PRAÇA GENERAL OSÓRIO

No centro da Praça General Osório, está localizado o Chafariz das Saracuras, uma obra de Mestre Valentim que ficava no Pátio do Convento da Ajuda, No Centro da cidade, na atual Cinelândia.
O Chafariz, foi construído em 1795, sendo composto po rum elemento central formada por uma pirâmide sobre uma bacia com embasamento circular, possuindo uma escadaria intercalada por quatro tanques. Na base da pirâmide em suas arestas, ficavam localizadas as saracuras de bronze que deram nome ao Chafariz, delas jorrava a água para a bacia superiorque desta jorrava para as bocas de cágados de bronze, que então despejavam a água nos quatro tanques inferiores.Alguns destes elementos foram roubados e outros recolhidos para preservação. As saracuras atuais são uma reprodução
A Praça General Osório - maior ponto de referência geográfico e histórico do bairro de Ipanema - traduz o descaso e abandono das praças cariocas. Não há segurança, lazer e limpeza. . O chão coberto por folhas secas. O gramado seco e a ausência de flores, onde deveria ser um jardim, confirmam o quadro de abandono. Sem citar a bela arquitetura, localizada no centro. “Há tempos atrás era um chafariz e hoje, não tem uma gota d’água”, instalado no local desde 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário