COLABOREM

Segundo o documento enviado à Promotora Ana Paula Petra, pela secretaria municipal de turismo, hoje seriam 5 blocos programados para Ipanema:
1) A coisa tá preta
2) Banda de Ipanema – banho à fantasia
3) Empolga às 9
4) Se não quiser me dar me empresta
5) Verde e amarelo – DJ Brasil

Nos jornais, hoje, o Globo só dá a saída do Empolga às 9 e no JB o do Empolga às 9, do banho à fantasia e do Se não quiser me dar me empresta.
a) - Não sei se a secretaria não está querendo divulgar os blocos e horários, de forma a atrair menos gente , a exemplo de outros blocos como o Boitatá que têm esta política de divulgação, ou se não foram dadas autorizações para o DJ Brasil e para A coisa ta preta.
b) Se as autorizações para estes blocos não foi dada e eles não sairão, acho que a ação que o PSI entrou junto ao Ministério Público, já está sendo vitoriosa. De cinco, conseguimos tirar dois e o baile à fantasia é um evento matinal que não choca com os outros dois desfiles.
c) Precisamos dar este retorno, até segunda feira, sem falta, à promotora.De modo que, peço a todos que virem outros blocos ou qualquer irregularidade, nos avisem que é para pedirmos as providências ao MP.
Conto com a colaboração e participação de todos.
Ignez

PROIBIDO FAZER XIXI NA RUA !

Choque de ordem prende 16 mijões durante desfile de blocos em Ipanema e na Tijuca

O Globo

RIO - A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) prendeu no sábado 16 pessoas, acusadas de urinar nas ruas durante a passagem dos blocos. Durante a operação, quatorze mijões foram detidos no desfile do Simpatia é Quase Amor, em Ipanema. Eles foram encaminhados à 14ª DP (Leblon). Na Tijuca, outras duas foram presas urinando na rua.
De acordo com o secretário da Ordem Pública Rodrigo Bethlem, não será tolerado foliões urinando nas ruas.
- É inadmissível. Foram montados 4 mil banheiros químicos pela cidade. As pessoas devem brincar e se divertir, mas com educação. Os mijões que forem flagrados tendo tal atitude serão conduzidos para a delegacia da área - afirmou Bethlem.
Os fiscais da Seop atuaram na tarde de sábado, durante o desfile de blocos de rua nos bairros de Santa Teresa, Leblon e Ipanema.
NOTA - ninguém aguenta o cheiro dos banheiros !! é insurpotável e vergonhoso .

CIDADE LIMPA


Carnaval com ordem

Blocos desfilam com campanha para manter a cidade limpa

Lívia Breves e O Globo

RIO - A manhã deste sábado começou com batuque em alguns bairros da cidade. O bloco Céu na Terra fez sua concentração pontualmente às 8h, no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, e reuniu cerca de 3 mil pessoas no desfile que durou três horas, até chegar ao Largo das Neves. Este ano, pela primeira vez foram colocados cartazes pelo trajeto com mensagens como "por favor, não faça xixi aqui" e "segura o xixi, que o banheiro é logo ali" para lembrarem os "mijões" de usarem os banheiros químicos e manterem as ruas limpas.
E deu certo: de acordo com foliões que estavam por lá, havia cabines suficientes instaladas nos pontos de maior concentração de gente e a espera na fila era de, em média, 15 minutos. Outra iniciativa para manter as ruas sem lixo foi a chegada da Comlurb imediatamente após da saída do bloco

- O desfile dos blocos é sempre muito bacana para quem vem ao bairro pular carnaval. Mas para quem mora aqui muitas vezes não é tão agradável assim, por causa do lixo e do cheiro de urina que fica. Este ano foi diferente. Está tudo bem limpo e sem cheiro algum - observou Marina Coelho, moradora de Santa Teresa.

Os moradores do bairro deram uma mãozinha e esguicharam água pelas mangueiras de jardim para refrescar quem passava. E, apesar da alta temperatura, as duas ambulâncias que acompanharam o bloco não precisaram prestar atendimento.
Com início marcado para às 11h, o "Imaginô? Agora Amassa" reuniu 5 mil pessoas em sua concentração, na Rua Conde Bernadotte, no Leblon. Embalados pelo samba-enredo do bloco, os foliões também aderiram aos banheiros químicos que foram colocados por todo o trajeto.

Já à tarde tarde desfilaram, entre outros, o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, também em Santa Teresa. O Simpatia reuniu cerca de 60 mil pessoas. A agremiação começou seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e seguiu pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersou.

No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorreu as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.

Neste domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.

A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. Confira a programação dos blocos neste domingo:

Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.

Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.

Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.

Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.

Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.

Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.

Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

BAIRROS.COM



Enviado por Daniel Brunet -

PM tem pouco efetivo para Leblon e adjacências]


Segurança nos blocos preocupa MP

A promotora de Justiça Ana Paula Petra está debatendo com Polícia Militar, prefeitura e Bombeiros o esquema de segurança nos blocos. O comandante do 23 BPM (Leblon), tenente-coronel Sergio Alexandre Rodrigues, afirma que terá de enviar homens para reforçar o policiamento no Sambódromo e ficará com seu efetivo ainda mais defasado para atender às demandas do carnaval de rua nos oitos bairros da região.
Só em Ipanema e Leblon, segundo a prefeitura, vão acontecer 50 desfiles. Na região do batalhão, segundo ele, os blocos vão às ruas 76 vezes.
— Nossa luta por efetivo é árdua. Tive uma reunião com a promotora, que vai tentar limitar o número de blocos. Não temos capacidade operacional para cuidar de todos — diz o tenente-coronel Rodrigues.

QUE CALOR !



Estratégias

Calor no Rio: lojas e restaurantes recorrem ao charme e à tecnologia para não perder clientes

Hugo Naidin

RIO - "Que calor, né?". Um dos comentários mais usados no combate à falta de assunto entre estranhos obrigados a dividir um mesmo espaço se transformou numa séria preocupação entre comerciantes. Diante da temperatura que não para de aumentar - deixando as pessoas cada vez mais inertes, menos dispostas a sair à rua -, o que fazer para cativar a freguesia? O custo às vezes alto de aparelhos de ar-condicionado, somado ao seu baixo rendimento em espaços ao ar livre, têm levado donos de lojas e restaurantes da cidade a buscarem soluções mais sutis e até charmosas para não deixar que o consumo, assim como a maquiagem das mulheres, derreta.

No Cria da Terra Gourmet, restaurante orgânico na Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema, um poderoso (e um tanto espaçoso) ventilador que borrifa água, instalado no teto da varanda, em vez de comprometer a decoração, se transformou na atração do lugar. Segundo o gerente Paulo Cesar, mesmo pessoas do lado de fora do restaurante param na calçada tentando tirar uma casquinha:
- Eu não queria fechar a varanda porque iria enfraquecer a proposta do restaurante, mas, por outro lado, o ar-condicionado também não estava dando conta. Agora, as pessoas da rua ficam paradas olhando para o vento, esticam a mão para tentar pegar um pouco da água... Mesmo tendo mesa vaga afastada, alguns clientes preferem ficar na fila esperando para sentar próximas ao ventilador. E ele tem ainda uma vantagem essencial: a água não chega a molhar o cabelo das mulheres. Só os turistas não se incomodam de sentar sob o sol - diz o gerente, acrescentando que o aparelho custou pouco mais de R$ 1 mil, e que ele próprio fez a instalação.
" Mesmo tendo mesa vaga afastada, alguns clientes preferem ficar na fila esperando para sentar próximas ao ventilador. E ele tem ainda uma vantagem essencial: a água não chega a molhar o cabelo das mulheres "
Mesmo tendo mesa vaga afastada, alguns clientes preferem ficar na fila esperando para sentar próximas ao ventilador. E ele tem ainda uma vantagem essencial: a água não chega a molhar o cabelo das mulheres
Já o Sushi Leblon, na Rua Dias Ferreira, um dos mais tradicionais restaurantes japoneses da cidade, investiu em tecnologia para manter a fama de ser também um dos mais frios. Além de três ar-condicionados em uso constante e um de reserva, a dona Marina Hirsch adquiriu recentemente um termômetro a laser em formato de pistola que indica com precisão a temperatura em cada canto do lugar. E, como a casa é mantida a, no máximo, 21ºC - enquanto a maioria dos restaurantes fica nos 24ºC, considerada uma "temperatura ambiente" -, as clientes também recebem echarpes. Afinal, ninguém quer comer suando - nem batendo queixo.
- Sempre tivemos muito cuidado com a temperatura, mesmo antes deste verão, porque, além de lidarmos com peixe, que é um alimento frágil, acreditamos que as pessoas comem e bebem melhor no frio que no calor. Para quem reclama que está frio demais, oferecemos as pashiminas (echarpes), porque evitamos ao máximo aumentar a temperatura do restaurante. As mulheres vêm para cá arrumadas, maquiadas; nós não podemos deixar que esse "clima" se perca. Mas quem passa do lado de fora e vê as pessoas comendo agasalhadas estranha! - comenta Marina, dona também do Zuka, do outro lado da rua, que conta com os mesmos recursos do Sushi no combate ao calor. Loja italiana usa leques japoneses
Os donos de restaurantes não são os únicos queimando a cabeça para espantar o calor e atrair a freguesia. A marca de roupa italiana Pianura Studio, que chegou ao Brasil em setembro último, com uma loja no Shopping da Gávea, talvez preferisse um boas-vindas um pouco menos caloroso. Assustada com as altas temperaturas, a dona Moana Alfieri, descendente de italianos, passou a dar leques a suas clientes. Em estilo japonês, eles vêm com uma fita colorida para serem pendurados na bolsa ou no braço.
- As pessoas já saem daqui planejando onde usar. Uma cliente disse que, com o leque, já podia voltar a andar nas lojas de rua; utraoutra falou que vai levar para todos os blocos de carnaval - conta Moana.
No Atelier Clementtina, loja de acessórios de moda na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, as clientes encontram chá gelado de frutas vermelhas com hortelã. Aos fundos da loja, uma varanda fechada com um pequeno riacho quase faz as mulheres esquecerem o calor pelo qual passaram até chegarem ali.
- Todo mundo chega reclamando do calor. Isso nos levou até a mudar o horário do nosso serviço de manicure, que antes era ao meio-dia, e agora começa às 15h. Qualquer agrado é bem-vindo - diz a designer Fabiana Pomposelli, dona do local.
Os mimos não se dirigem apenas às mulheres. Os homens também são recebidos com lencinhos umedecidos tanto no descontraído bar Ponto da Bossa Nova, na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, como no sofisticado Eça, na Avenida Rio Branco. Ali, preso aos ternos e às gravatas apertadas que compõem a paisagem do Centro da cidade, o público masculino se torna uma vítima especialmente sofrida do calor.
- O cointissue (tipo de lenço) é compactado e, ao contato com a água bem gelada, se hidrata e fica molhadinho, perfeito para refrescar os rostos dos executivos. Está fazendo o maior sucesso - diz a sommelière do Eça Deise Novakoski, que compra o produto em São Paulo. Onde, aliás, dias de puro sol seriam muito bem-vindos.

