RÉVEILLON 2009

IPANEMA RECORRE AO MP PARA TER RÉVEILLON TRANQUILO

MORADORES QUEREM EVITAR CAOS E PROMOTOR INSTAURA INQUÉRITO

CÉLIA COSTA


Moradores e comerciantes de Ipanema,já recorreram ao Ministério Público para garantir o ordenamento do réveillon de 2009 e evitar o caos ocorrido no bairro na comemoração passada.O promotor Carlos Frederico Saturnino,da Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural,instaurou um inquérito civil público e já requisitou à prefeitura o detalhamento do projeto da próxima festa de fim de ano.No entanto segundo ele,a prefeitura tem se negado a dar qualquer informação.A Secretaria Municipal de Turismo nega e afirma ter encaminhado a resposta dentro do prazo previsto.
Segundo o promotor isso não ocorreu.Carlos Frederico Saturnino disse que convocou o secretário Rubem Medina,mas ele não quis dar informações, alegando que o assunto já está sendo tratado em outra ação,referente ao réveillon 2006.
__São duas questões diferentes.Naquela ação,a prefeitura e a Embratel foram obrigadas a pagar R$ 1 milhão de indenização por publicidade ilegal na orla.Agora nossa intenção é evitar problemas de última hora__ disse o promotor.

“NÃO ESTAMOS SUBORDINADOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO”

O subsecretário de Turismo,Paulo Bastos,garantiu que a prefeitura atendeu a dois pedidos feitos pelo promotor.A resposta a um terceiro ainda está sendo elaborada.Segundo ele,o promotor se refere a uma reunião marcada com moradores e comerciantes,à qual Rubem Medina não pôde comparecer.
__Se quiser combinar uma hora,é fácil__disse Paulo Bastos.___O que precisa ficar claro é que não estamos subordinados ao Ministério Público.Temos que prestar contas ao prefeito.
O inquérito foi instaurado depois que representantes do PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA,do QUADRILÁTERO DO CHARME e da Associação de moradores do bairro,foram ao MP reclamar dos problemas provocados pela última festa de réveillon.Segundo Maria Ignez Barreto,do Projeto de Segurança, no início do ano foi à subprefeitura pedir que fosse apresentado o projeto para 2009,com planejamento de instalação de banheiros e policiamento.
____ Esperamos inutilmente.Várias vezes cobramos e sempre ouvimos desculpas,de que o projeto ainda não estava pronto___disse Ignez.___Depois , o secretário disse que não iria à reunião e se recusou a entregar a documentação ao promotor.
Carlos Frederico Saturnino disse esperar que haja uma solução conciliatória e frisou que não é contra a realização da festa
___ Ainda há tempo de esclarecer o mal entendido,para não ser necessária uma ação judicial.

METRÔ RIO

Metrô Rio abre bicicletários gratuitos neste domingo

JB Online

RIO - O Metrô Rio abre ao público neste domingo bicicletários gratuitos dentro das estações Pavuna e Cantagalo. O serviço estará disponível no horário de funcionamento do metrô, das 5h a meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. Os passageiros poderão utilizar suas bicicletas como transporte até a estação, estacioná-las no bicicletário com total segurança e seguir viagem no metrô.
Inicialmente, serão 30 vagas por estação.
Os passageiros deverão fazer um cadastro para usar os bicicletários. A inscrição pode ser feita na hora, diretamente nas Estações Pavuna e Cantagalo, bastando apresentar duas fotos 3x4, documento de identidade original, comprovante de residência dos últimos três meses e a bicicleta a ser cadastrada. Para agilizar o atendimento, o cliente pode imprimir a ficha de inscrição no site da empresa (www.metrorio.com.br). O Metrô Rio emite a carteira de sócio na hora.
A iniciativa do Metrô Rio está alinhada à idéia do secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, que criou o programa Rio – Estado da Bicicleta, que tem como principais objetivos incentivar o uso do veículo como meio de locomoção alternativo e complementar, reduzir a emissão de poluentes e promover o uso eficiente do espaço público.

ATENÇÃO !!

ATRAVÉS DE PESQUISA FEITA PELO TELEFONE 33 99 77 21 DO CORPO DE BOMBEIROS,ESSA INFORMAÇÃO QUE CONSTA NO SITE www.funesbom.rj.gov.br ,NÃO É VERDADEIRA.
FALEI COM O CABO CAMPISTA E ELE ME INFORMOU QUE É SÓ PARA QUEM QUIZER ADIANTAR O PAGAMENTO DO PRÓXIMO ANO.
AS BOLETAS AINDA SERÃO ENVIADAS EM 1ª VIA ,QUANDO FOR A HORA.

