O GOVERNO BEBEU

Rodrigo Constantino:

O governo bebeu

Economista e membro do Instituto Millenium

Rio - Em mais uma medida autoritária, o governo avança sobre a liberdade individual com a justificativa de cuidar do povo, tratado sempre como um bando de irresponsáveis. Agora, praticamente qualquer presença de álcool no sangue dos motoristas será punida com multa elevada e possível perda da carteira.
Como de praxe, não se combate as causas reais, como a impunidade. Se há muitos acidentes causados pela ingestão de bebida, então, proíbe-se qualquer consumo de bebida alcoólica por parte dos motoristas. Se há assaltos com bandidos na garupa de motos, então, veta-se gente na garupa. Se há assaltos em caixas eletrônicos de madrugada, fecham-se os caixas. Se há muitos homicídios, desarmam-se os inocentes.
A mentalidade de tirar o sofá para acabar com o adultério predomina. Não por acaso somos recordistas em criminalidade. O fato de irresponsáveis abusarem da liberdade não é motivo para tolher a liberdade dos demais. Os causadores de acidentes já estavam ilegais, e devem ser punidos de acordo.
O maior problema não é a liberdade de beber um pouco e dirigir, mas a falta de punição severa para quem causa um acidente por qualquer displicência. É radical demais colocar na criminalidade alguém que bebeu uma taça de vinho com a mulher e voltou para casa dirigindo.
No fundo, acaba que tanta dificuldade legal criada serve apenas para a venda de facilidades ilegais pelos agentes da lei. O suborno cresce na mesma proporção da quantidade de novas regras criadas pelo governo. São tantas coisas que fazem um motorista estar na ilegalidade que sai muito mais barato dar uma “gorjeta” para o policial. A nova lei é a alegria dos policiais corruptos!



Comentário de um leitor

Acrescento que a redução dos acidentes NÃO se deve a nova lei, mas sim a maior fiscalização tanto da polícia quanto da mídia, porque o assunto está em moda. Em breve, tudo volta ao normal, pois os verdadeiros causadores de acidentes JÁ estavam na ilegalidade pela lei anterior. E mesmo que a causa da redução dos acidentes fosse a nova lei, devemos questionar se essa meta justifica quaisquer meios. Pois se for assim, há muito mais o que ser feito. No limite, proibir todos de sair de carro vai reduzir bastante os acidentes...

COUNTRY CLUB - IPANEMA


Country Club - Ipanema

Vista aérea do local onde se encontra o Country Club, em Ipanema, já com diversas quadras de tênis, na primeira metade do séc. XX.
Foto de Holland, do Acervo George Ermakoff. Em 1916, um grupo de ingleses e americanos, a maior parte deles funcionários da Light e da Botanical Gardens, fundaram na Rua Prudente de Morais nº 1597, o The Rio de Janeiro Country Club.
O terreno do Country Club é limitado pela Av. Vieira Souto (engenheiro famoso) e pelas ruas Prudente de Morais (presidente após Floriano Peixoto), Anibal de Mendonça (herói do tenentismo) e Henrique Dumont. O Country, com sua maioria inicial de estrangeiros, foi decisivo para a colonização de Ipanema.
Naquela época o trecho da praia em frente ao clube era tido como impróprio para o banho de mar e os filhos dos associados iam de carro até o Arpoador, fazendo com que, até 1930, o inglês fosse a língua dominante ali.
Por causa do Country Club a Light levou a linha do bonde até o Bar 20 (pertinho do Jardim de Alá), em 1922. O tênis é o esporte mais praticado ali, um clube de elite, com um número limitado de associados.

Quando a fúria imobiliária passou sobre Ipanema nos anos 70, seus 12 mil metros quadrados de área verde na quadra da praia continuaram incólumes. Eles eram - e continuam sendo - a prova de que nem tudo precisa mudar.

POLÊMICA

Vereadora quer proibir eventos na praia
Publicada em 11/07/2008 às 23h15mO Globo Online