SIMPATIA !!!!!



Multidão comemora 25 anos do ‘Simpatia’ em Ipanema

G1

Foto: Patricia Kappen

Os 25 anos do bloco “Simpatia é Quase Amor” foram comemorados em grande estilo neste sábado (6). Uma multidão acompanhou o bloco pela orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Os foliões cantaram e dançaram o samba-enredo do bloco deste ano e foram ao delírio quando os vocalistas começaram com as músicas clássicas dos carnavais do Rio, como as marchinhas e sambas-enredos.O bloco começou o desfile pouco depois de 16h pela Praça General Osório e seguiu até pouco antes do Jardim de Alah. O desfile terminou por volta de 19h deste sábado (6).
O forte calor não espantou o público. Na orla, os termômetros marcam 33º C. Da mesma forma, o bloco também não espantou os banhistas da praia, que ficou lotada, como nos finais de semana anteriores.Veja a galeria com fotos As estudantes Danielle Souza e Agda Ribeiro e a administradora Jamile Santos estavam entre os foliões que seguiram o "Simpatia" neste sábado. Elas contaram que estão solteiras no carnaval e vão aproveitar para acompanhar o máximo de desfiles que conseguirem. Jamile desistiu de viajar só para conseguir curtir todos os blocos. Já João Pedro Bierrenbach tem 13 anos e veio de São Paulo com a família curtir o carnaval no Rio. Ele é desenhista de histórias em quadrinhos e foi ao bloco fantasiado com o personagem que criou, chamado Punk.
Um rapaz de 25 anos que acompanhava o desfile foi detido por volta das 17h por urinar na Rua Prudente de Morais. Segundo Marcelo Maywald, coordenador da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), da Prefeitura do Rio, 15 fiscais estão no local para impedir que foliões urinem nas vias públicas. A ação conta ainda com o apoio da Guarda Municipal. De acordo com Maywald, o rapaz será levado para a 14ª DP (Leblon). No último domingo (31), seis pessoas foram detidas por urinar em vias públicas durante o ensaio de blocos na Zona Sul do Rio. 25 anosO Simpatia surgiu em 1985.
Para comemorar um quarto de século, o renomado artista plástico Vik Muniz assina o desenho da camisa do bloco. “Esse ano vai ter enfeite no carro, chuva de papel picado, bateria fantasiada e mais surpresas” contou Tomaz Miranda, músico e diretor do bloco. Casados há dez anos, o casal Marcelo badejo, autônomo, e Sheila Pereira, recepcionista, frequentam o Simpatia há quatro anos. Eles são moradores da Ilha do Governador e desfilam também na União da Ilha.O samba desse ano será em homenagem ao centenário de Noel Rosa. A idéia do nome do bloco veio de um personagem do escritor e compositor Aldir Blanc, chamado Esmeraldo Simpatia é Quase Amor. O bloco caiu nas graças dos cariocas. No ano passado, o Simpatia foi acompanhado por 70 mil foliões. Segundo Miranda, o primeiro desfile contou com apenas 300 pessoas e teve uma kombi como carro de som. “E ainda sobrou camiseta. No ano seguinte tiveram que botar pra vendar a camiseta do primeiro ano, para não encalhar”, contou.

XIXI NA RUA

Homem é preso por urinar durante desfile de bloco em Ipanema

Rio - Um homem identificado como Gustavo Maia, de 25 anos, foi preso na tarde deste sábado quando urinava em um árvore na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A prisão aconteceu durante o desfile do bloco Simpatia é Quase Amor pelas ruas do bairro. O homem foi apreendido por fiscais da Operação Zona Sul Bacana, da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Ele está prestando esclarecimentos na 14ª DP (Leblon).
NOTA - as placas colocadas pedindo que não urinassem nos canteiros,estavam sendo retiradas e viranndo abano para alguns imbecís que urinavam atrás dos quiosques nas areias.

SIMPATIA !!!!!



'Simpatia é quase amor' arrasta milhares de foliões pela orla de Ipanema
Redação SRZD

O bloco "Simpatia é Quase Amor" faz a festa dos foliões cariocas, na tarde deste sábado, na orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio. O desfile começou por volta das 16h, na Praça General Osório e é acompanhado por milhares de pessoas. O "Simpatia é quase amor", que comemora 25 anos neste carnaval, segue na orla de Ipanema até o Jardim de Alah. A polícia militar ainda não divulgou o número oficial de foliões que acompanha o cortejo.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Praça Gen. Osório


Alerta:


Por diversas diversas vezes nas reuniões do PSI, levantei a questão sobre a Praça Gen. Osório e a degradação em que se encontra nos termos de mobiliário urbano, chafarizes, jardins, feiras livre e hippie, terminais de ônibus que se iniciam desde a R. Teresa Aragão e se prolongam até a R. Visconde de Pirajá, agora com os ônibus de integração do metrô.
O ponto de vista é que não adianta lutarmos por determinados locais do bairro e deixarmos outros ao abandono. A preocupação é com segurança como um todo que afeta a todos.

JGuia

ACONTECEU EM IPANEMA


Gente preciso de ajuda, repassem para o seu Mailing liste e venham por favor.

Queridas amigas,

algumas de vocês ficaram sabendo pelo jornal, Face book ou pelo Blog da Lu Lacerda, do assalto seguido de agressões (socos, pontapés e mordidas) que meu filho, Mathias Isaksen e o amigo Thomas Hermann, sofreram na ciclovia da Lagoa, no lado de IPANEMA, num SÁBADO, 5 horas da tarde, com a Lagoa cheia de gente...
Foi uma surpresa, a notícia ter saído na primeira página do Globo, mas deu raiva ver a foto dos guardas municipais, tirando os menores infratores das árvores, como se estivessem trabalhando... Eles, que somente apareceram, minutos após o assalto, não fizeram nada, após os meninos contaram o que aconteceu eles simplesmente disseram que aquele pedaço, era mesmo perigoso e continuaram seu passeio em seu Segway como se nada tivesse acontecido. Deixaram os meninos lá, sozinhos e machucados. Não ofereceram um telefone para eles ligarem para os pais, não socorreram, não chamaram uma patrulha e não foram atrás dos meninos
Infelizmente por incompetência de nossos governantes, nossa polícia e covardia da maioria de nós, que a tudo assistimos de braços cruzados, nossos filhos estão sendo privados do direito de ir e vir. Estão sendo criados sem liberdade para atravessar uma rua.
Crianças, que só se sentem seguras andando acompanhados de uma babá, motorista ou segurança, onde o play groud, deixou de ser nessa cidade linda e maravilhosa que Deus nos deu, para ser em um Shopping Center qualquer.
Isso está errado e nós só sabemos reclamar, nos blindamos cada vez mais e fingimos que estamos protegidos... Não estamos, precisamos perceber o quão frágil estamos. Podemos levar uma facada ou um tiro a qualquer minuto do dia, em qualquer lugar que se esteja no Rio de Janeiro. Não é mais só em lugares abandonados, escuros e em favelas, estamos sujeitos a morrer ou perder um filho a toda hora... Isso é assustador, meu filho poderia ter sido morto, esfaqueado e o que ouço dos policiais é a mais pura verdade: - Vocês tiveram sorte, poderia ser pior. Realmente poderia ser pior...
Precisamos acordar, deixar nosso medo e comodismo de lado e dar um grito de BASTA. Precisamos parar de fingir que não estamos vendo que essa violência está chegando perto demais que não está acontecendo lá longe, que não vai chegar a você.
Vamos fazer alguma coisa, qualquer coisa, nós unidas podemos mudar esse quadro, precisamos acreditar nisso e começar a agir antes que seja tarde para alguns...
Não podemos nos acovardar e deixar a violência crescer nos jardins de nossas casas. Os meninos, todas as outras crianças e nós, merecemos usufruir dessa cidade maravilhosa, e nos dar ao luxo de andar de bicicleta ou mesmo a pé, como se faz nos países civilizados...
Por tudo isso, eu, Marta Isaksen e a Anna Claudia Hermann, com nossas famílias nos unimos para fazer na Lagoa, um protesto.
Queremos convidar vocês, sua família e seus amigos, para se unirem nesse grito de socorro e de indignação pelo descaso com a segurança da nossa cidade.
Domingo dia 07/02, as 10:00hs, no lugar onde fazem a festa da árvore de Natal, perto do Corte do Cantagalo, lado de Ipanema. Sejam pontuais, pois marcarei com a imprensa as 10:30hs.
Conto com vocês meninas, levem as crianças, vamos praticar nossa cidadania.
Um beijo,
Marta Isaksen e Anna Cláudia Hermann
9983-6814, 2537-5765 e 8814-0804, 2259-9901

