PRAIA DE IPANEMA



Enviado por Rafael Oliveira -
A praia das russas

Rússia envia cinco atletas ao Brasil para aprender vôlei de praia

CONFIRA O VÍDEO COM JACQUIE E AS RUSSAS NA PRAIA

A seis anos dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, a Rússia já prepara sua invasão ao Brasil. No início do mês, a Federação de Vôlei do país enviou às areias de Ipanema cinco jogadoras para aprender vôlei de praia com a campeã olímpica, em Atlanta-96, Jacqueline Silva.
Potência no vôlei de quadra, a Rússia agora vem abrindo os olhos para as areias. O plano da entidade é enviar jovens atletas para aprender o esporte nos países onde ele é mais praticado.
As mais novas visitantes têm de 17 a 20 anos e vieram acompanhadas de sua treinadora, a ex-jogadora Sveltana Prokopieva. Vindas de um país marcado pela neve e pelo frio, elas não vacilam em apontar o calor como a maior dificuldade que encontraram até o momento.
— No princípio, tínhamos dor de cabeça todos os dias — contou Anna Alova, a única que “arranha” no inglês.
Ainda assim, a treinadora russa não dá descanso. Mesmo em dias de alta temperatura, elas treinam em dois períodos: de manhã, com Jacqueline, e à tarde, sozinhas.
— Não entendo uma palavra do que ela fala, mas, pelo tom de voz, parece ser bem durona — brincou Jacquie, referindo-se à Sveltana.

CANTAGALO

Moradores do Cantagalo terão casas regularizadas

Neste sábado (27), 20 famílias receberam a planta da casa. Foram cadastradas 1.485 moradias do morro.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV


Os vinte moradores mais antigos do Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, deram um passo importante neste sábado (27), ao receber a planta da casa, documento que será usado para obter o título de propriedade. O evento foi realizado no Espaço Criança Esperança.

O trabalho de levantamento de terra da região começou em 2008. Até agora foram cadastradas 1.485 residências. O cadastro dos outros moradores será feito no dia 10 de abril, na Associação dos Moradores. Além disso, uma pesquisa registrou todas as informações sobre quem mora na comunidade.

“O Rio de Janeiro deve perceber esse movimento como um movimento que tira as pessoas do informal e passa para o formal”, afirmou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. “São 1.485 plantas baixas que estão disponíveis na associação para todos os residentes que são possuidores de imóveis e que, a partir de agora, podem negociar com o estado. Só falta o título de propriedade com o qual vão receber uma matrícula no Registro Geral de Imóveis”, disse o presidente do Instituto Atlântico, Paulo Rabello.

Na comunidade há 45 anos, seu Ivan foi um dos moradores que receberam a planta da casa. Aos 60 anos, casado, pai de cinco filhos e avô de 15 netos - todos criados no Cantagalo - o aposentado acordou, neste sábado, com a certeza de realizar um velho sonho. “Sempre sonhamos em possuir uma residência. Esse dia chegou”, disse ele.

Moradores satisfeitos

O funcionário público Edibal Neves, de 69 anos, também revelou o apoio ao projeto: “Me sinto emocionado. Esse dia é muito bom para mim e para a comunidade”, disse ele, que nasceu no Cantagalo. Localizado entre os bairros de Copacabana e Ipanema, o Cantagalo tem atualmente cerca de 10 mil moradores. Em novembro de 2009, o local começou a ser pacificado. Houve confrontos, mas no dia 23 de dezembro foi instalada a quinta Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio.

Elevador panorâmico

Além de casas regularizadas, moradores terão elevadores panorâmicos. As obras para a construção de quatro desses elevadores no Cantagalo estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final do mês de junho.Cerca de cem pessoas poderão ser transportadas ao mesmo tempo pelos elevadores, que vão ligar o Morro do Cantagalo à estação do metrô da Praça General Osório, também em Ipanema.

CANTAGALO




Após atrasos, operários aceleram obras de elevador panorâmico no Cantagalo

Quatro elevadores vão ligar favela à estação do metrô.No topo será construído um mirante com vista para o mar de Ipanema.

Do G1, no Rio

O protótipo do elevador panorâmico do Cantagalo (Foto: Divulgação/ Secretaria estadual de Transportes)

As obras para a construção de quatro elevadores panorâmicos no Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final do mês de junho. A ideia inicial do governo do estado era entregar as torres em abril, mas mudanças no design prolongaram o prazo.

