O exemplo vem de cima - calçada do Country Clube


Essa é a calçada do Country Clube nos finais de semana. Carros sobre a calçada, e na rua em fila dupla ou tripla.

Vejam o post anterior.

Qual a diferença entre o mecânico malandro da Bulhões e os bacanas do Country ?

Quando se tratada de educação e respeito, muito pouca.

Ipabacana neles !

Mais uma vitória - Ipabacana remove fusca malandro


O fusca acima ficava estacionado na Bulhões de Carvalho, quase esquina com Francisco Otaviano. O dono o usava como oficina móvel, e usava a rua, que é propriedade pública, como local para consertar veículos.

Malandro. Fazia, e ninguém ligava. Já tem tanta coisa errada, não é mesmo ? Que problema tem o mecânico ganhar sua vida consertando carros na rua ?

Tem problema sim. Isso é profundamente errado - como é errado avançar com mesas de bar sobre a calçada, estacionar sobre ela, fazer churrasquinho nas esquinas. As calçadas e as ruas são de todos, especialmente das crianças e dos idosos, os primeiros a ser afetados por essas malandragens.

O mecânico trabalhou à vontade, durante anos. Até que alguém passou, viu que estava errado, e resolveu fazer alguma coisa.

Um voluntário do PSI. Que ligou para o Ipabacana.

O Ipabacana advertiu o mecânico. O fusca não está mais lá.

Mais participação dos moradores - A ordem agradece!

Esta semana foi bastante empolgante para os voluntários do PSI e para este editor em especial. Cidadãos, voluntários e membros do PSI, escreveram à Coordenação do Ipabacana e ao Prefeito Cesar Maia cobrando soluções dos nossos probelmas. Foram cobranças para que se retornem os sinais de pedestres (retirados há mais de um ano para manutenção sem nunca retornarem), falta de guardas de trânsito para se combater o caos no trânsito do bairro que se intensificou sobremaneira (o controle do trânsito foi assumido pela prefeitura este ano, mas não se encontram guardas municipais no trânsito), flanelinhas privatizando espaços de estacionamento proibido. Ainda, houve cobrança ao prefeito sobre a recém-anunciada intenção de mudanças questionáveis na Praça General Osório.

São pequenos avanços, sabemos, mas cada boa semente deve ser contemplada. Quando tivermos 100, 200 pessoas saindo de seus sofás e de seus infrutíferos debates com amigos e fazendo denúncias e cobranças às autoridades, este bairro vai ser melhor.

Após estas cobranças, este editor viu uma cena que não via há meses: um guarda municipal abordando um morador de rua que dormia na na Visconde de Pirajá às 14:00h de um dia de sol. E o fez sair de lá. Acreditem, não é coincidência. Quanto mais cobramos, mais respostas temos.

É isto aí pessoal! É SOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES QUE SAIREMOS DESTA LAMA DE DESORDEM. Nosso trabalho é difícil e diariamente há inúmeros motivos para desânimo, mas não podemos nos abater. Trabalhar sempre!

E você, já fez a sua denúncia hoje? Pode fazer por aqui pelo Blog, na caixa de comentários, ou pelo email projetodeipanema@terra.com.br. Pode-se, também, enviar emails diretamente ao Ipabacana pelo endereço sscap@segov.rj.gov.br, ou ainda pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770.

Ata da 18a. Reunião

Atividade que tem como objetivo combater a desordem e a insegurança do bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA DÉCIMA OITAVA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÃNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 25/03/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20 MORADORES

TÓPICOS ABORDADOS:

1- (alguns assuntos se repetem a partir de atas anteriores com alguns aprofundamentos). As sugestões e denúncias deverão ter continuidade e serem de fato incorporadas pelos moradores como ação de cidadania pois todas são encaminhadas aos órgãos competentes para providências; Ministério Público, Secretarias dos Governos, Polícias etc. O email e o blog devem ser utilizados constantemente, como também, as fotos, pois é a partir deles que as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes.
Todas as vezes que houver reincidência dos fatos, os procedimentos acima deverão ser repetidos, não importa quantas vezes, até que os órgãos públicos percebam que os cidadãos não estão alienados e tornem sistemáticos os procedimentos de garantia da ordem urbana.
A representatividade legal está sendo analisada para fins de instauração de procedimentos jurídicos.
Foi sugerida mais uma vez a formação de Rede de Apoio aos Moradores de forma legal, registrado em Cartório de Títulos e Documentos como forma de institucionalizar as atividades e ter maior poder legal.