ATENCÃO !!!


Comunicado Importante

Conforme divulgado anteriormente e atendento a inúmeros pedidos, informamos que as 2ª vias da taxa de incêndio, do exercício 2008, estão disponíveis neste site, exclusivamente, desde o dia 22 de agosto de 2008.

Cabe esclarecer que a taxa enviada pelos Correios no primeiro semestre deste ano era do exercício 2007.

www.funesbom.rj.gov.br

RUA INTERDITADA

Rua de Ipanema fecha para obras nos próximos sábados

Rio - A Rua Vinícius de Moraes, entre as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre, em Ipanema, terá uma faixa de trânsito interditada nos dois próximos sabados, 27 de setembro e 4 de outubro, das 7h às 11h.

O bloqueio vai facilitar o trabalho de bombeamento de concreto para uma construção, conforme licitação à Secretaria Municipal de Transportes, atendida em portaria da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias

METRÔ DE IPANEMA



General Osório

Escavações do metrô de Ipanema estão praticamente concluídas

Publicada em 25/09/2008 às 12h59mO Globo

RIO - A luz chega com cada vez mais intensidade ao fim do túnel da obra do metrô de Ipanema. Nesta quinta-feira, durante a visita do governador Sérgio Cabral, anunciou-se que a obra está com 92% das escavações de galerias e 70% das estruturas das três plataformas de embarque e desembarque concluídas. O acesso da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, está 100% pronto. Na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, 80% das escavações foram concluídas. Ali será construído um elevador panorâmico até o alto do morro do Cantagalo. O metrô de Ipanema, que deve beneficiar mais de 20 mil moradores dos dois bairros, deverá ficar pronto em dezembro de 2009.
Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, conferiu as obras de expansão e conhece a conexão entre os túneis da galeria por onde circularão as composições e o túnel de acesso da Rua Jangadeiros, cujas escavações chegaram à superfície há 20 dias.
A Estação de Ipanema receberá cerca de 80 mil passageiros diariamente. Para concluir as perfurações e entregar o metrô no prazo estabelecido, 500 funcionários trabalham 24 horas por dia, de segunda a sábado. Desde abril do ano passado, quando começaram as intervenções, os operários escavaram 1.024 metros de túnel.
Além da construção da Estação Ipanema, as escavações revelaram fatos curiosos da história da cidade do Rio de Janeiro. Na Rua Visconde de Pirajá, foram encontrados restos de trilhos do antigo bonde que circulava pela região. Na Rua Jangadeiros, formações rochosas comprovaram que havia uma praia no local com características similares as da praia do Arpoador.

CONTROLE URBANO



Controle urbano

Prefeitura apreende bicicletas em Ipanema e leitora registra a operação

Publicada em 23/09/2008 às 18h08mO Globo, com a leitora Marina Capella

RIO - Um dia após a comemoração do "Dia Mundial Sem Carro", a Prefeitura do Rio recolheu bicicletas que estavam amarradas em postes da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema.
Funcionários da Prefeitura, munidos com alicates para cortar as correntes, recolhiam as bicicletas, que eram então colocadas em uma picape para serem levadas para um depósito em Bonsucesso.
As ciclovias não são seguras, os carros não respeitam os ciclistas, os roubos de bicicleta são freqüentes e é difícil encontrar um bicicletário seguro e que não seja na orla. Agora os ciclistas do Rio têm mais um motivo pra se preocupar.
Em contato com a O GLOBO, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Governo informou que operações como essas são realizadas regularmente pela Coordenação de Controle Urbano para recolher bicicletas que estejam atrapalhando o logradouro público. De acordo com as informações, antes do recolhimento das bicicletas - a maioria delas utilizadas por serviços de entrega -, os proprietários são notificados. Para reaver o bem apreendido, é preciso entrar com uma solicitação na sede da Prefeitura. Este texto foi escrito com a contribuição de uma leitora do Globo.

EMAIL RECEBIDO

PARABÉNS !

Prezadas,

Parabéns pelo Blog. Li atenciosamente os textos e comentários. Pretendo fazer parte da próxima.

Muito obrigado!

