De Olho na Rua

Esse ambulante fica na Joana Angélica diariamente, quase em frente à Faculdade Candido Mendes. Suja a rua, vende bebidas alcoólicas e ainda rouba energia elétrica de vizinhos.

A informação foi passada a uma de nossas voluntárias por um dos seguranças que ficam na esquina da Padaria Ipanema. A foto é de 21/11 às 9:30h.

Será denunciado ao Ipabacana.

Denúncia - Buraco na N.Sra.da Paz


Esse buraco na grade da Praça Nossa Senhora da Paz continua servindo de porta de entrada para vagabundos que se escondem à noite e dormem dentro dela. Um caso clássico de invasão e privatização do espaço público, além de um grande problema de segurança, já que, sem nenhuma fiscalização, assaltantes podem se esconder ali para atacarem suas vítimas e esconder produto de roubos.

Vamos cobrar o reparo à Fundação Parques e Jardins e ao IpaBacana.

Cadastramento de trabalhadores do Cantagalo - Obras do PAC

A Secretaria de Trabalho e Renda vai cadastrar trabalhadores do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo trabalhadores para 300 vagas das obras do PAC, que já se iniciam provavelmente nesta semana.
As inscrições ocorrerão durante toda a próxima semana na comunidade.

Veja a matéria completa no Jornal O Dia.

Uma Guarda afinada

Banda da Guarda Municipal, hoje, no Arpoador

De olho na rua

Foto tirada hoje, às 15:34, na ciclovia da Francisco Otaviano, na altura do número 23.

A motorista parou o carro no meio da ciclovia e saltou para cuidar de algum assunto.

Acontece todos os dias, várias vêzes. E danem-se os ciclistas. Quase sempre fica sem punição alguma.

Para as nossas autoridades: a placa do carro é LNF-1272.

Tiroteio no Cantagalo assusta Ipanema - de novo

Nesta manhã de sexta-feira um tiroteio no Cantagalo assusta Ipanema e Copacabana.

Mais uma vez.

Até quando ?

Operação da PM na Ladeira dos Tabajaras termina com um morto e dois presos

Veja aqui na matéria de O Dia

Meio Ambiente no PSI

Seguem trechos do email enviado ao Projeto por Teresa Bahadian:

"... devemos incluir o crime ambiental nesse excelente projeto.

Nas portarias de nossos prédios, vemos inúmeras gaiolas com pássaros nativos, gaiolas com alçapões, marmanjões (porteiros) subindo em árvores para violar ninhos, sempre há uma gaiola de plantão para receber aquele animalzinho que foi retirado da natureza indevidamente. Já fiz várias denúncias ao IBAMA, à RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres)...

Temos o dever de combater o crime ambiental, seja ele contra a fauna, flora ou ainda contra o desperdício de nossos já escassos recursos hídricos (porteiros utilizando mangueiras como vassoura hidráulica para 'varrer' calçadas"

Teresa, concordamos com você. Vamos incluir o meio-ambiente na nossa pauta de forma mais explícita.

Solidariedade - Apoio ao 23o BPM

Essa mensagem foi enviada pelo PSI ao comandante do 23o BPM.

Cel. Millan,

É com imenso pesar que vimos manifestar, em nome de todas as pessoas que participam do Projeto de Segurança de Ipanema, o nosso imenso pesar pela morte de três policiais de seu comando ocorrida na manhã da última quarta-feira. É com imensa dor que vemos em nossa cidade, fatos como o assassinato cruel de policiais ocorrerem com freqüência assustadora. Não temos palavras para expressar nosso sentimento de dor e também de terror. Nestes momentos é que se faz mais forte a convicção de que a sociedade e a polícia têm de dar as mãos para pormos um ponto final à escalada de desordem e desmandos de que somos vítimas. Achamos que sem esta união não chegaremos a um porto feliz.

Nós do Projeto de Segurança de Ipanema estamos prontos para ampliar e efetivar esta parceria tão necessária para a sociedade quanto para as instituições. Sentimos, neste momento, não estarmos mais próximos dos integrantes de nosso 23o BPM para trazer-lhes algum conforto. Pediríamos que estendesse a todos os seus comandados, assim como aos familiares dos policiais mortos, que o Projeto de Segurança de Ipanema sente profundamente por estes assassinatos e vem neste momento prestar a sua solidariedade ao sr., ao 23o. BPM, bem como aos familiares das vítimas.

Solidariedade - Texto de uma voluntária

Reproduzimos aqui o texto de uma voluntária do PSI.

O meu pesar também é enorme. Tal realidade nos faz achar que estamos "num mato sem saída".

Lamentável a perda desses policiais. Nas mãos da corporação, a última esperança de ver nossa cidade libertada.

Os últimos dias têm trazido perdas que nos fazem refletir sobre a fragilidade da vida humana e o pouco valor que a ela se dá. A morte do turista italiano, além do pesar que a todos causou, nos enche de vergonha. Vergonha, pela situação a que chegou o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso país. Vergonha por não termos impedido que esta cruel realidade de insegurança se instalasse. Vergonha por não termos nos mobilizado e, através do voto consciente, impedido a tempo que este poder paralelo, que não surgiu da noite para o dia, crescesse de tal forma que, ceifando vidas preciosas, do cidadão comum à polícia, oprime e intimida a todos, nos levando à descrença total nas instituições.
" ...E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada".

