAR coordenado pela direção e pela equipe de psicólogas voluntárias. O tema atual: "Erotização Precoce". A dinâmica da discussão foi estimulada com vídeos retratando o problema e suas causas. Representantes do grupo de pais apontaram algumas soluções que podem ser aplicadas no contexto da comunidade. No final houveram aplausos calorosos pela grande oportunidade de troca experiências e pela pertinência do assunto. Para coroar o encontro, o novo filme institucional foi apresentado aos pais que ficaram intensamente emocionados.

Novo filme institucional do SOLARNeste mês de maio o SOLAR viu realizado um sonho que acalentava há alguns anos: um novo vídeo institucional. A Conspiração Filmes, produtora brasileira com expressivos trabalhos realizados para cinema, televisão e publicidade, com grande sensibilidade e competência sintetizou num vídeo de quatro minutos os 18 anos de história do SOLAR. Mais do que seus anos de vida e as centenas de crianças e jovens que por aqui passaram, o vídeo conseguiu captar a alma de nossa instituição (mais). Veja o filme.
Evento

Exposição "Desejos de paz, amor e harmonia ao Rio de Janeiro"
28/05
Exposição dos trabalhos dos alunos.
Casa 138
Show do Bloco Brasil
28/05
16:00h
Show de encerramento da Campanha "Desejos de paz, amor e harmonia ao Rio de Janeiro".
Teatro Meninos de Luz

Campanhas

Material de Limpeza
Aparelho de DVD
Projetor de Imagem
Alimentos não perecíveis
03 Aparelhos de Som (CD)
05 Ventiladores (Tufão)

CAMPANHA PERMANENTE DE MANUTENÇÃO

O Solar precisa de sua colaboração financeira mensal para manter seus compromissos.Junte-se a nós! Seja um PADRINHO DE CORAÇÃO.
Se você deseja participar de qualquer uma das campanhas acima, entre em contato conosco pelo e-mail carolinap@meninosdeluz.org.br ou pelo telefone 21 2522-9524.
Maiores InformaçõesCarolina - 21 2522-9524carolinap@meninosdeluz.org.br
Agradecimentos:
O Solar Meninos de Luz agradece aos voluntários que tornaram este informativo possível.
www.meninosdeluz.org.br



_

PREVISÃO



Previsão

Junho começa com frio no Rio

Cláudio Motta e Jacqueline Costa


RIO - Os primeiros dez dias de junho deverão ser marcados por baixas temperaturas por causa de uma frente fria vinda da Região Sul. A massa polar que derrubou a temperatura só deve ir embora na sexta-feira. Até lá, a chuva fina e a nebulosidade continuam. Nesta segunda-feira, a mudança de temperatura chegou acompanhada de fortes rajadas de vento, que chegaram a 69 quilômetros por hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A ventania causou transtornos na cidade, deixou o mar agitado e levou areia para o calçadão da Praia de Ipanema.
Há previsão de chegada de uma ressaca para esta terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na segunda a temperatura mínima foi 18,2, no Alto da Boa Vista. Já a máxima foi 26,5 graus, registrada na estação da Praça Mauá.
- Até agora, o recorde de frio de 2010 foi registrado no dia 13 de maio, com 13,9. A tendência é que a temperatura caia cada vez mais por causa da chegada do inverno, no dia 21 de junho. O frio vai aumentar nas madrugadas - explica André Madeira, meteorologista do Instituto Climatempo.
Muitos chamados foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros por conta de quedas de galhos e de árvores. Os bairros mais afetados pelo vento forte foram Humaitá e Botafogo, na Zona Sul, e Tijuca, Vila Isabel e Méier, na Zona Norte.
No Humaitá, na Rua Desembargador Burle, uma árvore tombou e atingiu o prédio número 128. A rua teve que ser fechada. A janela do apartamento de Cláudia Peluffo de Amorim foi quebrada pelos galhos, que também atingiram a rede de distribuição de energia elétrica. Apesar de o acidente ter ocorrido às 11h e de os bombeiros terem chegado às 11h30m, a retirada da árvore só será realizada às 7h de desta terça. Uma equipe do Corpo de Bombeiros ficou no local até o início da noite de segunda esperando pela Light e pela Comlurb, uma vez que é necessário desligar a rede elétrica e usar equipamentos da Comlurb. O administrador regional, Rodrigo Pian, admitiu que moradores já vinham avisando do risco de queda de árvores no local.
Na Praça da República, pouco depois da Rua Azeredo Coutinho, próximo à Avenida Presidente Vargas, outra árvore tombou. O táxi dirigido por José Geraldo de Souza, de 52 anos, foi atingido por uma árvore que caiu de dentro da praça. O teto e o vidro frontal do carro foram danificados, mas tanto ele quanto o casal que era transportado saíram ilesos.

METRÔ

Incêndio no metrô

Fogo começou por volta de 6h. Passageiro relatou 'pior coisa' que já viu.