Cerca de cem pessoas poderão ser transportadas ao mesmo tempo pelos elevadores, que vão ligar o Morro do Cantagalo à estação do metrô da Praça General Osório, também em Ipanema. As duas torres por onde passarão os elevadores foram erguidas na Rua Teixeira de Melo. As obras custaram cerca de R$ 48 milhões.
Mirante com vista para o mar
No topo das torres será construído um mirante com vista livre para o Morro Dois Irmãos e para as praias de Ipanema e do Leblon.

Na base dos elevadores será montado um edifício de três pavimentos, onde ficarão novos postos do Detran e dos Correios, onde o público poderá requisitar pedidos de carteiras de identidade e de motorista.
Segundo a Secretaria estadual de Transportes, os imóveis da região tiveram uma valorização de até 40%. O governo também constrói na esquina das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre um depósito para os camelôs guardarem suas mercadorias.

SEOP

Prefeitura identifica 200 flanelinhas que agem na Zona Sul do Rio

Desde início do choque de ordem, 568 flanelinhas foram presos.Nos últimos dois dias, 37 suspeitos foram detidos em Ipanema e Leblon.

Do G1, no Rio


O secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, afirmou nesta sexta-feira (26) que uma investigação identificou de 150 a 200 flanelinhas que agem da Glória a São Conrado, na Zona Sul do Rio.

De acordo com a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), da Prefeitura do Rio, desde o início das operações de choque de ordem 568 flanelinhas foram presos no Rio. Em 2009, a Seop prendeu 423 guardadores de veículos não autorizados, sendo 328 deles no entorno do Maracanã, na Zona Norte.
Segundo a Seop, nos últimos dois dias 37 flanelinhas que atuavam em bairros da Zona Sul foram presos.
Na última quinta-feira (25), 14 flanelinhas, entre eles um menor de idade, foram detidos no Leblon.
Cinco deles continuarão presos, já que sete vítimas prestaram queixa na 14ª DP (Leblon) confirmando que sofreram extorsão quando estacionavam seus veículos na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Já na quarta-feira (24), 23 flanelinhas em Ipanema e também no Leblon foram detidos por formação de quadrilha e extorsão. Agentes da secretaria prenderam ainda um um guardador da Embrapark, empresa responsável pelo estacionamento na Zona Sul. Ele atuava na Rua Joana Angélica, na altura da Praça Nossa Senhora da Paz. Segundo a secretaria, o guardador foi flagrado dando cobertura a outros flanelinhas ilegais na região e fornecendo talões de estacionamento.

CANTAGALO


Revitalização

Elevador do Cantagalo fica pronto em junho

Marqueiro



RIO - Sobe: o aspecto da esquina da Rua Barão da Torre com Teixeira de Melo, em Ipanema, região degradada que está sendo revitalizada com a construção do elevador panorâmico ligando a estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo. Desce: a escadaria que ainda hoje precisa ser vencida pelos moradores para chegar ao topo da favela.

Em visita ao elevador na tarde desta quinta-feira, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que a obra, cuja conclusão havia sido anunciada para este mês, só deverá estar pronta em junho. Orçado em R$ 48 milhões, o conjunto compreende duas torres, uma de 64 metros - o que corresponde a um prédio de 21 andares - e outra de 28 metros (semelhante a um edifício de nove pavimentos). Elas serão ligadas por uma passarela de 48 metros.
De acordo Lopes, o elevador deverá ser batizado de Rubem Braga, em homenagem ao cronista que morou num edifício vizinho à comunidade onde vivem cerca de 28 mil moradores. O secretário disse que o elevador será entregue junto com o acesso Teixeira de Melo da estação Ipanema, que já está praticamente pronto. A galeria, de 230 metros - a mais longa de todo o metrô - ligará a plataforma à base do elevador. Como já acontece nos acessos General Osório, Jangadeiros e Sá Ferreira, as paredes serão decoradas com painéis de arte.
- Uma da coisas mais importantes desse projeto é a requalificação daquele lugar - afirma Lopes. - Antes, havia ali um depósito de lixo, uma boca de fumo e uma central de distribuição de cadeiras de praia. O que está acontecendo é uma regularização urbana poderosa. Não é à toa que os imóveis da região já valorizaram 40%.