Marcelo Queiroz
www.marceloqueiroz25825.com.br

ELEIÇÕES 2008

Antes de votar,conheça,fiscalize e fale com seus candidatos



http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/info_fale_politicos/

ATA DA 27ª REUNIÃO

ATA DA 27ª REUNIÃO DO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

(Atividade que tem por objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir da participação voluntária dos moradores)

· LOCAL: Universidade Candido Mendes, rua Joana Angélica, sala do Tribunal do Júri.

· DIA : 23 de setembro de 2008- 1800 horas.

· COORDENADORA: Ignez Barreto.

· PARTICIPANTES: 20 pessoas , com a presença da Guarda Municipal, através Ana Claudia Alves de Almeida, a quem agradecemos .

TÓPICOS ABORDADOS:

· Faixas para conscientização dos moradores:

Foi discutido com Paulo Amendoeira qual a melhor maneira de sensibilizar os moradores através da colocação de faixas com dizeres explicando que o ato de dar esmola e comprar em camelô faz com que estas pessoas não se retirem do bairro. Os camelôs são teleguiados de contrabandistas, sujam o bairro , alguns vendem droga . Os pedintes são , na maioria, profissionais da rua, teleguiados de exploradores de menores que conseguem por dia até quarenta reais.
Paulo verificará e informará.
Na oportunidade, Ignez explicou a colaboração que o PSI está dando ao Ipabacana, através de contatos com empresários da área para viabilizar econômicamente a implantação definitiva do Ipabacana.

· Premiação de PMs e GMs:

Foi aprovada a idéia de premiar os Policiais Militares e Guardas Municipais que se destacarem no cumprimento das suas obrigações e atendimento aos moradores. Foi acordado que a premiação deveria ser semestral. O projeto preliminar do assunto foi colocado como anexo da última ata da reunião passada, realizada em 02 set 2008.
Paulo Amendoeira ficou de criar como seria feita a divulgação e conscientização dos moradores.
DEVEMOS RESSALTAR QUE ESTE É UM PROJETO IMPORTANTE , MAS PARA QUE DÊ CERTO TEM QUE SER GERENCIADO POR UM VOLUNTARIO QUE COORDENE COM OS COMANDOS DA ÁREA A GESTÃO DO PROCESSO, A CRIAÇÃO E MARKETING, EVENTOS ETC. PRECISAMOS DESTE NOME A CURTO PRAZO.

· Representação no Ministério Público:

Ignez explicou como anda a representação do PSI no MP , a qual tem como objetivo normatizar o reveillon e eventos na praia afim de evitar excessos e transtorno aos moradores.
Haverá uma reunião das partes na Secretaria de Turismo. O assunto está em andamento e haverá necessidade, como ficou evidenciado, de esclarecer os moradores sobre o que está sendo feito e buscar um apoio que mostre o respaldo total ao tema.
Foi aprovada a idéia de utilizar uma tenda no calçadão para distribuir documentação a respeito e adesivos. Paulo Amendoeira ficou de apresentar .

· Curso para porteiros:

Cesar Fontelles informou que a quinta turma do curso para porteiros ministrado pelo 23° BPM será realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro ( segunda, terça e quarta) no horário de 1230 às 1730 horas no próprio BPM. O aluno não pode ir de bermuda. Os interessados devem contatar o Cesar pelo tel 2522 7539 , e mail cbfontelles@terra.com.br

· Parque Garota de Ipanema:

O PSI está participando ativamente dos entendimentos visando a adoção do Parque por uma empresa privada através o Instituto “e” . As obras começarão dia 7 de outubro e tem término previsto para dezembro. Haverá uma cerimônia de lançamento do projeto logo após as eleições, com ampla divulgação.

· Projeto “Pintando Ipanema”:

Compareceu à nossa reunião o universitário de desenho industrial Leonardt Lauenstein, que faz trabalhos de stencil e pintura, “limpando” a sujeira de muros e paredes, embelezando o bairro. Necessita de apoio para as tintas. Qualquer morador que tenha sugestão de onde poderá ser “limpo” deve informar ao PSI.
Ignez ficou de coordenar um encontro do Leonardt com o Bruno para apoio dos restaurantes do quadrilátero.
A presença do Leonardt foi ótima, solicitamos que independentemente do seu trabalho, compareça sempre, se possível trazendo mais jovens para nossas reuniões. O tel dele é 9427 7539 e o e mail: leonardt.lauenstaein@flycell.com.br

COMPAREÇA ÀS NOSSAS REUNIÕES, SEJA UM VOLUNTARIO FISCAL DO NOSSO BAIRRO, NÃO DESANIME, DENUNCIE!!!

psipanema.blogspot.com----------- projetodeipanema@terra.com.br

PRÓXIMA REUNIÃO : DIA 7 DE OUT TERÇA FEIRA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES 1800 HORAS- SALA DO TRIBUNAL DO JURI.