GM

Guarda Municipal tem 883 homens atuando em 96 blocos este fim de semana

O Globo

RIO - A Guarda Municipal terá 883 homens atuando neste fim de semana - sendo 495 no patrulhamento em geral e 388 no controle do trânsito - no esquema especial montado para a passagem de 96 dos blocos de carnaval que desfilam pela cidade. O esquema de patrulhamento foi elaborado com base na expectativa de público.
Do efetivo total, 79 guardas (sendo 12 de trânsito) vão atuar no Simpatia é Quase Amor, este sábado, em Ipanema. No domingo, outros 94 guardas (sendo 30 de trânsito) estarão no Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, e mais 36 atuarão no desfile do Escravos da Mauá, no Centro. Os demais guardas estarão distribuídos nos outros blocos que desfilam pela cidade.

RESPOSTA

Prezada promotora Ana Paula Petra,

parabéns pela seu corajoso e firme despacho, baseado em argumentação de alta qualidade técnica. Ficaram algumas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas:
1) - Segundo a Recomendação do Ministério Público
a) - ficaram fora do evento carnaval 2010 os blocos: Verde e Amarelo DJ Brasil, Do You Like Brasilian Music? e Afroreggae desde de que se apresente e um dia em que nenhum outro bloco esteja programado para desfilar. Este dia só poderá ser dia 21/02 Domingo depois do carnaval.
b) - todos os que não possuam "as necessária autorizações". Como segundo o comandante do 23o. BPM nenhuma autorização foi dada, inclusive por não ter sido pedida, como fica? Até que dia estas autorizações têm de ser dadas? Não depende delas a logística da segurança pública, o planejamento do trânsito assim como outras medidas que garantam a ordem, a limpeza e o conforto dos moradores?

2) segundo as declarações do comandante ele não " garante a segurança do evento em foco no bairro de Ipanema como planejado". Se ele não garante a segurança como planejado o que vai acontecer? A Riotur é obrigada a fazer outro planejamento? Até que dia?

3) Como a população vai ter ciência de quais são os blocos autorizados e qual o compromisso do poder público em fazer valer as autorizaçãoe e não permitir que os blocos saiam " na marra"?

4) - " na inobservãncia desta recomendação"... serão tomadas as medidas judicáis cabíveis. O que quer dizer exatamente? É uma ação civil pública? Quando ela entraria?

Atenciosamente,

Ignez Barretto
----- Original Message -----
From: Ricardo Cleanto De Oliveira
To: Ignez ; empolga@gmail.com
Sent: Thursday, February 04, 2010 1:51 PM
Subject: ENC: recomendação

Senhora Ignez Barreto,

Em resposta a sua mensagem segue em anexo, cópia da medida determinada pela 4ª PJTC-Meio Ambiente acerca do desfile de blocos no carnaval no bairro de Ipanema, objeto de apuração no procedimento MA 4563.

Atenciosamente

Ricardo
Secretário da 4ª PJTC-Meio Ambiente
Tel.: 2240-2120

P.S.: Seguem cópias desta Recomendação aos seguintes órgãos: CET-RIO; GUARDA MUNICIPAL; SEOP; 14ª DP; 23ª BPM; DGDP/CBMERJ E SETUR/RIOTUR.
De: Bruno Pereira Camargo Enviada em: quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 12:41Para: Ricardo Cleanto De OliveiraAssunto: recomendação

RESPOSTA

resposta da promotora Ana Paula Petra sobre as dúvidas de seu
despacho.
Por favor, divulguem ao máximo, sobretudo na imprensa. Mandem a
todos os jornalistas que conheçam.A nossa chance de fazer cumprir
as determinações do MP, está em possibilitar que elas venham à
luz.Não é só o MP determinar, temos de fazer disso um fato público
para que os órgãos responsáveis pelo carnaval sejam cobrados. O
segredo é fazer com que a cobrança seja feita antes do evento.
Ignez
>>>>>>>> De: Ana Paula Petra [mailto:appetra@gmail.com]
>>>>>>>> Enviada em: sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 14:28
>>>>>>>> Para: Ricardo Cleanto De Oliveira
>>>>>>>> Assunto: Re: recomendação
>>>>>>>>
>>>>>>>> Ricardo,
>>>>>>>>
>>>>>>>> a)sim.
>>>>>>>> b)Como não foi concedida nenhuma autorização até o presente
>>>>>>>> momento,
>>>>>>>> nenhum bloco poderá desfilar. Não foi estabelecida data limite para
>>>>>>>> concessão de autorização, mas sabe-se que esta só será concedida se
>>>>>>>> for preenchido os requesitos legais, que incluem o planejamento
>>>>>>>> total
>>>>>>>> do evento, valendo destacar que no tocante à segurança cabe ao
>>>>>>>> Estado
>>>>>>>> o seu planejamento (PM e CBMERJ), e quanto ao trânsito CET-RIO e à
>>>>>>>> Prefeitura (SEOP, Guarda Municipal...) - a ordem urbana...
>>>>>>>> 2)De acordo como foi planejado o evento, isto é, sem a anuência do
>>>>>>>> 23o
>>>>>>>> BPM e do CBMERJ não será possível a sua realização, cabendo aos
>>>>>>>> blocos
>>>>>>>> requer junto à PM e ao CBMERJ as necessárias autorizações para
>>>>>>>> possibilitar seus desfiles e, caso não obtenham tais licenças, a
>>>>>>>> RIOTUR nao poderá conceder autorização para que os blocos possam
>>>>>>>> desfilar.
>>>>>>>> 3)Somente após a manifestação da PM e do CBMRJ é que o MP terá
>>>>>>>> ciência
>>>>>>>> de quais blocos poderão desfilar, cabendo à PM impedir que os
>>>>>>>> blocos
>>>>>>>> não autorizados desfilem.
>>>>>>>> 4)ACP, após o desfile.
>>>>>>>> Att,
>>>>>>>> Ana Paula
>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Prezada promotora Ana Paula Petra,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> parabéns pela seu corajoso e firme despacho, baseado em
>>>>>>>>> argumentação de
>>>>>>>>> alta qualidade técnica. Ficaram algumas dúvidas que gostaria de
>>>>>>>>> ver
>>>>>>>>> esclarecidas:
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> 1) - Segundo a Recomendação do Ministério Público
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> a) - ficaram fora do evento carnaval 2010 os blocos: Verde e
>>>>>>>>> Amarelo DJ
>>>>>>>>> Brasil, Do You Like Brasilian Music? e Afroreggae desde de que se
>>>>>>>>> apresente
>>>>>>>>> e um dia em que nenhum outro bloco esteja programado para
>>>>>>>>> desfilar. Este dia
>>>>>>>>> só poderá ser dia 21/02 Domingo depois do carnaval.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> b) - todos os que não possuam "as necessária autorizações". Como
>>>>>>>>> segundo o
>>>>>>>>> comandante do 23o. BPM nenhuma autorização foi dada, inclusive por
>>>>>>>>> não ter
>>>>>>>>> sido pedida, como fica? Até que dia estas autorizações têm de ser
>>>>>>>>> dadas? Não
>>>>>>>>> depende delas a logística da segurança pública, o planejamento do
>>>>>>>>> trânsito
>>>>>>>>> assim como outras medidas que garantam a ordem, a limpeza e o
>>>>>>>>> conforto dos
>>>>>>>>> moradores?
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> 2) segundo as declarações do comandante ele não " garante a
>>>>>>>>> segurança do
>>>>>>>>> evento em foco no bairro de Ipanema como planejado". Se ele não
>>>>>>>>> garante a
>>>>>>>>> segurança como planejado o que vai acontecer? A Riotur é obrigada
>>>>>>>>> a fazer
>>>>>>>>> outro planejamento? Até que dia?
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> 3) Como a população vai ter ciência de quais são os blocos
>>>>>>>>> autorizados e
>>>>>>>>> qual o compromisso do poder público em fazer valer as autorizaçãoe
>>>>>>>>> e não
>>>>>>>>> permitir que os blocos saiam " na marra"?
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> 4) - " na inobservãncia desta recomendação"... serão tomadas as
>>>>>>>>> medidas
>>>>>>>>> judicáis cabíveis. O que quer dizer exatamente? É uma ação civil
>>>>>>>>> pública?
>>>>>>>>> Quando ela entraria?
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Atenciosamente,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Ignez Barretto
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> ----- Original Message -----
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> From: Ricardo Cleanto De Oliveira
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> To: Ignez ; empolga@gmail.com
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Sent: Thursday, February 04, 2010 1:51 PM
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Subject: ENC: recomendação
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Senhora Ignez Barreto,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Em resposta a sua mensagem segue em anexo, cópia da medida
>>>>>>>>> determinada pela
>>>>>>>>> 4ª PJTC-Meio Ambiente acerca do desfile de blocos no carnaval no
>>>>>>>>> bairro de
>>>>>>>>> Ipanema, objeto de apuração no procedimento MA 4563.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Atenciosamente
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Ricardo
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Secretário da 4ª PJTC-Meio Ambiente
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Tel.: 2240-2120
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> P.S.: Seguem cópias desta Recomendação aos seguintes órgãos:
>>>>>>>>> CET-RIO; GUARDA
>>>>>>>>> MUNICIPAL; SEOP; 14ª DP; 23ª BPM; DGDP/CBMERJ E SETUR/RIOTUR.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> ________________________________
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> De: Bruno Pereira Camargo
>>>>>>>>> Enviada em: quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 12:41
>>>>>>>>> Para: Ricardo Cleanto De Oliveira
>>>>>>>>> Assunto: recomendação
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> --
>>>>>>>> Ana Paula Petra
>>>>>>>
>>>>>>
>>>>>