RESPOSTA

Enviado por Bairros.com -

Comlurb explica uso de água para limpar rua em Ipanema

Em resposta ao Eu-Repórter enviado pelo leitor Felipe de Menezes Machado, que enviou foto mostrando que um gari gasta uma grande quantidade de água para lavar a esquina das ruas Vinícius de Moraes e Visconde de Pirajá, em Ipanema, a Comlurb informou que o procedimento é necessário, devido ao mau cheiro e à sujeira proveniente das necessidades fisiológicas da população de rua. Antes de lavar o local, é feita a remoção dos resíduos. Também é utilizado na limpeza um inibidor de odores com essência de eucalipto. A companhia se colocou à disposição dos cariocas através do TeleComlurb - 2204-9999, que funciona de 6h às 22h, de segunda-feira à sábado, ou ainda pelo site www.rio.rj.gov.br/comlurb, além da Ouvidoria (Rua Major Ávila 358), de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

ATA DA 59ª REUNIÃO


PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENT0 APOLÍTICO, FORMADO POR MORADORES VOLUNTARIOS,
COM O PROPÓSITO DE AUMENTAR O BEM ESTAR SOCIAL NO BAIRRO
ATA DA 59 REUNIÃO

LOCAL: Colégio Notre Dame- rua Barão da Torre Em 22 de março de 2010
Horário: 1800 h
Presentes: 18 participantes
Coordenada por: Ignez Barreto
ASSUNTOS TRATADOS.
A reunião teve como objetivo discutir com os representantes da Pro Rio presentes os acertos e o que falta fazer para melhorar a situação e ocupação das areias do nosso bairro. A Pro Rio é a empresa responsável, que ganhou a licitação através convênio com a Prefeitura, pela gestão do comercio na areia, interação com os barraqueiros e fornecedores.
Agradecemos a presença dos seguintes representantes:
-Paulo Joarez-Presidente do Pro Rio
-Aristeu Barbosa- Vice Presidente Praiasa
- Oton Pinto- Diretor do Pro Rio
-Diner Pimentel- Diretor Pro Rio
-Jurandir Bandeira- Vice Presidente Pro Rio.
Foi explicada a dificuldade inicial e os acertos que estão sendo levados a efeito para melhorar a logística de entrega e coleta de material como barracas, cadeiras e guarda sol, reposição de gelo, padronização das geladeiras térmicas(não mais isopor) e dos próprios barraqueiros e barracas .
Agora, pelo termo de adesão assinado pelos barraqueiros, os mesmos tem que ter responsabilidade no cumprimento das varias obrigações. O Diretor de Planejamento Oton vai enviar cópia deste termo e do Projeto para o PSI. Vamos divulga´-los para que possamos contribuir para o bom andamento, denunciando a Pro-Rio todas as irregularidades que porventura forem constatadas pelos moradores. Pelo termo, se o barraqueiro incorrer em três faltas será suspenso ou até excluido.
Os telefones para contato com a Pro Rio são:
7716 3930----------Paulo- Presidente
7870 6439---------- Aristeu Diretor
O e-mail para contato é : ascolpra@ig.com.br
Foi esclarecido que as contrapartidas da industria são feitas diretamente com o Município.
Está sendo planejado um trabalho conjunto de conscientização dos barraqueiros através palestras , envolvendo também a Comlurb e Comunidade. O PSI vai se engajar nesta atividade.
Foi levantado por um representante do setor hoteleiro os abusos praticados por alguns em relação aos preços. Foi sugerido que os hotéis procurassem diretamente os barraqueiros da sua área para um entendimento, inclusive para coibir a ação dos atravessadores.

PRÓXIMA REUNIÃO: 5 DE ABRIL DE 2010-COLEGIO NOTRE DAME 1800H

PARTICIPE, COLABORE, AJUDE A MELHORAR NOSSO BAIRRO!!!

NOSSO BLOG: PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

NOSSO E-MAIL: PROJETODEIPANEMA@TERRA.COM.BR

ATA ELABORADA POR: ROGERIO ESTEVES

CONVITE


METRÔ

Passageiras passam mal e atrasam circulação na Linha 1 do metrô

Elas acionaram o botão de emergência e trem parou na Central.Metrô diz que dois vagões circulavam apenas com a ventilação ligada
.
Do G1, no Rio


Duas passageiras passaram mal e acionaram o botão de emergência de uma composição da Linha 1 do metrô. Isso fez com que o trem ficasse retido por aproximadamente cinco minutos na estação Central para o atendimento às duas mulheres. O Metrô informou que dois vagões da composição com problemas no ar-condicionado circulavam apenas com a ventilação ligada e, provavelmente, elas sofreram com o calor.