RIO - Com base numa pesquisa de opinião que fez entre fevereiro e março deste ano, a vereadora Aspásia Camargo (PV) apresentou em abril, na Câmara, um projeto de lei que proíbe a realização de shows (e outros eventos culturais, esportivos, comemorativos, religiosos e políticos) nas areias e calçadões das praias da cidade que estejam em unidades de conservação, em especial as áreas de proteção ambiental (APAs), como informa reportagem publicada neste sábado pelo jornal O Globo .
Na pesquisa, foram ouvidas 719 pessoas, das quais 21% disseram que esses eventos deveriam ser proibidos. Outras 34% disseram que na praia só deveria ser realizada a comemoração do réveillon. Já 22,5% aceitariam de três a cinco eventos por ano.
O projeto prevê exceções, como shows chancelados pela prefeitura (como na virada do ano), competições esportivas oficiais e até três eventos com público estimado de no máximo dez mil pessoas. A multa prevista para quem infringir as normas é de R$ 10 mil para cada dez mil pessoas presentes.
Se aprovada e sancionada, a lei protegerá a desordem urbana da orla de Copacabana ao Pontal, além da Baía de Sepetiba. Mas ficariam de fora as praias do Flamengo e de Botafogo, que costumam receber grandes apresentações e cultos religiosos. O projeto está sendo analisado por comissões da Câmara.

DENÚNCIA



Hoje, sexta dia 11 de julho às 1247h, a Visconde de pirajá, como sempre neste horario estava com camelôs nos locais fixos já informados no nosso último relatorio.
A novidade é que um GM, cujo nome não pudemos ver,passou pelos mesmos e ainda os cumprimentou .
A imagem da GM fica muito prejudicada perante a sociedade com atitudes como esta.

Projeto de Segurança de Ipanema

DESCASO DA CEDAE



















DESCASO

Na calçada da rua Prudente de Morais,em frente ao número 660,está se formando um enorme buraco,que breve provocará um acidente.
Existe um cano furado de propriedade da CEDAE,que está minando água limpa .
Além do desperdício,que por si só já é um absurdo,a calçada já está afundando e um buraco já está aberto.
O solo de Ipanema todos sabem é de areia,com isto com a água vazando a areia vai indo embora.
Este vazamento fica bem na entrada da garagem do Edifício de número 660.É grande o fluxo de veículos que entram e saem .E tem mais esse cano furado,parece ser o cano que liga o Edifício e vai até ao hidrômetro ,ou seja ,qualquer dia ficará sem água!

Várias reclamações foram feitas;

-dia 9/7 – quem atendeu foi Mauro Pinheiro ,protocolo nº 807 331 953
-dia 9/7 – o IPABACANA foi acionado pelo telefone nº 22995300, para que pudesse ajudar com o problema,quem atendeu a ligação foi Angélica
- dia 10/7 – nova ligação para a CEDAE,quem atendeu foi Marcelo Rodrigues,que deu outro protocolo nº RO 1007 085 631É sempre assim,o buraco vai aumentar e só depois de um acidente irão tomar as providências

CASA DE CULTURA LAURA ALVIM





HISTÓRICO
Inaugurada em 12 de maio de 1986. A casa foi doada ao Governo do Estado em 1983,através da Funarj, seis meses antes da morte de Laura Alvim.
Antes mesmo de ser criado como centro cultural, a Casa já era ponto de encontro de artistas e gente de vanguarda.
O futuro teatro já servia de espaço para ensaios. Artistas como Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado e o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone Mulher (integrado por Regina Case e Luis Fernando Guimarães) realizaram seus ensaios e se submetiam a determinação da proprietária: ela fazia questão de assistir a todos os ensaios.
Mulher à frente de seu tempo, Laura queria ser atriz, mas sua família nunca permitiu. Resolveu fazer desta frustração um estímulo: construiu nas dependências da casa um palco onde declamava e encenava para amigos, promovia encontros entre veteranos e jovens artistas, sempre incentivando a cultura.

PARABÉNS CEL.MILLAN

Cumprimentamos VSa e equipe pela prisão do traficante e assaltante Robinho ontem de manhã.
O trabalho de inteligência bem executado, como este , evita tiros e uso de armas.

Projeto de Segurança de Ipanema

PALESTRA DO SR.RODRIGO BETHLEM

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA DO SR. RODRIGO BETHLEM SOBRE AS ATIVIDADES DA OPERAÇÃO IPABACANA.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: RESTAURANTE GULA-GULA
Av. Henrique Dumont – Ipanema
Dia: 08/07/2008
HORÁRIO: 15h30mi às 17h30min.
COORDENAÇÃO: Sindi Rio
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 40

TÓPICOS ABORDADOS:
1- O objetivo ulterior do IPABACANA é trazer a ordem de volta à cidade do Rio de Janeiro. O Sr. Rodrigo Bethlem faz questão de ressaltar que a ideologia dos passados 30 anos em que “um pouquinho de desordem faz bem” foi o grande motivo para o caos urbano que se vive. Este fato proporciona e proporcionará sempre o ilícito, “as ações entre amigos”, “conchavos” e falcatruas, dentre outros maiores;

2- Ressaltou o empobrecimento do Rio de Janeiro nestes últimos 30 anos O QUE NOS CHAMA ATENÇÃO PARA O FATO DE QUE TODOS NÓS, SEM EXCEÇÃO, EMPOBRECEMOS JUNTOS . Suas palavras: “ DESORDEM NÃO ALAVANCA DESENVOLVIMENTO”.