RECOMENDAÇÃO

Ricardo,

a)sim.
b)Como não foi concedida nenhuma autorização até o presente momento,
nenhum bloco poderá desfilar. Não foi estabelecida data limite para
concessão de autorização, mas sabe-se que esta só será concedida se
for preenchido os requesitos legais, que incluem o planejamento total
do evento, valendo destacar que no tocante à segurança cabe ao Estado
o seu planejamento (PM e CBMERJ), e quanto ao trânsito CET-RIO e à
Prefeitura (SEOP, Guarda Municipal...) - a ordem urbana...
2)De acordo como foi planejado o evento, isto é, sem a anuência do 23o
BPM e do CBMERJ não será possível a sua realização, cabendo aos blocos
requer junto à PM e ao CBMERJ as necessárias autorizações para
possibilitar seus desfiles e, caso não obtenham tais licenças, a
RIOTUR nao poderá conceder autorização para que os blocos possam
desfilar.
3)Somente após a manifestação da PM e do CBMRJ é que o MP terá ciência
de quais blocos poderão desfilar, cabendo à PM impedir que os blocos
não autorizados desfilem.
4)ACP, após o desfile.
Att,
Ana Paula

>
> Prezada promotora Ana Paula Petra,
>
>
>
> parabéns pela seu corajoso e firme despacho, baseado em argumentação de
> alta qualidade técnica. Ficaram algumas dúvidas que gostaria de ver
> esclarecidas:
>
> 1) - Segundo a Recomendação do Ministério Público
>
> a) - ficaram fora do evento carnaval 2010 os blocos: Verde e Amarelo DJ
> Brasil, Do You Like Brasilian Music? e Afroreggae desde de que se
> apresente
> e um dia em que nenhum outro bloco esteja programado para desfilar. Este
> dia
> só poderá ser dia 21/02 Domingo depois do carnaval.
>
> b) - todos os que não possuam "as necessária autorizações". Como segundo o
> comandante do 23o. BPM nenhuma autorização foi dada, inclusive por não ter
> sido pedida, como fica? Até que dia estas autorizações têm de ser dadas?
> Não
> depende delas a logística da segurança pública, o planejamento do trânsito
> assim como outras medidas que garantam a ordem, a limpeza e o conforto dos
> moradores?
>
>
>
> 2) segundo as declarações do comandante ele não " garante a segurança do
> evento em foco no bairro de Ipanema como planejado". Se ele não garante a
> segurança como planejado o que vai acontecer? A Riotur é obrigada a fazer
> outro planejamento? Até que dia?
>
>
>
> 3) Como a população vai ter ciência de quais são os blocos autorizados e
> qual o compromisso do poder público em fazer valer as autorizaçãoe e não
> permitir que os blocos saiam " na marra"?
>
>
>
> 4) - " na inobservãncia desta recomendação"... serão tomadas as medidas
> judicáis cabíveis. O que quer dizer exatamente? É uma ação civil pública?
> Quando ela entraria?
>
>
>
> Atenciosamente,
>
>
>
> Ignez Barretto
>
> ----- Original Message -----
>
> From: Ricardo Cleanto De Oliveira
>
> To: Ignez ; empolga@gmail.com
>
> Sent: Thursday, February 04, 2010 1:51 PM
>
> Subject: ENC: recomendação
>
>
>
>
>
> Senhora Ignez Barreto,
>
>
>
> Em resposta a sua mensagem segue em anexo, cópia da medida determinada
> pela
> 4ª PJTC-Meio Ambiente acerca do desfile de blocos no carnaval no bairro de
> Ipanema, objeto de apuração no procedimento MA 4563.
>
>
>
> Atenciosamente
>
>
>
> Ricardo
>
> Secretário da 4ª PJTC-Meio Ambiente
>
> Tel.: 2240-2120
>
>
>
> P.S.: Seguem cópias desta Recomendação aos seguintes órgãos: CET-RIO;
> GUARDA
> MUNICIPAL; SEOP; 14ª DP; 23ª BPM; DGDP/CBMERJ E SETUR/RIOTUR.
>
> ________________________________

CARNAVAL 2010

Simpatia É Quase Amor sairá em Ipanema e Rio Maracatu agitará Santa Teresa

Rafael Galdo

RIO - A alegria dos blocos que já se espalha pelas ruas do Rio continua. Depois do Cordão da Bola Preta nesta sexta-feira, no Centro, neste sábado será a vez de outras agremiações que arrastam multidões desfilarem. De manhã, o Céu na Terra, em Santa Teresa, já reuniu cerca de três mil pessoa. Às 8h30m, os foliões saíram do Largo do Curvelo em direção ao Largo das Neves, onde chegaram às 11h30m. Duas ambulâncias que acompanhavam o bloco não precisaram prestar qualquer tipo de atendimento, e em cada um dos pontos de concentração do bloco havia 10 banheiros químicos. De tarde, desfilam, entre outros, o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, também em Santa Teresa.
O Simpatia deve reunir até 60 mil pessoas. A agremiação começa seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e segue pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersa. No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorre as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.
No domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.
A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. A programação de sábado
Céu Na Terra (das 8h às 13h): Percurso feito a bordo do bondinho de Santa Teresa, passando pelo Largo do Curvelo e pelas ruas Almirante Alexandrino, Paschoal Carlos Magno, Monte Alegre, Oriente e Progresso, até o Largo das Neves.
Deixa Falar (das 13h às 23h): No Estácio, saindo do Largo da Bica, passando pelas ruas Laurindo Rebelo, Major Freitas, São Diniz, São Carlos, Estácio de Sá, Salvador de Sá, Viscondessa de Pirassununga, Frei Caneca, Estácio de Sá e São Carlos.
Batuque Digital (das 14h às 19h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Adilson Seroa da Motta.
Simpatia É Quase Amor (das 14h às 20h): Sai da Praça General Osório, em Ipanema, e passa pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto.
Xupa Mas Não Baba (das 15h às 21h): Sai da Rua Cardoso Júnior e segue pela Rua das Laranjeiras, até a interseção com a Leite Leal.
Rio Maracatu (das 15h às 19h): Saída do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, até o Largo do Curvelo.
Banda de Vila Isabel (das 16h às 20h): Sai da Praça Barão de Drummond e segue pela Vinte e Oito de Setembro.
Bloco do Baixo Tijuca (das 18h às 22 h): Passa pela Praça Varnhagen, Avenida Maracanã, Barão de Mesquita e Major Ávila.
Embaixadores da Folia - Pierrot da Madrugada (das 20h às 4h): No Centro. A concentração é até a meia-noite, saindo pelas ruas do Lavradio, do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá, Ubaldino do Amaral, Rua da Relação e fazendo o caminho de volta. A programação de domingo
Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.
Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.
Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.
Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.
Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.
Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.
Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