De acordo com a assessoria do Metrô, as mulheres foram atendidas por agentes de segurança da concessionária. Elas receberam água e, como estavam se sentindo melhor, seguiram viagem na mesma composição. O caso segundo a assessoria do Metrô, ocorreu por volta das 9h desta quinta-feira (25). O Metrô informou ainda que, devido à interrupção da circulação deste trem, o intervalo na Linha 1 ficou em torno de sete minutos. Para evitar transtornos para os passageiros, um outro trem partiu da central de manutenção da estação General Osório (Ipanema) para suprir o intervalo entre as composições da Linha 1.

FLANELINHAS

Rio prende 23 flanelinhas que atuavam no Leblon e em Ipanema

Guardadores agiam em grupo, loteando ruas e extorquindo motoristas, segundo secretaria municipal
25 de março de 2010 4h 31

Bruno Lupion, do estadão.com.br

Vinte e três flanelinhas que atuavam no Leblon e em Ipanema, no Rio, foram presos na noite de quarta-feira, 24, em uma operação da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) com apoio da Polícia Militar.
Os guardadores de carros agiam durante a noite, em grupo, loteando ruas e extorquindo os motoristas, segundo a Seop. Eles serão indiciados por formação de quadrilha e extorsão. Um manobrista da Embrapark suspeito de dar cobertura aos flanelinhas também foi preso.
A operação mobilizou policiais e 22 agentes da Seop, divididos em quatro equipes, que agiram simultaneamente na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Clube Monte Líbano, e nas ruas Vinícius de Moraes, Farme de Amoedo e Joana Angélica, na altura da Praça Nossa Senhora da Paz. Motoristas teriam confirmado a ocorrência de extorsão, abordagem intimidatória e ameaça por parte dos flanelinhas.
Seis flanelinhas foram levados para a 14ªDP (Leblon) e outros 17, incluindo o funcionário da Embrapark, foram conduzidos para a 12ªDP (Copacabana).

RECUPERAÇÃO DO ASFALTO

Recuperação do asfalto chega primeiro à orla do Leblon

Prefeitura dá prioridade à Avenida Delfim Moreira. Orla de Ipanema também está entre as 79 que serão recapeadas

Rio - Com um dos metros quadrados mais valorizados do Rio, a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na Zona Sul, está entre as primeiras das 79 vias cujo piso será recuperado na Operação ‘Asfalto Liso’. O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que as obras começam em 15 dias. Ele também divulgou levantamento dos Zeladores do Rio apontando calçadas danificadas, problemas na sinalização de trânsito e lâmpadas apagadas como as três maiores reclamações do carioca na área de conservação.

As outras vias que serão as primeiras recapeadas são as avenidas Avenida Vieira, em Ipanema; Cesário de Melo, em Campo Grande; Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, e ruas ao longo da linha férrea, entre Bonsucesso e Penha. Ao todo, a prefeitura espera recuperar 700 km de asfalto, ao custo de R$ 131,5 milhões.

O objetivo é atender 187 endereços nos próximos três anos, o equivalente a 17,5% da área pavimentada da cidade. A meta da prefeitura é que o novo pavimento só precise ser refeito em 10 anos, reduzindo as operações tapa-buraco.

308 PROBLEMAS POR DIA
Entre as ruas beneficiadas pelo ‘Asfalto Liso’ estão Rua Teodoro da Silva (Vila Isabel), Conde de Bomfim (Tijuca), Presidente Vargas e Francisco Bicalho (Centro), Barata Ribeiro (Copacabana), estradas dos Bandeirantes e do Pau Ferro (Jacarepaguá). Há previsão de reforma em pistas também na Leopoldina, São Cristóvão e Recreio.
Nos primeiros 15 dias de atuação dos zeladores, foram constatadas 4.624 irregularidades na Tijuca, Maracanã, Copacabana, Leblon, Irajá, Vista Alegre e Vila da Penha. Somente na Tijuca e em Irajá, foram 597. Em duas semanas, 65% foram resolvidos. Cinquenta e quatro outras ocorrências estão com a solução em andamento e outras 260 pendentes. Balanço de outros bairros sairá nos próximos dias.

