ASSALTO

Mulher é esfaqueada durante tentativa de assalto em Ipanema

RJTV

RIO - Uma mulher foi ferida a facadas durante uma tentativa de assalto em Ipanema no fim da manhã deste sábado, segundo o RJTV, da TV Globo. Ela foi rendida por um bandido dentro de um ônibus que passava pela Rua Joaquim Nabuco.
O ladrão foi preso por policiais que faziam ronda na área. A polícia não divulgou o nome da vítima, mas informou que ela não corre risco de vida e que já prestou depoimento.

INCÊNDIO NA GARAGEM - BANCO ITAU

Incêndio em garagem da Zona Sul

Redação SRZD

Bombeiros do quartel de Copacabana, na Zona Sul, conseguiram controlar um incêndio que destruiu um carro no estacionamento subterrâneo do Banco Itaú, na Rua Visconde de Pirajá, esquina com a Garcia D´Ávila, em Ipanema. O incêndio provocou muita fumaça, mas ninguém ficou ferido. Ainda não existe a informação do que pode ter causado o incêndio.

CARTA E RESPOSTA

Carta e resposta sobre a adoção do Parque Garota de Ipanema
A resposta do PSI esá em letras vermelhas.



Prezada Senhora Ignez,

Lamentamos profundamente vosso desconhecimento sobre os nossos objetivos, formas de captação e administração interna dos projetos do Instituto E.
Sinto muito lhe lembrar, que estas mesmas informações me foram passadas pela sra., ou outro dirigente do Instituto E, em reunião ocorrida em em meados do ano passado, por ocasião da apresentação a representantes do bairro do projeto sobre a adoção do Parque Garota de Ipanema, ocorrida na rua Visconde de Pirajá 407, não me lembro o número da sala.Nesta ocasião, foi bem explicado o modo de captação de recursos e foi dito, inclusive, que a parte de cima do parque não seria contemplada com obras porque só teriam sido obtidos R$ 700.000,00 em patrocínio. Esta forma de captação de recursos foi confirmada pela sra. Marta em mais de uma reunião do PSI, inclusive na última dia 03/03, diante de mais de quarenta testemunhas. Eu perguntei diretamente à ela se confirmava o processo de captação de recursos, e ela confirmou.
Os vossos comentários denunciam, por conta das inverdades lançadas, que a senhora não conhece o nosso modo de agir, a importância de nossos apoiadores e também não concorda no desenvolvimento de outra atividade no PGI, por nós, além da limpeza, cuidado e segurança as quais, inclusive, estão sendo devidamente providenciadas nesta primeira etapa, sendo que o último quesito, i. é, o da segurança tem sido objeto de diversos entendimentos com a Guarda Municipal e Policia Militar. Para dar rosseguimento ao projeto de revitalização reiteramos nosso compromisso em dialogar com todos os interessados, desde que este diálogo tenha como base o respeito e a confiança, sem que se coloque em dúvida - a partir de acusações infundadas - as intençoes de quem adotou o parque para recuperá-lo em benefício de toda a população.
Não disse nenhuma inverdade sobre a forma de capatação de recusros usada pelo Instituto E. Aliás, ela é perfeitamente legal, e o PSI não tem nada contra a forma de captação. O que nós dissemos e confirmamos é que estes recursos são oriundos de renúncia fiscal, portanto dinheiro púbulico e não podem ser usados, sobretudo em local igualmente público para ações sociais, sejam elas justas ou não, que distorcem o verdadeiro objetivo da adoção que é entregar para a população um espaço de convivência limpo, bem mantido e seguro. Quanto ás ações junto aos órgãos públicos encarregados da segurança e a sub prefeitura, este é o trabalho de vocês , e não poderia ser de outra forma, e ao qual sempre nos prontificamos a ajudar e apoiar.
Com relação às suas insinuações sobre benefícios reversos ao do nosso objeto social, no caso em favor de nossa
principal doadora, alertamos V. Sa. do risco destas falsas afirmações e que, se se perpertuarem, terão a resposta à altura e nos termos da lei.
As insinuações são entendidas pela sra.O PSI não tem nada contra a captação de recursos no mercado, a taxa de administração que o Instituto E recebe para fazer o trabalho e adminstrar a verba;são procedimentos perfeitamente lícitos tanto moralmente quanto legalmente. Em nome da transparência, que deve reger as relações na sociedade, é importante, e não sei aonde isto pode ofender a honra do instituto, deixar claro que estes recursos são obtidos via mercado, que o instituto recebe uma taxa de administração pelo trabalho. Nós ( sociedade ) oferecemos o espaço, vocês o recuperam e têm o retorno na forma de uma imagem institucional de empresa envolvida com ações de preservação do meio ambiente e comunitárias.O custo de um benfício como este é incomensurável em termos financeiros, mas não é nada ofensivo que isto seja dito com todas as letras. Quanto a "benefícios reversos ao nosso objeto social, no caso a nossa principal doadora" seja ela quem for, não vejo porque o esclarecimento de todos os procedimentos podem denegrí la, de alguma forma. No nosso entender o esclarecimento é sempre positivo e só dá grandeza a quem o faz.
Sem mais para o momento.