AGRADECIMENTO

Prezado Inspetor Cristo,

Mais uma vez agradecemos a presença de um representante da GM na nossa última reunião dia 23 pp.
As intervenções da Ana Claudia Alves de Almeida foram excelentes e apresentou inclusive boas sugestões.

Um abraço,

PSI

GALERIA A CÉU ABERTO






ANDREA BRANDANI
GALERIA A CÉU ABERTO

O conceito de natureza-morta ganhou novo sentido na Rua Vinicius de Moraes, em Ipanema. No começo do mês, a via recebeu sua terceira escultura em tronco de árvore – as outras duas estão nestas fotos laterais. O autor das obras é um morador local: o artista plástico mineiro Andrea Brandani, 46 anos de idade e 28 de Rio. Seu processo criativo se repete. Ele vê a Comlurb podar as espécies comprometidas e espera seis meses até se certificar da morte dos vegetais. Só então ele ataca de formão, machado e marretinha. Andrea desenhou também os elefantes indianos que enfeitam os portões de diversas lojas da cidade, a maior parte pela vizinhança. "O artista quer ser visto", diz. "A rua é uma galeria a céu aberto."

ANDREA BRANDANI VALE EURO!
Andrea Brandani é um novo expoente das artes plásticas no Brasil. Dono de um grande talento e um futuro promissor como pintor, Dedé, como também é conhecido, já vem tendo seu trabalho reconhecido e valorizado na Itália, onde seus quadros, de menor monta estão cotados a partir de 2000 euros. Se alguém duvida que este talento é um grande investimento, está perdendo um tempo precioso! Você pode adquirir agora em reais o que num futuro próximo só será possível comprar em euros. Veja algumas obras do artista nos endereços abaixo:http://www.galeria.etc.br
A cotação internacional pode ser visualizada no endereço:http://www.telemarket.com/telemarket/catalogue/dept.asp?dept_id=8&languageid=eng&mscssid=34bqa400jhvp8l
Postado por Aloysio Rezende
Marcadores: artes plásticas, investimentos, óleo sobre tela

UTILIDADE PÚBLICA

Date: Wed, 24 Sep 2008 10:07:07

From: gcecy@rio.rj.gov.br

Campanha de vacinação anti-rábica animal 2008

Prefeitura inicia campanha de vacinação anti-rábica animal neste sábado
A Prefeitura do Rio, através do Centro de Controle de Zoonoses Dacorso Filho (CCZ), com o acompanhamento da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), dará início no dia , à primeira fase da campanha de vacinação anti-rábica animal
Rio Sem Raiva! 2008
Dividida em cinco etapas, os postos de vacinação funcionarão sempre aos sábados, das 8h às 17h, até o dia 6 de dezembro, com locais a serem divulgados semanalmente.
Poderão receber a vacina cães e gatos a partir de um mês de idade, que estejam acompanhados pelo responsável.
Em 2007 476.574 cães e 129.400 gatos receberam a vacina, atingindo 92,52% da população estimada. Este ano a expectativa é de que aproximadamente 670 mil animais sejam vacinados. Para isso, 1.111 postos de vacinação serão montados em diversos bairros e três mil funcionários previamente treinados irão atuar na campanha como vacinadores e voluntários.
O CCZ realiza este programa desde 1988, com o objetivo de erradicar a Raiva Humana no município através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença. Mais informações nos telefones 3402-0388 e 3402-5417.
A relação dos endereços segue anexo.
Atenciosamente

Assessoria de Comunicação SEPDA Giovanna Fraga (21) 2503-4639 / 9496-9447

http://www.rio.rj.gov.br/
defesa_animais

UTILIDADE PÚBLICA




ADOTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA



Mariana,Kaio,Guilherme,Mayara,Loraiena,Leandro,Iago...

Esses desenhos falam por dezenas de crianças da comunidade Júlio Otoni, em Santa Tereza,que são atendidas diariamente pela Creche Caçula e Centro Comunitário.

Elas dizem para VOCÊ : QUER NOS AJUDAR ?


Uma pequena quantia mensal pode fazer a diferença na vida de uma criança da favela Júlio Otoni.
Você acompanha mês a mês esse desenvolvimento através de fotos e relatos das próprias mães.