Apesar do ‘Choque de Conservação’ anunciado para o asfalto, o Diário Oficial do Município trouxe ontem um aviso de remanejamento de verbas antes destinadas a melhorias urbanas. Paes tirou R$ 50 milhões do orçamento do setor para a construção e acabamento da Cidade da Música
.
O dinheiro pagaria o Programa Bairro Maravilha na Cidade de Deus, intervenções em parte das zonas Norte e Oeste e na recuperação estrutural da malha viária do Centro. As obras da Cidade da Música foram retomadas em novembro.

Calçadas esburacadas lideram lista

Os problemas encontrados pelos Zeladores do Rio foram direcionados pelo secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, aos órgãos responsáveis. Até o fim da semana, eles voltarão aos primeiros locais percorridos para conferir o atendimento às demandas.“Se o problema persistir, o zelador vai fazer a anotação e vamos cobrar. Caso não seja resolvido no prazo, os responsáveis poderão pagar multas”, avisou o secretário.Em primeiro lugar no ranking de não-conformidade estão calçadas danificadas (1.078 casos). Em segundo, problemas na sinalização de trânsito (714), seguido por lâmpadas apagadas (509), pichações (365) e danos na estrutura de praças (178). “É importante lembrar que parte das ações não são responsabilidade da prefeitura, como calçada de condomínios. Mas vamos encaminhar carta aos responsáveis pedindo para aderir ao programa”, alertou Osório.

METRÔ IPANEMA


METRÔ NA PRAÇA N. S. DA PAZ

OLÁ TODOS,

PEÇO QUE LEIAM NO O GLOBO DE HOJE, 24/03/2010, A MATÉRIA

"IPANEMA NÃO QUER TRÊS ESTAÇÕES DE METRÔ " .

NA MATÉRIA FICA CLARA A POSIÇÃO DO QUADRILÁTERO DO CHARME DE IPANEMA E DAS DUAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE IPANEMA QUANTO A NÃO CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DO METRÔ NA PRAÇA N. S. DA PAZ.

SERÁ UMA BRIGA DIFICIL COM O GOVERNO DO ESTADO, MAS ACHO QUE TEMOS CHANCE DE CONSEGUIR QUE A REGIÃO DA PRAÇA N. S. DA PAZ CONTINUE MENOS ADENSADA.
UM ABRAÇO, Bruno PereiraQuadrilátero do Charme de Ipanema

METRÔ IPANEMA



Aqui, não

Moradores de Ipanema não querem três estações do metrô

Publicada em 23/03/2010 às 23h27m

Ediane Merola

RIO - Moradores e comerciantes de Ipanema estão mobilizados contra a instalação da estação Nossa Senhora da Paz do Metrô que, até 2016, deverá chegar à charmosa praça do bairro. Eles temem pela saturação e pela descaracterização da região, que já tem uma estação na Praça General Osório e, pelos planos do governo do estado, ganhará uma terceira no Jardim de Alah. Para a comunidade, dois pontos de parada, nas extremidades de Ipanema, são suficientes e ainda podem estimular a circulação a pé no bairro.
Viagem entre as estações levaria cerca de um minuto

A estação General Osório, inaugurada em dezembro do ano passado, faz parte da Linha 1 do Metrô, que deverá chegar até a Gávea, onde encontraria a Linha 4, que seria construída apenas no trecho Barra-Gávea. Este trajeto teria ao todo sete estações, entre elas a Nossa Senhora da Paz e a Jardim de Alah. Diretor do Quadrilátero do Charme de Ipanema, entidade que reúne cerca de 70 associados, Bruno Pereira ressalta que o tempo de viagem entre cada uma das três estações do bairro teria, em média, pouco mais de um minuto
:
- A viagem entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz vai durar um minuto e 20 segundos, por exemplo. O usuário gasta mais tempo percorrendo a estação do que circulando na rua - ponderou Bruno Pereira, acrescentando que bairros maiores, como Tijuca e Copacabana, têm três estações. - Ipanema tem muitos eventos, a praia e as lojas. Quanto mais estações, maior o adensamento no bairro. Além disso, construir uma estação a menos pode significar redução de tempo e de gasto com a obra.