CARNAVAL 2010

Outro dia de festa

Simpatia É Quase Amor sairá em Ipanema e Rio Maracatu agitará Santa Teresa

Rafael Galdo



RIO - A alegria dos blocos que já se espalha pelas ruas do Rio continua. Depois do Cordão da Bola Preta nesta sexta-feira, no Centro, neste sábado será a vez de outras agremiações que arrastam multidões desfilarem. De manhã, por exemplo, tem Céu na Terra, em Santa Teresa. De tarde, desfilam, entre outros, o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, em Santa Teresa.
O Simpatia deve reunir até 60 mil pessoas. A agremiação começa seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e segue pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersa. No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorre as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.
No domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.
A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. A programação de sábado
Céu Na Terra (das 8h às 13h): Percurso feito a bordo do bondinho de Santa Teresa, passando pelo Largo do Curvelo e pelas ruas Almirante Alexandrino, Paschoal Carlos Magno, Monte Alegre, Oriente e Progresso, até o Largo das Neves.
Deixa Falar (das 13h às 23h): No Estácio, saindo do Largo da Bica, passando pelas ruas Laurindo Rebelo, Major Freitas, São Diniz, São Carlos, Estácio de Sá, Salvador de Sá, Viscondessa de Pirassununga, Frei Caneca, Estácio de Sá e São Carlos.
Batuque Digital (das 14h às 19h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Adilson Seroa da Motta.
Simpatia É Quase Amor (das 14h às 20h): Sai da Praça General Osório, em Ipanema, e passa pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto.
Xupa Mas Não Baba (das 15h às 21h): Sai da Rua Cardoso Júnior e segue pela Rua das Laranjeiras, até a interseção com a Leite Leal.
Rio Maracatu (das 15h às 19h): Saída do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, até o Largo do Curvelo.
Banda de Vila Isabel (das 16h às 20h): Sai da Praça Barão de Drummond e segue pela Vinte e Oito de Setembro.
Bloco do Baixo Tijuca (das 18h às 22 h): Passa pela Praça Varnhagen, Avenida Maracanã, Barão de Mesquita e Major Ávila.
Embaixadores da Folia - Pierrot da Madrugada (das 20h às 4h): No Centro. A concentração é até a meia-noite, saindo pelas ruas do Lavradio, do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá, Ubaldino do Amaral, Rua da Relação e fazendo o caminho de volta. A programação de domingo
Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.
Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.
Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.
Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.
Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.
Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.
Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

CARNAVAL 2010

Outro dia de festa
Simpatia É Quase Amor sairá em Ipanema e Rio Maracatu agitará Santa Teresa

Rafael Galdo

RIO - A alegria dos blocos que já se espalha pelas ruas do Rio continua. Depois do Cordão da Bola Preta nesta sexta-feira, no Centro, neste sábado será a vez de outras agremiações que arrastam multidões desfilarem. De manhã, por exemplo, tem Céu na Terra, em Santa Teresa. De tarde, desfilam, entre outros, o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, em Santa Teresa.
O Simpatia deve reunir até 60 mil pessoas. A agremiação começa seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e segue pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersa. No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorre as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.
No domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.
A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. A programação de sábado
Céu Na Terra (das 8h às 13h): Percurso feito a bordo do bondinho de Santa Teresa, passando pelo Largo do Curvelo e pelas ruas Almirante Alexandrino, Paschoal Carlos Magno, Monte Alegre, Oriente e Progresso, até o Largo das Neves.
Deixa Falar (das 13h às 23h): No Estácio, saindo do Largo da Bica, passando pelas ruas Laurindo Rebelo, Major Freitas, São Diniz, São Carlos, Estácio de Sá, Salvador de Sá, Viscondessa de Pirassununga, Frei Caneca, Estácio de Sá e São Carlos.
Batuque Digital (das 14h às 19h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Adilson Seroa da Motta.
Simpatia É Quase Amor (das 14h às 20h): Sai da Praça General Osório, em Ipanema, e passa pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto.
Xupa Mas Não Baba (das 15h às 21h): Sai da Rua Cardoso Júnior e segue pela Rua das Laranjeiras, até a interseção com a Leite Leal.
Rio Maracatu (das 15h às 19h): Saída do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, até o Largo do Curvelo.
Banda de Vila Isabel (das 16h às 20h): Sai da Praça Barão de Drummond e segue pela Vinte e Oito de Setembro.
Bloco do Baixo Tijuca (das 18h às 22 h): Passa pela Praça Varnhagen, Avenida Maracanã, Barão de Mesquita e Major Ávila.
Embaixadores da Folia - Pierrot da Madrugada (das 20h às 4h): No Centro. A concentração é até a meia-noite, saindo pelas ruas do Lavradio, do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá, Ubaldino do Amaral, Rua da Relação e fazendo o caminho de volta. A programação de domingo
Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.
Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.
Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.
Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.
Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.
Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.
Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

CARNAVAL 2010



PM e RioTur querem selar a paz com foliões

Prefeitura não vai vetar mais blocos. Só neste fim de semana, 115 desfilam no Rio

Rio - Depois de o Ministério Público proibir a saída de dois blocos em Ipanema, a Riotur e a Polícia Militar garantem que não pretendem impedir outros grupos de desfilar. Segundo o comandante do 23º BPM (Leblon), tenente-coronel Sérgio Nascimento, nenhum dos 76 blocos autorizados pelo Município a desfilar no Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado tem aval da PM. Ainda assim, ele assegura que a corporação enviará policiais para os locais indicados: “Nós sabemos que o Carnaval é uma manifestação cultural que não vai deixar de acontecer. Por isso, vamos prover segurança”.
O Bola Preta desfilou ontem à noite no Centro e animou milhares de foliões que saíam do trabalho. Foto: Uanderson Fernandes/Agência O Dia

Neste fim de semana, 115 blocos vão desfilar pelas ruas do Rio, com grande concentração na Zona Sul e Centro, onde estão 73% dos grupos cadastrados na prefeitura. Os festejos momescos começaram ontem mesmo, com o primeiro desfile do Cordão da Bola Preta, que arrastou cerca de 100 mil pessoas na Avenida Rio Branco. Os foliões já curtiram a festa na via decorada para o Carnaval.
Ruas de oito bairros sofrerão mudanças no trânsito hoje.
As avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, serão fechadas na pista da praia das 16h às 20h.
Em Santa Teresa, a Rua Almirante Alexandrino funcionará em meia pista, das 15h às 18h. A produtora Amanda Bonan, do bloco Do You Like Brazilian Music? (um dos proibidos pelo MP) foi à Riotur tentar reverter a proibição de desfilar, em vão. A folia seria nos dias 14 e 16 de fevereiro. Segundo ela, não lhe deram opção de mudar data, trajeto e horário. A queixa da Associação de Moradores é sobre o excesso de blocos num mesmo dia. “Não tem problema mudar, mas cancelar? A gente já tem apoio, os músicos já estavam ensaiando... Qual o critério para autorizar uns e outros, não? Nós somos pequenos, não tem confusão. Ano passado atraímos no máximo 200 pessoas. É preconceito!”, reclamou a produtora, que vai procurar o Ministério Público na segunda-feira. O outro bloco vetado foi o Verde e Amarelo e DJ Brasil. O MP recomendou que os blocos sem autorização das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros não desfilassem. Segundo a assessoria de imprensa da Riotur, a responsabilidade por pedir as licenças às corporações é de cada bloco. O órgão afirmou que os 463 cadastrados para este Carnaval não devem ter problemas. A Riotur só vai impedi-los de desfilar caso o MP aponte os blocos a serem vetados, como fez esta semana. Diretor da Banda de Ipanema, Claudio Pinheiro disse só ter sido alertado da necessidade de procurar a PM para obter o ‘nada a opor’ quinta-feira. “A informação que recebemos da Riotur era que bastava pedir autorização da prefeitura, que eles se responsabilizariam por comunicar aos outros órgãos, só que isso não ocorreu”, explicou ele.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL DE RUA

ZONA SULImaginô? Agora amassa: Rua José Linhares, 11h
Banda do Catete: Rua do Catete, 14h
Simpatia é Quase Amor: Praça General Osório, Ipanema, 14h
Bloco Areia: Rua Dias Ferreira, Leblon, 14h
Xupa mas não baba: Rua Cardoso Junior, Laranjeiras, 15h
Cutucano Atrás: Av. Atlântica, Leme, 16h