3- A partir daí demonstrou, através de gráficos e números, no espaço de 1 ano de atuação da atividade, o que já se conseguiu; sendo o mais importante a redução dos roubos em Copacabana, na ordem de 9% e Ipanema, 26%, dentre outras atuações como; combate a camelotagem, cerco aos “flanelinhas”, recolhimento de menores e moradores de rua que são encaminhados à Fundação Leão XIII por onde passam por cursos profissionalizantes para posterior inserção no mercado de trabalho;.

4- Frisou que a OPERAÇÃO IPABACANA ESTÁ DEFINITIVAMENTE IMPLANTADA POR ESTE GOVERNO E QUE ATUA DURANTE 12HORAS POR DIA, SETE DIAS POR SEMANA, PERCORRENDO AS RUAS DOS BAIRROS DE IPANEMA E LEBLON NOS MOLDES DO COPABACANA;

5- Mencionou que sente falta da presença mais efetiva de dois órgãos importantes que são; COMLURB E SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Relatou ainda que as atividades foram inspecionadas por técnicos do Ministério da Ação Social em Brasília ,que aprovaram sobremodo aquilo que está sendo realizado;

6- Está sendo reformado prédio na Praça Mauá que será utilizado também, como abrigo temporário para as populações de rua recolhidas;

POST SCRIPTUM

Acredita-se que tenham ficado muito claras as intenções corretas deste segmento do Governo Estadual, pois ainda uma vez, seu representante vem diante da população prestar contas e esclarecer os objetivos, nos termos do pensamento democrático e cidadão. Todavia, ressalta-se que a população carioca tem a OBIGAÇÃO DE CONTRIBUIR LARGAMENTE, não deixando que apenas o Governo atue. Tal contribuição está primeiramente centrada em observar o próprio comportamento, no que tange a coisa pública, e que possam agredir ou seus concidadãos.
A Operação IPABACANA ESTÁ SENDO TOTALMENTE FINANCIADA PELAS ESFERAS PÚBLICAS E, ASSIM, A SUA PERENE E SISTEMÁTICA CONTINUIDADE PROPORCIONARÁ A CREDIBILIDADE NOS GOVERNOS ELEITOS DEMOCRATICAMENTE.

Elaboração: Julio Sergio dos Mares Guia em 9/7/08.

CURSO DE SEGURANÇA PARA PORTEIROS

Amigos do Projeto de Segurança de Ipanema,

Foi confirmado pelo 23° Batalhão da Polícia Militar a realização do IV Curso para Porteiros, que ocorrerá no período de 21 a 23 de julho na sede do 23° BPM, na Avenida Bartolomeu Mitre, 905 - Leblon, no horário das 12:30 às 17:00.

Para inscrição favor enviar ao meu e-mail: cbfontelles@terra.com.br ou telefonar-me 2522-7539 ou 9961-2044 fornecendo os seguintes dados: o nome do porteiro, endereço, nome do edifício, nome do síndico e telefone para contato.

Importante: tenho que enviar até o dia 16 de julho a relação dos participantes ao Batalhão e também, solicito avisarem aos porteiros que não podem entrar de bermuda no Batalhão.

Qualquer dúvida estou a disposição para tentar esclarecer.

Dispomos de trinta vagas, vamos dar ampla divulgação do evento para que possamos utilizá-las na totalidade e passarmos a ter credibilidade junto ao Batalhão, visando continuarmos a oferecer este serviço a população.

Abraços,

Cesar B. Fontelles
Projeto de Segurança de Ipanema

RELATÓRIO JULHO / 2008

Projeto de Segurança de Ipanema

COORDENAÇÃO DA OUVIDORIA

RELATÓRIO

JULHO/2008

MORADORES DE RUA

Gostaríamos de chamar atenção para o crescente número de moradores de rua em Ipanema. Tem dias que parece um dormitório a céu aberto. Há grupos fixos, que não saem, se forem retirados voltam. A banca de revistas na esquina da Jangadeiros com Visconde fechou, após inutilmente tentar retirar a família que fica em frente a mesma,com cachorro, etc.