Preocupado com o futuro de Ipanema, o empresário solicitou uma reunião com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. O encontro, que estava marcado para o dia 29, também teria, segundo Pereira, a presença de Ignez Barretto, coordenadora do Projeto de Segurança do bairro, e Maria Amélia Fernandes Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema, além de empresários, como Antônio Bernardo, Lauro Wolner e Marcos José Magalhães Pinto. A reunião, porém, foi desmarcada.

" Não somos contra o Metrô, muito menos contra o crescimento da cidade. Mas Ipanema é um bairro pequeno, onde as pessoas fazem tudo a pé "

- Não somos contra o Metrô, muito menos contra o crescimento da cidade. Mas Ipanema é um bairro pequeno, onde as pessoas fazem tudo a pé - disse Pereira.

Em relação à construção da estação Nossa Senhora da Paz, a Secretaria estadual de Transportes informou, em nota, acreditar que "a sociedade carioca se manifestará positivamente, todavia, abrirá espaço para os moradores no bairro apresentarem seus questionamentos". Para Ignez Barreto, construir uma estação na Nossa Senhora da Paz vai descaracterizar a praça:

- Tem que instalar dois respiradores para a estação, elevador. E aquela proteção em forma de concha que botaram na General Osório? Já imaginou aquilo aqui na praça?

Além de afetar a estética do lugar, Maria Amélia teme que a realização de obras da Nossa Senhora da Paz prejudique o comércio na região:

- A obra atrapalharia os comerciantes. E, se houver apenas as estações General Osório e Jardim de Alah, isso poderá aumentar a circulação de pessoas pelas ruas.

EU REPORTER


Enviado por leitor Felipe de Menezes Machado -


EU-REPÓRTER

Muita água para limpar a rua em Ipanema
Meio dia, no encontro das ruas Vinícius de Moraes e Visconde de Pirajá, em Ipanema, um funcionário da Comlurb lava a calçada e a rua com uma vassoura hidráulica, gastando uma quantidade absurda de água.

CONSERVAÇÃO

DIA ONLINE

Calçadão de Ipanema ao Leblon recebe serviços de conservação

Rio - A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está restaurando os passeios em pedras portuguesas no Leblon e Ipanema. A previsão dos técnicos é de que os serviços estejam concluídos na primeira quinzena de abril.Os trabalhos são executados por operários da 3ª Gerência de Conservação na Praça General Osório, em Ipanema, e nas avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, no Leblon, que foram bastante castigadas pela ressaca do mar. No total será recuperada de uma área de 100 metros quadrados de calçadas

EU REPORTER


Eu ReporterFogo
Leitor registra ação dos bombeiros para conter incêndio em restaurante de Ipanema
Publicada em 23/03/2010 às 12h04mTexto e fotos do leitor
Percy Argent Thompson


RIO - O incêndio em um restaurante na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira, só não se alastrou pelo prédio de 10 andares devido à rapidez e eficiência do Copo de Bombeiros, que atendeu ao chamado em poucos minutos.
Parabéns aos vermelhinhos. É por isso que pago minha taxa de Incêndio em dia.

CONVITE


VÃO ACABAR COM IPANEMA !!!!

Enviado por Marcelo Dias -

Nos trilhos

Governo se prepara para vender terrenos para investir no metrô

O governo se prepara para começar a vender 73 terrenos remanescentes dos canteiros de obras utilizados para construção da Linha 1. O dinheiro será usado para financiar o prolongamento da Linha em direção à Barra da Tijuca. Segundo o governador Sérgio Cabral, o negócio pode render aos cofres estaduais cerca de R$ 700 milhões. Os lotes serão agrupados e oferecidos em pacotes e o edital de venda do primeiro deles deve ser publicado nesta semana Dentre eles, há nacos de terra encravados em regiões valorizadas e sem terrenos disponíveis para construção, como um quarteirão quase inteiro compreendendo as ruas Tonelero, Siqueira Campos e Figueiredo Magalhães, em Copacabana. No Flamengo, há dez lotes ao longo das ruas Marquês de Abrantes e Paulo VI. No bairro vizinho de Botafogo, há outros 11, como os da Rua Muniz Barreto. Na Tijuca, são 19, quase todos concentrados na Avenida Heitor Beltrão. Hoje, a implantação do novo trecho do metrô, de 13,5 quilômetros, está avaliada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 4 bilhões para construção da linha e o resto para compra de equipamentos. A ampliação deverá contar com estações nas praças Nossa Senhora da Paz (Ipanema) e Antero de Quental (Leblon), no Jardim de Allah e na Gávea, provavelmente no terreno onde hoje está o 23º BPM, que será transformado no Parque Bossa Nova.
De lá, a linha prossegue para São Conrado, na Estrada da Gávea, chegando à Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca. Atualmente, o metrô transporta 550 mil pessoas por dia. Com o novo trecho, a demanda deve aumentar em 240 mil.