CENTROCéu na Terra: Largo do Curvelo, Santa Teresa , concentração às 8h Bloco da Saara: Rua Buenos Aires, 12h
Rio Maracatu: Largo dos Guimarães, 15h.
Embaixadores da Folia — Pierrot da Madrugada: Rua do Lavradio, 20h
AMANHÃZONA SUL
Suvaco do Cristo: Rua Jardim Botânico, 8h
Gigantes da Lira: Rua General Glicério, Laranjeiras, 8h
Empolga às 9: Ipanema, Posto 9, 14h
Tá Pirando, Pirado, Pirou: Av. Pasteur, 14h
Blocão: para foliões com animais de estimação. Av. Atlântica, Posto 6, Copacabana, 15h
Boka de Espuma: Rua Marquês de Olinda, Botafogo, 16h
CENTRO
Eu Choro Curto, mas Rio Comprido: Rua Tenente Vieira Sampaio, 12h
Escravos da Mauá: Largo de São Francisco da Prainha, 10h
Deixa Falar: Largo da Bica, Estácio, 13h;
Banda da Amizade: R. Tadeu Kosciusko, 14h
Confira os trechos com trânsito:
Ipanema: Praça General Osório (Rua Teixeira de Melo); Av.Vieira Souto até a altura da Rua Henrique Dumont, das 15h às 20h;Avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, pista junto a praia, às 16h.Centro: Interdição da Rua do Lavradio, no trecho entre a Rua do Senado e a Rua Visconde do Rio Branco das 12 às 14h.
Utilização de meia pista de rolamento, no sentido normal de tráfego, nas seguintes vias, conforme itinerário: Rua do Lavradio, seguindo pela Rua do Senado, Rua Ubaldino do Amaral e terminando o desfile na Rua Ubaldino do Amaral no trecho entre a Rua do Senado e a Rua Carlos de Carvalho das 14h às 18h.
Utilização de Meia pista de rolamento, nas seguintes vias, no fluxo normal de tráfego, conforme itinerário: Saída - Rua do Lavradio (Trecho entre a Rua do Resende e a Rua da Relação), Rua da Relação (no Contra-Fluxo), Avenida Gomes Freire, Avenida Mem de Sá, Rua Ubaldino do Amaral, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Avenida Gomes Freire, Rua do Resende, Rua do Lavradio das23h às 03h.
Santa Teresa: Utilização de Meia pista de rolamento, no sentido normal de tráfego, nas seguintes vias, conforme itinerário: SaídaLargo dos Guimarães, Rua Almirante Alexandrino, Largo do Curvelodas 15h às 18h
Engenho de Dentro: Rua Pernambuco para concentração do desfile, no trecho entre asRuas 02 de fevereiro e Gustavo Riedel das 15h às 20h
São Cristóvão: Utilização de Meia pista de rolamento, no sentido normal de tráfego, nas seguintes vias, conforme itinerário: Saída – Rua General Padilha, Rua Coronel Cabrita, Rua Carneiro de Campos, Rua São Januário, Rua Teixeira Júnior, Rua General Almério de Moura, Rua General Padilha das 18h às 22h.
TIJUCA: Praça Varnhagem; saída pela Av. Maracanã, Rua Barão de Mesquita, Rua Major Ávila das 19h às 00hRua Senador Furtado, entre a Av. Presidente Castelo Branco e a Rua Mariz e Barros das 12h às 18h.Rua Leite de Abreu, entre a Rua Conde de Bonfim e a Rua Dezoito de Outubrodas 16h às 20hRua Conde de Bonfim, Rua Pareto, Rua Santo Afonso, Rua General Roca das 16h às 20hRua Afonso Pena, entre a Rua Dr. Satamini e a Rua Haddock Lobo; Rua Campos Sales, Rua Mariz e Barros, Rua São Francisco Xavier, Largo da 2ª Feiradas 17h às 21hAlmirante Cochrane, Rua Dulce, Rua São Francisco Xavier das 15h30 às 16h30Rua Jorge Rudge, entre a Rua Mara e a Rua Luis de Matos; saída pela Rua Luis de Matos, Rua São Francisco Xavier, Boulevard 28 de Setembro, das 17h às 18h.Rua Francisco Graça º 51; saída pela Rua General Roca, Rua dos Araujos, Rua Carlos de Vasconcelos, Praça Saens Pena, Rua Soares da Costa, Rua Gabriela Prado Maia, Rua General Roca, Rua Desembargador Isidro, Rua Silva Guimarães, Rua Bom Pastor, das 20h às 23h.

Piedade: Rua Paraná no trecho entre as Ruas Simas e Francisco Fragoso das 16h às 20h

Abolição: Rua da Abolição 0 trecho entre o nº 189 até o cruzamento com a Rua Mario Carpenter; Rua Teixeira de Azevedo - trecho entre o nº 217 até o cruzamento com a Rua da Abolição; Rua Eng. Alberto Flores - trecho entre o nº 189 até o cruzamento com a Rua da Abolição, das 18 h às 03h nos dias 05 e 06; 18 h às 00h no dia 07

CARNAVAL 2010





Blocos são barrados no baile da folia em Ipanema

Quatro desfiles são cortados e número pode aumentar. PM alega que não daria conta

POR DIEGO BARRETO

Rio - Faltando uma semana para o Carnaval, uma recomendação do Ministério Público(MP) à Riotur vai alterar a programação dos blocos previstos para desfilar em Ipanema. Dois não sairão mais e alguns serão remanejados, como o do AfroReggae. Outras mudanças ainda podem ocorrer, já que a recomendação da promotora Ana Paula Petra, da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, prevê que os blocos que não conseguirem autorização das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros tenham suas permissões para desfile suspensas. A queixa partiu de moradores, preocupados com o excesso de blocos em bairros da Zona Sul.

PM diz que não terá efetivo para garantir a segurança dos foliões Foto: Felipe O'Neill / Agência
O Dia

Foram barrados os blocos Verde e Amarelo & DJ Brasil e o Do You Like Brazilian Music?, previstos para os dias 7, 14 e 16.
O AfroReggae, que sairia nos dias 14 e 21, terá um único desfile, na segunda-feira de Carnaval. A recomendação foi publicada após o comandante do 23º BPM(Leblon), tenente-coronel Sérgio Alexandre Rodrigues, afirmar que sua tropa não será suficiente para garantir a segurança em todos os eventos momescos: “Só em Ipanema temos 32 desfiles programados. Além disso daremos apoio à segurança no Sambódromo, faremos policiamento ostensivo e ainda teremos outros 44 blocos em outros bairros na área do 23º BPM. Informei ao MP que seria impossível assegurar efetivo para todos estes eventos em Ipanema”.Segundo o comandante do Destacamento dos Bombeiros da Gávea, major Paulo Cesar da Cruz, 90% dos eventos na região, incluindo blocos, não têm autorização do Corpo de Bombeiros. “A maioria entra com o pedido, mas não retorna com as exigências feitas. As Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) que devem ser assinadas por um engenheiro não são entregues. Não autorizamos os eventos, mas nos preparamos para emergências. A responsabilidade total é dos organizadores”, adverte.O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirma que a recomendação do MP será cumprida pela prefeitura. “Foi algo específico de Ipanema, não há problemas em outros bairros. Adotamos o critério de priorizar o desfile dos blocos mais tradicionais. Para desfilar, blocos terão que obter as autorizações dos bombeiros e polícias”
.A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, associação que reúne 12 grandes blocos como Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Escravos de Mauá, informa que todos os seus associados conseguirão a licença: “Estamos tranquilos, conseguimos autorização”.

Agenda no fim de semana no Centro e na Zona Sul

HOJECENTRO. Cordão da Bola Preta: Praça Mauá, 18h;
AfroReggae: Arcos da Lapa, 19h;
Badalo de Santa Teresa: L. das Neves, 19h.

AMANHÃZONA SUL. Banda do Catete: Rua do Catete, 14h;
Simpatia é Quase Amor: Praça General Osório, Ipanema, 14h;
Xupa mas não baba: Rua Cardoso Junior, Laranjeiras, 15h
Cutucano Atrás: Av. Atlântica, Leme, 16h.
Bloco da Saara: Rua Buenos Aires, 12h;
Embaixadores da Folia — Pierrot da Madrugada R. do Lavradio, 20h;
Céu na Terra:Lgo do Curvelo, 8h;
Rio Maracatu: Largo dos Guimarães,15hs
DOMINGOZONA SUL. Boka de Espuma: Rua Marquês de Olinda, Botafogo, 16h;
Blocão: de animais de estimação. Av. Atlântica, Posto 6, Copa, 15h;
Banda de Ipanema — Banho de mar a fantasia: Rua Francisco Bhering, Arpoador, 10h;
Empolga às 9: Praia de Ipanema, Posto 9, 14h;
Suvaco do Cristo: R. Jardim Botânico, 8h;
Gigantes da Lira: R. General Glicério, Laranjeiras, 8h;
Tá Pirando, Pirado, Pirou: Urca Av. Pasteur. 14h.
CENTRO. Deixa Falar: Largo da Bica, Estácio, 13h;
Banda da Amizade: R. Tadeu Kosciusko, 14h;
Eu Choro Curto, mas Rio Comprido: R. Tenente Vieira Sampaio, 12h;
Escravos da Mauá: Largo de São Francisco da Prainha, 10h.

CARNAVAL 2010



Teste de ordem

Carnaval: Rio terá fim de semana com 116 blocos de rua

Rafael Galdo

RIO - No fim de semana que precede o reinado de Momo, 116 blocos vão tomar conta das ruas do Rio. A festa antecipada será um teste para o carnaval da ordem pública pretendido pela prefeitura. Desta sexta-feira a domingo, haverá o maior número de desfiles já registrado este ano. Entre as agremiações, estão algumas das que mais atraem público, como o Simpatia É Quase Amor, o Suvaco do Cristo e o Escravos da Mauá, que juntos devem reunir pelo menos cem mil pessoas.

Com tantos foliões, a Riotur prepara uma esquema especial, envolvendo vários órgãos municipais. Apenas da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), serão 360 agentes de controle urbano, com atribuições como controlar o cumprimento dos horários dos blocos, inibir a presença de camelôs em situação irregular e reprimir os foliões que insistem em urinar nas ruas. Serão instalados centenas de banheiros químicos nos locais de desfiles (durante o carnaval, serão quatro mil, quatro vezes mais do que no ano passado). Associação diz que houve melhorias na fiscalização]

Presidente da Sebastiana, associação que reúne alguns dos principais blocos da Zona Sul e do Centro, Rita Fernandes espera que o esquema repita os bons resultados obtidos no último fim de semana, com a iniciativa da prefeitura de ordenar o carnaval de rua. Segundo ela, foram observadas melhorias, como a ausência de ambulantes com carrinhos, que atrapalhavam o andamento dos blocos, e um controle de trânsito mais eficiente.

- O grande teste, no entanto, será neste fim de semana. No sábado à tarde, por exemplo, sai às ruas de Ipanema, pela primeira vez este ano, um dos maiores blocos do carnaval carioca, o Simpatia É Quase Amor, com estimativa de reunir 60 mil foliões, o dobro do ano passado. Já para o Suvaco do Cristo, no domingo pela manhã, no Jardim Botânico, e para o Escravos da Mauá, no mesmo dia, à tarde, no Centro, são esperados quase 20 mil foliões em cada. Vamos ver como o esquema funcionará - afirma ela.