2- O projeto IPABACANA deverá ser implementado brevemente e contará com o apoio de empresários, lojistas, etc. Tem caráter único de ordem urbana. A ação é contra camelôs, moradores de rua, furtos, gangues. O PSI está em entendimentos com a Secretaria de Estado de Governo para formalizar base fixa em Ipanema. RESSALTE-SE QUE A PREFEITURA NÃO APÓIA O PROJETO.

3- A realização da quarta turma de capacitação de porteiros está com suas inscrições abertas. VER NO FINAL DA ATA DISCRIMINAÇÃO SOBRE O CURSO ENVIADAS POR SR. CESAR B. FONTELLES, COORDENADOR DESTA FRENTE DE AÇÃO.

4- Registra-se a participação do Sr. Ricardo Castilho representante da AUDITAR e auditor da Caixa Econômica, que na oportunidade fez palestra sobre como deverá ser procedido o controle das obras do PAC no que se refere aos gastos e contínuo acompanhamento de acordo com o cronograma de desembolso. O grupo de controle conta com Daniel Plá, César Fontelles, José Vasconcellos.

5- Registra-se ainda a participação de Diretores do Rotary Club que fizeram palestra sobre o projeto – RIO DE JANEIRO DE PAZ - Dentre os temas foi abordada a idéia de formalização de atos contra a desordem, abandono e corrupção que deverão ser encaminhados ao Ministério Público. Esta Diretoria convidou os moradores para participarem de suas reuniões às quintas-feiras, no Club Payssandu, às 20h30min.

6- Devem ser formalizadas as denúncias contra os policiais corruptos indicando nome, hora do evento e local, pois são encaminhadas ao órgão para avaliação de desempenho e posterior exclusão da corporação. Esses encaminhamentos são anônimos, por questão de segurança dos moradores.

7- A questão do recolhimento de papéis e papelões pela população de rua foi encaminhada à Comlurb que recebeu muito bem a Comisão. Note-se que as lojas contribuem com esta espécie de lixo pois colocam-no nas ruas para as pessoas recolherem-no, principalmente as Lojas Americanas.

7- Outros assuntos: (em continuidade de reuniões anteriores)
a. a Secretaria de Ação Social através da funcionária Josely (tel: 97883701), acata e promove prontamente o recolhimento de moradores de rua;
b. Necessita-se de maior número de pessoas que possam trabalhar nos projetos, como também, sente-se falta de maior interesses dos síndicos dos condomínios;
c. Denúncias e sugestões deverão ser encaminhadas para:http://psipanema.blogspot.com ou projetodeipanema@terra.com.br
e. PRÓXIMA REUNIÃO DIA 8/4/08 ( MESMO LOCAL E HORA)


DETALHAMENTO DO CURSO DE PORTEIROS

Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- atenção à garagem;
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança;
- atenção à garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas;
- atenção aos vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.

Reclamação e resposta

Recebemos esta reclamação com foto de uma voluntária, que também fez a reclamação ao Ipabacana. É sobre um buraco na Prudente de Moraes com Henrique Dumond. A calçada está afundando. Na parede do clube existe um vazamento que está pondo em risco toda a calçada, e corre para esse buraco.
A resposta foi:
Cara Voluntária,

Vou comunicar ao subprefeito e à Secretaria de Obras.

Atenciosamente,

Rodrigo Bethlem

Esperamos o desfecho do caso aqui no Blog. E você, já fez a sua denúncia? Pode fazer por aqui pelo Blog, na caixa de comentários, ou pelo email projetodeipanema@terra.com.br. Pode-se, também, enviar emails diretamente ao Ipabacana pelo endereço sscap@segov.rj.gov.br, ou ainda pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770.