Atenciosamente.

Nina A. Braga <mailto:nina@institutoe.org.br> (21) 2589 3478 www.institutoe.org.br

ESTACIONAMENTO NAS CALÇADAS

Hotéis de luxo da orla do Rio usam calçadas como estacionamento

Carlos Braga, Jornal do Brasil

RIO - Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas avenidas que margeiam as praias da Zona Sul para perceber como o Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe estacionamento sobre o caminho destinado aos pedestres, é ignorado por esses estabelecimentos. Pelo menos um deles, o elegante Copacabana Palace, admite que paga as multas com as quais, eventualmente, seus clientes são brindados ao pararem no calçadão. Só neste ano, foram 1.052 multas na orla de Copacabana e Ipanema.

– São carros de hóspedes em situação temporária. Infelizmente, acontece. Alugamos um edifício garagem, próximo, para estacionar os carros mas quando o hotel está lotado, infelizmente, acabam vindo para a calçada. Isso acontece em toda a orla. Mas o hotel assume qualquer multa caso ocorra. O hóspede apresenta a multa e a gente paga – explica Gabriela Gurgel, da assessoria do Copacabana Palace.

Na outra ponta da praia, em Ipanema, a situação se repete. Nesta quinta pela manhã, um veículo modelo PT Cruiser, da Chrysler, ficou estacionado em frente ao Hotel Fasano por pelo menos 30 minutos, tempo que a equipe do JB permaneceu no local. A assessoria do hotel disse que os funcionários da empresa contratada são orientados para não deixar os carros sobre a calçada. Mas admite que, eventualmente, isso ocorre devido ao aumento inesperado do número de veículos que chegam ao Fasano. Nesta quinta teria sido um desses dias.
– Somos a favor da ordem nas nossas comunidades e o hotel faz de tudo para conseguir isso. Acontece que, quando fizeram a foto, houve um imprevisto. Às vezes chegam cinco veículos de hóspedes ao mesmo tempo que quatro carros com pessoas que vieram para o café da manhã no Fasano Al Mare (restaurante anexo) – explica a relações-públicas Paula Melo. – A orientação é para que o funcionário leve o carro o mais rápido possível para uma vaga legal. Mas há momentos em que isso não é possível. É uma questão de imprevisibilidade.
A Guarda Municipal garante manter fiscalização diária para coibir o estacionamento irregular na orla da Zona Sul. Nos últimos três meses, desde quando Eduardo Paes assumiu a prefeitura, a corporação registrou 812 infrações por estacionamento proibido ou em filas duplas na orla de Copacabana. Em Ipanema, durante o mesmo período, mais 240 multas foram aplicadas por estacionamento irregular. Durante a gestão Paes, até o dia 27 de fevereiro, em balanço da Secretaria de Ordem Pública, foram rebocados 4.225 veículos em toda a cidade, o que resulta na média de 76,8 carros a cada dia.
Com autorização
A assessora de imprensa Marcela Cerqueira, do Hotel Marina, no Leblon, diz que não se estacionam carros em cima da calçada do estabelecimento, e garante que as vagas liberadas foram autorizadas pela Guarda Municipal e pela Cet-Rio. Ressalva, porém, que por se tratar de um hotel, não se tem como proibir o embarque e desembarque de passageiros, assim como impedir que motoristas de agências de viagens ou de hóspedes parem e esperem por seus clientes.
Philippe Godefroit, diretor do Caesar Park, em Ipanema, explica que os carros flagrados na frente do hotel estão em vagas embaixo da marquise, às quais o hotel teria direito. Godefroit diz que o Caesar Park tem vagas em uma garagem próxima, onde são estacionados os veículos dos clientes.
O gerente geral do JW Marriott, em Copacabana, Jorge Berio, enviou um e-mail, por meio de sua assessoria, no qual explicava os carros sobre a calçada. Ele disse que o o hotel orienta clientes e hóspedes a realizarem apenas embarque e desembarque, e alerta sobre a penalidade de multa em caso de estacionamento irregular.
As assessorias do Othon e do Sofitel, ambos em Copacabana, não foram encontradas para explicar o estacionamento irregular flagrado em suas calçadas.

TODOS OS HOTÉIS DA ORLA DE IPANEMA COLOCAM OS CARROS SOBRE A CALÇADA DIÁRIAMENTE.ESQUECERAM DE FALAR DO SOL IPANEMA.