Nesta sexta, já haverá uma prova de fogo para a prefeitura. A partir das 20h, apresenta-se na Avenida Rio Branco, no Centro, da Praça Mauá até a Cinelândia, o Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais e concorridos da cidade. Por isso, os motoristas que precisarem passar pela região devem ficar atentos. O trânsito na avenida ficará em meia pista das 20h às 22h. Depois, a Rio Branco voltará a ser totalmente liberada ao tráfego.

A atenção deve ser redobrada também na Zona Sul, que nesta sexta tem blocos em Botafogo (Katuca Que Ela Pula, das 16h30m às 22h, nas ruas Real Grandeza, General Polidoro e São João Batista) e no Flamengo (Inova Que Eu Gosto, das 18h às 22h, nas imediações da Rua Paissandu). Ao longo do fim de semana, aliás, são 38 blocos apenas na Zona Sul, com fechamento de vias importantes, como a Rua Jardim Botânico e as avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon.

Sábado e no domingo, também haverá mudanças no itinerário dos ônibus do metrô de superfície General Osório-Gávea e Barra Expresso. Em vez de partirem da estação de Ipanema e voltarem para ela, essas linhas terão como ponto final a estação Siqueira Campos, em Copacabana. O embarque será na Rua Siqueira Campos 121 e o desembarque, na Rua Figueiredo de Magalhães 548.

Já os foliões que pretendiam se divertir domingo no Verde Amarelo DJ Brasil, que teria sua estreia desfilando do Leblon a Ipanema, devem fazer novos planos. O bloco foi cortado ontem da lista dos autorizados pela Riotur, de acordo com o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, por recomendação do Ministério Público. Segundo ele, a medida (que também retirou a permissão do desfile do Do You Like Brazilian Music durante o carnaval) atendeu a um pedido de moradores de Ipanema, que reclamaram do excesso de blocos no bairro.
- Como os dois eram estreantes, resolvemos cancelar seus desfiles. Também foi mudada a data do bloco do AfroReggae, que, em vez de desfilar em Ipanema nos dias 14 e 21 de fevereiro, fará isso apenas no dia 15, desde que tenha uma nova autorização dos bombeiros e da Polícia Militar - explica.

CADEIA NELE !

Traficante conhecido como "FB" é preso na Cruzada São Sebastião

Waleska Borges

RIO - Policiais da 14ª DP (Leblon) prenderam nesta quinta-feira, durante operação na Cruzada São Sebastião, no Leblon, o traficante Fabrício Costa Manhães, conhecido como "FB", 26 anos. Ele foi preso em casa com um tablete de maconha, 49 sacolés da droga, uma balança, material para endolação e anotações do tráfico. De acordo com delegado Fernando Veloso, titular da 14ª DP, a operação faz parte de uma investigação para apurar o envolvimento de pessoas ligadas ao tráfico de drogas na comunidade. Elas são acusadas de ajudar criminosos na prática de roubo nas ruas de Ipanema e Leblon.

COLUNA DO ANCELMO

Bafafá em Ipanema

Deu polícia ontem no restaurante Patrício, em Ipanema. Uma cliente desconfiou que estava pagando mais pela quantidade de comida que sempre come. Comprou 1kg de arroz numa loja e pôs na balança do restaurante. O pacote pesou 1,215kg. Foi todo mundo parar na DP.

PRAIA DE IPANEMA



Ipanema tem mais de 30 mil coliformes fecais em 100 g de areia

Estudo da prefeitura indica qualidade das areias cariocas. Presença de cachorros seria motivo do alto índice de bactérias.
Carolina Lauriano Do G1, no Rio

Duas crianças brincam com um adulto na areia poluída de Ipanema (Foto: Lucíola Villela / G1)
Banhistas e frequentadores das areias de Ipanema, uma das praias mais badaladas na Zona Sul do Rio de Janeiro, precisam ficar atentos. Um estudo divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria municipal de Meio Ambiente indica que o local não é recomendado porque apresenta 30 mil coliformes fecais em cada 100 gramas de areia. Este é um dos piores resultados do estudo.
O relatório, que apresenta a qualidade da areia das praias cariocas, também não recomenda a praia da Barra da Tijuca e a de Sepetiba, ambas na Zona Oeste, a José Bonifácio, em Paquetá, e a praia da Bica, na Ilha do Governador. O boletim corresponde ao período de coleta do dia 9 ao dia 23 de janeiro. As únicas praias que registraram a qualidade da areia considerada ótima pela Secretaria foram a da Reserva e a Prainha, ambas na Zona Oeste.


Fezes animais seriam motivo do alto índice

De acordo com Vera Oliveira, gerente de Monitoramento Ambiental da Secretaria, o monitoramento das areias do Rio é feito há mais de 10 anos, porém a novidade é que a classificação foi revista. Agora os técnicos também avaliam, além de coliformes fecais, os índices de Escherichia coli, bactéria indicadora de contaminação de fezes de animais como o cachorro.


“Esse boletim dá Ipanema com muita contaminação e a gente atribui isso aos cachorros. Sempre tem animais durante a coleta e isso é proibido por lei. As pessoas querem usar uma praia de qualidade, mas elas têm que fazer um bom uso da praia, que significa não levar o animal e não deixar o lixo na areia”, disse.
Doenças

Mas de acordo com a dermatologista Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o maior perigo são as fezes humanas, já que as bactérias dos animais são espécies diferentes das dos humanos. “Se as fezes forem de cães, o risco é menor porque certamente não serão doenças graves. Ainda assim, se o cachorro não estiver doente, não transmite nada”.

Segundo ela, a doença mais comum transmitida por cachorros é a larva migrans, conhecida popularmente como bicho geográfico. “É uma doença de pele, que coça, é um bichinho que anda embaixo da pele, mas cura rápido”. As fezes humanas, de acordo com a dermatologista, podem transmitir verminoses e até mesmo hepatite. A coleta é feita até, no máximo, às 9h e os técnicos também anotam as condições do local, como quantidade de lixo e bichos. O resultado divulgado nesta terça levou em conta as anotações feitas desde 2006. A nova classificação, que monitorou 35 pontos de praia, surgiu após 4 anos de estudo.

Na semana passada, o Instituto estadual do Ambiente (Inea) divulgou um novo mapa, que mostra os índices de bactérias na água do mar.

Veja abaixo a lista completa dos resultados do estudo:

Até 10 mil coliformes – Classificação: ótima

Prainha Recreio - Praia da Reserva
De 10 mil a 20 mil coliformes – Classificação: boa

Recreio - Praia do Pontal Recreio - Praia da Macumba São Conrado – Pouso da Asa Delta Leblon - Bartolomeu Mitre Leme Copacabana - República do Peru Copacabana - Barão de Ipanema Botafogo Flamengo Ramos Engenhoca - Ilha do Governador

De 20 mil a 30 mil coliformes – Classificação: regular

Vermelha – Urca Brisa - Sepetiba Central - Urca Guanabara - Ilha do Governador Moreninha - Ilha de Paquetá Imbuca - Ilha de Paquetá Ipanema - Praia do Diabo Copacabana - Souza Lima São Conrado – Hotel Nacional Leblon - Visconde de Albuquerque Barra - Cond. Barramares Barra - Quebra Mar Guaratiba Grumari
Acima de 30 mil coliformes – Classificação: não recomendada

Barra - Ayrton Senna Barra – Pepe
Ipanema – Arpoador Bica - lha do Governador
Ipanema - Paul Redfern Ipanema - Maria Quitéria José Bonifácio - Ilha de Paquetá
Recôncavo – Sepetiba

PRAIA DE IPANEMA

Harley e Maria Elisa são os favoritos para Rei e Rainha da Praia

Lancepress

Os 16 atletas que participarão da disputa pelo título de Rei e Rainha da Praia fizeram uma brincadeira para saber quem está com a bola cheia em 2010. Eles deram seus palpites para saber quem levará a coroa na competição, que acontece em Ipanema nos dias 13 e 14 de fevereiro (Rainha da Praia) e 20 e 21 (Rei da Praia). A entrada é gratuita.
Entre as mulheres, Maria Elisa foi a mais votada para ficar com o título. Talita, sua atual dupla, foi uma das que elegeu Maria como favorita.
- Seria divertido disputar com minha parceira de competições - afirmou Talita, que ficou em 2º na competição do ano passado.
Na disputa masculina, Harley foi apontado como favorito. O atleta ficou surpreso por ser o mais citado entre os competidores.
- Quero me sair bem, é um título que sempre quis. Mas estarei tão preparado quanto os outros competidores, sem vantagens - contou.
Alison, que é estreante, e Ricardo, o único a participar dos 12 anos de competição, também foram mencionados e elogiados

PRAIA DE IPANEMA

publicado em 02/02/2010 às 15h59: atualizado em: 02/02/2010 às 17h50

Areia de Ipanema tem qualidade pior que praia de Ramos

Análise encontrou mais bactérias nas praias mais badaladas que a do subúrbio

Do R7, no Rio


Foto por Wilton Junior/AE


Areia da praia de Ramos, na zona norte do Rio, tem menos coliformes fecais que de Ipanema, na zona sulQuem frequenta a praia de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, na baía de Guanabara, tem sob os pés areia mais limpa e livre de bactérias do que quem procura as praias mais badaladas da capital carioca como Ipanema, na zona sul, e Barra da Tijuca, na região oeste. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente prepara semanalmente um boletim da qualidade das areias das praias, classificando como ótima, boa, regular e não recomendada. O último boletim elaborado no período entre 9 e 23 de janeiro detectou que a areia do Piscinão é considerada boa. Já a praia de Ipanema, em toda sua extensão, é apontada como não recomendada
.
Turistas aproveitam calor à noite na praiaO boletim é feito com base na contagem de coliformes fecais e escherichia coli -bactéria encontrada nos intestinos de animais- a cada cem gramas de areia. Em Ramos, a quantidade encontrada foi entre dez e 20 mil coliformes -bactéria presente nas fezes humanas. Já em Ipanema e na praia da Barra (no Pepê e em frente à avenida Ayrton Senna), a contagem de coliformes passa de 30 mil a cada cem gramas de areia.