Veja que criança gostaria de “adotar”,acessando o site ;
www.adoteumacrianca.weebly.com

Entre em contato conosco para saber como contribuir e acompanhar o desenvolvimento do seu afilhado.
Também fiscalizar a correta aplicação de sua doação !

Maiores informações sobre a Creche Caçula e o Centro Comunitário Júlio Otoni,acesse
www.julio-otoni.org
Venha nos fazer uma visita;
Segunda à sexta-feira,de 8 às 17hs
Rua Dr.Júlio Otoni,298-Santa Tereza
Tel; (21) 9366-0821 e 2557-9411



LEIA ESSE LIVRO.

50% dos direitos autorais reverterão em favor do HOSPITAL MARIO KROFF,para o tratamento de crianças com câncer.

MADÁ NUNES

www.litteris.com.br
www.saraiva.com.br
www.livrariacultura.com.br
www.madanunes.com

CONTOS NO MEU CAMINHO

E MAIL DE UM COLABORADOR

24/09/08 00:23

ORDEM URBANA?!?!?!?!?!?!?

Bom gostaria de saber se tem como e se existe algum decreto ou lei que proibe prender bicicletas em postes de iluminação, placas e arvores. Porque eu quase perdi minha bicicleta que utilizo para fazer o trajeto casa-trabalho-casa todos os dias para os fiscais do projeto ipabacana e queriam quebrar o cadeado para levar a bicicleta por que so falaram que era proibido mas não deram mais informações sobre a questão. Gostaria se possível uma explicação sobre o assunto.
Desde já agradeço a resposta.
Jose Antonio
Ipanema

E MAIL DE UM COLABORADOR

Prezados Senhores,

Quero agradecer a equipe do IpaBacana que hoje estava desde as 6:00 h da manhã organizando o nosso bairro, pois desde que começou a ação do IpaBacana nosso bairro melhorou bastante.
Aproveito para solicitar vistoria na da Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Farme de Amoedo e Vinicius de Moraes,lado par , onde fica a mercearia Kikarnes que obstrue a calçada com bicicletas, caixas de mercadorias, etc , causando transtornos à passagem de pedestres.
Atenciosamente,
G.A.T.

IPANEMA NÃO É DIFERENTE !



Obstáculos

Calçadas da Zona Sul e do Centro não passam em teste

Publicada em 20/09/2008 às 19h43mO Globo

RIO - Cheias de problemas como buracos no calçamento, fradinhos instalados sem critério, ocupação irregular por puxadinhos de restaurantes e prédios, carros estacionados em local proibido e até lixo abandonado no meio do caminho, diversos trechos de calçadas da cidade não passam num simples teste de caminhada, como revela a reportagem da edição deste domingo do GLOBO. A convite do jornal, uma idosa, uma deficiente visual, uma mãe com seu bebê e uma analista comercial percorreram trechos de passeios públicos em Laranjeiras, Copacabana e Centro na quarta e quinta-feira passadas.
Não foi difícil encontrar esses e outros obstáculos a atrapalhar a livre circulação. As calçadas já haviam sido reprovadas pelos mesmos problemas por técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ), em vistoria feita em 13 bairros no mês passado.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS



Mutirão limpa praias do Rio no Dia Mundial da Limpeza

Publicada em 20/09/2008 às 17h14mRJTV e O Globo

RIO - Centenas de pessoas foram às praias do Rio neste sábado, Dia Mundial da Limpeza, para recolher a sujeira jogada nas areias. Ao todo, 25 mil sacos de lixo foram distribuídos para os voluntários, que se reuniram na Praia do Arpoador, próximo ao Posto 7, em frente à rampa de acesso à praia. ( Veja fotos dos voluntários que recolheram o lixo na praia )
Os voluntários receberam sacos plásticos biodegradáveis, luvas plásticas, camisas com 50% PET reciclado, um formulário e lápis. Houva ainda a distribuição de folhetos educativos para chamar a atenção para a importância de limpeza de praias, rios e lagoas.
Essa é a 10ª edição do evento, que foi criado internacionalmente em 1986 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo no mar e é uma realização conjunta de universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. No mundo, mais de um milhão de pessoas trabalham voluntariamente neste dia.
No Brasil, ele é realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, que montou um posto de coleta na Praia do Arpoador com a participação de funcionários e estagiários da empresa, 50 estudantes beneficiados pelo Programa De Valorização do Jovem, ação de combate à evasão escolar do Instituto Coca-Cola Brasil, 120 escoteiros e três cooperados, além de banhistas e moradores que se juntaram à ação.