Denúncia - Assaltos na Teixeira de Melo

Recebemos a denúncia de que homens armados estavam assaltando os pedestres que passavam pela esquina da Rua Teixeira de Melo com Barão da Torre, na última terça-feira 26/02, por volta das 19:30h.

A mesma esquina já vem sendo denunciada quase que diariamente pelo PSI por ter se tornado um enorme galpão a céu aberto, onde cerca de 75 pessoas trabalham e estocam mercadoria, causando grande desordem, sujeira, mau cheiro e dificuldades de locomoção na área.

Essa é mais uma triste demonstração de como a desordem e o crime sempre andam de mãos dadas.

Vamos fazer a nossa parte

Mais uma vez pedimos a todos os cidadãos para que cumpram suas duas mais básicas obrigações: fazer a sua parte e denunciar quem não faz.

Como repetimos exaustivamente nas nossas reuniões, não há outro jeito de fazer com que as autoridades nos ouçam. Temos que reclamar, todos os dias, do que está errado, não importando se, às vezes, somos repetitivos. Se somos repetitivos é porque o problema não foi resolvido.

Para quem é da turma do "Não adianta nada", gostaríamos de dizer que já conseguimos muitos avanços no sentido de retorno das autoridades. A Guarda Municipal, por meio do Inspetor Cristo (inclusive já elogiado recentemente) e a Operação Ipabacana da Secretaria de Estado de Governo são exemplos disto. Ambas respondem entre 24 e 48 horas, agindo exatamente no motivo da denúncia e resolvendo o problema. Se volta a acontecer, denunciamos de novo. Até a própria Polícia Militar, cujo comandante do 23o BPM é avesso a respostas, tem agido de forma mais sensível às reclamações da comunidade.

Com isso pedimos a todos que façam as denúncias de tudo que virem e que estiver errado. Encaminhamos todas as denúncias aos órgãos competentes, com os quais já temos canais específicos mais efetivos. Denunciem nas "Urnas da Cidadania" (veja aqui o mapa das urnas), pelo email do PSI (projetodeipanema@terra.com.br) ou aqui mesmo no Blog, nas caixas de comentários.

A Lei é Para Todos

As fotos abaixo mostram carros estacionados em cima da calçada, em frente à igreja da rua Francisco Otaviano. Enquanto as madames assistem à missa, seus motoristas aguardam.

Dessa vez, tiveram o cuidado de deixar uma passagem para os pedestres. Na maioria das vezes, não há espaço algum.

Isso acontece com frequencia.

Essas madames devem achar um horror o estado das ruas da cidade. Devem falar muito mal do Prefeito, da Guarda Municipal, reclamar dos camelôs e mendigos.

As placas dos carros são KPG-4112 e LKI-5385.




ALERTA - Assalto na Lagoa

Um dos membros do nosso projeto foi assaltado no sábado retrasado (há 15 dias), em frente ao nº 2620 da Epitácio Pessoa, às 21:30.


Os assaltantes levaram o celular e o dinheiro da vítima, e a obrigaram a levá-los até a Rocinha, dirigindo com uma arma nas costas.



Na foto abaixo, tirada do Google Maps, a seta verde mostra o local do assalto.






Enviem-nos relatos de crimes com data, hora e local, e publicaremos aqui, com um mapa do local, preservando o anonimato do denunciante.

A Help de mudança para o Arpoador

Recebemos hoje a informação de que a Help está tentando se mudar para o local do antigo Bingo Arpoador, na rua Francisco Otaviano.

Aparentemente a associação de moradores do Posto 6 e Arpoador está se mobilizando contra, e haverá uma reunião no Bridge Club nesta sexta às 20:00 para discutir o tema com a prefeitura.

Precisamos nos mobilizar para evitar a degradação inevitável da rua e de nosso bairro.

Ação Eficiente da Guarda Municipal

Prezado Inspetor Carlos Dias Cristo
Guarda Municipal

Gostaria de cumprimentá-lo pela atuação da Guarda Municipal na rua Francisco Otaviano, onde moro.

Há duas semanas levei ao seu conhecimento, e depois ao do Sub-Inspetor Eduardo, o problema dos mendigos que se haviam instalado entre a Igreja e a escola municipal, ao lado do Parque Garota de Ipanema. O Sub-Inspetor prometeu providencias, e em menos de 24 horas foram removidos tanto os mendigos quanto os pedaços de mobília e toda a sujeira que haviam acumulado no local.

A Guarda também tem atuado com firmeza na repressão ao estacionamento irregular, que agora acontece todos os finais de semana, lutando bravamente contra a quadrilha dos flanelinhas e a incompreensão de alguns cidadãos.

Hoje, ao meio dia, a ação rápida de uma equipe da Guarda resultou na captura de dois marginais, aparentemente da “gangue das bicicletas”, em frente ao prédio do Laboratório Lâmina.

Na qualidade de morador e de voluntário do Projeto de Segurança de Ipanema quero parabenizá-lo. Por favor, transmita essa mensagem à toda a sua equipe. É uma honra poder contar com uma Guarda como essa.

E conte conosco nessa luta por uma cidade melhor.

Voluntário do PSI

O Resultado da Indiferença da Maioria


Rio de Paz

De acordo com a política do PSI, sempre damos espaço para divulgar ações, de quem quer que seja, que explicitamente tenha o interesse de atacar os mesmos problemas que nós. Ou seja, a segurança e a ordem urbana.

Nessa li nha, divulgamos a ação da Ong Rio de Paz, que desde o ano passado vem fazendo manifestações de repúdio aos crimes de morte no Estado. Essa chamada saiu no Blog Repórter de Crime, do Jornalista Jorge Antonio Barros, do Globo On Line (clique aqui), que reproduzimos abaixo:

O movimento Rio de Paz , que desde o ano passado luta contra a violência criminal no Rio, já começou a coletar assinaturas em apoio ao Manifesto pela redução de homicídios no Estado do Rio. O documento será encaminhado ao presidente da República, Luiz Inágio Lula da Silva, e ao governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral Filho. A íntegra do documento você pode ler aqui.

Considero esse movimento da sociedade civil um dos mais legítimos e equiliibrados que já vi em 26 anos de cobertura da segurança pública. E seu manifesto não ataca governos nem é ofensivo a quem quer que seja. É o manifesto mais inclusivo que já vi contra a violência. Por isso, não poderia me omitir e deixei lá minha assinatura.

O Rio de Paz pede em seu site que todos participem da campanha da seguinte forma, além de assinar o manifesto:
- Baixando os arquivos em PDF, imprimindo-os e coletando assinaturas em sua residência, condomínio, local de trabalho, igrejas, faculdades, escolas e academias.
- Enviando o link da página para sua rede de e-mails.
- Cadastrando seu site para veicular os banners da campanha.
- Quem conseguir coletar assinaturas deve enviá-las para o seguinte endereço: Av. Amaral Peixoto, 84/1007- Cep: 24020-074 - Niterói/RJ.