1 O homem da perna enfaixada continua no mesmo lugar mendigando, na esquina da Vinicius com Visconde de Pirajá.
2- Crianças dormindo na altura do Arpoador todos os dias.
3- Mulher dormindo na praia.
4-Mulher com crianças em frente ao Itaú
5- Após o fechamento da casa de câmbio (Visconde de Pirajá, quase esquina com Vinicius), a calçada em frente
a ela virou dormitório oficial de mendigos e desocupados. Ontem, 03/07, quatro deles dormiam lá após às
09:00h da manhã.
Essa área inteira da Visconde de Pirajá até a Teixeira de Melo vem sofrendo degradação contínua por conta
destes mendigos, a cada dia mais numerosos e agressivos.
6- Adolescentes dormindo na Visconde em diversos trechos, diariamente, é só caminhar pela Avenida e
constatar.
7- O homem com skate continua atropelando as pessoas na Praça NSra da Paz.

DENÚNCIAS

1-O BAR Conversa Fiada, na esquina da Visconde com Vinicius não se incomoda com as pessoas que
passam em frente.Cada vez mais se apossa da calçada ,colocando mesas e cadeiras,cercadas de
jardineiras .
2- A postura dos Guardas Municipais e da PM continua inadequada. Ou ficam em grupos em
conversa animada, alheios às bicicletas nas calçadas e calçadão, cachorros sem coleira e na praia ou
simplesmente ignoram estas ocorrências. Entendemos que deve haver uma conscientização
persistente através de palestras aos mesmos para que sejam mais confiáveis aos olhos da população.
3-As bicicletas continuam à vontade pelas ruas. Solicitamos aos moradores que identifiquem de onde são
para que possamos acionar a sub-prefeitura e a esta que exerça o seu papel,multando, juntamente com
a Guarda Municipal coibindo.

PAPELEIROS

1 - Quantidade de papeleiros em toda a Visconde de Pirajá ao longo da Teixeira de Melo, que continua uma lástima na esquina com Barão da Torre.

CAMELÔS

1 – Embora tenham melhorado muito no bairro,existem pontos onde eles são persistentes ; Praça N.S. da Paz em frente ao 357, em frente ao número 379, entre Farme e Teixeira,em frente à Loja Americana.
2 – Concentração de camelôs em frente à todas as Lojas Americanas,esquina de Aníbal e perto do Chaika.
3 – Na praia entre Vinícius e Arpoador
4 – Em frente ao Banco Itaú.
O eterno problema da hora do almoço permanece após mais de um ano.

JOGO DO BICHO

Todos sabemos que o jogo do bicho é ilegal, mas a proliferação do mesmo por todo o bairro, sem qualquer coação policial, transmite à população um sentimento de impunidade , conivência e de que na realidade interessa que o mesmo continue ilegal. O mais lamentável é que sabemos também que atualmente este delito não é mais aquele simplista de anos atrás, agora vem de braços dados com o narcotráfico . Até quando?
Da mesma maneira é pertinente a pergunta: como chegam até o morro as modernas armas e foguetes dos traficantes, de que adianta subir a favela se o caminho para as armas é livre e impune? Só para causar danos à população e fazer de conta, pois as causas não são atacadas.

SEGURANÇA
1 -Fomos informados hoje que há uma nova modalidade de assalto, praticado por menores com idades aproximadas de 12 a 16 anos. .Trajando uniforme escolar da Rede Pública(branca e laranja) 4 rapazes tem abordado alunos , idosos e senhoras.Foram vistos aproximadamente por umas 10 pessoas entre as Ruas Joana Angélica, Nascimento Silva, Barão da Torre, Vinicius de Moraes,Maria Quiteria e adjacências.O horário preferido tem sido por volta das 11:30 e 13:30, justamente na hora da saida das escolas.
2 –Providências em relação à falta de segurança em que se encontra a Praça N.S. da Paz.Os moradores de rua dormem nos bancos,urinam,defecam,tudo à luz do dia,mesmo com a presença da guarda,sem se incomodarem.

MORADORES DE IPANEMA, VAMOS EXERCER A NOSSA CIDADANIA, DENUNCIE , COMPAREÇA ÀS NOSSAS REUNIÕES, PARTICIPE !
projetodeipanema@terra.com.br
psipanema.blogspot.com

CAPTURADO !