UTILIDADE PÚBLICA





Procura-se! Recém-adotado, Chicão se perde em Ipanema.

marina w.

Assunto: Abrigo da Serra - URGENTE! Chicão fugiu em Ipanema - RJData: Thu, 12 Mar 2009 21:44:12 -0300 De: Abrigo da Serra <abrigoeliane@gmail.com>

Amigos, por favor, nos ajudem a divulgar!!!!Chicão foi adotado domingo em nossa feirinha, no Parcão da Lagoa, mas fugiu na terça-feira. Infelizmente, só soubemos hoje.
Ele fugiu na Rua Barão da Torre, em Ipanema, Zona Sul do Rio de janeiro. Estava com uma coleira de peitoral amarela.Não sabemos até onde ele pode ter andado, pode estar em qualquer bairro.
Ele é muito dócil e atende por Francisco, Chico e Chicão.Chico já sofreu muito, pois foi destruído por um pit bull. Agora que ele totalmente bem, acontece este incidente.
Estamos muito tristes. por favor, divulgue esta mensagem para todos os seus amigos, precisamos encontrar o Chicão!!!!
Se você não lembra da sua história, veja abaixo: Foi resgatado na época porque um dono agressivo de um pitbull soltou o animal para avançar nele. Ele foi destroçado?
Ele foi cuidado com muito amor e carinho... e levou tempo para seu corpo se recuperar...
Porém, essa brutalidade deixou traumas no nosso Chicão: Hoje ele é dócil, mas extremamente submisso.Temos muito medo do que pode acontecer com ele perdido pelas ruas...
Ajudem-nos a encontrar o Chicão!!! Imprima aqui o cartaz e nos ajude a divulgar o Chicão!Ele havia acabado de ser adotado, enfim encontrado um lar...

OBRIGADO

A pedido de um voluntário do PSI,foi feito o teste em laboratório da água do lago da Praça Nossa Senhora da Paz.
Foram responsáveis o Sr.Tadeu,que é diretor de obras do Parques e Jardins e o Sr.Gerson , que é o responsável pela manutenção das praças, que também já sendo providenciada.
O PSI agradece aos responsáveis pelo Parques e Jardins

AGRADECIMENTO











Agradecemos ao Sr.Edson Rufino e a Dra.Simone ,pelo pronto atendimento ao pedido feito por voluntários do PSI,para que fosse feita a poda de uma enorme árvore que estava se tornando um perigo aos pedestres e aos carros que passavam sob ela.
Foi mandado um email no dia 27 de fevereiro e hoje na parte da tarde ,um caminhão da COMLURB,com vários rapazes da Prefeitura,vieram fazer o trabalho necessário.
Ficaram de retornar com outro caminhão mais alto para terminarem o serviço.
Aproveitando a oportunidade pedimos que cortassem um galho grande que tapava a iluminação da rua.O que foi feito.


PSI

USO DO ESPAÇO PÚBLICO




Uso do espaço Público

Prezados Srs.
mais uma vez assistimos a Cia. Aérea TAM, utilizando a Praia de Ipanema. Montaram ombrelones gigantes em frente à Av. Henrique Dumont. O que nós ganhamos com isto?
Pagamos nosso IPTU caríssimo para utilização da iniciativa privada/? E, ainda, com permissão(segundo placa exposta no local) das instituições públicas?
JG

METRÔ 30 ANOS

Rio, 11/03/2009

Durante as comemorações de 30 anos do Metrô – Rio, conversei com o presidente da companhia a respeito das nossas reveindicações sobre as estações a serem inauguradas na praça Gen. Osório e na Barão da Torre c/ Teixeira de Mello, a saber:

Não ter final de ponto de ônibus na Visconde ou em volta da praça, estação na praça com o menor impacto visual possível e ausência de comércio, nem bombonière, embaixo dos pilotis na Barão c/ Teixeira.

Ficou combinado o seguinte:

1) não vai haver final de ponto de ônibus do Metrô em Ipanema. O ônibus vai ser rotativo, parando no ponto só para pegar os passageiros e indo embora.

2) As saídas não poderão ser abertas e terão de ser cobertas. Se deixar abertas as escadas se transformarão, à noite, em local para a população de rua se instalar, vendas de droga etc. De modo que, elas serão cobertas, de vidro ( para causar menor impacto visual) e serão fechadas com grades desde a rua.
O sr. Paulo Gomes vai nos apresentar em uma das nossas reuniões, em breve, tão logo tenha o material, o croquis do projeto.

