Ministro Jobim defendo o exército contra o crime

O Ministro da defesa, Nelson Jobim, declarou que pretende trabalhar para resolver os impedimentos legais para que as Forças Armadas atuem no combate ao crime nas cidades do país. Ele citou como exemplo a atuação das tropas brasileiras, a serviço da ONU, no Haiti. Como boa parte da opinião pública vem falando sobre isso há algum tempo, o debate é válido. Há dezenas de argumentos a favor e contra essa matéria e a sociedade civil tem que participar dessa decisão.

O Ministro também aproveitou para apoiar a recente operação na favela da Coréia, que matou 10 traficantes, um policial e uma criança, bem como ratificou o apoio à política de segurança pública do Rio, baseada no enfrentamento. Leia aqui.

Onde vivem os Ministros do STF?

Há algum tempo o STF vem se afastando da realidade da população. Nem o assalto sofrido pela presidente Ellen Grace, onde ficou sob a mira de uma arma esse ano na linha amarela (ela nem foi à delegacia registrar queixa), parece ter servido como um choque para que a mais alta corte do país entenda o que de fato acontece na nossa cidade e no nosso país.

Ontem, foi divulgado em vários jornais (clique aqui e veja no JB) que o assassino Rafael Gomes, aquele que matou a estudante Gabriela Prado no metrô da tijuca em 2003, ANULOU a sentença de condenação do assassino. Com isso, sua pena passará de 23 anos para apenas 7! Com o famigerado regime de progressão de pena, ele poderá estar livre a qualquer momento.

Essa decisão, assim como a maioria das decisões da corte, é uma afronta ao povo brasileiro! É contra esse tipo de CRIME, o descaso das nossas autoridades, que temos de lutar com a mesma força que temos lutado contra os crimes ordinários nas ruas.

Mobilização contra as nossas mazelas! É o que precisamos.

IpaBacana

Nós tivemos duas reuniões, sendo uma em Junho e outra em Agosto, na sub-prefeitura com a presença da PM, da GM, do MP, do Subprefeito, do coordenador do controle urbano e da Coordenadoria de Assistência Social, onde discutimos uma ação integrada entre os órgãos públicos para reprimir a desordem urbana. No dia 20/09 tivemos uma reunião para apresentar o relatório das urnas na Coordenadoria de Controle Urbano onde ficou decidido que a PM ajudaria a GM e a CCU no horário do almoço no combate aos camelôs.

Pois ontem um bom passo foi dado no sentido de solução desta desordem. A Secretaria Estadual de Governo, por meio de seu subsecretário Rodrigo Bethlem, anunciou o início da operação IpaBacana, conforme podemos ver aqui nesta matéria de O Globo On Line. Esta ação é exatamente o que o PSI vem pedindo há três meses e é muito bem vinda. O poder público está atendendo uma demanda da sociedade. O Projeto de Segurança de Ipanema quer o ordenamento urbano, não quer camelô e nem população de rua. Temos a certeza que com melhor ordem urbana, o combate ao crime também avança com mais eficiência.

Denúncias

As denúncias que recebemos são a melhor forma de mapear as áreas de incidência, os tipos de crime e exigirmos as respectivas soluções. Precisamos dessas denúncias!

Se testemunharam ou sofreram um assalto, nos informe a data, hora e contexto do crime (assaltante a pé, de moto, de bicicleta, armado etc). Se houve piora ou melhora na quantidade de vendedores ambulantes na sua rua, denuncie. Se carros estão estacionando nas calçadas ou não respeitando outras leis de trânsito, denuncie. Se moradores de rua estão ocupando calçadas em frente a sua porta, denuncie.

Nosso trabalho é baseado na perseverança. Nós nunca damos trégua e não permitimos que os poderes públicos relaxem nas questões de crime e ordem urbana.

As denúncias podem ser feitas nas urnas da cidadania espalhadas pelo bairro, pelo e-mail projetodeipanema@terra.com.br ou aqui mesmo, no Blog.

De Olho na Rua - A PM e a Guarda Municipal de Parabéns

Nosso trabalho começa a dar resultados (para contradizer aqueles que acreditam que, não só está tudo muito ruim, como só vai piorar).

Dois flagrantes da manhã do dia 13 de Outubro, sábado passado:

No Leblon, na esquina da Ataulfo de Paiva com José Linhares, um grupo de guardas municipais corre para apreender a mercadoria de um camelô. A apreensão foi toda testemunhada por mim, a dois passos de distância. Foi feita com firmeza e autoridade, sem violência ou qualquer tipo de agressão (mesmo verbal). No final, um guarda municipal se dirigiu, com todo o respeito, ao ambulante, informando-o do local aonde deveria se dirirgir se "o senhor desejar recuperar a sua mercadoria".

Logo a seguir, em Ipanema, o Fiat placa KUW-1523 estacionou em local impróprio para entregar garrafões de água mineral.Os policiais militares da patrulhinha número 54-2549 exigiram que o carro fosse retirado. O motorista se tornou agressivo, falando alto e reclamando que "tinha que fazer o seu seriço". Os PMs, firmes continuaram no cumprimento do seu dever.

INVASÃO DE ESPAÇO PÚBLICO

Uma nova banca de jornal foi colocada em frente ao 55 da Farme de Amoedo, quarteirão com pouco espaço para pedestres devido aos avanços dos bares sobre a calçada. Fica a pergunta: Quem autoriza esse tipo de estabelecimento comercial?

Nossa atitude faz a diferença

Vamos repetir uma frase que vem se tornando uma espécie de diretiva básica na luta contra o crime. Segurança pública e dever do Estado, mas é responsabilidade de todos!

Um dos colaboradores do PSI, ao freqüentar seu tradicional ponto na praia, próximo ao Caesar Park, flagrou um grupo, na verdade duas gerações de uma família, fumando maconha na areia. Quem freqüenta a praia de Ipanema nos fins de semana sabe como isso, infelizmente, é comum.

Nosso colaborador se aproximou e pediu educadamente que parassem com o consumo, pois, caso contrário, chamaria a polícia. Foi prontamente atendido. Trinta minutos depois, agora um jovem casal, também acendeu um cigarro de maconha. Novamente foram interpelados pelo cidadão, que foi mais uma vez atendido.

Nessa época em que se discute tanto o papel da sociedade, especialmente as classes média e alta, no avanço histórico da violência na nossa cidade, é muito oportuno que mostremos às pessoas que elas devem fazer o que é certo. Fumar maconha (e ninguém é viciado em maconha) é crime! Não há outras interpretações para o assunto.

Claro que devemos sempre zelar pela nossa segurança pessoal. Não estamos dizendo que devemos substituir a polícia e tomar atitudes de alto risco. Mas a verdade é que os cidadãos, omissos de longa data, precisam ser encorajados a fazer o que é certo. Quando virmos alguém estacionando em cima da faixa de pedestres, avançando o sinal vermelho, ou fumando maconha na praia, devemos reclamar! Chame a polícia, que também anda inerte, visto que não está acostumada a ser cobrada pelos cidadãos!

A solução para a violência passa por nós, pela nossa postura e pela nossa atitude. Embora exista um constrangimento inicial, a recompensa virá na forma de uma cidade mais segura.