Capturado
Bandido é preso tomando sol na Praia de Ipanema
Publicada em 10/07/2008 às 10h04mRonaldo Braga - O Globo

RIO - Acusado de ser responsável por uma série de crimes na região, o traficante e assaltante Robson da Silva Araújo, o Robinho, de 32 anos, foi preso nesta quarta-feira, enquanto tomava sol na Praia de Ipanema, em frente à Rua Teixeira de Melo. Havia dez mandados de prisão contra o bandido, por assaltos e furtos. Ele foi capturado por policiais do serviço reservado (P2) do 23 BPM (Leblon).
O criminoso é apontado como um dos chefes da quadrilha do Morro do Cantagalo. Ele é acusado de crimes em Ipanema e no Leblon, como assaltos a pedestres (incluindo turistas) e motoristas, além de invasão de residências. O comandante do 23 BPM, coronel Carlos Milan, esteve na 14DP (Leblon) para dar os parabéns aos PMs que prenderam o bandido. Ele também agradeceu a colaboração de investigadores da delegacia.
- Foi um belo trabalho da PM. Robinho é um assaltante e traficante que estava infernizando a vida dos moradores de Ipanema e Leblon - disse ele.
Segundo o coronel, Robinho vinha sendo investigado há algum tempo e a PM só estava esperando que ele deixasse a favela para prendê-lo:
- Trabalhamos com a inteligência da PM, que fez o trabalho sem usar armas, sem tiros e sem ferir ninguém.

O CORNETEIRO DA PIRAJÁ












O CORNETEIRO DA PIRAJÁ

Escultura dá o tom para Ipanema enfrentar o inimigo

JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS

Quem sai da boate Baronetti e olha para a direita da Praça Nossa Senhora da Paz,se olhar com firmeza e imaginação,vai ver já no canto da Maria Quitéria o Bar Varanda,do ator Nelson Xavier,o pai da Deborah Secco em “A favorita “.Ali toda noite,artistas e boêmios de Ipanema,ajudado pela fantasmagoria das noites de bruma do inverno carioca,escondem-se dos militares e discutem como escapulir do AI-5,que acabou de ser baixado.
Estive lá mês passado,entrevistando Leila Diniz,e vi o exato momento em que o pintor Albery,a pretexto de lançar o happening na cidade,entrou pelo bar no alto de um elefante e disse ser o novo Picasso.Ninguém obstou.Não é de hoje que acontece de tudo em Ipanema,um bairro feito para isso e que mantém,quando alguém lhe passa a língua no cangote,o sabor de um velho comercial da Coca-Cola.Primeiro,estranha-se;depois entranha-se- e finalmente ganha-se a vida assim.
Ipanema é um quintal da memória carioca onde o bicho está solto não é de hoje.Os tatuís passeiam orgulhosos entre os dedos da Duda Cavalcante,da Vera Barreto Leite e da Cyntia Howlett.Há um cachorro,o Barbado,que tomachope mais adiante,no Bar Jangadeiro,na Praça General Osório.Há um hamster no bolso da camisa do escriturário-boêmio Hugo Bidet.Há um coelho correndo entre as mesas do Zeppelin,na Visconde de Pirajá,embora não esteja claro se é de verdade ou produto do ‘delirium tremens’ dos freqüentadores do bar.
Ipanema é o que se quiser lembrar.
Ao lado da Baronetti fica o restô-bar Boox.
Quem sair dele ,já na rua Joana Angélica,e olhar para a esquerda com muita delicadeza e consideração,verá que nas noites de inverno batem com mais insistência as asas dos anjos da butique Fiorucci,da Glorinha Khalil.Eles trabalham duro.
Desde que veio ao mundo,debaixo de uma mesa do bar Mau Cheiro,ali por volta de 1959 no Arpoador,o homem briga com seu vizinho por causa de mulher ou algum esbarrão.Tem tarefa insana,quase perdida,mas os anjos da Fiorucci zelam para que os homens não se percam mais nesta existência tão mal cumprida e para alguns já bem mais comprida que o itinerário do bonde 13,todo dia entre o bar Vinte e o tabuleiro da Baiana.
Quando os anjos falham,é a vez de Ruben Braga,do alto da sua torre na Rua Barão da Torre 42,soltar os colibris.Reza,sempre em forma de crônica,para essa mania de se matarem ao redor da Praça Nossa Senhora da Paz.
Ipanema é um bairro assustado,cercado de fantasmas por todos os lados,sendo que alguns ainda permanecem vivos na retina dos pescadores mais velhos,como o Júlio Rego,todos chupando um picolé de manga do Moraes,a Sorveteria das Crianças.Convive-se diuturnamente com palavras que nunca passam de duas sílabas -tufu, sifu- e também com assombrações reais como a da Mulher de Branco,uma andarilha das praias.Ela é passageira de uma viagem que começa entre os surfistas do Arpoador,muda-se para a ‘jeunesse dorée’ do Castelinho,dá um tempo nas barracas intelectuais da Montenegro,deixa os pentelhos de fora no Píer e forma banda de rock no Sol Ipanema.
Até hoje a Mulher de Branco corre atrás das latas de maconha despejadas pelo navio grego no Posto Nove.A filha desta Chiquita Bacana faz tatuagem no Coqueirão e , à noite,no espaço ao lado onde Danuza Leão reina como ‘directrice’ do Hippopotamus,ela tem os cabelos puxados pelos playboys na Baronetti.
Freud já desistiu faz tempo,mas Mãe Valéria de Oxossi entrega panfletos todos os dias embaixo do letreiro luminoso da Confeitaria Chaika prometendo explicar,num escritório naquele mesmo quarteirão,o que vai na alma atormentada de Ipanema.
“Você não precisa dizer nada”,garante o folheto,”Mãe Valéria dirá tudo”.
Há alucinações perfeitamente explicáveis,como a dos patos que apareceram atropelados na Visconde de Pirajá.Morrem porque têm fome.Quem sai da Baronetti,do Boox,do varanda ou do Hippopotamus já observou que os patos da praça e,em busca de comida que a prefeitura não lhes dá,vão à luta.Acabam mortos embaixo do Camões,aqueles ônibus que na frente tem apenas a janela avançada do motorista.
Ipanema é um bairro de delícias para maiores de idade ,gente que sabe o significado “Yolesman crisbeles!”,escrito no abre alas da Banda,por isso o espanto das desgraças recentes de seus jovens.Ao cruzar as ruas do bairro,recomenda-se cuidado.Pode passar Rose de Primo inaugurando a tanga,pode passar o bonde de lutadores de jiu-jìtsu.
Na esquina de Garcia D’Ávila,a escultura do “Corneteiro de Pirajá” esconde-se atrás do poste e maneja o instrumento como se fosse uma arma.È o único representante da ordem que se vê na rua.Em 1822,na batalha de Pirajá,na Bahia,o corneteiro recebeu ordem de anunciar a “retirada” das tropas que enfrentavam os portugueses.Não se sabe se por engano ou convicção cívica,ele deu o toque de “avançar degolando”-e os brasileiros,embora em menor número,venceram a batalha.
Ouvem-se tiros por todos os lados, e a história do bairro sucumbe à maresia dos tempos.É hora de Ipanema atender às ordens de seu corneteiro e, saindo detrás do poste avançar degolando.