3) Não ficou acertado a questão do comércio em baixo dos pilotis. A coordenação do Projeto de Segurança de Ipanema entende que, aquele local sofreu uma degradação tremenda durante vinte anos. Agora, com a chegada do Metrô, se apresentou a oportunidade de resgatar o espaço, o que tem sido feito com a colaboração exaustiva e dedicada do responsáveis pelo planejamento da obra, sobretudo na pessoa do sr. Paulo Gomes. Achamos, então, que temos de ser extremamente rigorosos porque aquelas pessoas que estão acostumadas com aquele ambiente de degradação, sujeira e ilegalidade, vão querer continuar usando o espaço público em benefício próprio. O comércio nos pilotis, embora legal, vai ser uma abertura para que o comércio se estenda pelo entorno, desta vez ilegalmente.Temos de ter mão de ferro para recuperar aquele espaço, ponto nobre de Ipanema. Pedimos que a direção da empresa Metrô – Rio considere estes aspectos. A prefeitura tem feito muitos choques de ordem no local e sabemos que vai levar muito tempo,e será necessário muita persistência até que consigamos tirar os ambulantes, burros sem rabo, carrocinhas variadas, cadeiras de praia , isopores e tudo mais que degrada este espaço público.

Coordenadora do PSI

PESQUISA

Caros amigos e mebros do PSI. Segue a pesquisa de opinião feita pelo PSI em parceria com a vereadora Aspásia Camargo. Ela tem mestrado em Ciências Estatisticas pela Universidade da Sorbonne, em Paris e se dispos a fazer a pareceria conosco.
Já estamos com seis pessoas trabalhando nas ruas e neste momento, remeto à toda listagem do PSI para que cada um opine e mande para todo seu mailing.
Quanto mais respostas tivermos, melhor. É importante que trabalhemos com transparência, que só uma ampla pesquisa de opinião nos dará.
Não é preciso dizer da importãncia da participação de todos . O PSI tem conseguido muitas vitórias, exatamente, porque seus membros são ativos e participantes. Nós temos de definir de forma transparente ao poder público que tipo de carnaval queremos para nosso bairro, que turistas achamos que deve ser interessante para nós, enfim temos de transmitir a todos a imagem que queremos construir. Carnaval, do modo como vem sendo feito, é bom ou ruim para o bairro? Peço a todos que mandem para seus contatos e que façam pressão para que as pessoas opinem. Queremos conseguir pelo menos 3000 respostas. Vamos à luta! Quero esclarecer que as respostas não precisam ter nome nem enderêço completo. Só a rua é suficiente. Também podem responder pelo e- mail da Aspásia ou pelo meu mesmo. Outra coisa importante é que esta pesquisa tem sigilo absoluto. Do momento em que recebemos a resposta deletamos quem enviou.


Prezados (as), Segue, em anexo, o questionário da pesquisa de opinião sobre os blocos de carnaval, em Ipanema.

Vereadora Aspásia Camargo + Projeto de Segurança de Ipanema -


PSI • CONSULTA POPULAR EM IPANEMA •

Gabinete da Vereadora Aspásia Camargo

e Projeto de Segurança de Ipanema

1) Qual a sua avaliação sobre o impacto dos blocos de carnaval, no bairro de Ipanema este ano?

' Negativo, houve muita desordem, sujeira e bagunça.
' Aceitável, houve desordem, mas com alegria e vantagem para o bairro.
' Positivo, com alegria e divertimento.

2) Na sua opinião, houve blocos em excesso? ' Sim ' Não ' Não opinou

3) Que transtornos causaram os blocos que circularam pelo bairro?

' Congestionamento do trânsito
' Excesso de ambulantes
' Lixo e sujeira nas ruas
' Urina nas ruas e calçadas
' Estacionamento irregular
' Barulho
' Falta de Segurança
' Impedimento do seu livre acesso à sua residência
' Todos os itens acima

4) Para melhorar o bairro, que mudanças devem ser feitas na organização dos blocos no Carnaval de 2010?

• Limitar o número: ' Sim ' Não ' Não opinou
• Limitar os horários: ' Sim ' Não ' Não opinou
• Limitar o número de ambulantes acompanhando os blocos: ' Sim ' Não ' Não opinou
• Criação de corredores exclusivos com banheiros e segurança: ' Sim ' Não ' Não opinou
Em quais locais? ' Orla ' Centro da Cidade ' Lonas Culturais ' Outros _____________
• Proibir a passagem em ruas que existam hospitais, delegacias e quartéis dos bombeiros e da policia militar : ' Sim ' Não ' Não opinou
• Aplicar sanções administrativas aos “mijões”: ' Sim ' Não ' Não opinou


---------------------------------------------------------------------------------------------------
VEJA O RESULTADO DA PESQUISA NO SITE:

WWW.ASPASIACAMARGO.COM.BR

DENUNCIE A DESORDEM URBANA: 0800 282 28 96

CARTA E RESPOSTA

Após reunião na VI região Administrativa,esta carta foi enviada ao PSI pela Sra.Nina A.Braga.
A resposta do PSI está em vermelho.