Do RJTV


Imagens feitas por um passageiro do metrô mostram o desespero dos passageiros durante um incêndio que atingiu um vagão no início da manhã desta segunda-feira (31).
Faltavam poucos minutos para a 6h, quando uma grande quantidade de fumaça começou a sair debaixo do trem que ia para Botafogo, na Zona Sul do Rio, pela linha 2. Pelas imagens não é possível ver as labaredas, mas a quantidade de extintores utilizados e o desespero de quem atuava ali no momento mostram que a situação poderia ser grave.
A fumaça invadiu o interioir do vagão, que foi esvaziado, e também a plataforma. Os passageiros ficaram esperando até que a situação se normalizasse.
Diferentemente do que havia afirmado a concessionária Metrô Rio de que só houve muita fumaça na pane elétrica ocorrida em um trem da Linha 2, na estação de Inhaúma, no subúrbio do Rio, às 5h55 da manhã desta segunda-feira (31), um passageiro contou que viu labaredas de fogo.
“Começou a sair fumaça, fumaça e labareda, e foi subindo o fogo, foi subindo, e todos os extintores do metrô, todos eles, (estavam) vazios, debaixo do banco. Isso foi o ápice da pior coisa que eu já vi na minha vida”, afirmou José Augusto.
Segundo ele, o susto ainda foi maior quando funcionários apareceram com extintores de água, já que o problema era na rede elétrica.
O diretor do Metrô Rio, Gilberto Flores, afirmou que há possibilidade da pane ter provocado fogo. Quanto aos extintores, Flores disse que eles estão dentro do prazo de validade, mas que vai passar por uma perícia. Ainda segundo ele, a água só foi usada depois que a energia foi cortada.
De acordo com a assessoria de imprensa concessionária Metrô Rio, o trem seguia para Botafogo, na Zona Sul do Rio, e teve um curto-circuito na rede elétrica. A composição teve que ser retirada de circulação e os intervalos na Linha 2 ficaram irregulares durante cerca de três horas.

ATA DA 63ª REUNIÃO

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENT0 APOLÍTICO, FORMADO POR MORADORES
VOLUNTÁRIOS COM O PROPÓSITO DE AUMENTAR O BEM
ESTAR SOCIAL DO BAIRRO

ATA DA 63ª REUNIÃO

LOCAL: Colégio Notre Dame- rua Barão da Torre 308
Em 24 de maio de 2010
Horário: 1800 h
Presentes: 14 participantes
Coordenada por: Ignez Barreto
ASSUNTOS TRATADOS.
O PSI lamenta o falecimento do colaborador Conde Gerard e apresenta as condolências á família .
Está tudo organizado para a palestra do Secretario Beltrame.
Já temos autorização para colocação das faixas, o que ocorrerá na quinta dia 27. As perguntas serão por escrito, e aqueles que desejarem formulá-las por e-mail poderão faze-lo para projetodeipanema@terra.com.br . Para boa ordem enfatizamos que as perguntas devem ser por escrito.
Voluntários ajudarão no recolhimento e seleção das mesmas, afim de evitar repetição.
Agendada a reunião com o MP para tratar do carnaval e reveillon, dia 31 de maio às 1400 horas.
Agendada reunião com Secretario Municipal de Turismo para tratar dos mesmos assuntos dia 2 de junho às 1600 horas.
A questão do POUSO está sendo coordenada pelo PSI, agência DPZ e Secretaria de Urbanismo.
A questão do bar Empório, da esquina da Maria Quitéria com Prudente de Moraes está sendo levantada e acompanhada pela 14 DP para as ações necessárias. Vamos aguardar.
Não houve ainda respostas às nossas perguntas sobre a questão das barracas na praia e responsabilidades.A Assessora Raquel, da Vereadora Aspásia, ficou de coordenar as ações necessárias aos levantamentos legais do assunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 7 DE JUNHO SEGUNDA ÁS 1800 HORAS NO COLEGIO NOTRE DAME BARÃO DA TORRE 308

COMPAREÇA!! PARTICIPE!!

NOSSO BLOG: psipanema.blogspot.com

NOSSO E-MAIL: projetodeipanema@terra.com.br

ATA REDIGIDA POR : ROGERIO ESTEVES

EU REPORTER

Enviado por leitor Jorge Caetano -

EU-REPÓRTER

Ipanema está virando dormitório de mendigos
No bairro de Ipanema, a cada dia, cresce o número de moradores de rua. A Rua Visconde de Pirajá, durante o dia, e principalmente à noite, serve de dormitório de idosos, desempregados e meninos de rua. As equipes da Secretaria de Assistência Social da prefeitura recolhem algumas dessas pessoas e as encaminham a abrigos, mas quase todas retornam. Elas preferem a rua ao abrigo.
Mendigos se reúnem todas as noites no portão da garagem do meu prédio. Armam colchões, cobertores... e estão correndo perigo, pois muitas vezes dormem com a cabeça perto demais do portão automático.
O problema é crônico num bairro cheio de turistas.

CONVITE


HOMENAGEM

Air France fará duas cerimônias em memórias aos mortos no voo 447

O Globo

RIO - A Air France realizará, nesta terça-feira, duas cerimônias em memória às vítimas do voo Rio-Paris. Uma será em Paris, no Parc Floral e no Cemitério Père Lachaise, e deverá ter a presença de cerca de mil pessoas. A outra será no Rio para cerca de 40 familiares de vítimas brasileiras que preferiram não viajar. A do Rio será na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, seguida de colocação de flores no memorial às vítimas no Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, inaugurado em novembro do ano passado.