Olá Joaquim,

Aqui é o Bruno Pereira do Quadrilátero do Charme de Ipanema. Tudo bem?

Li hoje sua crônica na contracapa do Segundo Caderno de O Globo e não pude deixar de pensar no que me aconteceu anteontem, no domingo.
No domingo de manhã, lá pelas 10:00 hs andei na praia em Ipanema, pela areia, da Paul Redfern até o Arpoador, onde encontrei amigos e fiquei horas papeando e caindo no mar. E que mar !!! Mar de águas verdes esmeralda, às vezes azuis turquesa, tudo enquadrado pelo sol quentinho do inverno carioca e pelas areias brancas e finas da praia de Ipanema lavadas pelas chuvas e pelas ressacas recentes.
Durante as várias horas em que caminhei e fiquei na praia, passou pela minha cabeça o seguinte mantra: que delícia de praia, que delícia de mar, que delícia de cidade é esta que, com vários milhões de habitantes tem uma praia tão maravilhosa, que delícia é Ipanema !!!
Aonde se encontra no Rio de Janeiro uma praia com um mar tão lindo e tantas vezes limpo: Copacabana, Leblon, Pepê ?????
Em nenhum lugar no Rio e no Brasil existe esta mistura maravilhosa de bairro residencial com toda a comodidade que o comércio e os serviços bacanas que Ipanema oferece e uma praia de areias brancas, mar deslumbrante de dar inveja a qualquer Mar Tirreno, Egeu, Golfo do México, etc..
Enfim Joaquim, achei curioso que justamente no dia seguinte a este fim-de-semana tão deslumbrante em Ipanema você tenha escrito na sua coluna que devemos sair degolando de trás dos postes. Acho que na realidade devemos sair de trás dos postes, sim, mas é amando o nosso bairro, é reverenciando as nossas histórias e finalmente sair lutando para que ele seja melhor !!
Um abraço,
Bruno