Prezados,
Encaminho posição do Instituto e referente à intenção de oferecer oficinas de percussão e circo ministradas pelo Afroreggae no Parque Garota de Ipanema.

Peço a gentileza de divulgar entre os membros de suas entidades.

Att.
Martha Gonçalves




Prezados,

Na condição de adotante e gestor do projeto de recuperação física e revitalização social do parque Garota de Ipanema, o Instituto e esclarece que todos os esforços para viabilizar a oferta gratuita de atividades sociais no parque têm como único objetivo promover sua ocupação pela comunidade de forma positiva. Assim, aliado à uma nova postura de trabalho no que se refere à segurança em parceria com a GM e a PM, mudar o panorama de abandono e má frequência em que o o PGI se encontra atualmente.
É lógico que sabemos que a adoção do parque só vai trazer benefícios para o bairro, os moradores do entorno.Mas gostaríamos de lembrar que a sua função não é a recuperação social do parque. Inclusive, porque ela nunca esteve em jogo. O problema do parque sempre foi o abandono, a degradação física e a falta de segurança. Na época que o parque estava bem administrado, ele vivia cheio de crianças e a populção o frequentava maciçamente.

Não há qualquer intenção de "lotear o parque", tampouco de trazer atividades que gerem quaisquer transtornos para sua vizinhança, seja com barulho excessivo, seja com atração de um público acima do que o parque possa comportar ou que possa depredá-lo etc. Neste item não há polêmica. Estamos todos de acordo.Concordo

Vimos portanto consultar a posição das Associações de Moradores, assim como a do PSI sobre a oferta de oficinas de circo (em parceria com o Afroreggae), já que este tipo de oficina não ocasiona barulho que poderia eventualmente gerar incômodos aos seus vizinhos.

Insistimos na parceria com o Afroreggae pois compreendemos que esta ONG - além de já atuar na comunidade do Cantagalo - é uma entidade séria, competente, cujos méritos são reconhecidos internacionalmente. Graças à esta credibilidade, inclusive, ficará menos árida a busca por patrocinadores neste momento de crise e, consequentemente, haverá mais chances de se o
bter recursos para a oferta gratuita de atividades para todos. A parceria do Instituto E com o Afroreggae é muito positiva. Não há a menor dúvida de que a entidade é séria e reconhecida internacionalmente. Nós só não concordamos é em usar o parque para atividades que devem e podem ser exercidas em locais apropriados: Temos na Zona Sul inúmeros espaços onde estas atividades poderiam ser desenvolvidas: Jockey Club, clubes diversos, escolas e até a área do 23o BPm, caso seja permitido. É uma questão de vocês acertarem o preço da locação. O parque é um bem de uso comum do povo, de convivência e não pode ter atividades excludentes. Quanto à facilidade de obtenção de recursos para a oferta de atividades gratuitas para todos, não achamos que o objetivo do parque seja este.Ele é um local de convivência e o que é preciso é que esteja limpo, bem cuidado e seguro. Quanto à questão da facilitação na obtenção de patrocínio, este é um problema inerente ao trabalho de vocês. Sempre foi e será muito difícil conseguir patrocínios, com crise ou sem ela, o que não quer dizer que se tenha de abrir mão do objetivo fundamental da adoção que é a recuperação física do parque , a sua manutenção e o aumento da segurança. Foi com esta expectativa que apoiamos a adoção pelo Instituto E. Precisamos lembrar que romper as barreiras sociais, unindo de forma construtiva membros das comunidades e do asfalto é o que, ao nosso ver, transformará de forma pacífica a situação de conflito em que vive nossa sociedade. Nosso projeto é de inclusão social de todos aqueles que querem o melhor para um espaço que é público. O objetivo de adoção do parque é recuperar uma área degradada por incapacidade do poder público em manter adequadamente todas as áreas de lazer da cidade, e não de inclusão social e nem de fazer a interação entre os membros das comunidades do asfalto e das favelas. Para tal temos inúmeros projetos e ONGs que se encarregam, e inclusive, o própio Afroreggae que tem patrocínios importantes e portanto pode pagar pelo aluguel dos espaços necessários às suas atividades. Também não é função dos adotantes do parque oferecer atividades gratuitas para todos.O parque é um local de convivência da população e se ele estiver bem cuidado, limpo e seguro já estará cumprindo com louvor a sua função social. Não precisa inventar mais nada. Romper barreiras sociais, fazer a transformação da situação de conflito de forma positiva etc. são opiniões pessoais e o espaçao público, sobretudo um parque, não pode ser usado para a apicação de ideologias de nenhum grupo, seja ele o do gestor ou não.Aproveitamos para pedir sugestões de quais atividades e oficinas gostariam de ver acontecendo no parque, lembrando que além do lazer, precisamos pensar também em oferecer capacitação profissional, tendo como foco sempre a sustentabilidade. Para tanto, colocamos à disposição o faleconosco@institutoe.org.br O Instituto E braço ambiental da Osklen, como já foi dito diversas vezes em nossas reuniões,capta dinheiro no mercado se beneficiando da lei Rouanet, portanto dinheiro público, meu seu e nosso, para fazer seus projetos, entre eles a adoção do parque Garota de Ipanema. O Instituo se remunera em um percentual do patrocínio, calculo que entre 10 e 20%, para administarção do projeto. Portanto a Osklen sem desembolsar nenhum tostão, recebe de volta o que? A imagem projetada internacionalmente de empresa comprometida com a preservação do meio ambiente e participante ativa da sua comunidade. O preço de tal imagem institucional é incalculável, mas parece que vocês acham que é pouco. Querem pegar o espaço público e fazer dele uma fábrica de patrocínios, distorcendo totalmente o objetivo da adoção do parque. Se o Instituto E está preocupado em oferecer capacitação profissional "tendo como foco a sustentabilidade" , distenção social, oficinas de lazer para romper barreiras etc, deveria arcar com os custos de locais apropriados para estas atividades.