Governo negocia percentual a ser investidoNeste momento, o governo negocia com os consórcios Metrô Rio e Rio Barra o percentual do investimento que caberá a cada parceiro. O Metrô Rio se encarregará das escavações de Ipanema à Gávea. E o Rio Barra, da Barra à Gávea. Mas, para manter o valor da passagem a R$ 2,80, como hoje, o estado teria que arcar com mais da metade do custo total. - Quando se fez o contrato com o Rio Barra, o trajeto era outro, de Botafogo para a Barra, com 45% bancados pelo estado. Mas isso inviabiliza a linha porque a passagem seria caríssima (R$ 6,40). Ou se atende a uma elite ou à população. Para que a tarifa seja barata, o estado deve investir mais e é esse percentual que ainda está sendo negociado entre eles - conta um fonte ligada ao governo. Hoje, o governador Sérgio Cabral tem R$ 100 milhões para iniciar as obras na Avenida Armando Lombardi e outros R$ 300 milhões separados para o restante. Com mais R$ 700 mlhões da venda dos terrenos, seria R$ 1,1 bilhão. Ou pouco mais de 20% do total necessário.

CONVITE





Prezados voluntários do Projeto de Segurança de Ipanema,

Segue anexo o convite do Instituto Atlântico para o evento de pré-titularização das propriedades na Comunidade do Cantagalo, à ser realizado no dia 27 de março de 2010 às 9h30 no Teatro do Criança Esperança, Cantagalo. O evento contará com a participação do Vice-Governador Luiz Fernando de Souza Pezão.
Como é do conhecimento de todos, a iniciativa de regularização do Cantagalo e a sua transformação em parte integrante do bairro de Ipanema foi a conjunção dos esforços empreendidos pelo PSI, Instituto Atlântico, Associação dos Moradorres do Cantagalo e escritórios de advocacia: Souza Cesccom e Goyareb& Mitchell. A pré titularidade ainda não é a regularização definitiva, mas sim um passo importante para a que comunidade do bairro de Ipanema e do Cantagalo tenham ciência do andamento da questão. A presença do vice governador dá às populações de ambas localidades o compromisso de que a regularização vai ser realmente feita , trazendo benefícios inegáveis tanto para o bairro formal já existente, como a comunidade ser inserida neste contexto. A presença de todos é muito importante no sentido de demonstrarmos que estamos coesos e unidos em uma iniciativa pioneira e que poderá ser aplicada a outras comunidades da cidade, indicando um caminho para a desfavelização. A cidade do Rio de Janeiro tem pago um preço muito alto por permitir a sua favelização e não exigir de seus governantes a solução ( que estamos apresentando) para o problema.CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.
Todos podem pegar o elevador da Alberto de Campos ou um táxi na praça Gen. Osório. Não é preciso dizer que depois da ocupação do Cantagalo pela UPP, a segurança de todos está garantida.
Ignez

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem nas Praias apreende guarda-sóis e cadeiras
JB Online

DA REDAÇÃO -
A operação Choque de Ordem nas Praias realizada neste sábado, 20 de março, pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), apreendeu guarda-sóis e cadeiras de praia com publicidade. A fiscalização que está acontecendo na extensão da orla do Leme e Copacabana, e na Área Piloto do Arpoador ao Leblon, também recolheu alimentos com venda proibida na areia e produtos vendidos por ambulantes não autorizados.
No total, foram rebocados na orla, 61 veículos e multados 123 por estacionamento irregular. A operação nas praias de Copacabana e Leme apreendeu neste sábado, 16 cadeiras de praia com publicidade, 9 guarda-sóis, 26 óculos escuros, 2 carrinhos de mercadoria, 33 protetores solares, 3 vidros de amônia, 2 baldes, 9 bronzeadores, 1 banco de plástico, 1 mala, 1 pá, 1 cortador de grama e 4 regadores.