FRESCOBOL 10 DE JULHO




DOMINGO DE FRESCOBOL.
Nesta foto de Indalecio Wanderley, publicada n´O Cruzeiro e enviada por Maria Cristina G. L. Pedroso, vemos sua mãe Gilda preparando-se para jogar frescobol na Praia de Copacabana, na década de 50. Muito se discute quando foi criado este jogo nas praias do Rio. Minha turma começou a jogá-lo no início dos anos 60, em Ipanema. Pegávamos bolinhas de tênis, que eram cuidadosamente descascadas, pois as bolas à venda para frescobol não eram boas como as de hoje. Naquele tempo havia severa campanha da PM contra os que jogavam frescobol antes das 14 horas. Quando os guardas apareciam, havia que correr para o mar ou enterrar a raquete na areia, para evitar que fosse apreendida. E não tinha negociação. Para este domingo de verão, depois que a praia esvaziar, à tarde, está aí um bom programa.

PROJETO DE LEI Nº 3256/2006

EMENTA:

INSTITUI O DIA 10 DE JULHO COMO O DIA ESTADUAL DO FRESCOBOL O ÚNICO ESPORTE NASCIDO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado GRAÇA PEREIRAA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:Art. 1º - Fica instituído o dia 10 de julho como o Dia Estadual do FRESCOBOL, o único esporte nascido no Estado do Rio de Janeiro.
Art. 2º - O Poder Executivo estabelecerá, por atos próprios, critérios para comemoração da data.Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 22 de março de 2006 Deputada Graça PereiraLíder do PFL

O Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século 20. Dois jogadores, um de frente para o outro, usam raquetes de madeira para rebater uma bola de borracha oca, sem que a deixem tocar ao solo. É também comum sua prática em locais públicos.
No Frescobol não existe rivalidade, não há vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, não há adversários e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas
Muitas vezes confundido com o Beach Tennis, o Frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo, em oposição ao estilo competitivo do Beach Tennis - este se assemelha mais ao Tênis e que, inclusive, possui área precisamente delimitada e uma rede de separação. Apesar das diferenças, raquetes semelhantes às do Frescobol são utilizadas atualmente em partidas amadoras de Beach Tennis, principalmente na Europa.
LEI – O projeto de lei proíbe a práticas do frescobol aos domingos entre os meses de novembro e abril.
O decreto estabelece que o esporte está proibido neste período,das 8h às 14hs.O documento altera a redação do artigo 1ºdo decreto13.477,de 9 dedezembro de 1994.

DESCULPE ,SEU TRANSTORNO



Existe uma lei municipal de 2001, sancionada e regulamentada em decreto do prefeito, que diz, textualmente:
Art. 36 (...)
III – exibir publicidade com erro gramatical da língua portuguesa.
Multa: 50 UFIR por dia.

Pois vejam a foto abaixo, tirada ontem, em passeio pelo calçadão de Ipanema/Leblon. São centenas de cartazes, que pedem, gentilmente, que peçamos desculpas ao transtorno. Não se trata exatemente de um erro gramatical, se for esta a real intenção da prefeitura, ou seja, desculpar-se por algo que tenha sido feito contra o transtorno.
Se não, ficaria melhor pedir desculpas pelo transtorno, não acham?

FESTA JULINA NO SOLAR MENINOS DE LUZ

Olá Pessoal,

A Festa Julina do Solar será dia 12 de julho, sábado, de 12h às 17:30.

Estamos iniciando os preparativos!

Teremos provavelmente 10 barracas, 7 delas ficarão com as professoras do Solar.
Pensamos se as 3 restantes não poderiam ficar com nossos apoiadores. Como?
A idéia é que o apoiador fique responsável pela sua barraca (estamos quase conseguindo as barracas) aproveitando para divulgar sua empresa. Ele tomará conta de uma barraca, ou seja, coloca joguinhos, capta as prendas e também trazendo os voluntários.
Lembrando que precisariam chegar cedo para arrumar e depois que terminar também. Então seria o sábado todo. Mas tendo 3 a 5 pessoas ajudando, é tranqüilo. Terminaria rapidinho .Vale trazer pai, mãe, filho, mulher, sogra, sobrinho...etc.

Alguém gostaria de participar?

Caso não queiram ficar com uma barraca, mas quiserem participar ajudando de alguma forma. Estou correndo atrás de:

- prendas, muitas prendas para as barraquinhas!

- objetos para rifar: utensílios de casa, cozinha, bijuterias, bolsas, etc. coisa boas para rifar.
- 100 garrafas de Coca-Cola, Guaraná, Fanta, água.