Cordialmente,





Nina A. Braga
(21) 2589 3478
www.institutoe.org.br

DOMINGO EM IPANEMA

O PSI,APÓIA A AÇÃO DA PREFEITURA EM IMPEDIR A SAÍDA DO BLOCO.


Enviado por Aydano André Motta -

Calma, gente!

Reprimir pra quê?

Uma cena triste em Ipanema, no domingo, impediu a passagem do Bloco das Mulé, agremiação tradicional que há 11 anos festeja o Dia Internacional da Mulher. Camisas especiais foram confeccionadas, ensaios aconteceram, a expectativa era grande, tanto para os componentes do grupo como para os que estavam na orla de Ipanema e conhecem a festa.
O paticumbum mal havia começado quando alguns organizadores foram abordados por dois oficiais da PM, que notificaram o grupo da impossibilidade de desfilar, por falta autorização da subprefeitura - que, garante o povo do bloco, foi avisada com 48 horas de antecedência.
Telefonemas foram dados, argumentos foram apresentados, tentou-se de tudo - em vão.

E então...
Para o domingo não terminar numa completa frustração, optou-se por ir até o Posto 9, ponto final do encontro, cantando com instrumentos em punho, como forma de protesto pacífico. Deu certo - inclusive com escolta da PM - mas aí, veio a Guarda Municipal de sirene ligada, para atrapalhar a festa. Os ânimos se exaltaram, e a história acabou tristemente na 14ª DP.
Calma, gente!

ABUSO !




Enviado por leitora Maria Inês de Souza Fernandes -

EU-REPÓRTER

Estacionamento cativo em cima da calçada em Ipanema

A foto acima foi tirada na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, em frente ao número 527. O dono do Fiat estabeleceu como sua vaga cativa esse local, uma vez que é morador do prédio, que não tem garagem. A passagem para os pedestres fica muito estreita, se incluirmos na cena, vasos de plantas, colocados aí, diga-se de passagem, para evitar o estacionamento indevido. Não satisfeito, o dono do Fiat estaciona espremendo-se por entre os fradinhos à frente, no lado oposto ao dos vasos! Um tremendo abuso! É mais um registro da falta de respeito com os pedestres!

UTILIDADE PÚBLICA





O Portal de Notícias da Globo

Dono de BMW põe faixa em prédio protestando contra oficina


Autorizada diz que carro 'sumido' sofreu acidente durante teste.E que seguradora fez vistorias e mudou laudo técnico sobre indenização.

Do G1, no Rio

Foto: Tássia Thum/G1


Proprietário de BMW que está na oficina há quatro meses protesta contra o descaso da autorizada da marca alemã

Revoltado com a demora de quatro meses para o conserto do seu carro, Antenor Barbosa, proprietário de um veículo da marca BMW, resolveu protestar contra a autorizada pendurando uma faixa na janela de seu apartamento na Avenida Vieira Souto, em frente a Praia de Ipanema, na Zona Sul.

O gerente de pós-venda da Autokraft, concessionária da BMW no Rio, Alessandro Ramos prometeu conversar com o proprietário do veículo para chegar a um acordo.Com os dizeres “Não entregue seu BMW na AutoKraft, eles não devolvem”, Antenor Barbosa Goulart quis atrair repercussão para o caso que dura desde novembro de 2008.