Em nota divulgada à imprensa, a Air France explica que as duas cerimônias serão abertas apenas aos familiares e amigos próximos das vítimas, de acordo com o desejo das associações das famílias.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Air France:

"A Air France vai realizar, dia 1º de junho de 2010, duas cerimônias em memória às vítimas do voo Rio-Paris. Uma, com a presença de cerca de mil pessoas, em Paris. Outra, no Rio de Janeiro, para cerca de 40 familiares de vítimas brasileiras que preferiram participar da cerimônia no Brasil.
"De acordo com o desejo das associações das famílias das vítimas, que foram previamente consultadas a respeito destes dois eventos, e pelo compromisso da Air France de preservar as mesmas neste momento de recolhimento, ambas as cerimônias serão de caráter privado, abertas apenas para familiares e amigos próximos, não sendo permitida a entrada da imprensa. A Air France espera contar com o apoio da comunidade e da mídia para permitir que estes sejam momentos de reflexão e luto para estas famílias, de homenagear e velar seus entes queridos.
"Em Paris, a cerimônia se dará no Parc Floral e no Cemitério Père Lachaise. No Rio, acontece uma cerimônia na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, seguida de colocação de flores no memorial às vítimas no Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, inaugurado em novembro do ano passado. A Air France reitera que em nenhum desses locais será permitida a entrada da imprensa e da comunidade em geral, apenas de familiares e amigos próximos, todos previamente cadastrados.
"A Air France tem como prioridade manter a privacidade das famílias e sustenta sua postura transparente com a imprensa. Por isso emitimos este comunicado e reforçamos a solicitação de não comparecimento da imprensa nos locais. Após as cerimônias, divulgaremos mais informações e imagens.

"A Air France agradece a compreensão de todos."

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem apreende mais de 1 tonelada de coco em Ipanema

Segundo a Seop, cocos eram descarregados fora do horário permitido.Operação também rebocou 22 veículos estacionados irregularmente.

Do G1 RJ

Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) apreenderam, neste sábado (29), 1,5 tonelada de cocos verdes, na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Seop, as frutas foram recolhidas durante operação

Choque de Ordem na orla. Ninguém foi preso.

Os cocos eram descarregados fora do horário permitido na orla de Ipanema. Em outro ponto da operação, na Praia da Urca, a fiscalização apreendeu uma tenda árabe montada na areia sem autorização. Já em Botafogo, os fiscais apreenderam 286 DVDs piratas. O material foi levado para a 9ª DP (Catete).

De acordo com a Seop, em Copacabana, também na Zona Sul, agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam75 biquinis, 38 cangas, 28 camisas, 11 refrigerantes, 11 garrafas de água e oito guaranás naturais com vendedores não autorizados.

A operação

Choque de Ordem nas praias também rebocou 22 veículos estacionados irregularmente no trecho da orla compreendido do Leme, na Zona Sul, até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Mutirão de limpeza nas praias

Cerca de três toneladas de lixo foram retiradas neste sábado (29) de várias praias do Rio. O material foi recolhido durante a ação “Limpando e Reciclando”, promovida pelo Instituto Ecológico Aqualung. O mutirão começou às 10h e terminou por volta de meio-dia.
Os voluntários também distribuíram sacolas biodegradáveis e luvas descartáveis.
O mutirão de limpeza reuniu 700 voluntários que se dividiram nas praias de Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, Barra da Tijuca, Recreio e Grumari, na Zona Oeste, Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema, na Região dos Lagos. O grupo de voluntários recolheu todo o tipo de sujeira.O lixo recolhido foi deixado em terminais de coleta da Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb).

A ação contou com o apoio da prefeitura e foi realizada em parceria com a Rede Municipal de Ensino. De acordo com o coordenador do projeto, Hildon Carrapito, o evento também falou sobre a importância de se manter as praias sempre limpas.

Limpeza em Maricá

Em Maricá, a Semana do Meio Ambiente começou neste sábado também com a limpeza das areias da praia e das margens do canal de Ponta Negra. A retirada dos resíduos foi coordenada pela equipe da Secretaria municipal de Ambiente e Urbanismo e teve a participação de membros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A ação contou, ainda, com a participação do Grupo Escoteiro Cidade de Maricá, além de voluntários, todos equipados com luvas descartáveis e sacolas de lona. A maior parte do material, quase todo composto por produtos recicláveis, foi recolhida entre as pedras que ficam na encosta da praia. O mutirão recolheu mais de 40 sacolas de lixo. O peso total ainda não foi divulgado.“Um dos nossos projetos é a instalação do que chamamos de uma ‘eco barreira’, por exemplo, próximo à ponte da Mumbuca.

A ideia é reter o que se joga nos rios, praias e canais da cidade e, assim, dar uma noção exata do quanto o meio ambiente é agredido diariamente”, ressaltou o secretário de Ambiente, Alan Novais.