- ingredientes para o cachorro-quente (nós faríamos aqui):
100 garrafas de refrigerante
200 pães francês ou careca doce
15 kg de salsicha de cachorro quente (perdigão, sadia)
1 lata grande de Molho de tomate (3 a 4 kg)
1 lata grande de milho
1 lata grande de ervilha
5 kg de batata palha
2 / 3 litros de katchup
2 / 3 litros de mostarda
3 kg tomate
2 kg pimentão
3kg de cebola
4 mólhos de salsa e cebolinha
1 kg de azeitona

- Para o milho cozido:
3 sacos grande de espigas de milho
3 potes de margarina qualy

- canjica, muita canjica!

Alessandra Maltarollo
Desenvolvimento Institucional
Eventos
(021) 2522 9524 ramal 38


Regina Szwarcfing
refing@ig.com.br
Skype address:"regina10001"

Sou Voluntária e Apóio:


http://psipanema.blogspot.com/ http://www.solarmeninosdeluz.org.br/ http://www.bridgelinguatec.com/brasil

CALÇADAS PRIVATIZADAS



ILEGAL E DAÍ ?

Calçadas privatizadas viram estacionamento


RIO - Eles são os donos da calçada. Com barras de ferro removíveis, presas ao chão com cadeados, prédios residenciais e os estabelecimentos comerciais privatizaram trechos de calçada pela cidade. À primeira vista, os pilares dão a impressão de proteger a calçada do estacionamento irregular. No entanto, os cadeados dão acesso livre a veículos de VIPs: os dos donos das chaves, claro.
O GLOBO percorreu durante a semana ruas da Zona Sul e da Tijuca, flagrando exemplos da irregularidade. Segundo a prefeitura, nenhum deles obteve autorização para a instalação das barras. Portanto, a promessa é de que serão notificados e podem receber multa.

Você tem flagrantes de ruas privatizadas? Mande para a gente

Na Rua das Laranjeiras 585, por exemplo, o condomínio Barão Santa Helena instalou quatro barras com cadeados num trecho da calçada junto à garagem. Segundo um funcionário do prédio, o equipamento permite que visitantes que chegam de carro possam estacionar em duas vagas "privativas". O restante da calçada, em direção à portaria principal, também fica protegido por barras, mas os cadeados são abertos aos caminhões de mudança que chegam ao edifício. As chaves dos cadeados ficam na portaria.
- O pilares foram instalados há muito tempo. Como o prédio não tem vagas para visitantes, as visitas podem estacionar em frente à portaria. Os cadeados também são abertos não apenas para caminhões de mudança, mas para ambulâncias, caso algum morador passe mal - disse o funcionário.
Perto dali, na Rua Cosme Velho 67, três barras com cadeados estão instaladas em frente ao condomínio Antônia Andréa. De acordo com o funcionário do prédio Cláudio Marques, os cadeados são retirados apenas para permitir o estacionamento de caminhões de mudança.
Em IPANEMA, a lavanderia Quality, na Rua Vinicius de Moraes 170, mantém quatro barras, com cadeados, impedindo o acesso de veículos à calçada, como informa reportagem publicada na edição deste domingo do jornal O Globo .
Quem instalar o equipamento irregularmente pode ser multado entre uma e dez Ufirs. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2589-1234.

CRIME NA BARONETTI



RIO - Cerca de 300 pessoas participaram nesta manhã de um ato em homenagem à memória do estudante Daniel Duque, de 18 anos, morto pelo policial militar Marcos Parreira do Carmo, na saída da boate Baronetti, em Ipanema, há uma semana.
Unidos pela dor, familiares e amigos de pelo menos uma dezena de outras vítimas da violência no Rio, como os da estudante Gabriela Prado, baleada no metrô da Tijuca, há quatro anos, e do menino João Hélio Fernandes, morto na Zona Norte ao ser arrastado por assaltantes, acompanharam o protesto.
- Queremos que essa passeata mostre quem ele era, não porque era o meu filho. Sempre soube que ele era muito querido.
Saí confortada da igreja na sexta-feira. Compararam o meu filho a um anjo. Essa é uma manifestação para todos os jovens que perderam a vida.
Queremos Justiça. O terceiro tiro desse PM não será o da impunidade - afirmou a mãe de Daniel, Daniela Duque.
Veja as imagens do protesto em Ipanema
A manifestação seguiu até o Posto Nove, onde segundo Daniela, a vítima costumava passar as horas de lazer.
- Era o local de lazer preferido dele, onde ele jogava "altinho" com os amigos - disse.