A presença dessas bactérias na areia, com na água em outros casos, é indicativo de que pode haver outras bactérias causadoras de problemas à saúde.
As praias do Flamengo e de Botafogo, dentro da baía de Guanabara, assim como Ramos, também apresentam qualidade de areia boa. As únicas praias com areias classificadas como ótimas são a da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes, e a Prainha, ambas na zona oeste da cidade.
A secretaria aponta como principal causa da presença das bactérias na areia os cães levados pelos banhistas, que são proibidos pela legislação do município.

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem prende 11 que urinavam nas ruas durante o desfile de blocos

Seop bate recorde ao rebocar 312 veículos no fim de semana

Rio - Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) prenderam 11 pessoas que urinavam nas ruas, neste fim de semana, durante o desfile dos blocos de rua do Carnaval 2010. Também neste fim de semana, a fiscalização desta secretaria bateu o recorde de reboques por toda a orla da cidade, 312 veículos.
Neste domingo, 31 de janeiro, durante o desfile de um bloco na Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, cinco mijões foram flagrados urinando em público e levados para a 10ª DP (Botafogo).
Outros três mijões foram presos após estarem urinando na orla do Leblon. Eles foram conduzidos para a 14ª DP (Leblon).
No sábado, mais três mijões foram presos por agentes da Seop no desfile da Banda de Ipanema. Dois deles estava urinando na Praça General Osório, o outro, na Rua Prudente de Moraes esquina com Rua Garcia Dávila. Os três mijões foram levados para a 14ªDP (Leblon)."Não será tolerado foliões urinando nas portas dos moradores. Isso é inadmissível.
O número de banheiros químicos foi dobrado e os mijões que forem flagrados tendo tal atitude serão conduzidos para a delegacia da área", afirmou Rodrigo Bethlem, secretário da Ordem Pública.

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

30.1.2010

Xixi, não

Caminho por Ipanema e vejo um folião carregando uma placa acima da cabeça: "Na boa, xixi aqui, não." Logo em seguida, passa outro, com o mesmo aviso.
Fico imaginando quem ia querer urinar em cima de alguém, mas na irreverência do carnaval vale tudo. Mais adiante entendo o que se passa. O bairro entardeceu com seus canteiros de árvores e suas grades de edifícios inundados dessas placas e de cartazes com uma faixa cruzando a imagem de um rapaz urinando.
É uma campanha da cervejaria que está patrocinando os blocos. Afinal, hoje tem Banda de Ipanema. E alguns foliões bem-humorados estavam pedindo aos funcionários os avisos que ainda não estavam instalados.
Ano passado, Ipanema virou um imenso mictório a céu aberto. Mais tarde eu digo se as placas resolveram.

QUE NOVIDADE !!!!

Areia de Ipanema é a mais suja na Zona Sul

Carlos Braga, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Os farofeiros terão que evitar fazer o tradicional bife à milanesa (movimento em que o banhista, molhado, lambuza-se de areia) em Ipanema.
De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trata-se da pior areia da Zona Sul, principalmente por causa de cachorros e pombos.
O número de coliformes por 100g de areia está acima de 30 mil, e o de escherichia coli, uma bactéria encontrada nas fezes de animais, acima de 3.800.
O boletim de avaliação classifica as praias em ótima, boa, regular e não recomendada, caso de Ipanema, da Praia da Barra, na altura do Pepê e da Avenida Ayrton Senna. Foram consideradas ótimas as areias da Reserva (Barra) e da Prainha.
– Fazemos a coleta de areia em 35 pontos de diversas praias, sendo que 10 deles são em praias da Baía de Guanabara e o restante nas oceânicas – explica a engenheira química da Coordenadoria de Proteção ao Meio Ambiente, Vera Oliveira.

As coletas são feitas quinzenalmente, até as 9h, por técnicos da secretaria de Meio Ambiente.

Eles colhem amostras da faixa de areia imediatamente anterior à da que é banhada pelo mar. Esse trecho foi escolhido por ser o mais frequentado por crianças e idosos. Eles também anotam a temperatura da areia e do ar. O material é enviado para um laboratório, que mede o grau de umidade e o número mais provável de coliformes fecais e de escherichia coli por 100g de areia.

– Estamos divulgado a avaliação que fizemos entre os dias 9 e 23 de janeiro. Vamos soltar outra na próxima semana. Não queremos que a população entre em pânico. A classificação de não recomendada é para que se passe a ter mais atenção no contato com a areia. Não deixar que entre na boca, principalmente de crianças, e evitar ter contato direto com ela. É melhor sentar-se sobre canga ou na cadeira. O monitoramento é uma ferramenta de gestão, um aviso de que temos que cuidar mais da praia de Ipanema.
Não só o poder público, mas também os usuários, que não podem deixar lixo, nem levar animais à praia.
A Pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) diz que as pessoas se importam mais com a balneabilidade da praia e não ligam muito para a qualidade da areia.
Qualidade que depende muito do cuidado que têm seus frequentadores.
– Às vezes, as pessoas não tomam banho por causa da qualidade da água, mas nem sabem como está a areia. Na Praia da Bica, na Ilha do Governador, por exemplo, babás não deixam as crianças mergulharem, mas permitem que rolem pela areia – critica.
O infectologista da UFRJ Alberto Chebabo alerta para o risco de contrair doenças nesses lugares.
– Quando se tem nível acima do normal, bactérias podem causar diarréia e hepatite A. Qualquer coisa que tenha material orgânico tem maior chance de contaminar pessoas com hepatite A. Como, por exemplo, quando a criança bota a mão na areia e, depois, na boca. O risco é grande.
Todos os técnicos são unânimes em apontar o hábito de se levar cachorros para a praia como a principal razão do alto nível de sujeira na areia.

Salva-vidas diz que tem mais medo da areia que do mar

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que classificou como “não recomendada” a areia do Arpoador, comprovou o que muitos banhistas já suspeitavam. Carina da Silva Alves, de 30 anos, preocupada, levava o filho Guilherme, de apenas quatro meses para o seu primeiro mergulho no mar.
– Não deixo ele encostar na areia, tenho medo que pegue uma micose – disse.
O salva-vidas Diógenes de Moura, que trabalha no Arpoador há quatro anos, confessa que a areia é sua grande preocupação.

– Entro em qualquer tipo de mar, não me importa o tamanho das ondas. Apesar de nunca ter tido nenhuma doença relacionada à sujeira da areia, é dela que tenho medo. É muito suja, pombos e cachorros são comuns por aqui – lamentou
.
Para a dona-de-casa Mariana Toledo, de 29 anos, o cheiro da areia denuncia a insalubridade. Segundo ela, seu filho Caio, de 2 anos, recebe atenção especial na saída da praia.
– A areia daqui tem um cheiro forte de urina. Mas, mesmo assim, deixo meu filho brincar nela. O único cuidado especial que tenho é lavar os pés dele com água doce e sabão assim que chego no calçadão. Nem dou tempo de as bactérias e vermes agirem – contou.
Já a cabeleireira Adriana Azevedo Coutinho, de 36 anos, afirma não se importar. Natural de Macaé, ela brincava na areia, ao lado do filho Igor José, 8, como se não houvesse risco algum.
– Acho melhor que a de Copacabana. Apesar dos pombos e do lixo que as pessoas deixam para trás, não abro mão de desfrutar das areias do Arpoador – ressaltou.

SUBPREFEITURA DA ZONA SUL

Caro Jornalista,

Tudo bem? Segue, abaixo, texto sobre a apreensão de alimentos que a Subprefeitura da Zona Sul fez hoje à tarde em Ipanema e São Conrado.

Os alimentos foram doados para o Educandário Casa maternal Melo Mattos.

à disposição, -- Subprefeitura da Zona Sul do RioAssessoria de Comunicação Social
Giselle Andrade Tel. (21) 2511-0501Cel. (21) 8106-9824 / 8329-2458___________________________________________________________________________________________________________________________________

Subprefeitura da Zona Sul apreende 600 kg de alimentos em Ipanema


A Subprefeitura da Zona Sul e a 6ª Região Administrativa, em parceria com a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal, realizaram nesta tarde de segunda-feira, 01, operação em São Conrado e Ipanema. Em São Conrado, fiscais da CCU notificaram, e pediram que deixassem o local, três ambulantes que atuavam em frente à Vila Olímpica da Rocinha. Na Rua Henrique Dumont, em Ipanema, os agentes apreenderam 600kg de alimentos perecíveis de feirantes que ultrapassaram o horário de funcionamento. Esses alimentos foram doados para o Educandário Casa Maternal Melo Mattos, no Jardim Botânico.