Abs.
Doris.


Chega dessa vergonha, chega desse lamentar. Vamos nos postar diante dessa barbárie e assumir nossa responsabilidade. Vamos consertar esses erros.

Morre homem em tiroteio em favela de Copacabana

Morreu na tarde desta quinta-feira (22) um homem atingido durante uma troca de tiros entre a polícia e traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Segundo a polícia, ele seria traficante. Ainda de acordo com o 19º BPM (Copacabana), com o morto foi apreendida uma arma.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o homem, que aparentava ter 35 anos e era negro, já chegou morto no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.

Segundo a polícia, a operação foi feita para reprimir o tráfico de drogas na favela.

Policia divulga nome de suspeito do assassinato do turista italiano

Veja aqui no Globo Online

Campanha de Divulgação - Domingo 25 de Novembro a partir de 10:00

Realizaremos no próximo domingo, dia 25 de Novembro, uma campanha de divulgação do Projeto de Segurança de Ipanema.

Montaremos um estande na pista da Vieira Souto, em frente à rua Joaquim Nabuco, a partir das 10:00.

Não vamos fazer nenhuma manifestação, nem abrir faixas de protesto. Chega de reclamar. A hora é de trabalhar: vamos apresentar o Projeto e suas propostas, e recrutar voluntários.

Contamos com você.

Cobrança às autoridades

A seguinte mensagem foi enviada ao Comandante do 23o. BPM, ao Delegado Titular da 14a. DP, ao Comando da Guarda Municipal na área, ao Ministério Público do Estado e à Coordenação da Operação IpaBacana.

Mais uma vez, estarrecida, a população de Ipanema assiste a um assalto perpetrado pela gangue das bicicletas, em pleno dia, na calçada da praia, que culminou na morte de um turista italiano.
A ação destes marginais, bem como outros delitos, vêm sendo denunciados siatematicamente em TODOS os nossos relatórios, amplamente distribuídos às autoridades de segurança. Basta sair dos quartéis e delegacias e vigiar, andar pelo bairro, mas não simplesmente olhando e, sim, tomando providências. Como cidadãos, ficamos pensando: nós, como simples moradores, andando pelo Arpoador, calçadão, principais ruas, praças e avenidas, presenciamos a passagem de inúmeros "ciclistas" que poderiam ser, sem muita sensibilidade policial, encarados como potenciais assaltantes. Vêm em velocidade, geralmente com uma mochila, observando tudo e todos e, sem preconceitos, não têm aparência de estudantes em férias. Se nós, cidadãos, desconfiamos dos mesmos, a pergunta á: por que não pará-los para inspeção, assim que fossem vistos por viaturas, GM ou PM nas calçadas? Se este bandido tivesse sido parado como suspeito e revistado, certamente o italiano não teria falecido.

Senhores, ou vencemos esta guerra ou vencemos esta guerra. Por favor, usem todos os meios legais para por um fim a esta situação. Quais a melhores ações preventivas, como é feito em outros países? Quantos turistas, pais de familia, moradores, trabalhadores, ainda terão que ser assassinados?

Sinceramente, por um futuro melhor,
Projeto De Segurança de Ipanema

TRAGÉDIA - Turista Italiano morre na Vieira Souto após assalto

Mais um triste capítulo da violência na nossa cidade. Hoje foi no nosso bairro. O turista George Morassi, aparentando ter 20 anos, morreu atropelado por um ônibus após correr atrás de um bandido da "Gangue das Bicicletas". O bandido roubou o cordão do pai do jovem. Eles ainda estavam acompanhados pela mãe do rapaz. Veja a matéria no Plantão do O Globo On Line.

A ação das gangues de bicicletas foi denunciada em TODOS os nossos relatórios! E o que faz a polícia? Vemos algum ciclista ser interpelado e revistado? O que nós, sem nenhum faro policial, podemos ver TODOS OS DIAS, são esses marginais andando pelas ruas, impunes, com olhares ameaçadores, am alta velocidade. Seria difícil encontrar um único cidadão que já não tenha visto essa cena. Que já não tenha sentido medo de ser a próxima vítima desses marginais. O que nos perguntamos é o que a polícia vê? Comandante do 13o. BPM e Delegado Titular da 14a. DP: está na hora de observarem e atenderem os desejos da população.

Mais uma vítima, agora estrangeira, para piorar ainda mais a imagem do Rio, morre bem em frente aos seus pais. Isso acontece de forma corriqueira e NÃO PODE SER BANALIZADO!

Qualquer um de nós pode ser a próxima vítima. Essa é a vida que queremos? Reaja! Denuncie! Nossa cidade pede socorro e somos nós que devemos ajudá-la.

Faixas

Caros cidadãos,

Conforme anunciado em nossa última reunião, vamos colocar faixas de apoio ao Ipabacana no bairro. Ainda não conseguimos aprovação do Sub-Prefeito, mas queremos colocar faixas nas janelas. Já temos um orçamento em torno de R$ 10,00 por faixa. Quem estiver interessado, entre em contato com o e-mail do projeto (projetodeipanema@terra.com.br).