Faixa pendurada na Avenida Vieira Souto atraiu repercussão para o caso


O gerente da concessionária explicou que o proprietário do carro procurou a autorizada em novembro de 2008, queixando-se de barulhos, problemas no motor e no controle da tração, e do sistema de freio ABS do modelo BMW 528, ano 1998.

O conserto de um dos problemas demorou 25 dias, tempo necessário para a chegada de uma peça trazida da Alemanha.

Funcionário bate com o carro


De acordo com a AutoKraft, o conserto ficou pronto no dia 11 de dezembro. Porém, no dia seguinte, um funcionário da equipe de controle de qualidade bateu com o carro durante um teste. Segundo Ramos, a seguradora teria avaliado inicialmente o estrago como perda total e iria ressarcir o cliente em R$ 49 mil, valor de tabela do carro. Alessandro Ramos afirma que entrou em contato com o proprietário do veículo no mesmo dia que aconteceu a colisão, mas recebeu a informação de que Antenor estaria fora do Rio, em viagem, e a documentação do seguro só pode ser levada adiante a partir do dia 13 de janeiro. Nesse tempo, houve uma reviravolta: a seguradora refez a avaliação do acidente.

Após vistorias técnicas, o técnico da seguradora considerou que a bomba de ABS, avaliada em R$ 15 mil, estava danificada antes do acidente e que, por este motivo, seria abatido o valor do ressarcimento. A decisão agora é, em vez de perda total, fazer o conserto do carro. “Vou conversar com o cliente sobre essa nova avaliação da seguradora e ver se ele topa. Caso ele não tope, o setor jurídico da empresa será acionado para chegar a uma solução entre ele e a seguradora” explicou Alessandro Ramos.

O G1 entrou em contato com o proprietário da BMW, mas ele não quis se manifestar, além da faixa no prédio.

Este notícia apareceu anteriormente no site www.lulacerda.com.br e na coluna de Ancelmo Gois, no jornal “O Globo” desta terça-feira (10).

ASSALTO

Polícia recupera carro roubado da jornalista Glória Maria

Ela não estava no veículo na hora do crime.Carro foi achado em São Cristóvão na madrugada desta terça (10).

Do G1, no Rio

O carro da jornalista Glória Maria, roubado na noite de segunda-feira (9) em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi recuperado na madrugada desta terça-feira (10) em São Cristóvão, na Zona Norte. O suspeito do assalto foi preso. Glória Maria contou por telefone ao G1 que não estava no carro no momento do crime. Seu motorista a deixou em Ipanema às 20h para uma consulta médica. Por volta das 21h, um suspeito armado rendeu o motorista e levou o veículo. Ele prestou queixa à polícia. Como o carro tem rastreador, os policiais conseguiram chegar até o veículo, que estava na casa do assaltante, em São Cristóvão. O suspeito foi preso. Com ele foi encontrada uma arma. Na delegacia, o motorista de Glória Maria reconheceu o homem preso como o autor do crime. O caso foi registrado na 19ª DP, que era central de flagrantes desta madrugada, mas as investigações serão ser encaminhadas ainda nesta terça para a 17ª DP (São Cristóvão).

Carro não era blindado

A jornalista contou que havia comprado o veículo, um Honda CRV, há dois dias. Ela disse que costuma andar de carro blindado, mas ainda não havia colocado blindagem no novo veículo porque retornou da Bahia há poucos dias.

UTILIDADE PÚBLICA

Extorsão

Veja como evitar golpes pelo telefone

O Globo

RIO - A polícia dá alguns conselhos para evitar golpes pelo telefone :

INFORMAÇÕES: Oriente os empregados a nunca darem informações pessoais sobre moradores da casa. Bandidos costumam identificar-se como funcionários de empresas de telefonia ou de serviços públicos, pedindo para confirmar ou atualizar dados do cadastro.

AMEAÇAS: Diga que o responsável pela casa não está. Muitas vezes, o bandido só começa a extorsão depois de ter certeza de que fala com o responsável. Mantenha a calma e desligue.

IDENTIFICAÇÃO: Instale um identificador de chamadas (Bina) em seu aparelho e, se possível, grave a conversa. Os bandidos, quase sempre, ligam a cobrar.

CONTATO: Insista para falar com a vítima, em caso de comunicação de sequestro. Nunca diga nomes ou algo que possa identificar o suposto sequestrado.

TELEFONE: Se possível, use outro telefone para tentar encontrar a pessoa citada pelo criminoso.

ACIDENTE



Ônibus tomba e deixa pelo menos 40 pessoas feridas perto do Santos Dumont

Redação SRZD

Um ônibus da linha 125, que faz o trajeto entre Ipanema e Centro capotou na tarde desta segunda-feira em frente ao Aeroporto Santos Dumont. O veículo estava em direção ao elevado da Perimetral. Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas. Um motorista e dois passageiros ficaram presos nas ferragens da condução, que estava lotada na hora do acidente.
De acordo com testemunhas que estavam dentro do ônibus, o motorista estava "apostando corrida" com outro veículo, o que teria causado o acidente, que fechou o acesso ao Centro para quem vai pela Zona Sul.
O Corpo de Bombeiros foi para o local e faz os atendimentos às vítimas do acidente. Passageiros estariam revoltados com a atitude do motorista, que estaria excedendo o limite de velocidade ao disputar pista com outro ônibus. Quatro ambulâncias já foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Cerca de doze passageiros com ferimentos leves aguardam atendimento, neste momento, no canteiro da via.

INTERNET

Orla de Ipanema e Leblon será a próxima área a ter internet gratuita

Cristiane de Cássia

RIO - A orla de Ipanema e Leblon será a próxima área do Rio a ter rede de internet sem fio em banda larga gratuita. O anúncio foi feito hoje pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, durante o lançamento do projeto Santa Marta Digital. A partir de hoje, os quase 10 mil moradores do Morro Dona Marta, em Botafogo, contam com a cobertura gratuita de internet. Com isso a comunidade se tornou a primeira da América Latina a ter o serviço.
Antes do Dona Marta, a orla de Copacabana já contava com o serviço gratuito de internet. Ainda estão previstos para maio o lançamento do Baixada Digital e do Cidade de Deus Digital. No mês seguinte, será a vez da Rocinha. A ideia do governador Sérgio Cabral é que o Rio se torne o primeiro Estado Digital do país.
No Dona Marta, a Secretaria de Segurança cedeu os equipamentos de telecomunicações que foram usados nos Jogos Pan-Americanos de 2007 para viabilizar o acesso. Foram investidos R$ 496 mil da Faperj. Segundo o governador Sérgio Cabral, o orçamento do órgão subiu de R$ 85 milhões para R$ 250 milhões neste ano, o que possibilita não apenas o investimento em pesquisa, mas ações como o Santa Marta Digital.

AINDA SOBRE CARNAVAL !

Carnaval de rua

Foliões depredaram 20% dos banheiros químicos

O Globo

RIO - Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o secretário municipal de turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello rebateu as críticas à falta de banheiros químicos no carnaval de rua, lembrando que, dos 831 instalados pela Prefeitura, 20% foram total ou parcialmente depredados pelos usuários. Ele lembrou ainda que outros 1.200 banheiros foram alugados pela Sebastiana, entidade que reúne os principais blocos de rua da cidade.

No entanto, para melhorar a oferta, será apresentada uma proposta de patrocínio à iniciativa privada, inclusive cervejarias e empresas de telefonia, para garantir a presença de banheiros móveis nos desfiles dos blocos. Em ontrapartida, a Prefeitura poderá isentá-los da taxa de propaganda cobrada pelo poder público.

Os blocos que desfilaram sem permissão da Prefeitura este ano serão impedidos de sair à rua em 2010. De acordo com o secretário municipal de turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, os blocos sem permissão já foram identificados pelas subprefeituras e pela cobertura da mídia, e terão negados os pedidos de cadastro para o ano que vem. Junto com o cadastro e planejamento antecipado dos desfiles, a previsão é de que o número de blocos caia dos 200 que saíram este ano para 180 no próximo ano.

Para o próximo carnaval, os blocos serão cadastrados pela prefeitura até janeiro de 2010. A permissão para o desfile será dada aos blocos mais tradicionais e depende também do local e horário do desfile, para evitar a sobreposição de blocos. A previsão é de que no dia 10 de janeiro, um mês antes do Carnaval 2010, seja divulgado o calendário completo de todos os blocos que vão passar pelas ruas do Rio desta data até o domingo seguinte ao Desfile das Campeãs.
A medida vai orientar não apenas os que quiserem se divertir mas também os moradores das ruas que integrarem os trajetos.

- Assim o cidadão vai saber com antecedência, e não acordar de manhã e descobrir que a rua está fechada porque vai passar um bloco - contou Antonio Pedro.

CARNAVAL 2010


Atendendo a pedidos dos membros do PSI,o Coronel Lima Castro,durante a última reunião,já está agendando um encontro entre a sociedade e todos os envolvidos com a organização do Carnaval,para começarmos o planejamento para 2010.
Foi permitido à Tenente Renata Mattos,que iniciasse os contatos com os respectivos órgãos que são atuantes e imprescindíveis para a realização de um Carnaval 2010 ,realmente organizado.

É esse tipo de atitude que esperamos de nossas instituições.Rapidez,eficiência e diálogo com a sociedade,na busca de soluções para os problemas que atingem a todos.