Foram rebocados 15 veículos e 87 multados por estacionamento irregular na orla de Copacabana. Durante os dois primeiros dias de Choque de Ordem na Praia de Copacabana, que começou na quinta-feira passada, agentes de Controle Urbano da Seop já haviam apreendido um total de 49 cadeiras com publicidade, 46 guarda-sóis, 20 cocos verdes, 2 mesas de plástico, 1 chapa, 2 kg camarão e meia tonelada de estruturas de barraca.
Também haviam sido rebocados 84 veículos e 31 e 117 multados por estacionamento irregular.
O Choque de Ordem na Área Piloto, que compreende o trecho da orla do Arpoador ao Leblon, apreendeu neste sábado: 1 triciclo, 50 peãs de bijuterias, 1 bandeja com 30 espetinho de camarão e 260 cocos verdes expostos irregularmente. Foram rebocados 46 veículos e aplicadas 36 multas por estacionamento irregular na orla de Ipanema e do Leblon.
As informações são da assessoria de imprensa.

QUE PAÍS É ESSE ??????

EMAIL enviado por um colaborador



O onibus da AGC Turismo placa KZV 6005-RJ ficou estacionado hoje, em torno das 11hs e por uns 40 minutos, em frente ao número 259 da Visconde de Pirajá junto ao ponto de onibus, atrapalhando os serviços destes e os passageiros. O motorista da AGC Turismo disse que não sairia do local, pois transportava o consul da Bielorrusia, que tranquilamente tomava café com um amigo na cafeteria em frente. O consul, também solicitado para que o onibus, estacionado ilegalmente, ordenasse o motorista a sair do local, respondeu que iria faze-lo quando terminasse seu café, sabia que o onibus estava em local proibido e que o país dele é igual ao Brasil. Motorista e consul demonstraram suas limitações profissionais.

METRÔ



por Marcelo Dias -

Nos trilhos
Estação de metrô da Barra é para 2012, mas trens só circulam em 2015


O governador Sérgio Cabral lançou hoje a pedra fundamental para construção da estação do metrô na Barra da Tijuca, na Avenida Armando Lombardi. A previsão é que a nova parada seja inaugurada a partir de 2012. Mas o trem só deve começar a circular no fim de 2015. A obra ligará o bairro à Zona Sul e faz parte da ampliação da Linha 1. Orçada em R$ 4 bilhões, a ligação será construída pelo governo e pelos consórcios Rio Barra e Metrô Rio, operador da Linha 1.
A escavação $novo trecho será dividida em duas partes: Barra-Gávea e Ipanema-Gávea, simultaneamente, com os dois túneis se encontrando no fim. Segundo Cabral, as próximas estações (Praça Antero de Quental, no Leblon, e Jardim Oceânico, a da Barra) ficariam prontas em 2012. O novo trecho deve atender a 240 mil passageiros por dia. — Este é um presente sonhado há mais de 30 anos para esta região, que ainda não recebeu investimento de infraestrutura em transportes. Começamos a sondagem do terreno e, em três meses, iniciaremos a escavação.
Queremos inaugurar estações já $partir de 2012. Até a Copa de 2014, 75% das obras (do trecho) já estarão prontas — prometeu o governador. —
O túnel Barra-Gávea deve ficar pronto em três anos e meio. Mas o metrô só vai operar quando toda a ligação da Barra para Ipanema estiver concluída, o que deve ocorrer no fim de 2015 ou início de 2016. Não há lógica em fazer o cara pegar o metrô aqui e descer na Gávea para prosseguir de ônibus. Desse jeito, é melhor ir de carro — revela uma fonte próxima ao governo.

Supervisão espanhola
Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, a $terá a supervisão do Consórcio de Madri, que gerencia a rede de transporte metropolitana da capital espanhola: — Temos um convênio com o Banco Interamericano e o Consórcio de Madri para termos os maiores especialistas do mundo nesta obra. Já temos R$ 100 milhões em caixa e mais R$ 300 milhões reservados. Morador da Barra, o prefeito Eduardo Paes, que cedeu um terreno da Comlurb para o canteiro de obras, resumiu o sentimento da população: — Quando eu era subprefeito aqui, há 17 anos, já se falava no metrô e eu achava que ia sair nunca!